Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para conseguir Investimento para sua Startup

 

como-conseguir-investidor-para-startup-2021

Saber o momento certo, ter um bom networking e uma equipe com os profissionais adequados estão entre os principais segredos para atrair um investidor para sua startup

 

 

O mercado de startups está aquecido e, consequentemente, as captações de investimento não param de crescer. Segundo o relatório Inside Venture Capital, da Distrito, se considerarmos apenas o primeiro semestre de 2021, as startups brasileiras captaram US$ 5,2 bilhões em investimentos de venture capital. Um crescimento que representa alta de 299% na comparação com o mesmo período de 2020.

O cenário deixa o mercado muito mais competitivo e desafiador para as empresas que precisam de uma rodada de investimento, e provoca, dentro do ecossistema de inovação, que as empresas se destaquem cada vez mais e tenham soluções claras. De acordo com Renato Gil, co-fundador da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o crescimento sustentável de startups, encontrar a melhor forma de apresentar o seu negócio na hora de negociar com um possível investidor é essencial para o sucesso da companhia na hora de convencer.

"É o momento crucial para mostrar que a sua empresa tem as condições necessárias para se desenvolver no mercado, que a sua ideia está bem definida, os produtos têm potencial escalável e, então, está pronta para receber incentivo", explica o executivo.

Pensando nisso, o especialista listou 5 dicas para as startups que querem conseguir um investimento. Confira! 


 

Uma boa apresentação

Compreender o seu negócio, o seu valuation, ter um bom plano para o desenvolvimento sustentável e apresentar a sua empresa de forma atrativa é essencial. Esse momento vai muito além de compreender as características particulares do seu empreendimento, é necessário demonstrar a sua posição de mercado e como o seu negócio pode evoluir em curto, médio e longo prazo, quais são seus concorrentes, o seu público-alvo, os seus diferenciais, as oportunidades que você enxerga no mercado. Enfim, todas as informações precisam estar alinhadas e você precisa demonstrar bem os seus objetivos para os investidores.

 

Saber o momento certo

Antes de apresentar o seu negócio para os investidores é necessária a validação do seu produto e/ou serviço. Desta forma, você poderá transmitir mais confiança e entender o funcionamento do que vai oferecer aos clientes. Somente após esse passo uma empresa está pronta para atrair os investimentos necessários para o seu desenvolvimento, mostrando algum case ou o benefício e potencial da sua empresa, na prática.

 

Foque no negócio, não no dinheiro

O negócio começa sem dinheiro. A ideia de negócio deve ser o ponto central de atenção para você entender até onde você pode ir, o quanto o seu negócio pode de fato impactar o mercado. Para isso, são necessárias algumas etapas de construção, dentre elas a estruturação de um plano de negócios, antes de abordar os potenciais investidores.

 

Ter uma boa equipe

Um dos grandes diferenciais é ter uma equipe preparada e que compre a ideia da empresa, com uma cultura definida. Mas, além disso, que tenha a capacidade de colocar os planos em prática e buscar os melhores resultados. Assim, a capacidade do seu negócio também é representada pelo valor do capital humano.

 

Networking

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre a importância de um bom networking para a sua empresa. Colocar como prioridade a criação de uma rede de contatos com profissionais do segmento é de grande importância para o seu crescimento, além de aproximar a sua startup de possíveis investidores, ela também te dá visibilidade no mercado e te inclui no ecossistema que você está empreendendo.



O especialista também indica que, se for o caso, o dono da startup busque incentivos menores para começar: "Buscar este incentivo financeiro por meio do FFF (Friends, Family and Fools), que é simplesmente pesquisar em pessoas próximas o tão sonhado investimento inicial, pode ser uma estratégia. Também é válido levar em consideração a possibilidade de recorrer a investidores-anjo e aceleradoras ou até mesmo à crowdfundings, nome dado a financiamentos coletivos, até que a sua empresa ganhe corpo para receber rodadas maiores", finaliza o executivo.


Sobre a 2Simple
Fundada em 2017, a 2Simple nasceu da vontade de garantir que ideias inovadoras conquistem investimentos e incentivo para se tornar escalável e saudável, conectando empreendedores com investidores, já com a ideia de negócio estruturada. A empresa atua com foco em marketing e business, que busca organizar a estratégia de negócio de startups e tem como missão contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação. A empresa acredita em um mercado com startups saudáveis, com culturas definidas, profissionais maduros, times afinados, posicionamentos claros, produtos escaláveis e que estão prontas para receber grandes aportes.

 

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...