Pular para o conteúdo principal

Como as redes de Franquias estão enfrentando a crise do Coronavírus

mary-help-franquia-coronavirus-smart-business

Pesquisa realizada em março mostra como as perspectivas das redes se alteram após o inicio da quarentena e quais medidas podem auxiliar nesse período.

 


Uma pesquisa realizada pela consultoria Praxis Business na última semana de março deste ano, mostrou que as expectativas e perspectivas das redes de franquias mudaram após o início da crise causada pelo novo coronavírus. Diretamente impactado pelo fechamento do comércio, o franchising precisou se adaptar ao cenário atual.

Segundo a pesquisa, antes da pandemia da Covid-19, 64% das franquias estimavam um crescimento de mais de 10% para este ano. Agora, cerca de 51% preveem a queda no faturamento e expansão, e 49% afirmam que a empresa irá se manter no mesmo patamar ou crescerá até o final do ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, para aliviar o caixa dos franqueados, 36% das redes suspenderam ou adiaram as taxas de royalties e marketing. A Mary Help, especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de mensalistas, oferece como condição especial para quem quer adquirir uma franquia no momento ou pós crise, a flexibilização da taxa de franquia. 

Já a Seguralta, maior rede de franquias de corretoras de seguros do país, estipulou 15% de desconto na taxa de franquias e isenção por 4 meses do pagamento de royalties. A MTCred, rede especializada em crédito consignado, também isentou seus franqueados do pagamento de royalties por 5 meses e oferece um desconto de 25% na taxa de franquia.

O levantamento aponta que 53% das redes ouvidas, aderiram a uma comunicação diária entre franqueadores e franqueados. Desde o começo da quarentena, o Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, passou a utilizar as redes sociais para informar seus franqueados e enviar conteúdo exclusivo para os alunos. “No atual cenário é primordial mantermos essa conexão. Muito além de conversas diárias com nossos franqueados, passamos a criar conteúdo em nossas redes sociais com dicas de como crescer nessa fase que estamos passando”, comenta Robson Fejoli, sócio diretor da rede. 

Mas, nem tudo vai mal. Entre todos os setores do franchising, o de alimentação com foco no delivery tende a crescer muito nesse período. Isso por que, com o aumento da população em casa, muitas pessoas passam a comprar alimentos com entrega rápida, evitando assim, restaurantes e supermercados lotados. 

O N1 Chicken, rede de franquias focada em delivery de frango frito, teve um crescimento de 45% nas vendas até o final do mês de março. “Desde a primeira semana que foi aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”, comenta Luiz Henrique Castro, gerente de expansão da marca.

E, se a demanda para o mercado de delivery já era alta antes da pandemia, agora os pedidos via aplicativos de entrega aumentaram muito e não apenas para o segmento de alimentação. O atual cenário econômico fez com que novas redes surgissem, como a Neo Delivery, que antecipa o seu lançamento no mercado. 

A rede atua através de um aplicativo, no qual usuários pelo país todo podem se beneficiar do serviço de motofrete de tudo que pode ser transportado sobre uma motocicleta, a preços e estimativa de tempo de entrega diferenciados. A inauguração da Neo Delivery ocorrerá a partir da segunda quinzena de maio, inicialmente em São José do Rio Preto (SP), sede da marca e unidade piloto, porém a rede já tem outras inaugurações prevista nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis (MT), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO) e Londrina (PR).

Outro dado informado pela pesquisa é que 28% das redes que não possuíam canais online, estão em processo de implantação. Como no caso da Arena Baby, rede de franquias de brechó infantil. A marca está projetando uma plataforma e-commerce exclusiva – Arena Baby Online - que estará disponível para o público a partir da segunda quinzena de julho.

  

A palavra de ordem é reinventar
Mesmo antes da pandemia da Covid-19, cada vez mais empresas têm adotado o regime de trabalho remoto, e empresários estão reconhecendo benefícios para ambas as partes – empregados e empregadores. Especialistas se questionam se realmente o cenário do mundo empresarial antes pandemia irá voltar. Empresas que tinham altos investimentos com suas operações físicas, reduziram com o home office, seus custos operacionais e muitas delas, inclusive, aumentaram a produtividade. Os meios digitais também abriram novos horizontes para muitas empresas, que começaram a atuar na internet e ver suas vendas alavancarem. Restaurantes que vendiam de maneira presencial e que passaram a atuar com delivery no atual modelo “Dark Kitchen” repensam suas estratégias. Atendimentos por Skype, vídeos, aplicativos de mensagens de voz e texto, em muitos casos estão gerando demanda. Projetos previstos para um futuro um pouco mais longe sendo adiantados e lançados frente ao novo cenário. A palavra da ordem é se reinventar e sair da zona de conforto de que tudo voltará ao “normal”.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:
Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...