Pular para o conteúdo principal

Como escolher o Coworking Perfeito para o seu Negócio

 

como-escolher-o-coworking-perfeito-para-o-seu-negocio-

Listamos as dicas mais importantes que você deve avaliar na hora de escolher o coworking ideal para o seu negócio

 

Modelo que chegou ao Brasil em meados de 2007, o Coworking rapidamente se tornou uma opção muito atraente para profissionais e empreendedores que precisavam de um espaço de trabalho com toda a estrutura e conforto necessários, mas que não podiam arcar com os custos que fazem parte do dia a dia de um escritório próprio.

Refletindo o crescimento do interesse dos paulistanos pelos coworkings, segundo dados do Censo Coworking Brasil, em 2018, a capital paulista já abrigava mais de 300 espaços destinados a escritórios compartilhados na cidade, e este número não para de aumentar.

Diante do atual momento de pandemia, desde 2020 muitas empresas tem adotado o Home Office como modelo de trabalho - e neste cenário os coworkings oferecem a solução perfeita para todos aqueles que não dispõem de um espaço confortável e sem interrupções em seus lares. Além do índice de produtividade, questões como o convívio com outras pessoas tem influenciado profissionais e empreendedores a buscarem os coworkings como alternativa para driblar a solidão imposta pelo Home Office - e agregar novos contatos a sua rede de relacionamento. Outro ponto importante está no fato de uma relevante fatia das empresas terem decidido abrir mão de seus “luxuosos” escritórios em grandes centros comerciais e migrarem sua equipe para modelos mais “híbridos”, que permitem ao próprio funcionário decidir quantos dias prefere trabalhar em casa e quantos irá atuar em um coworking que pode estar a poucos minutos de sua residência.

Com flexibilidade, conforto e ótimo custo-benefício, os coworkings deixaram de ser um espaço ocupado apenas por empreendedores em começo de carreira e passaram a ser um centro de oportunidades e atrativos para quem está em busca do escritório próprio.

Mas, em meio a uma infinidade de variações de modelos, perfis e diferenciais competitivos, fazer a escolha pelo coworking perfeito para o seu negócio pode ser uma tarefa das mais complexa e até mesmo estressante.

 

Pensando nisso, nós do Smart Business decidimos compartilhar com você, amigo leitor, os critérios que utilizamos em nossa própria experiência para escolha do Coworking São Paulo como nossa casa, listando aqui os pontos fundamentais que você deve avaliar na hora da tomada de decisão por um coworking para chamar de seu.

 


Confira as Dicas:

LOCALIZAÇÃO

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher um coworking para ser a casa do seu trabalho ou do seu negócio está relacionado à localização. Mais do que estar próximo a estações de trens, metrô e fluxo de ônibus, o coworking deve oferecer boas alternativas de restaurantes, supermercados e outras conveniências em suas imediações. Aqui no Coworking São Paulo, por exemplo, este foi um dos fatores preponderantes que encaminharam para sua escolha, visto que sua localização é extremamente privilegiada, estando a poucos metros da estação Brigadeiro do metrô e com uma infinidade de opções para alimentação e compras na Avenida Paulista, coração da cidade. Além disso, o fácil acesso à região permite deslocamentos mais rápidos entre casa e trabalho, e oferece uma opção oportuna para a visita de clientes e parceiros de negócios.

 

CONVENIÊNCIA

Um dos desafios que enfrentamos na hora de escolher o coworking perfeito para o nosso negócio esteve relacionado com este item, e isto aconteceu porque nossa rotina de trabalho pode não seguir os horários mais tradicionais, sendo este um grande obstáculo.

Na hora de escolher seu novo endereço, fique atento às conveniências que o espaço te oferece, como, por exemplo, funcionamento 24/7. Aqui no Coworking São Paulo encontramos neste modelo um grande diferencial, pois como nossa rotina de trabalho é, muitas vezes, estendida ao longo da noite e finais de semana para produção de conteúdos, contar com esta conveniência fez toda a diferença. Avalie quais outros diferenciais que cada espaço te oferece e quais deles realmente são importantes para você. De nada adianta um coworking com uma academia incrível se você, provavelmente, nunca utilizará o espaço. Prefira algo que esteja alinhado aos seus desejos e necessidades reais.

 

CUSTO X BENEFÍCIO

Entre as razões para profissionais e empreendedores migrarem para coworkings, o custo-benefício aparece sempre como um dos principais critérios de avaliação, afinal de contas, para o espaço ser ideal para o seu negócio, ele precisa caber no seu bolso.

Neste caso, antes de firmarmos nosso contrato com o Coworking São Paulo, fizemos uma grande pesquisa de preços e, para a nossa surpresa, boa parte dos espaços pesquisados estavam posicionados em uma mesma média de preços. Sendo assim, mais importante do que o menor valor é escolher por aquele que oferece o melhor custo-benefício. Ou seja, optar pelo mais barato como única estratégia de avaliação pode ser um grande erro, visto que na maioria das vezes ele não lhe atenderá todas as suas necessidades com excelência.

 

como-escolher-o-coworking-ideal-para-o-negocio
Área compartilhada do Coworking São Paulo

FLEXIBILIDADE

Outro grande diferencial que atrai milhares de pessoas e empresas para o modelo de coworkings é a flexibilidade. Além de oferecer uma estrutura que permite rapidamente a criação de salas com novos pontos de trabalho, proporcionando maior agilidade a rotina dos profissionais, os coworkings também atuam com diversos formatos de contrato, podendo ir desde a contratação diária, até modelos mais extensos.

No Coworking São Paulo, encontramos neste item uma boa solução para nossa equipe, visto que sem a necessidade de grandes investimentos ou burocracias, pudemos aumentar nosso espaço de trabalho, além de ter um contrato alinhado perfeitamente à nossa necessidade. Contar com este tipo de flexibilidade pode ser um fator decisivo para a escolha do coworking perfeito para o seu negócio, principalmente para quem está iniciando a jornada empreendedora e ainda tem receio de se comprometer com um modelo mais engessado.

 

CONFORTO

Considero este como um dos itens mais importantes na hora da avaliação e escolha do seu coworking perfeito. Lembre-se de que a maior parte do seu dia será consumido nas dependências do escritório e, por isso, é fundamental que o espaço ofereça itens de conforto para aumentar sua produtividade e qualidade de vida. Neste caso, indicamos que você realize uma experiência de Day Test, ou ainda a contratação de apenas uma diária para conhecer melhor questões relacionadas a cadeiras, mesas, iluminação, velocidade da internet, entre outros fatores. Em nossa primeira visita ao Coworking São Paulo, encontramos um espaço que atendeu com excelência todas as avaliações nestes critérios, o que foi essencial para a nossa escolha.

 

Dicas-para-escolher-o-melhor-coworking-para-empreender
Área de convivência do Coworking São Paulo

 

ESTRUTURA

Além dos itens de conforto para que sua escolha seja a mais acertada possível, vale ressaltar a avaliação sobre pontos ligados à estrutura que o coworking oferece para a sua comunidade no dia a dia. Por exemplo, diferenciais como: copa, refeitório, disponibilização de café e chá, banheiros sempre limpos, salas de reuniões equipadas, internet de alta velocidade e sem oscilações, recepção para visitantes, equipe de suporte e atendimento sempre à disposição, posicionamento de janelas, decoração agradável etc...

Uma boa análise sobre estes pontos é o conjunto necessário para que você escolha o coworking ideal para você e seu negócio. Aqui, no Coworking São Paulo, tivemos a oportunidade de encontrar uma junção perfeita de todos estes itens relacionados, o que só confirmou que estávamos no caminho certo.

 

fotos-coworking-sao-paulo-dicas
Frase de Inspiração na parede do Coworking São Paulo

“VIBE”

Não menos importante do que os demais itens a serem avaliados, a “vibe” ou energia do lugar também é um fator de grande relevância na hora de sua tomada de decisão. Visite os espaços pré-selecionados e veja se você se identifica com a comunidade de coworkers; faça uma análise sobre o perfil de negócios e profissionais que interagem com o espaço e se faz sentido para você. Em nossas avaliações iniciais, quando estávamos visitando vários coworkings, nos deparamos com diversas situações que nos distanciaram de alguns players. Por exemplo, excesso de barulho, coworkings dedicados a apenas uma modalidade de negócios, decoração muito ou pouco formal, entre outros. É óbvio que cada um tem a sua preferência e está em busca de um coworking que se conecte melhor com seu perfil e necessidades, o que só será possível avaliar durante as visitas ou Day Test. Para nós, do Smart Business, o Coworking São Paulo conseguiu atender todas as expectativas com grande excelência, sendo um conjunto perfeito de fatores que faz com que nosso negócio funcione com maior produtividade e proporcionando melhor qualidade de vida para equipe e parceiros.

 

Agora que você já sabe os principais pontos e fatores na hora de escolher o coworking perfeito para o seu negócio, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a fazer parte deste modelo que veio para revolucionar o jeito como trabalhamos e fazemos negócios lucrativos.

 

 


SAIBA MAIS SOBRE O COWORKING SÃO PAULO

Cada vez mais profissionais liberais, empreendedores e empresas de diferentes portes buscam modelos contemporâneos de trabalho, com conexão e networking qualificado, para maior produtividade e qualidade de vida.

Frente à essa realidade, desenvolvemos o conceito de Escritórios Flexíveis: design e arquitetura de qualidade, serviços de apoio e soluções customizáveis para as mais diversas necessidades.

Consulte-nos sobre nossos endereços, em localizações privilegiadas de São Paulo, e disponibilidade para projetos sob medida.

Acesse o site: https://www.coworkingsaopaulo.net/

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...