Pular para o conteúdo principal

Webinar Gratuito e Online debate sobre Empreendedorismo Negro no Brasil

 

Empreendedorismo-negro-no-Brasil-2021

Instituto Humanitas 360 e Fundação FHC promovem Webinar online e gratuito contará com a presença de Adriana Barbosa, da Feira Preta, Moisés Nascimento, do Itaú Unibanco, e Preto Zezé, da Central Única das Favelas (CUFA)

 

O Instituto Humanistas 360 e a Fundação FHC realizam, na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, às 11h, o Webinar - Empreendedorismo negro: oportunidade ou subemprego? Evento online e gratuito que debaterá as condições em que se dá o empreendedorismo negro no Brasil, país em que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população se declara preta ou parda.

A proposta do encontro é entender as raízes deste cenário, uma vez que empreendedoras e empreendedores negros movimentam R 1,7 trilhão por ano no Brasil e são mais da metade - cerca de 51% - dos brasileiros que empreendem, segundo dados do estudo "Empreendedorismo negro no Brasil", realizado pela aceleradora de empresários negros PretaHub, da Feira Preta, em parceria com a Plano CDE e o JP Morgan.

 


 

O encontro terá a presença de:

• Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub. Em 2017, Adriana foi homenageada como uma das 51 pessoas negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o MIPAD, premiação mundial reconhecida pela ONU. Em 2020 foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo. Dá consultoria e/ou integra o conselho de diversas empresas;

 

• Moisés Nascimento, CDO (chief data officer) do Itaú Unibanco. Formado em administração de empresas pela PUC-MG, fez mestrado em Gestão de Sistemas de Informação na Nova Southeastern University (NSU, Flórida);

 

• Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e fundador e CEO do Laboratório de Inovação Social (LIS). Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, é empresário, repórter, produtor, ativista e consultor de igualdade de oportunidades para empresas e governos. É autor de "A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada" (2014) e "Das Quadras Para o Mundo" (2019).

O debate será mediado por Cris Guterres, jornalista e apresentadora do programa Estação Livre, da TV Cultura, colunista do Universa/Uol, host e diretora criativa do Meteora Podcast.

 

O acesso ao evento será gratuito, realizado por meio da plataforma Zoom. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook, no link https://web.facebook.com/events/788841658475447.

 

As inscrições estão abertas no bit.ly/Empreendedorismo_negro . Perguntas podem ser enviadas ao e-mail aovivo@fundacaofhc.org.br .

 

Sobre a Fundação FHC

Sem fins lucrativos e apartidária, a Fundação FHC completa 18 anos em 2021. Criada por Fernando Henrique Cardoso ao deixar a Presidência, tem um duplo propósito: promover o debate público, a produção e a disseminação de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo; preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth Cardoso e FHC, de modo a contribuir com a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre a história brasileira.

Saiba mais: https://fundacaofhc.org.br/ .

 

 

Sobre o Instituto Humanitas360

O Instituto Humanitas360 atua desde 2015 desenvolvendo projetos e facilitando a coalizão de organizações sociais, profissionais e gestores públicos focados na diminuição da violência, na promoção da cidadania ativa e no aumento da transparência. Sua missão é promover a pesquisa e o conhecimento e envolver os cidadãos para alcançar uma melhoria sustentável dos padrões de vida na América Latina. Atualmente, o Instituto tem como principal vertente de atuação a criação de cooperativas sociais em penitenciárias brasileiras, visando reduzir a reincidência criminal a partir do fornecimento de conhecimento técnico e de estrutura para a criação de um negócio social.

 

 

  

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...