Pular para o conteúdo principal

5 Erros que acabam com o Lucro dos Micro e Pequenos Negócios

 

como-calcular-o-lucro-em-pequenas-empresas

Preço errado, altos custos, impostos, e desperdício estão entre os principais motivos para a queda no lucro de Micro e Pequenos Empreendedores.

 

O lucro bruto do negócio, o quanto sobrou para pagar os gastos fixos e gerar lucro é conhecido como margem de contribuição.


Porém engana-se quem acredita que vender mais é sinal de ganhar mais. A receita de uma empresa, todo o dinheiro que entra, e o custo variável, aquele se modifica para mais ou menos durante as atividades do negócio, costumam andar juntos e isso pode gerar confusão, principalmente nos pequenos e microempreendedores.


Por isso, quando um negócio vende dez reais a mais, não são dez reais que sobraram no bolso, porque tem os custos variáveis atrelados como impostos, taxas de cartão, comissões, fornecedores e assim por diante.  


Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue, consultoria financeira voltada para o pequeno, médio e microempreendedor, elenca os 5 erros que acabam com a margem de contribuição de uma empresa, sendo ela um dos indicadores mais importantes de um negócio.

 

Preço errado

Uma das maiores causas para a margem de contribuição estar baixa. O valor cobrado pelo produto ou serviço precisa ser calculado de forma correta, pois preço errado não é suficiente para cobrir gastos, fazendo com que a margem de lucro vá para baixo. Quando se percebe que a margem de contribuição está baixa, menor do que se gostaria, muito provavelmente o empreendedor está errando no preço.

 

Custos altos com os fornecedores

Comprar caro, seja em produtos, matéria-prima ou serviços gerados por terceiros, precisam ser estudados e negociados. Em caso de reajustes desses itens, eles precisam ser repassados na precificação.

 


 

Custos altos de comissão

Taxas de maquininhas, de comissão de venda, de comissão de aplicativos de entrega, entre outros, incidem sobre a venda. O ideal é que todas as taxas sejam revistas e negociadas. Com o passar do tempo, muitas pessoas tendem a não prestar atenção nessas ‘pequenas’ taxas, que no montante significa um valor muito alto.

 

Crescimento dos impostos não repassados no preço

O empreendimento cresce e automaticamente se paga mais imposto, sempre proporcional. Um exemplo: no caso de MEI – Microempreendedor Individual, não se paga nenhum imposto direto de nota fiscal emitida, porém, ao crescer e se tornar SIMPLES Nacional, o imposto já salta de 3% a 6%, dependendo do tipo de negócio, que com o passar do tempo, com um crescimento maior ainda, pode começar a pagar mais, 10% ou 17%. Então o valor que se pagava quando começou, há 6 anos, hoje já pode estar pagando dez pontos percentuais a mais de imposto sobre o faturamento e se isso não estiver precificado, se isso não estiver calculado, a margem de contribuição desaparece.

 

Desperdícios

Rever todos os processos, minimizando ao máximo as perdas é fundamental para manter a margem de contribuição sadia. Dependendo do negócio, algumas perdas fazem parte do processo, por exemplo, em uma hamburgueria, no preço já está calculado a perda de hambúrguer, de alface, de tomate, uma perda natural de insumos, mas de repente o processo não está bem organizado, o empreendedor acaba perdendo o dobro desses insumos e isso vai refletir na margem de contribuição. Outro exemplo é a da prestação de serviços. Caso esse prestador tenha que ir três vezes no mesmo cliente por causa de erros que cometeu, acaba também gerando desperdício, seja de tempo ou de gastos com o deslocamento. Esses desperdícios podem ser causados por outros diversos motivos, acarretando um aumento de custo e perda de dinheiro.

Por isso, vale todo tipo de empresário, independentemente do tamanho do negócio, ficar atento a essas questões. Um simples deslize pode acabar totalmente com a margem de contribuição, ou seja acabar com a disponibilidade financeira para a empresa bancar as suas contas.

 

Sobrea 4blue:
Empresa que desde 2009 presta consultoria e treinamento financeiro para pequenas empresas de todo o Brasil, além de outros serviços estratégicos e empresariais. A 4blue atualmente é referência em gestão financeira para empreendedores.

https://www.4blue.com.br/

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...