Pular para o conteúdo principal

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

 

Livro-Cientista-do-Marketing-Digital-Dener-Lippert

Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.

 

Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital?

Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital, e fundador da V4 Company, assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os mesmos, no entanto, o meio pelo qual eles se concretizam é digital. Ou seja, o objetivo é impulsionar vendas por meio da internet. Para isso, o responsável por essa área dentro do negócio precisa atuar de maneira estratégica. E é exatamente esta a proposta principal do livro.

Por meio de seu método exclusivo (V4) que apresentado de forma detalhada ao longo do livro, o Cientista do Marketing Digital traz como base a ruptura do paradigma de que Marketing Digital trata-se apenas de postagens “bonitinhas” no Instagram, ou a criação de uma campanha de anúncios no Google. Na verdade, o livro oferece em sua essência uma constante reflexão sobre o papel do profissional de Marketing, que na maioria dos casos, sejam eles agências ou outro modelo de negócio, tem seu maior esforço de trabalho focado apenas no operacional, e não no estratégico. Segundo Dener Lippert, a definição de trabalho operacional é algo “mão na massa”, um tipo de trabalho que precisa ser executado exaustivamente e depende muito da mão de obra que se tem à disposição. No livro, ele cita um exemplo: “Imagine uma fábrica, quantas pessoas podem fazer o mesmo trabalho dentro de uma linha de produção?”. Muitas. Como sempre, há uma grande oferta de pessoas capazes de executar uma tarefa – que é sempre a mesma – dentro de uma linha de produção, a rotatividade costuma ser alta. Isso naturalmente faz com que o trabalho seja pouco remunerado. Não é que ele não tenha valor, mas é a lei básica de oferta e demanda. Quanto mais pessoas estiverem interessadas naquela vaga, mais baixo será o salário oferecido, afinal, é fácil encontrar alguém para preenchê-la”, completa o empreendedor em trecho do livro.

Dener ainda reforça outro ponto importante do trabalho operacional: “Em geral trata-se de algo pouco escalável. O teto desse tipo de serviço repetitivo são suas horas de trabalho. A escala neste caso depende apenas do volume, e não da qualidade, e quando isso acontece na área de marketing, o resultado tende a ser devastador para o cliente. Campanhas a toque de caixa, sem preocupação com o resultado gerado, por exemplo, torna o trabalho substituível e desvalorizado”, afirma.

Segundo Dener, a solução para este problema está em focar no estratégico ao invés de apenas no operacional. “Empresas que miram o estratégico trabalham de maneira inteligente. Elas estudam as necessidades do cliente e, a partir daí, criam estratégias para gerar mais resultados (ou seja, vendas) e ter mais valor. Não são facilmente substituídas, pois executam um trabalho realizado por poucos profissionais”, complementa em trecho do livro.

Portanto, para o escritor e empreendedor, quem tem interesse em vender precisa se tornar esse profissional mais estratégico, um verdadeiro Cientista do Marketing Digital, deixando de lado os “achismos” e focando em números e analises aprofundadas no âmbito estratégico. O marketing para ter valor de verdade, precisa de pensamento crítico científico e não somente de ferramentas prontas nas quais você só foca em replicar o modo de fazer.

 

 

Dener-Lippert-fundador-V4-Company-Marketing-Digital

NOSSA OPINIÃO SOBRE O CIENTISTA DO MARKETING DIGITAL – Dener Lippert

Com uma leitura dinâmica e repleta de cases, o Cientista do Marketing Digital nos ajuda a entender os fundamentos básicos por trás do Marketing Digital, indo desde a desmitificação do termo, até as estratégias mais inteligentes para potencializar o crescimento do seu negócio pela internet.

Abrindo de forma detalhada o método exclusivo da V4 Company, Dener descreve o passo a passo por trás de cada pilar que constitui a estratégia digital bem sucedida de uma empresa, sendo: Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção. Com foco nestas etapas, o escritor apresenta cases de sucesso e valiosas dicas sobre como realizar a implantação dentro do seu negócio, seja qual for seu segmento ou porte.

Outro ponto que nos chamou atenção durante a leitura do livro Cientista do Marketing Digital foi a constante reflexão critica com o escritor realiza sobre o atual mercado de empresas que atuam com a prestação de serviços de Marketing Digital, sejam elas agências, consultorias, etc. Neste caso, vimos como fundamental o entendimento que o mercado realmente está saturado de “ferramenteiros”, ou seja, profissionais que estão conectados apenas no operacional, e que reproduzem ações e ferramentas já utilizadas em outros cenários, sem qualquer compromisso com o perfil do cliente ou mesmo com o resultado final. Neste caso, Dener define qual o melhor modelo de trabalho para empresas que desejam se destacar neste universo, e reforça a importância do trabalho estratégico.

Em resumo, o livro apresenta uma série de reflexões, dicas praticas, estratégias, cases de sucesso, e muito conteúdo para que você possa conhecer mais afundo o mercado de Marketing Digital, e acima de tudo, como utilizá-lo a favor do seu negócio ou empresa.

Para quem este livro é indicado? Apesar de ser uma espécie de guia para profissionais especializados em Marketing e Comunicação, acredito que o livro Cientista do Marketing Digital pode ser uma leitura importante também para empreendedores e profissionais que vejam neste bilionário mercado da internet uma possibilidade de aumentar suas vendas ou promover a criação de um negócio 100% digital.

O Cientista do Marketing é um livro dedicado a todos aqueles que não se conformam com as fórmulas prontas, e que estão em busca dos segredos para conseguir vender para mais pessoas, mais vezes, e pelo maior valor, como é a promessa que o livro cumpre com excelência.

 

SAIBA MAIS SOBRE DENER LIPPERT

Fundador da V4 Company, assessoria de marketing que conta com mais de cem escritórios por todo o Brasil e com mais de quinhentos profissionais cientistas do marketing para alavancar os resultados de diversos negócios. Atualmente, a assessoria com quase uma década de história ajuda mais de mil empresas em vinte países a aprimorar seu processo de vendas por meio da internet.

Dener está no mercado de marketing digital desde os 14 anos e durante toda a sua vida o seu principal foco foi dominar as melhores técnicas para gerir um negócio de maneira eficiente e produzir o máximo de resultados para os seus clientes. O autor contribui também como palestrante e mentor, apresentando conteúdos estratégicos sobre growth, gestão, marketing digital e empreendedorismo, tendo a experiência de compartilhar seu conhecimento dentro de empresas como Dell, Gestão 4.0, ActionCoach, entre outras.

 

Instagram Dener Lippert

https://www.instagram.com/denerlippert/?hl=pt-br

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...