Pular para o conteúdo principal

As 7 Lições de Elon Musk para todo Empreendedor

 

licoes-de-elon-musk-para-empreendedores

Especialista aponta quais as lições mais valiosas de Elon Musk e que devem ser incorporadas por todo empreendedor

 

Um dos empresários mais reconhecidos da atualidade se chama Elon Musk. Depois de provar o poder da sua influência lançando uma moeda que surgiu como meme, o Dogecoin que está valendo 87 bilhões de dólares, de acordo com a CNBC, Musk tem muito o que ensinar para qualquer empreendedor que queira fazer a diferença no mundo.

Para o CEO das empresas Galact e Soliens e especialista em gestão empresarial e liderança, 1 - Henrique Schmidt, Elon Musk é uma pessoa que deveria ser parâmetro para todos os líderes, porque ele propõe ideias disruptivas e que já estão impactando todos os mercados a nível mundial. Schmidt, que foi responsável por transformar a Soliens na maior escola de energia solar da América Latina, separou 7 lições de growth para empreendedores que querem dar um passo maior nos seus negócios. Confira:



1 - Inicie sua jornada mesmo não dominando o negócio

Mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, o empreendedor deu início ao que mais tarde se tornaria o Paypal.


2 - Dedique parte do seu tempo para contratar pessoas com garra

Elon Musk gosta de lidar com jovens talentos e faz questão de contratar pessoas com pouca experiência, mas cheias de vontade, para suas empresas.


3 - Não desista, a menos que seja forçado

Erros vão acontecer sempre e isso não pode ser motivo para desistência. A única maneira correta de desistir é de forma calculada e se for a última opção.


4 - Aceite o fracasso

Elon diz que se as coisas não estão falhando, você que não está inovando. O seu negócio é um teste que vai se aprimorando à medida em que as falhas são corrigidas. Se não fracassar, você não saberá qual caminho leva ao sucesso.


5 - Aplique inovação como se fosse seu produto

Grandes empresas são construídas por grandes produtos e grandes pessoas. Fuja do convencional e aplique inovação como foco principal.


6 - Ouça conselhos de quem sabe aconselhar

Não adianta ouvir conselhos de quem não sabe do que está falando. Tenha pessoas, amigos ou profissionais que tenham habilidade de aconselhar. E mesmo assim, tenha seu próprio norte.


7 - Confie no seu potencial

A primeira startup de Musk era um site de indicação de negócios na internet, batizado de Compaq. A ideia foi lançada numa época em que a internet não era comum e os empreendedores locais não estavam interessados em colocar suas informações online. Mas Elon Musk insistiu, e acabou vendendo a empresa por 407 milhões de dólares.


Sobre Henrique Schmidt

Henrique Schmidt é um empreendedor focado em autodesenvolvimento e gestão de negócios. Foi responsável por colocar a Soliens, empresa de energia solar fundada em agosto de 2016, no ranking de melhores da América Latina. Além desta, Schmidt também lidera a Galact, uma startup de educação que disponibiliza conteúdo online sobre gestão empresarial e empreendedorismo. Fundada em abril de 2021, o objetivo até 2030 é impactar 1 bilhão de usuários. 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...