Pular para o conteúdo principal

Profissionais Híbridos! Como a geração Z está revolucionando o mercado de trabalho


Jovens ousados, sem raízes e fora da caixinha, ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

 

Desde a explosão do Big Data o mundo passou por uma grande transformação tecnológica, alterando o modo de viver de gerações de uma forma nunca vista anteriormente. O mundo expandiu para a era da internet, criando, assim, profissionais híbridos detentores de conhecimento em diversas áreas, e inseridos completamente no universo digital. E, dentro dessa digitalização, o mercado de trabalho também tem sentido a necessidade de se atualizar, pois um emprego com uma carreira estável, salário e status já não atrai mais a chamada geração "Z".

O objetivo agora é outro: os jovens da geração "Z" priorizam a qualidade de vida, e estão ansiosos por viver experiências. Eles têm entre 18 e 24 anos de idade e desejam, mais do que tudo, trabalhar com o que gostam (42%), equilibrarem trabalho e vida pessoal (39%) e serem reconhecidos pelo que fazem (32%), esses aspectos são mais importantes do que ganhar bem (31%), é o que diz os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para Marcus Araujo, presidente da Datastore e conhecido como "Mago do Imobiliário", o que a geração "Z" e os Millennias procuram é um ambiente sem amarras, com liberdade de expressão, empregos em que consigam aumentar o processo de criatividade. "Hoje, muitas construtoras e empresas estão se adaptando ao estilo "Z", característico de startups, disponibilizando espaço para que os colaboradores possam se sentir em casa, isso desperta o espírito de parceria e pertencimento em cada indivíduo. Além disso, o modo de viver também mudou, os apartamentos se tornaram mais compactos e com mais áreas de compartilhamento", enfatiza.

Os profissionais híbridos são conectados, descolados e, por possuírem experiências em diversas áreas, conseguem se adaptar facilmente a qualquer ambiente e trabalhar em planos de ação para solucionar qualquer problema/imprevisto que possam surgir. "Por viverem de maneira intensa eles buscam novas experiências. Eles também não têm mais o sonho de comprar uma casa, casar e ter filhos. Essa geração não pretende ter carro e prefere utilizar o transporte público, bicicleta ou aplicativos de transportes. Se trabalhar em casa, utiliza o coworking do condomínio. Na hora do almoço, a comida chega via aplicativo, as roupas são lavadas na lavanderia coletiva do prédio. Ou seja, a vida dessa geração gira em torno do lugar em que moram", destaca o presidente da Datastore.


Velha geração, novos hábitos
As gerações mais antigas também estão sendo influenciadas pelos hábitos de consumo da geração "Z", o que pede um conhecimento ainda maior sobre os públicos a serem atingidos pelo mercado imobiliário. "As pessoas perderam poder aquisitivo por conta da diminuição da renda. A mulher entrou no mercado de trabalho, as famílias optaram por terem somente um filho, as pessoas vivem conectadas, não contam mais com a ajuda de uma empregada doméstica para os afazeres da casa. Tudo caminha para um apartamento menor e com um projeto bem resolvido", analisa o Mago Imobiliário.

Marcos explica que "o importante é que todos os setores fiquem de olho. Essa geração está priorizando mais a educação, eles são curiosos e apaixonados pelo o que fazem, sabem aplicar a autogestão, querem resolver os problemas de forma rápida e, acima de tudo, priorizam o crescimento pessoal – que já não é mais passar 20 anos na mesma empresa. Estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, as organizações que não se adaptarem a essa mudança, ficarão para trás. Fica a dica" - finaliza Marcus.



Sobre a Datastore

A Datastore é uma empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário. Fundada por Marcus Araujo em 1994, a empresa possui o maior acervo de informações sobre as demandas imobiliárias dos brasileiros, que abrange desde grandes comunidades planejadas, terrenos em bairro planejado, terrenos em loteamento fechado, apartamentos de todas as categorias, imóveis na praia, no campo, salas e lajes comerciais, hotelaria, terrenos até galpões logísticos. Já foram pesquisados mais de 555 bilhões em VGV imobiliário desde 1994 de todas as categorias com inteligência de pesquisas da Datastore.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...