Saber o momento certo, ter um bom networking e uma equipe com os profissionais adequados estão entre os principais segredos para atrair um investidor para sua startup
O mercado de startups está aquecido e, consequentemente, as
captações de investimento não param de crescer. Segundo o relatório Inside
Venture Capital, da Distrito, se considerarmos apenas o primeiro semestre de
2021, as startups brasileiras captaram US$ 5,2 bilhões em investimentos de
venture capital. Um crescimento que representa alta de 299% na comparação com o
mesmo período de 2020.
O cenário deixa o mercado muito
mais competitivo e desafiador para as empresas que precisam de uma rodada de
investimento, e provoca, dentro do ecossistema de inovação, que as empresas se
destaquem cada vez mais e tenham soluções claras. De acordo com Renato Gil,
co-fundador da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o
crescimento sustentável de startups, encontrar a melhor forma de apresentar o
seu negócio na hora de negociar com um possível investidor é essencial para o
sucesso da companhia na hora de convencer.
"É o momento crucial para mostrar que a sua empresa tem as condições
necessárias para se desenvolver no mercado, que a sua ideia está bem definida,
os produtos têm potencial escalável e, então, está pronta para receber
incentivo", explica o executivo.
Pensando nisso, o especialista
listou 5 dicas para as startups que querem conseguir um investimento. Confira!
Uma boa apresentação
Compreender o seu negócio, o seu valuation, ter um bom
plano para o desenvolvimento sustentável e apresentar a sua empresa de forma
atrativa é essencial. Esse momento vai muito além de compreender as
características particulares do seu empreendimento, é necessário demonstrar a
sua posição de mercado e como o seu negócio pode evoluir em curto, médio e
longo prazo, quais são seus concorrentes, o seu público-alvo, os seus
diferenciais, as oportunidades que você enxerga no mercado. Enfim, todas as
informações precisam estar alinhadas e você precisa demonstrar bem os seus
objetivos para os investidores.
Saber o momento certo
Antes de apresentar o seu negócio para os investidores é
necessária a validação do seu produto e/ou serviço. Desta forma, você poderá
transmitir mais confiança e entender o funcionamento do que vai oferecer aos
clientes. Somente após esse passo uma empresa está pronta para atrair os
investimentos necessários para o seu desenvolvimento, mostrando algum case ou o
benefício e potencial da sua empresa, na prática.
Foque no negócio, não no dinheiro
O negócio começa sem dinheiro. A ideia de negócio deve ser o
ponto central de atenção para você entender até onde você pode ir, o quanto o
seu negócio pode de fato impactar o mercado. Para isso, são necessárias algumas
etapas de construção, dentre elas a estruturação de um plano de negócios, antes
de abordar os potenciais investidores.
Ter uma boa equipe
Um dos grandes diferenciais é ter uma equipe preparada e que
compre a ideia da empresa, com uma cultura definida. Mas, além disso, que tenha
a capacidade de colocar os planos em prática e buscar os melhores resultados.
Assim, a capacidade do seu negócio também é representada pelo valor do capital
humano.
Networking
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre a importância de um bom networking para a sua empresa. Colocar como prioridade a criação de uma rede de contatos com profissionais do segmento é de grande importância para o seu crescimento, além de aproximar a sua startup de possíveis investidores, ela também te dá visibilidade no mercado e te inclui no ecossistema que você está empreendendo.
O especialista também indica que,
se for o caso, o dono da startup busque incentivos menores para começar: "Buscar este incentivo financeiro por meio do
FFF (Friends, Family and Fools), que é simplesmente pesquisar em pessoas
próximas o tão sonhado investimento inicial, pode ser uma estratégia. Também é
válido levar em consideração a possibilidade de recorrer a investidores-anjo e
aceleradoras ou até mesmo à crowdfundings, nome dado a financiamentos
coletivos, até que a sua empresa ganhe corpo para receber rodadas maiores",
finaliza o executivo.
Sobre a 2Simple
Fundada em 2017, a 2Simple nasceu
da vontade de garantir que ideias inovadoras conquistem investimentos e
incentivo para se tornar escalável e saudável, conectando empreendedores com
investidores, já com a ideia de negócio estruturada. A empresa atua com foco em
marketing e business, que busca organizar a estratégia de negócio de startups e
tem como missão contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação. A
empresa acredita em um mercado com startups saudáveis, com culturas definidas,
profissionais maduros, times afinados, posicionamentos claros, produtos
escaláveis e que estão prontas para receber grandes aportes.
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Fonte: Redação Smart Business
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