Pular para o conteúdo principal

6 Dicas de Como Divulgar seu Negócio Gastando Quase Nada!



Investir em marketing e propaganda pode até parecer exclusividade de grandes corporações e multinacionais, porém, em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que toda micro e pequena empresa mantenha os olhos abertos para as oportunidades de divulgar sua marca e negócio, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado.

Diferente do que muitos imaginam, nem sempre é preciso gastar muito para se ter uma ação de marketing ou propaganda eficiente. Pensando nisso, nossos especialistas listaram algumas estratégias que toda micro e pequena empresa, independente do segmento ou porte, pode realizar sem a necessidade de investimentos, ou ainda investindo baixos valores para se ter um retorno mais rápido.

Vale salientar, que quando não realizamos investimentos que impulsionem as ações, o resultado tende a ser mais demorado, e o empreendedor necessariamente precisará colocar a mão na massa para atingir os objetivos desejados.

Vamos às dicas:

1 – INVISTA EM CONTEÚDO
Não é surpresa que as mídias sociais apareçam como nossa primeira dica sobre como divulgar seu negócio sem gastar quase nada, pois elas estão ligadas diretamente a nossa rotina como consumidor de mídia, e hoje já se tornaram uma grande porta para a propaganda. Porém, o que muitos ainda pecam na hora de divulgar uma empresa pelas mídias sociais é o fato de utilizar as plataformas apenas como canal de “Promoção” de produtos ou serviços. Ou seja, diariamente vemos uma enxurrada de postagens oferecendo produtos, descontos, serviços, e “soluções” para a vida que não necessariamente estão alinhadas ao nosso momento de compra.

Este é um grande erro, afinal de contas, ninguém quer acessar a mídia social pra ficar acompanhando comerciais e propagandas. Além de ser uma forma evasiva de divulgação, ainda pode provocar uma debandada de seguidores e potenciais clientes.

O segredo para manter uma relação ativa com seu público nas mídias sociais está na interação e engajamento. Ou seja, manter seu público interessado no que você divulga, e de uma maneira subliminar inserir ações comerciais voltadas para a aquisição de novos clientes. Por exemplo: Ao invés de postar uma foto de um produto com o preço logo de cara, tente criar um conteúdo informando sobre os benefícios que aquele determinado produto ou serviço pode oferecer ao seu cliente, e posteriormente entre com uma ação direcionada para a venda. Conciliar conteúdos “despretensiosos” com ações de venda é um dos segredos para se obter melhores resultados nas mídias sociais.

Lembrando que não é necessário impulsionar todas suas postagens, mas tente definir quais são as mais relevantes para seu público, e esporadicamente realize uma publicação patrocinada para alcançar novos interessados e aumentar sua base.


2 – PARCERIAS
Se você é proprietário de uma micro e pequena empresa, sabe muito bem das dificuldades de se manter um negócio ativo e saudável. Por isso mesmo, entende perfeitamente que assim como você, existem outros milhares de empreendedores em busca de uma boa alternativa para gerar mais vendas e obter mais lucro.

Sendo assim, efetivar parcerias com o comércio local, fornecedores, e outros negócios que estejam alinhados ao hábito de consumo do seu público alvo pode ser uma boa alternativa para ganhar mais mercado. Por exemplo: Ofereça ao Pet shop do bairro um desconto para cada cliente que ele indicar ao seu negócio, ou ainda, converse com seus fornecedores sobre a possibilidade de um evento ou ação conjunta. Acredite, pequenas empresas estão sempre dispostas a fazer este tipo de parceria, desde que a mesma seja rentável e produtiva para ambos os lados.

Neste caso é fundamental analisar todas suas conexões ativas, e avaliar quais oportunidades podem ser exploradas com cada um de seus potenciais parceiros.


3 – SITES PARA ANÚNCIOS GRATUITOS
Atualmente existe uma centena de sites que realizam o cadastramento gratuito de empresas na web. Esses “guias” oferecem a divulgação gratuita de um negócio, o que ajuda (e muito) no posicionamento de sua empresa na web. Como bem sabemos, hoje em dia tudo é motivo pra dar um “GOOGLE” e estar bem posicionado faz toda a diferença na hora de conquistar novos clientes.
Muitos desses sites trabalham com anúncios gratuitos e você também pode impulsionar, o que melhora seu posicionamento e alcance dentro dos visitantes da página e buscas.


4 – INDICAÇÃO DE AMIGOS
Estimule cada vez mais a indicação de amigos e antigos clientes.

Crie campanhas com promoções e descontos para quem chegar ao seu negócio por indicação, assim você consegue estabelecer uma nova rede de contatos e chegar a públicos que você dificilmente chegaria sem a realização de um investimento. Vale lembrar, que potencialmente o seu consumidor conhecer uma dezena de outros potenciais consumidores do seu produto ou serviço. Ou seja, estude melhor como impulsionar as indicações do seu negócio, e invista tempo na criação de uma campanha que estimule esta estratégia. Neste caso vale a pena premiar os dois lados da indicação: Quem Indica e Quem foi Indicado, assim você poderá obter melhor desempenho e alcance, sem falar da publicidade gratuita que com certeza irá acompanhar o seu negócio.


5 – PROSPECÇÃO DE VENDAS
Se você precisa vender mais, então precisa oferecer mais o seu produto ou serviço.

Identifique quem são seus potenciais clientes, seus hábitos de consumo, canais de comunicação que mais utilizam, e vá a luta!

Crie uma abordagem por e-mail, telefone, ou pessoal e deixe a timidez de lado, afinal de contas, o seu sonho depende muito disso. Neste ponto é muito comum visitar feiras de negócios, encontros de empreendedores, reuniões de condomínio, entre outras possibilidades que você identifique do seu público alvo. O mais importante é saber que micro e pequenas empresas possuem um gigantesco universo de concorrentes, e muitas vezes, quem chega primeiro é o grande vencedor.


6 – MANTENHA OS OLHOS ABERTOS
Seja para grandes empresas, ou para micro e pequenos negócios, as oportunidades estão sempre por aí... Mantenha seus olhos abertos e não descarte qualquer tipo de ação, afinal de contas, o que inicialmente parece uma perca de tempo pode se tornar a melhor alternativa para você ganhar mercado.
Faça uma analise criteriosa sobre cada possibilidade, e invista tempo e dinheiro naquilo que você realmente acredita.


Ninguém melhor do que você para conhecer o seu negócio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...