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Casal aposta em sabores de família e conquista mercado de charcutaria artesanal

 

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Foto: Revista Nós e outros Olhos

Os segredos e inspirações do casal fundador da Frescato Charcutaria, empresa que vem se destacando no cenário de alimentos artesanais em São Paulo.

 

Basta uma breve circulada pelas ruas de São Paulo, principalmente por bairros como Pinheiros e Vila Madalena, para rapidamente percebermos a grande mudança no cenário dos negócios, impulsionada principalmente por estabelecimentos com foco em produção artesanal.

Padarias, cervejarias, moda, hamburguerias, e tantos outros segmentos que tem apostado em produtos artesanais para atender uma nova demanda de mercado. Agora, cada vez mais exigentes e em busca de novas experiências de consumo, os clientes anseiam por personalização, novos sabores, além do prazer de possuir algo diferenciado do modelo convencional vendido em supermercados, por exemplo.

Neste cenário, as pequenas fabricas e empórios artesanais tem visto uma nova tendência de mercado, crescente e inquieta por novidades. Embora a maioria dos produtos artesanais sejam mais caros do que os convencionais, pesquisas apontam que há uma boa aceitação entre o público consumidor, devido sua diferenciação e produção que remonta lembranças e sabores marcantes. Para destacar este crescimento e potencial de negócios, recente estudo afirma que 76% dos consumidores está disposto a pagar a mais por um produto artesanal em comparação com os tradicionais, refletindo o interesse do mercado em consumir sabores originais, personalizados, e oriundos de pequenos produtores locais. Além disso, hoje em dia o consumidor está mais interessado na história do produto, em como foi produzido, e até nos tratos com os animais ou matérias primas, evidenciando que estamos diante de um mercado onde marcas e experiências precisam ser cada vez mais únicas.

Para entendermos melhor este novo mercado que conquista fãs apaixonados a cada dia, e que surge como uma boa oportunidade para novos negócios, conversamos com o casal John Heberth Rodrigues e Mauricéia Tavares Rodrigues, fundadores da Frescato Charcutaria Artesanal, empresa que tem se destacado como uma referência na produção de alimentos artesanais em São Paulo. O casal mineiro e de alma paulista, entusiasta e amante de tudo que diz respeito à arte culinária, fez dos laços familiares uma inspiração para iniciar sua jornada pelo universo da charcutaria.

 

MAS, AFINAL DE CONTAS, O QUE É CHARCUTARIA?

Segundo Mauricéia, a charcutaria (em resumo) é um conjunto de alimentos preparados a partir da carne crua ou cozinhada, quase sempre com a adição de sal, de gordura de animais, de ervas e de especiarias e, possivelmente, de outros ingredientes e conservantes. Tais alimentos são feitos e vendidos, normalmente, em uma loja de produtos finos do estilo delicatessen, podendo também ser chamada de "charcutaria".

“Originalmente, esta arte foi concebida como uma maneira de preservar as carnes, aves e pescados antes do advento da refrigeração, sendo que nos dias atuais são preparadas devido à evidenciação das qualidades sensoriais características desenvolvidas durante os processos de preservação e maturação: cor, aroma, textura, sabor e suculência. Trata-se, portanto, do conjunto de Saberes e de Sabores coligidos durante os tempos com a arte de confeiçoar produtos cárneos, em especial os derivados da carne de porco (mas não exclusivamente), a fim de apresentá-los sob diversas maneiras, acentuando suas características organolépticas”, completa Mauricéia.

O termo é usado, enfim, para identificar os embutidos em geral (frescais, cozidos ou defumados); os alimentos cárneos curados (defumados ou não) não ensacados; bem como os presuntos (crus ou cozidos) e seus derivados, além das carnes frescas manipuladas e preparadas com qualidade especial aos consumidores.

 

 

COMO SURGIU O NEGÓCIO

Segundo Mauricéia, a ideia de fundar a Frescato Charcutaria Artesanal já vinha maturando desde muito tempo entre o casal, mas se acentuou após o marido ter concluído pós graduação em Gastronomia. “Com a conclusão dos estudos, realizamos vários cursos técnicos voltados para a elaboração de produtos cárneos, em especial de charcutaria, e a inspiração em nossos pais e avós de Minas Gerais foi um propulsor para enfim iniciarmos a produção de nossa marca”, afirma.

Apesar do nível de qualificação e experiência na área de produtos artesanais, Mauricéia destaca os principais desafios enfrentados no inicio do negócio. “A falta de investimento, dificuldade em obter crédito, ausência de um posicionamento de marca no mercado, e verba para investir em ações de marketing e propaganda, com certeza gerou muitos obstáculos no começo do negócio. Além disso, não podemos deixar de falar sobre o alto grau de burocracia para obter as licenças e alvarás dos órgãos públicos”, completa.

Sobre o crescimento do mercado de produtos artesanais, Mauricéia destaca: “Esta é uma tendência mundial, percebida desde o movimento do slow food, pela busca de produtos mais naturais e que remontam a memória afetiva de infância. Temos um lema que é: "Desembale menos e Descasque mais." O brasileiro vem aprendendo a degustar e é mais exigente. Os realitys shows de gastronomia, tipo Masterchef, têm contribuído para o despertar da gastronomia, tornando um comensal comum num verdadeiro gourmand”, afirma.

 

O DIFERENCIAL ÚNICO

Para Mauricéia, o amor, a paciência e dedicação, aliados aos segredos da família na arte de empregar os saberes e sabores em cada ingrediente é o que faz toda a diferença no processo de produção da Frescato, mas não apenas isso. “Selecionamos os melhores parceiros do mercado, cujos produtos têm origem controlada e inspecionados por órgãos federais, estaduais ou municipais, conforme a legislação sanitária pertinente. Outro diferencial conquistado recentemente foi a o selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) que atesta a nossa qualidade e, sobretudo, as boas práticas de produção, com atenção às questões sanitárias, de sorte que garante segurança alimentar a nossos clientes”, completa.

Um bom exemplo dos diferenciais da Frescato está no preparo do item que é considerado por Mauricéia como o “carro chefe” da marca, e o campeão no gosto dos clientes, a famosa CARNE NA LATA!

 

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 “Esta é uma tradição que remonta as roças de Minas Gerais. A Carne na lata, ou carne de lata, como alguns a chamam na roça, é um costume trazido pelos portugueses. Esta arte culinária, na cozinha francesa clássica recebe o nome de "confit", sendo muito conhecido o "confit de canard", que quer dizer: pato cozido lentamente na própria gordura. A receita francesa tradicional é preparada com a coxa e a sobrecoxa do pato”, explica a empresária.

Segundo a Mauricéia, no caso da carne, depois de cozida, esta é embalada em um recipiente hermeticamente fechado e coberta com gordura – o que permite ser conservada por longo período. “Nas roças brasileiras, sobretudo as mineiras, esse recipiente hermético é a lata, tradicionalmente aquelas latas usadas para guardar o querosene que iluminava as lamparinas e lampiões nas noites escuras das roças. As latas eram queimadas para tirar qualquer resíduo do querosene, depois amplamente lavadas, deixando-as prontas para o acondicionamento das carnes. Daí o nome "carne na lata" ou "carne de lata". Preferimos o primeiro termo, pois o segundo parece significar que seria uma carne feita a partir do metal, o que não seria nada apetitoso, não é mesmo?RSRS”, completa;

De acordo a empresária, a mais tradicional em Minas Gerais é a carne de porco na lata, onde nacos de pernil e de lombo, ou de costelinha, linguiça e até mesmo "pelota de carne de porco", são cozidos lentamente na própria banha do porco, em temperatura baixa, até secar a carne, ficando bem douradinha, sendo acondicionada, ao final nas latas, em especial aquelas de 18 litros. “Daí a família vai consumindo aos poucos, apenas "quentando" na panela de ferro com a própria banha na hora do "armoço" ou da "janta"”, afirma Mauricéia.

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Entre os mais pedidos pelos clientes da Frescato, Mauricéia também destaca: “Todos os nossos produtos são considerados especiais na nossa casa, depende do que o cliente busca naquele momento, iniciamos com o projeto das LINGUIÇAS MINEIRAS FRESCAIS, originadas em Minas Gerais, o processo leva 3 dias para finalização até chegar à mesa dos clientes, assim como nossa SALSICHA, 100% pura de porco e feita com muito amor, carinho e paciência, a partir dos melhores ingredientes in natura. Todos os nossos produtos são imbutidos em tripa natural de porco de forma MANUAL, separada na tesoura, cozida em sous vide, embalada à vácuo e ultracongelada para manter todos atributos do gosto e nutricionais. Nosso FUMEIRO, carne de porco curada e lentamente defumada por 24 h, condimentada com nosso tempero secreto e exclusivo para carne de porco! Ah! E vai com o jus da carne, propositalmente separado para que você possa ter uma experiência única ao servir seus convidados. Assim como nosso BACON ARTESANAL, de longa maturação, um misto incrível de aroma defumado, sabor caseiro inigualável e aquela suculência, sem perder a crocância”, complementa.

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O FUTURO

Em tempos de pandemia e isolamento social, Mauricéia destaca que a resiliência e foco no atendimento dos clientes foi o grande diferencial para que e empresa superasse com sucesso o um dos maiores desafios de nossa economia nos últimos anos. “Não é fácil a vida do empreendedor no Brasil. Mas, diante desta contingência sanitária, fomos resilientes e não desistimos. Demos ainda mais atenção a nossos clientes, não deixando de atende-los, sobretudo os mais fidelizados”, afirma.

Com foco em proporcionar uma experiência cada vez mais única a seus clientes, a Frescato aposta nas mídias sociais e no poder do tradicional “boca a boca” como as melhores estratégias para o crescimento do negócio. “Nossa maior propaganda é a natural, o boca-a-boca. Quando um cliente experimenta e, normalmente, aprova, ele volta e divulga naturalmente para amigos e familiares, e assim construímos nosso portfólio de clientes, os quais são atendidos individualmente, de forma customizada, principalmente via Whatsapp”, completa.

Para aqueles que estão iniciando na jornada empreendedora, o casal fundador da Frescato deixa valiosas dicas para construir um negócio bem sucedido: “Em primeiro lugar, acredite em você e no negócio. Tenha um plano de negócios formatado, que possa ser mudado conforme a maturação do negócio. Aceite críticas e procure aprender com elas, visando o aprimoramento. Não seja egoísta ou orgulhoso! Tenha determinação para vencer! Seja dedicado ao negócio, sem se esquecer da família e dos amigos! Tenha muita disciplina em relação ao planejamento, atendimento a clientes e execução no processo de produção. E, por fim tome atitudes de forma a atender as necessidades e superar as expectativas dos clientes, sempre! Assim você irá encantá-los”, finaliza.

 

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A FRESCATO

Tivemos a oportunidade e honra de conhecer toda a linha de produtos da Frescato Charcutaria Artesanal em uma degustação super especial que aconteceu em nossa redação, e para alegria fomos surpreendidos por uma explosão de sabor e suculência a cada pedaço.

Desde a linguiça defumada apimentada (campeã para muitos da nossa redação), até o lombo e copa fatiada, perfeitos para uma mesa de frios ou sanduiche, tudo temperado com um mix de sabores na medida certa, realçando o paladar e garantindo a melhor experiência para todas as carnes.

Outro destaque em nossa degustação ficou por conta das famosas (e agora sabemos o motivo) Carne na Lata e Carne de Fumeiro! Se você acha que conhece uma costelinha e carne de porco macias, suculentas e que desmancham no primeiro toque do garfo, te convido a conhecer esses dois itens, e prepara-se para mudar todos seus parâmetros e conceitos de sabor e qualidade em charcutaria artesanal.

Além disso, a linha de linguiças frescais típicas da Serra da Canastra acentuam a qualidade das carnes e processo artesanal da Frescato, evidenciando que tudo é feito com muito carinho, cuidado, e utilizando matérias primas de altíssima qualidade.

Enfim, poderíamos fazer uma matéria inteira apenas destacando nossa experiência de degustação com os produtos da Frescato Charcutaria Artesanal, comentando em detalhes sobre o Bacon artesanal, salsicha, etc... (Sim, tem conteúdo e experiências suficiente para uma matéria só de degustação).

Mas, em resumo, ficamos muito felizes em poder conhecer e trazer até vocês, nossos leitores, mais uma história de empreendedores que com suas próprias mãos estão construindo um negócio de sucesso e mantendo seu legado de saberes e sabores.

Fica a dica para quem deseja experimentar o que há de melhor em charcutaria artesanal!

 

Contatos da Frescato Charcutaria Artesanal

Instagram: @frescatocharcutaria

Contato: 11 4485-0401 / 11 95896-6668

 

 

Fonte: Redação Smart Business

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