Pular para o conteúdo principal

Pizzaria aposta em receita familiar e conquista o exigente paladar paulistano


Dia-da-Pizza-Vila-das-Castanheiras-Osasco-Pizzarias

Tradicional pizzaria localizada na Grande São Paulo, aposta em gestão e receitas familiares para conquistar exigente paladar paulistano no Dia da Pizza!




Massa fina, massa grossa, borda com ou sem recheio, e uma infinidade de combinações que permite os mais tradicionais ou exóticos sabores, todos temos a nossa preferência quando o assunto é pizza, não é?

E quando falamos do gosto dos paulistanos, a pizza é indiscutivelmente um caso de amor. Só pra se ter uma ideia do tamanho de sua presença no dia a dia de São Paulo, atualmente somos a cidade com maior consumo no Brasil, e a segunda no mundo, atrás apenas de New York. Em quantidade, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, são produzidas diariamente mais de 1 Milhão de pizzas no país, sendo mais de 570 mil apenas no Estado de São Paulo.

Apesar de a pizza ter sua imagem atrelada a Itália, existem menções de algo bem similar em formato de pão, desde o Egito, antes de Cristo. Apesar do fato histórico, foram os italianos que acrescentaram o molho e o queijo a receita, e difundiram essa magia por todo o mundo. No Brasil, segundo historiadores, a primeira pizza foi trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as redondas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino.  

Em 1910, quando veio morar no Brasil, o pizzaiolo abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano do Brás. Por muitos anos essa foi a pizzaria mais antiga do Brasil, porém foi fechada já há algum tempo.

Depois desse período, as pizzas foram incorporadas à culinária brasileira, recebendo ingredientes e combinações das mais variadas e inusitadas, indo de encontro ao paladar de cada região do país. Com uma participação tão presente na rotina dos brasileiros, a pizza ganhou merecidamente um dia pra chamar de seu, o dia 10 de Julho (Dia da Pizza).

Para comemorar esta data tão especial, e mais do que isso, para homenagear essa grande companheira da nossa e de tantas outras redações, conversamos com Reginaldo Espósito, sócio proprietário da Pizzaria Vila das Castanheiras, localizada na cidade de Osasco, São Paulo. Neste bate papo especial, conhecemos um pouco mais da rotina do negócio, os desafios de um mercado tão competitivo, e os segredos para construir uma marca que se tornou referência entre os clientes.



Confira a entrevista completa:

Reginaldo, como surgiu a ideia de empreender no mercado de pizzarias? Essa foi a sua primeira experiência no empreendedorismo?

Desde 2005 surgiu uma grande vontade de trabalhar com pizzarias. Nesta época eu me desliguei da empresa onde trabalhava, que inclusive estava em dificuldade financeira, e criei coragem de colocar em prática este sonho de abrir uma pizzaria.  Meu primeiro projeto foi no bairro do Jaguaribe, aqui mesmo em Osasco. Comecei em um ponto onde não existia o comércio, ou seja, iniciei um novo ponto, sem capital, com a cara e com a coragem. Nesse momento, minha primeira filha nasceu, e apareceu um comprador interessado em adquirir o ponto. Apesar de estar no local a apenas 8 meses, decidi que era uma bom negócio realizar a venda.

Depois de 7 anos surgiu a oportunidade de adquirir um novo ponto e reviver o sonho, mas desta vez havia uma grande diferença, pois o estabelecimento já existia desde 1994, com clientela e grande potencial de crescimento. Estamos neste local desde 2012, e já realizamos uma grande revolução no espaço, ampliando nosso atendimento, aprimorando nosso cardápio com técnicas bem elaboradas, e sempre investindo em produtos de alta qualidade, além de abrir o salão para atendimento no local.

 

Empreender nunca é uma jornada simples, e vemos que muitos empreendedores falham por não conseguir colocar as ideias em pratica. Na sua opinião, quais foram seus maiores desafios para tirar sua ideia do papel?

Minha maior dificuldade foi deixar o "certo" (trabalho formal) e ir para um negócio totalmente sem garantias. Esse "medo" foi uma das maiores dificuldades, além da falta de capital e incentivo. 

    

O mercado de pizzarias em São Paulo é altamente competitivo, e todos os dias surgem novos players em busca de uma fatia deste público. Na sua opinião, qual o segredo para se manter em destaque, conquistando novos clientes a cada dia?

Buscar por sempre fazer as coisas certas, ter equilíbrio e sensatez em todas as ações e a todo tempo almejar a excelência, tanto na inovação na produção, quanto na prestação de serviços. Temos foco na qualidade e não na quantidade, por isso, trabalhamos para manter um atendimento personalizado, no balcão e delivery, além de um cardápio diferenciado que permite as mais variadas combinações para todos os paladares. Este é um mercado gigantesco, acredito que tem espaço para todos!

 

Em uma pizzaria que preza pela qualidade e diversidade de sabores, como é o caso da Vila das Castanheiras, fica até difícil chegar a um consenso para o pedido do final de semana (rsrs). Conte-nos um pouco sobre quais as opções que mais conquistam o público da marca.

Todas as nossas pizzas Exclusivas foram criadas pela minha esposa Juliana Espósito que é técnica em nutrição, e com muito cuidado, pesquisa e equilíbrio elaborou todas as receitas que fazem parte de nosso portfólio da Vila das Castanheiras. Como estratégia, adotamos nomes de árvores em todas elas. Atualmente, as mais pedidas são Eucalipto (Mozzarela, peito de peru defumado fatiado, azeitonas verdes fatiadas, cream cheese e tomate cereja), Castanheiras (Mozzarela de búfala, abobrinha salteada no azeite, alho poró, azeitonas verdes fatiadas e parmesão ralado gratinado), Jequitiba (Frango desfiado, alho poró, pimentão vermelho e amarelo, bacon, azeitonas verdes fatiadas e cream cheese) e Cedro (Calabresa finamente fatiada, mozzarela de búfala, tomate cereja e manjericão fresco). Todas com suas particularidades e sabores únicos, além disso, somos pioneiros na cidade tendo a opção de massa integral desde o inicio de nossas atividades. 

 

O momento que estamos atravessando na economia e negócios, devido a pandemia, tem sido incrivelmente desafiador para a grande maioria dos empreendedores brasileiros. Como está sendo este período para a Vila das Castanheiras?

Tem sido um período bastante difícil, diferente e estamos olhando como uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. Como nós temos salão aberto ao público, tivemos uma perda bem significativa no faturamento, mas graças a Deus estamos conseguindo passar por este tempo, com a ressalva de que até o momento não precisamos fazer qualquer demissão, e estamos honrando todos nossos compromissos com funcionários e fornecedores. Fizemos varias adaptações seguindo os protocolos de segurança, tanto para nossos funcionários quanto para o cuidado com nossos clientes. Além disso, implantamos novos processos ao nosso delivery, pois por enquanto, todas as vendas estão sendo realizadas por este canal, e tivemos inclusive que nos ajustar para conseguir atender o aumento da demanda. 

 


Quais as principais lições que a pandemia deixará para a continuidade do seu negócio?

Busca de mais equilíbrio nas ações, agilidade na tomada de decisão, e saber que é possível fazer coisas que parecem impossíveis.

 

Em uma era onde a digitalização dos negócios é a chave para o sucesso, a Vila das Castanheiras tem um perfil com grande atividade e engajamento no Instagram, o que a destaca diante do público. Como você vê o papel das mídias sociais no dia a dia do seu negócio. Qual a importância na aquisição e comunicação com os clientes?

Este é o nosso maior canal de comunicação. Temos as redes sociais como fundamentais e essenciais nos dias atuais, é através dela que chegamos a mais clientes, que entendemos melhor seu comportamento, por onde somos encontrados, por onde somos recomendados, etc. 

 

Quais dicas você gostaria de deixar para quem tem o desejo ou está iniciando no empreendedorismo no seu segmento.

Sinceramente, neste momento de pandemia fica difícil incentivar alguém para iniciar um negocio, mas independente disso, fazer um bom planejamento, fazer as coisas certas mesmo que demore um pouco mais, buscar equilíbrio, bom senso, perseverar e não desistir do sonho. 

 

O que você tem em mente para o futuro da Vila das Castanheiras? Quais as próximas novidades da marca?

Pretendemos fazer uma reorganização no cardápio, inclusive com a introdução de massas com farinhas especiais.

 

Na sua opinião, qual o diferencial único que é o segredo para o sucesso da Vila das Castanheiras?

Temos um diferencial onde nós (os filhos do Dono) trabalhamos diretamente na linha de frente. Assim, conseguimos prezar para que o relacionamento familiar e mais íntimo com os clientes seja preservado, a pessoalidade, a particularidade, conhecemos muitos pelo nome e suas preferencias, fazendo com que se sintam em casa. Este é nosso carro chefe. 

Prezamos por produtos de qualidade, padronização dos processos e serviços buscando sempre a excelência no produto final que é a satisfação da família do nosso cliente. 

 

 

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A VILA DAS CASTANHEIRAS

Nós do Smart Business conhecemos a Vila das Castanheiras em um final de semana de reunião de pauta aqui na redação. Depois de pesquisar alguns endereços no Ifood, encontramos a pizzaria com ótimas recomendações. Lembro que nosso primeiro pedido foi a tradicional de Pepperone, e esse foi o gatilho inicial para nunca mais comprar de outra pizzaria.

Com uma massa na medida certa, e recheios com aquela fartura que a gente AMA, escolhemos a de 4 Queijos como nossa favorita, mas já passamos por várias opções do cardápio, e até hoje ainda precisamos de uma reunião pré reunião de pauta para discutir o pedido do final de semana, e olha que chegar em um consenso sobre o sabor gera mais discussão do que as matérias que vão subir durante a semana.

Outro fator que nos chama a atenção na Vila das Castanheiras está na relação familiar que consideramos como o segredo para o sucesso da marca. Com administração dos irmãos (filhos dono) e suas esposas a frente de todos os detalhes do dia a dia, é possível perceber de longe o tamanho da dedicação e amor que eles acrescentam em cada pizza produzida. Não resta dúvidas que esse “toque do dono” faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Para nós do Smart Business é muito gratificante conhecer empresas que mesmo pequenas, conseguem criar diferenciais competitivos tão únicos, e apresentar ao mercado produtos que proporcionam uma experiência muito prazerosa. Queremos mostrar cada vez mais negócios como a Vila das Castanheiras, e incentivar que mais e mais empreendedores acreditem que não precisa ser grande pra ser bem sucedido e fazer a diferença na vida dos clientes.

Vale ressaltar que aqui na seção “O MELHOR DE SAMPA” temos como filosofia sempre indicar negócios, produtos e serviços aos quais já temos experiência de consumo, ou seja, transmitimos para nossos leitores uma indicação de consumidor para consumidor, sem qualquer tipo de “publi”.


O que é bom à gente compartilha!

 

Ficou com vontade de conhecer mais detalhes sobre a Vila das Castanheiras?

 


PIZZARIA VILA DAS CASTANHEIRAS

Endereço completo: Rua Dr. Paulo Ferraz da Costa Aguiar, 139 Vila Yara - Osasco - SP - 06026-090

Telefones Principais: 11 3684-0288 / 11-98443-6027 / 11-99237-1236

Instagram: @pizzariacastanheiras

Informações adicionais: Atendimento Delivery, Balcão e Salão, amplo estacionamento gratuito, aplicativo próprio e redes sociais.

Horário: ter a qui e dom das 18h às 22h30 sex e sáb das 18h às 23h30.

 

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...