Investir em marketing e
propaganda pode até parecer exclusividade de grandes corporações e
multinacionais, porém, em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental
que toda micro e pequena empresa mantenha os olhos abertos para as oportunidades
de divulgar sua marca e negócio, afinal de contas, quem não é visto não é
lembrado.
Diferente do que muitos
imaginam, nem sempre é preciso gastar muito para se ter uma ação de marketing
ou propaganda eficiente. Pensando nisso, nossos especialistas listaram algumas estratégias
que toda micro e pequena empresa, independente do segmento ou porte, pode
realizar sem a necessidade de investimentos, ou ainda investindo baixos valores
para se ter um retorno mais rápido.
Vale salientar, que quando
não realizamos investimentos que impulsionem as ações, o resultado tende a ser
mais demorado, e o empreendedor necessariamente precisará colocar a mão na massa
para atingir os objetivos desejados.
Vamos às dicas:
1
– INVISTA EM CONTEÚDO
Não é surpresa que as mídias
sociais apareçam como nossa primeira dica sobre como divulgar seu negócio sem
gastar quase nada, pois elas estão ligadas diretamente a nossa rotina como
consumidor de mídia, e hoje já se tornaram uma grande porta para a propaganda. Porém,
o que muitos ainda pecam na hora de divulgar uma empresa pelas mídias sociais é
o fato de utilizar as plataformas apenas como canal de “Promoção” de produtos
ou serviços. Ou seja, diariamente vemos uma enxurrada de postagens oferecendo
produtos, descontos, serviços, e “soluções” para a vida que não necessariamente
estão alinhadas ao nosso momento de compra.
Este é um grande erro,
afinal de contas, ninguém quer acessar a mídia social pra ficar acompanhando
comerciais e propagandas. Além de ser uma forma evasiva de divulgação, ainda
pode provocar uma debandada de seguidores e potenciais clientes.
O segredo para manter uma
relação ativa com seu público nas mídias sociais está na interação e
engajamento. Ou seja, manter seu público interessado no que você divulga, e de
uma maneira subliminar inserir ações comerciais voltadas para a aquisição de
novos clientes. Por exemplo: Ao invés de postar uma foto de um produto com o
preço logo de cara, tente criar um conteúdo informando sobre os benefícios que
aquele determinado produto ou serviço pode oferecer ao seu cliente, e
posteriormente entre com uma ação direcionada para a venda. Conciliar conteúdos
“despretensiosos” com ações de venda é um dos segredos para se obter melhores
resultados nas mídias sociais.
Lembrando que não é
necessário impulsionar todas suas postagens, mas tente definir quais são as
mais relevantes para seu público, e esporadicamente realize uma publicação patrocinada
para alcançar novos interessados e aumentar sua base.
2
– PARCERIAS
Se você é proprietário de
uma micro e pequena empresa, sabe muito bem das dificuldades de se manter um
negócio ativo e saudável. Por isso mesmo, entende perfeitamente que assim como
você, existem outros milhares de empreendedores em busca de uma boa alternativa
para gerar mais vendas e obter mais lucro.
Sendo assim, efetivar parcerias
com o comércio local, fornecedores, e outros negócios que estejam alinhados ao
hábito de consumo do seu público alvo pode ser uma boa alternativa para ganhar
mais mercado. Por exemplo: Ofereça ao Pet shop do bairro um desconto para cada
cliente que ele indicar ao seu negócio, ou ainda, converse com seus
fornecedores sobre a possibilidade de um evento ou ação conjunta. Acredite,
pequenas empresas estão sempre dispostas a fazer este tipo de parceria, desde
que a mesma seja rentável e produtiva para ambos os lados.
Neste caso é fundamental
analisar todas suas conexões ativas, e avaliar quais oportunidades podem ser
exploradas com cada um de seus potenciais parceiros.
3
– SITES PARA ANÚNCIOS GRATUITOS
Atualmente existe uma
centena de sites que realizam o cadastramento gratuito de empresas na web.
Esses “guias” oferecem a divulgação gratuita de um negócio, o que ajuda (e
muito) no posicionamento de sua empresa na web. Como bem sabemos, hoje em dia
tudo é motivo pra dar um “GOOGLE” e estar bem posicionado faz toda a diferença
na hora de conquistar novos clientes.
Muitos desses sites trabalham
com anúncios gratuitos e você também pode impulsionar, o que melhora seu posicionamento
e alcance dentro dos visitantes da página e buscas.
4
– INDICAÇÃO DE AMIGOS
Estimule cada vez mais a
indicação de amigos e antigos clientes.
Crie campanhas com promoções
e descontos para quem chegar ao seu negócio por indicação, assim você consegue
estabelecer uma nova rede de contatos e chegar a públicos que você dificilmente
chegaria sem a realização de um investimento. Vale lembrar, que potencialmente
o seu consumidor conhecer uma dezena de outros potenciais consumidores do seu
produto ou serviço. Ou seja, estude melhor como impulsionar as indicações do
seu negócio, e invista tempo na criação de uma campanha que estimule esta
estratégia. Neste caso vale a pena premiar os dois lados da indicação: Quem
Indica e Quem foi Indicado, assim você poderá obter melhor desempenho e
alcance, sem falar da publicidade gratuita que com certeza irá acompanhar o seu
negócio.
5
– PROSPECÇÃO DE VENDAS
Se você precisa vender mais,
então precisa oferecer mais o seu produto ou serviço.
Identifique quem são seus
potenciais clientes, seus hábitos de consumo, canais de comunicação que mais
utilizam, e vá a luta!
Crie uma abordagem por
e-mail, telefone, ou pessoal e deixe a timidez de lado, afinal de contas, o seu
sonho depende muito disso. Neste ponto é muito comum visitar feiras de
negócios, encontros de empreendedores, reuniões de condomínio, entre outras
possibilidades que você identifique do seu público alvo. O mais importante é
saber que micro e pequenas empresas possuem um gigantesco universo de
concorrentes, e muitas vezes, quem chega primeiro é o grande vencedor.
6
– MANTENHA OS OLHOS ABERTOS
Seja para grandes empresas,
ou para micro e pequenos negócios, as oportunidades estão sempre por aí...
Mantenha seus olhos abertos e não descarte qualquer tipo de ação, afinal de
contas, o que inicialmente parece uma perca de tempo pode se tornar a melhor
alternativa para você ganhar mercado.
Faça uma analise criteriosa
sobre cada possibilidade, e invista tempo e dinheiro naquilo que você realmente
acredita.
Ninguém melhor do que você
para conhecer o seu negócio!
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