Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para conseguir Investimento para sua Startup

 

como-conseguir-investidor-para-startup-2021

Saber o momento certo, ter um bom networking e uma equipe com os profissionais adequados estão entre os principais segredos para atrair um investidor para sua startup

 

 

O mercado de startups está aquecido e, consequentemente, as captações de investimento não param de crescer. Segundo o relatório Inside Venture Capital, da Distrito, se considerarmos apenas o primeiro semestre de 2021, as startups brasileiras captaram US$ 5,2 bilhões em investimentos de venture capital. Um crescimento que representa alta de 299% na comparação com o mesmo período de 2020.

O cenário deixa o mercado muito mais competitivo e desafiador para as empresas que precisam de uma rodada de investimento, e provoca, dentro do ecossistema de inovação, que as empresas se destaquem cada vez mais e tenham soluções claras. De acordo com Renato Gil, co-fundador da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o crescimento sustentável de startups, encontrar a melhor forma de apresentar o seu negócio na hora de negociar com um possível investidor é essencial para o sucesso da companhia na hora de convencer.

"É o momento crucial para mostrar que a sua empresa tem as condições necessárias para se desenvolver no mercado, que a sua ideia está bem definida, os produtos têm potencial escalável e, então, está pronta para receber incentivo", explica o executivo.

Pensando nisso, o especialista listou 5 dicas para as startups que querem conseguir um investimento. Confira! 


 

Uma boa apresentação

Compreender o seu negócio, o seu valuation, ter um bom plano para o desenvolvimento sustentável e apresentar a sua empresa de forma atrativa é essencial. Esse momento vai muito além de compreender as características particulares do seu empreendimento, é necessário demonstrar a sua posição de mercado e como o seu negócio pode evoluir em curto, médio e longo prazo, quais são seus concorrentes, o seu público-alvo, os seus diferenciais, as oportunidades que você enxerga no mercado. Enfim, todas as informações precisam estar alinhadas e você precisa demonstrar bem os seus objetivos para os investidores.

 

Saber o momento certo

Antes de apresentar o seu negócio para os investidores é necessária a validação do seu produto e/ou serviço. Desta forma, você poderá transmitir mais confiança e entender o funcionamento do que vai oferecer aos clientes. Somente após esse passo uma empresa está pronta para atrair os investimentos necessários para o seu desenvolvimento, mostrando algum case ou o benefício e potencial da sua empresa, na prática.

 

Foque no negócio, não no dinheiro

O negócio começa sem dinheiro. A ideia de negócio deve ser o ponto central de atenção para você entender até onde você pode ir, o quanto o seu negócio pode de fato impactar o mercado. Para isso, são necessárias algumas etapas de construção, dentre elas a estruturação de um plano de negócios, antes de abordar os potenciais investidores.

 

Ter uma boa equipe

Um dos grandes diferenciais é ter uma equipe preparada e que compre a ideia da empresa, com uma cultura definida. Mas, além disso, que tenha a capacidade de colocar os planos em prática e buscar os melhores resultados. Assim, a capacidade do seu negócio também é representada pelo valor do capital humano.

 

Networking

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre a importância de um bom networking para a sua empresa. Colocar como prioridade a criação de uma rede de contatos com profissionais do segmento é de grande importância para o seu crescimento, além de aproximar a sua startup de possíveis investidores, ela também te dá visibilidade no mercado e te inclui no ecossistema que você está empreendendo.



O especialista também indica que, se for o caso, o dono da startup busque incentivos menores para começar: "Buscar este incentivo financeiro por meio do FFF (Friends, Family and Fools), que é simplesmente pesquisar em pessoas próximas o tão sonhado investimento inicial, pode ser uma estratégia. Também é válido levar em consideração a possibilidade de recorrer a investidores-anjo e aceleradoras ou até mesmo à crowdfundings, nome dado a financiamentos coletivos, até que a sua empresa ganhe corpo para receber rodadas maiores", finaliza o executivo.


Sobre a 2Simple
Fundada em 2017, a 2Simple nasceu da vontade de garantir que ideias inovadoras conquistem investimentos e incentivo para se tornar escalável e saudável, conectando empreendedores com investidores, já com a ideia de negócio estruturada. A empresa atua com foco em marketing e business, que busca organizar a estratégia de negócio de startups e tem como missão contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação. A empresa acredita em um mercado com startups saudáveis, com culturas definidas, profissionais maduros, times afinados, posicionamentos claros, produtos escaláveis e que estão prontas para receber grandes aportes.

 

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...