Pular para o conteúdo principal

Como São Paulo está se preparando para a retomada das Feiras e Eventos Corporativos

 

retomada-das-feiras-eventos-corporativos-em-sp-2020

Um dos setores mais impactados pela pandemia, setor de Feiras e Eventos corporativos inicia retomada para impulsionar negócios na cidade.

 

De acordo com dados do SEBRAE, o setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19, devido principalmente a necessidade de isolamento social imposto pelo vírus.

Segundo estudos, estima-se que cerca de 98% das empresas ligadas ao segmento tenham sido impactadas diretamente em sua rotina de negócios, onde o faturamento atingiu quedas entre 76% e 100% da receita para a maioria das empresas do setor.

Como reflexo do cancelamento de feiras e eventos na cidade e em todo o país, outro segmento que sofreu forte turbulência no período foi o de turismo corporativo. Segundo recente pesquisa da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Turismo Corporativo), a queda no turismo de negócios na cidade de São Paulo chegou a mais de 90% durante os meses da quarentena.

Para entender melhor os impactos da pandemia no setor e discutir sobre as medidas que estão sendo administradas neste momento para a retomada das feiras e eventos corporativos na cidade de São Paulo, conversamos com Paulo Passos, diretor executivo da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes).

Sobre o papel da ABRACE, Paulo explica que a entidade foi criada com o intuito de ser o representante do setor, bem como um ponto de equilíbrio entre associados e demais players do mercado. “Nossas ações visão a orientação para boas praticas do mercado, assim como a realização de eventos, e promoção comercial, além de entre outras coisas, a participação na normatização do setor e relações com outras entidades e associações”, afirma o executivo.

Para exemplificar a importante atuação da ABRACE, Paulo destaca que a entidade foi a responsável pela assinatura dos novos protocolos na cidade, representando todas as empresas do setor que trabalham em feiras e eventos comerciais em São Paulo.

Sobre o impacto da pandemia no dia a dia de quem vive o mercado de feiras e eventos corporativos na cidade, Paulo destaca que o setor vai muito além das empresas expositoras e visitantes de cada evento realizado, refletindo um cenário de grande perda nos últimos meses. “Em média, cada evento tem o potencial de movimentar mais de 50 setores macroeconômicos. Por exemplo, em meio a quarentena, apesar de não estarem sobre qualquer obrigação de fechar as portas, os hotéis da cidade ficaram sem atividade, devido não haver eventos corporativos. Pra se ter uma ideia do impacto, a hotelaria atingiu taxas de 6% de ocupação, um cenário que se refletiu também em segmentos como restaurantes, gráficas, e até mesmo casas noturnas e bares que dependiam do fluxo de turistas de negócios para manter o caixa. Ao todo, apenas o setor de montagem de estandes atinge mais de 200 mil pessoas”, completa Paulo.

Para evidenciar ao poder público e privado sobre a possibilidade da retomada das feiras e eventos corporativos na cidade, no último dia 14 de outubro, a ABRACE em parceria com outras associações e empresas do setor, realizou a 1ª edição da EXPO RETOMADA, em São Paulo. Segundo Paulo, o objetivo do evento foi o de apresentar aos órgãos públicos, patrocinadores, expositores e visitantes que seguindo os protocolos e medidas de segurança adequadas, o ambiente de feiras e eventos corporativos se torna tão seguro quanto qualquer outro presente no dia a dia. “Todos os protocolos de segurança foram estudados no mundo inteiro para que pudéssemos implanta-los com o máximo de segurança. Á partir daí, quando comparado com ações como ir ao shopping center, por exemplo, podemos garantir que trata-se de algo mais seguro. Não podemos nos esquecer que a economia depende das feiras, afinal de contas,  60% a 70% dos expositores são de pequeno e médio porte, e precisam das feiras para sua sobrevivência. Mais do que um canal de comunicação com o mercado, a feira comercial é uma propulsora da economia, sendo o principal ponto de encontro de oferta e procura”, completa Paulo.

Sobre os objetivos da EXPO RETOMADA, Paulo afirma que o evento superou suas expectativas em todos os sentidos. “Demonstramos ao poder público e mercado que é possível retomar as feiras e eventos corporativos na cidade, mantendo todos os protocolos e medidas de segurança assinados. Para reforçar esse compromisso, recebemos apoio do vereador Rodrigo Goulart que lançou um projeto de lei que torna o dia 14 de outubro como dia das feiras e eventos de negócios em São Paulo. Esse é um marco histórico para o nosso setor, pois reforça nosso papel na economia da cidade, e ajuda a distinguir as feiras e eventos corporativos de modelos como shows, seminários, casamentos, entre outros eventos sociais que em um primeiro momento foram todos erroneamente inseridos dentro do mesmo pacote pelo poder público”.

Depois de mais de 7 meses sem feiras e eventos corporativos na cidade, Paulo Passos destaca a emoção de muitas pessoas em poder voltar aos pavilhões e estandes comerciais. “Foi muito bom poder voltar a sentir o cheiro dos eventos e reencontrar parceiros e fornecedores. Agora é uma questão de tempo para que a cidade retome seu volume e destino de negócios, assim como de lazer e entretenimento. Este é um processo lento e gradual, pois a parada foi de um dia para o outro... Estamos acelerando aos poucos, realizando alguns pequenos eventos, o que já permite que a economia possa voltar girar. Já temos sentido o aumento na busca por espaços corporativos tradicionais, e com o surgimento da vacina e medidas de segurança, com certeza será questão de tempo para a retomada acelerada”, completa o executivo.

 

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...