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As Maiores Lições de 2020 e as Estratégias para um 2021 de Sucesso nos Negócios

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 Destaques do empreendedorismo apontam as maiores lições de 2020 e as novas estratégias e ações que vão adotar para um 2021 de sucesso nos negócios

 

UFFFAAA!!!

Essa talvez seja a sensação que melhor define o final de 2020.

Seja por motivos de saúde, familiar, ou econômico, não resta a menor dúvida que 2020 deixou marcas profundas em todos nós, sendo inclusive considerado por muitos especialistas e historiadores como o ano mais desafiador e turbulento da geração pós Guerras Mundiais.

No âmbito da economia e negócios no país, o ano que começou com expectativa de crescimento para boa parte dos empreendedores brasileiros, terminou com o respiro fundo daqueles que conseguiram manter as portas abertas e sobreviver em meio a pandemia, quarentenas e lockdowns.

Definitivamente, 2020 foi um ano sem manual de instruções, sem guia de sobrevivência, tornando-se uma exaustiva jornada em que cada empreendedor teve que se reinventar e se adaptar rapidamente a todas as novas situações que surgiam dia após dia, em decorrência do avanço dos casos da COVID-19.

Empresas com as portas fechadas durante meses, trabalhadores informais incapacitados de tirar seu sustento, e o crescimento acelerado do número de desempregados no país. Essa foi uma dura realidade que nos acompanhou durante a maior parte de 2020, e que ao que tudo indica, pode se repetir em 2021.

Em meio a tantos cenários, perspectivas negativas, e números que testaram nossa fé e resiliência empreendedora, muita gente tem dito que 2020 foi um ano nulo, que não agregou em nada, e que deve ser esquecido ou apenas mencionado nas estatísticas.

Diferente desse pensamento, nós do Smart Business temos como filosofia que mesmo nos piores momentos (como foram os vários em 2020), sempre existem lições e experiências que podem ser aprendidas como forma de moldar nossas ações futuras, principalmente quando olhamos para um 2021 que deverá ser tão desafiador e inconstante quanto o ano que terminou.

Pensando nisso, e em como oferecer a você, nosso leitor, uma visão mais realista, e por que não, otimista sobre 2021, reunimos nesta matéria especial as opiniões e comentários de 10 empreendedores e especialistas que foram destaque em nosso site durante o ano de 2020, justamente para entender quais as maiores lições que o ano deixou para seus negócios, e como esse aprendizado e experiência tem guiado a tomada de decisões estratégicas para as ações que serão implantadas em 2021.

Além de conhecer as maiores lições de 2020 para estes empreendedores e as estratégias que podem ser a chave também para o sucesso do seu negócio em 2021, nesta matéria super especial você terá a chance de revisitar as pautas que foram destaque em nosso site ao longo de 2020.

 

Então... APROVEITE e comece 2021 com uma nova visão e perspectiva sobre as lições, desafios e oportunidades que o novo ano nos reserva.

Confira:

 

Reginaldo Espósito, sócio proprietário da Pizzaria Vila das Castanheiras

Pizzaria aposta em receita familiar e conquista o exigente paladar paulistano

2020 foi um ano diferente, definitivamente entrou para a história.

Uma das maiores lições de 2020 aqui na pizzaria foi que quando falamos de pequenos negócios, na maioria das vezes, as novas iniciativas sempre ficam para depois, seja por falta de tempo, capital ou mão de obra. Com a pandemia percebemos que não dá mais pra ser assim, hoje as coisas precisam acontecer com maior agilidade. O planejamento estratégico de longo prazo não existe mais, tudo precisa acontecer a toque de caixa, como se tivéssemos que trocar o pneu do carro com ele ainda em movimento.

A grande diferença que percebemos aqui na Vila das Castanheiras é que muita coisa que a gente acreditava que não era possível fazer, ainda que de forma forçada, precisamos fazer acontecer neste período tão desafiador. Por exemplo, tínhamos a percepção de que o cliente não aceitaria ter cardápio digital na mesa, devido o hábito de utilizar o cardápio impresso. Pois bem, com a pandemia, não houve opção, em pouco tempo o cliente se adaptou, gostou, e agora já faz parte da rotina dele no restaurante. No caos, as pessoas aprendem e se acostumam.

Para 2021 vejo que aqueles que se adaptarem mais rapidamente para entender as novas necessidades de consumo, conseguirão aproveitar as oportunidades que estão surgindo. A digitalização dos negócios tornou todo o processo mais impessoal, por isso, acredito que as marcas que conseguirem personificar produtos e serviços em sua comunicação, posicionamento e estratégias, terão maior engajamento e empatia com o consumidor. Esse é um valoroso diferencial de mercado para as marcas que buscam notoriedade.

Nossa maior lição em 2020 é que quando falar que algo é impossível, sempre teremos um ponto de interrogação... Será que não é possível mesmo?

 

 

Mauricéia Tavares Rodrigues, sócia fundadora da Frescato Charcutaria Artesanal

Casal aposta em sabores de família e conquista mercado de charcutaria artesanal

Este ano pandêmico foi desafiador, e mais do que nunca testou nossa resiliência. Chegou a ser fatídico, “desesperançoso”, deprimente... Porém, percebemos que nossos clientes precisavam de nossa atenção, de nosso afeto, de nossa proximidade, de atendimento personalizado, conforme seus desejos e vontades, durante o cruel distanciamento social de familiares e amigos. E foi este sentimento que fez aumentar nossa capacidade de nos recobrar, recuperando nosso ânimo, além fazer com que nos adaptássemos a certas mudanças de rotina.

Assim, parece ironia falar sobre planejamento depois de um ano como 2020 né? Apesar das incertezas, mais do que nunca ficamos de olho nas mudanças de comportamento e hábitos de compra de nossos clientes, o que nos trouxe pistas importantes sobre como nos preparar para o que vem pela frente, diante das novas rotinas ou do "novo normal".

Assim, é importante ter em conta que a conquista de novos clientes é apenas o começo, e são diversos fatores que vão fazer este cliente ser tão feliz a ponto de voltar para comprar conosco, a falar bem nossos produtos, além de recomendar a outras pessoas, sentindo orgulho de comprar os produtos da Frescato Charcutaria Artesanal. E esta é a nossa principal estratégia: criar um vínculo emocional com o cliente, garantindo o seu engajamento em prol de nossa marca.

Com base nessa premissa, traçamos algumas estratégias para 2021: 

Relacionamento mais próximo - Conhecer os gostos de nossos clientes, utilizando esta informação para criar conteúdos e produtos que sejam relevantes para o dia a dia;

Impacto social positivo - Mobilizar a comunidade para a construção de uma sociedade melhor, destinando uma pequena porcentagem de nossas vendas para uma causa social que tem a cara da Frescato Charcutaria e que esteja alinhada ao que nosso público acredita;

Práticas ecológicas - Estamos localizados na aprazível Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do Mundo. E, como é cediço, a cada ano fica mais evidente o crescimento do consumo consciente, ou seja, consumidores que buscam gerar menor impacto prejudicial ao planeta.

 

 

Patrícia Santos, sócia-fundadora da Cookielab

Empresária faz sucesso e conquista mercado de cookies com receita artesanal

A principal lição para a Cookielab em 2020 foi de que precisamos estar sempre atentos as mudanças, e este ano tivemos muitas. Nessa atenção você precisa ser ágil, ter muita resiliência, paciência e flexibilidade para mudar rapidamente de rumo. No nosso caso, a gente tinha um foco especial na venda B2B, mas, com quarentena e isolamento social, tivemos que alterar nossa estratégia e focar cada vez mais nas vendas B2C.

Além disso, aqui na Cookielab usamos o tempo de “parada” para refletir sobre tudo referente ao negócio. Foi um momento de grande aprendizado, e essencial para nos ajudar a trilhar os melhores caminhos para 2021.

Em 2021 nos sentimos mais preparados e atentos aos desafios e oportunidades. Reformulamos nossas estratégias internas, de negócio, posicionamento, entre outras ações. Nosso planejamento foi diferente, e mesmo apesar das dificuldades que vamos enfrentar, acreditamos que será um ano muito melhor do que em 2020.

 

 

Gabriele Costa, sócia-fundadora da Confeitaria Era Uma Vez

Empreendedora supera a depressão e faz sucesso com confeitaria artesanal em São Paulo

Até pouco tempo antes da pandemia nosso modelo de negócio era voltado quase que em totalidade para encomendas. A gente até flertava com pronta entrega, mas sempre víamos como um caminho muito difícil de implementar na empresa. Com a pandemia, acabamos nos vendo obrigados a entrar rapidamente nas plataformas de entrega. Sendo assim, precisamos acrescentar novos produtos ao cardápio e adaptar tamanhos. Em 2021 vamos investir cada vez mais nessa área, mas sem abrir mão das encomendas. Além disso, com a pandemia deixamos de lado nosso projeto de ter uma loja própria, e estamos olhando com mais carinho o modelo de Dark Kitchen.

Uma das lições mais valiosas que levamos de 2020 é que precisamos ter cada vez mais foco no processo de fidelização. Durante a pandemia começamos a oferecer pequenos mimos aos nossos clientes como forma de criar um relacionamento mais afetivo e próximo com a marca, além de investir no cartão fidelidade pelo o Ifood. Esse tipo de ação com certeza será intensificado agora em 2021, pois sentimos de perto o potencial de engajamento e retorno nas vendas.

Outra importante lição que aprendemos neste ano tão desafiador foi quanto a importância de termos na ponta do lápis todos os custos do negócio, pois só assim é possível fazer manobras para adaptação de produtos a nova realidade. Com o controle de custos em mãos, é possível fazer os ajustes necessários e ainda assim manter a lucratividade, sempre de forma estratégica.

Além disso, entendemos o papel fundamental da reserva de emergência para a sobrevivência de um negócio, e agora sabemos que quanto mais eu crescer, maior minha necessidade dessa ferramenta.

 

 

Leandro Olímpio, CEO Olímpio Business Consultancy

Empresário cria Clínica Popular de Negócios para atender Empreendedores Negros e de Periferias

Durante os primeiros meses da quarentena, a falta de informação e as constantes batalhas politicas fizeram com que nosso planejamento anual fosse refeito a cada nova decisão sobre a abertura e fechamento dos negócios, principalmente aqueles ligados diretamente a aglomeração e serviços não essenciais. Confesso que no começo ficamos estagnados, aguardando por mais embasamento para a tomada de decisões, mas, com o avançar das semanas, e a completa falta de horizonte, a necessidade de sair do lugar comum falou muito mais alto. Sentimos na pele a dificuldade de cada cliente, e sempre buscamos por soluções adequadas a cada perfil para que o período fosse o menos turbulento possível. Como costumo dizer, nosso plano de ação foi substituído por um plano de sobrevivência na maioria dos casos.

Mesmo com toda a insegurança, dúvidas, e baixas perspectivas, considero que 2020 deixou algumas valiosas lições para nós empreendedores. Por exemplo, a necessidade de ter um Planejamento Estratégico cada vez mais flexível, e pronto a ser reformatado diante de ameaças que não estão no radar. Além disso, a importância de atuarmos com multiplataformas de vendas, ou seja, explorar todas as possibilidades de se comunicar e vender ao cliente, principalmente em momentos onde ele não pode ir até a você. Outra lição que levo de 2020 é utilizar mais do nosso tempo para validação de ideias e ações do que para o planejamento no papel frio, essa é com certeza o ponto chave que nos fez encontrar alternativas e explorar novas oportunidades de negócio enquanto muita gente ainda tentava entender o que estava acontecendo.

Para 2021 estamos investindo na expansão de nossa equipe de trabalho, o que proporcionará um atendimento mais dinâmico, assertivo, diferenciado e eficaz. Além disso, estamos lançando novos produtos para atender uma nova demanda crescente de mercado, os informais e novos empreendedores que estão chegando a este universo sem o conhecimento e qualificação que precisam para sobreviver. A Clinica Popular de Negócios focada em atender empreendedores negros e de periferia chega com o objetivo de sanar as dores de uma frágil fatia da nossa economia, onde apesar das dificuldades, preconceito e desigualdades, existe um enorme potencial de negócios.

 

 

Kelvin Calligaris, sócio-fundador da Barbearia do Seu Zé

Barbearia em São Paulo oferece dicas para clientes cuidarem da barba e cabelo durante a quarentena!

Com certeza 2020 foi um ano de muitos aprendizados para todos nós. O vírus e consequentemente a crise econômica veio para nos ensinar muito na parte profissional e empreendedora, mas considero que mais importante do que isso foi a reflexão que tivemos a oportunidade de fazer em relação ao nosso papel humanitário. Em resumo, lidamos diariamente com pessoas, seja nossos clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, entre outros. Esse momento fez com que pensássemos sobre nosso papel na vida deles, e de que maneira podemos influenciar positivamente a jornada de cada um.

Falando sobre as mudanças no dia a dia do negócio, sempre prestamos um serviço para clientes com um alto nível de exigência, e temos um forte compromisso com a segurança de todos que confiam em nossa marca. Aqui no Seu Zé, mesmo antes da pandemia, nós já trabalhávamos com o uso de itens seguindo os protocolos sanitários, mas, diante do atual cenário, reforçamos nossa atenção nestes quesitos, e fomos em busca do que há de melhor, de mais inovador e seguro para que nosso cliente continue com uma experiência única, e preservando a saúde de todos.

 

 

Paulo Gibo, Fundador e Proprietário da agência de Modelos São Paulo Plus Size

Como as Micro e Pequenas Empresas estão sobrevivendo e se reinventando na Quarentena?

A maior lição que levo de 2020 é que por mais que os negócios estejam bem planejados, organizados e atingindo suas metas, jamais podemos nos acomodar em uma zona de conforto esperando que tudo sempre continue acontecendo conforme o planejado. A acomodação é o primeiro passo para o fracasso nos negócios. A presença de um plano B, e a flexibilidade do empreendedor para se adaptar a novas ameaças e oportunidades são itens que fazem toda a diferença na hora da sobrevivência de um negócio.

Pensando em 2021, tenho como estratégia a busca por aumentar nossas frentes de receita, pois o ano que se encerrou evidenciou que todos os ovos não podem estar na mesma cesta, por que a cesta pode cair de uma hora para outra. Com produtos e serviços direcionados para atender um novo público, e novas plataformas de comunicação e vendas, conseguimos estruturar um Plano de Ação que nos coloca novamente na rota do crescimento em 2021.

 

 

Vinicius Aguiar, Diretor da Bossa Comunicação

Como as Micro e Pequenas Empresas estão sobrevivendo e se reinventando na Quarentena?

2020 me ensinou como profissional e empresário sobre a importância das marcas trazerem a tona seus propósitos, princípios, métodos operacionais, processos produtivos, entre outros pontos que nem sempre estão visíveis nas campanhas e vitrines. Olhando para o mercado e as tendências em comunicação, marketing e branding, vejo que nunca foi tão urgente reforçar o senso de comunidade. As marcas que souberam fazer esta comunicação e tornar transparente seus discursos e propósitos conseguiram passar de forma menos turbulenta pela pandemia. Aqui na assessoria fizemos uma reflexão interna como marca e negócio, além de olharmos para dentro de cada cliente, entendendo seus conceitos e de que forma poderíamos levar a público.

Para 2021 vamos reforçar a questão da visibilidade digital atrelada a bons conteúdos. Identificamos que o consumidor final está mais criterioso, e disposto a ler, descobrir, e acompanhar conteúdos que estejam ligados a seus interesses de consumo. Para nós como agência de comunicação é um momento muito oportuno para contar histórias de forma clara e detalhada. Para demonstrar nosso compromisso com este objetivo, recentemente lançamos aqui na assessoria o núcleo Bossa Digital, onde criamos conteúdo e estratégias digitais para marcas e negócios. Nós já temos transformado a realidade de várias marcas durante a pandemia, contando sua história, processos, e criando um senso de comunidade que eu acredito ser a principal tendência para posicionamento de marcas em 2021.

 

 

Fernando Ferrari, Sócio Fundador da 607 Cervejaria Artesanal

607 Cervejaria é a nova conta da Olímpio Business Consultancy

A lição mais importante que levo de 2020 é a de que juntos somos mais fortes. Neste ano tão desafiador, vimos o crescimento em nossas parcerias estratégicas, com o surgimento de um senso comum onde todos estão dispostos a ajudar.

Para a 607, o confinamento ampliou significativamente o consumo em casa, o que gerou mais participação nas vendas B2C, consequentemente, o fechamento do comércio teve maior impacto nas vendas para hamburguerias, cervejarias, barbearias, entre outros segmentos que são nosso público de consumo corporativo.

Para 2021, esperamos que com a chegada da vacina e a reabertura do comércio de forma segura, as pessoas retomem seus hábitos sociais, o que deve representar um crescimento nas vendas B2B. Além disso, temos planos para aumentar nossa capacidade de produção ainda no primeiro semestre, apostando na manutenção deste crescimento de consumo. Para o segundo semestre nosso grande objetivo é abrir o Brew Pub para servir direto ao consumidor, além de criar um espaço de experiência única com nossa marca e propósitos como negócio.

 

 

Felipe Santos, Fundador empresa Líder e Expert em Empreendedorismo

Como as Micro e Pequenas Empresas estão sobrevivendo e se reinventando na Quarentena?

Como empreendedor já passei por algumas crises, e o empreendedorismo é isso, um ambiente de total incerteza. Porém, o COVID trouxe um cenário muito mais agudo e denso do que imaginávamos inicialmente, pois atrelada a questão de saúde também vieram características econômicas, sociais e politicas, criando uma dimensão muito maior do que as outras crises.

Falando sobre nossa forma de atuação na Líder, empresa que em 2020 chegou a 10 anos de mercado, e atua na área da indústria voltada para analises técnicas e inspeções em engenharia da indústria mecânica. Dentro da empresa, classifiquei este momento em 3 grandes etapas. A primeira delas foi o choque, onde ninguém esperava, e de repente tivemos que conviver com o isolamento, lockdown, e medo de contaminação. Minha primeira ação foi reunir a equipe e entender a gravidade, seguindo todas as medidas de saúde. Não negligenciamos o problema, nessa reunião não falamos de clientes, nem de estratégias para o negócio, mas focamos em entender o cenário e de que forma poderíamos preservar a saúde de nossa equipe.

Na segunda etapa, tivemos como objetivo não parar de rodar. Entendemos a gravidade da situação, mas uma empresa pequena não pode se dar ao luxo de ficar um mês sem faturamento, por exemplo. Passados alguns dias de afastamento e entendimento, começamos a fazer os ajustes necessários para o negócio continuar. Começamos a identificar os hábitos de nossos clientes, e como manter os serviços seguindo todos os protocolos sanitários. Neste ponto realizamos a contratação de um profissional de TI, e começamos a investir na digitalização de nosso processo, com implantação de ferramentas de home office, e criando disciplina e hábitos de produtividade para o trabalho remoto. O grande desafio aqui foi manter a motivação e mostrar para equipe que apesar das dificuldades, a vida precisa continuar.

Na fase 3 veio o momento da reflexão sobre como eu poderia criar alternativas para sair da crise. O primeiro passo foi o de atuar forte na gestão financeira, onde paramos todos os investimentos, e focamos na preservação de fluxo de caixa e emprego, além de controle efetivo de despesas. Em seguida, buscamos por novas fontes de receita e conquista de clientes. Comecei a bater na porta dos clientes, explicando que mesmo diante do cenário, estamos continuando... Assim, ao invés de ficar esperando o cliente vir até nós, me antecipei a possíveis oportunidades e conquistei novos contratos mesmo em meio a crise.

As lições que considero como os maiores aprendizados em 2020 foram o da necessidade de se ter uma Mentalidade digital. Não importa o tamanho ou segmento do seu negócio, você precisa posicionar sua marca na vitrine da internet. Além disso, a aplicação de estratégias de gestão de risco e gestão de incertezas, e o mais importante, sempre estar de olho no futuro, antecipar mudanças, e se adaptar rapidamente as novas situações, se perguntando  sobre as suas vantagens diante da crise.

Afinal de contas, toda crise gera oportunidades, pois é neste ambiente que surgem os problemas, e o empreendedor é um expert em solucionar problemas.

 

 

 

 

O time Smart Business deseja a todos um 2021 repleto de bênçãos, saúde, realizações e muito sucesso a todos.

Vem aí um 2021 de grandes novidades!

 

 

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Fonte: Redação Smart Business

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