Pular para o conteúdo principal

As 7 Lições de Elon Musk para todo Empreendedor

 

licoes-de-elon-musk-para-empreendedores

Especialista aponta quais as lições mais valiosas de Elon Musk e que devem ser incorporadas por todo empreendedor

 

Um dos empresários mais reconhecidos da atualidade se chama Elon Musk. Depois de provar o poder da sua influência lançando uma moeda que surgiu como meme, o Dogecoin que está valendo 87 bilhões de dólares, de acordo com a CNBC, Musk tem muito o que ensinar para qualquer empreendedor que queira fazer a diferença no mundo.

Para o CEO das empresas Galact e Soliens e especialista em gestão empresarial e liderança, 1 - Henrique Schmidt, Elon Musk é uma pessoa que deveria ser parâmetro para todos os líderes, porque ele propõe ideias disruptivas e que já estão impactando todos os mercados a nível mundial. Schmidt, que foi responsável por transformar a Soliens na maior escola de energia solar da América Latina, separou 7 lições de growth para empreendedores que querem dar um passo maior nos seus negócios. Confira:



1 - Inicie sua jornada mesmo não dominando o negócio

Mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, o empreendedor deu início ao que mais tarde se tornaria o Paypal.


2 - Dedique parte do seu tempo para contratar pessoas com garra

Elon Musk gosta de lidar com jovens talentos e faz questão de contratar pessoas com pouca experiência, mas cheias de vontade, para suas empresas.


3 - Não desista, a menos que seja forçado

Erros vão acontecer sempre e isso não pode ser motivo para desistência. A única maneira correta de desistir é de forma calculada e se for a última opção.


4 - Aceite o fracasso

Elon diz que se as coisas não estão falhando, você que não está inovando. O seu negócio é um teste que vai se aprimorando à medida em que as falhas são corrigidas. Se não fracassar, você não saberá qual caminho leva ao sucesso.


5 - Aplique inovação como se fosse seu produto

Grandes empresas são construídas por grandes produtos e grandes pessoas. Fuja do convencional e aplique inovação como foco principal.


6 - Ouça conselhos de quem sabe aconselhar

Não adianta ouvir conselhos de quem não sabe do que está falando. Tenha pessoas, amigos ou profissionais que tenham habilidade de aconselhar. E mesmo assim, tenha seu próprio norte.


7 - Confie no seu potencial

A primeira startup de Musk era um site de indicação de negócios na internet, batizado de Compaq. A ideia foi lançada numa época em que a internet não era comum e os empreendedores locais não estavam interessados em colocar suas informações online. Mas Elon Musk insistiu, e acabou vendendo a empresa por 407 milhões de dólares.


Sobre Henrique Schmidt

Henrique Schmidt é um empreendedor focado em autodesenvolvimento e gestão de negócios. Foi responsável por colocar a Soliens, empresa de energia solar fundada em agosto de 2016, no ranking de melhores da América Latina. Além desta, Schmidt também lidera a Galact, uma startup de educação que disponibiliza conteúdo online sobre gestão empresarial e empreendedorismo. Fundada em abril de 2021, o objetivo até 2030 é impactar 1 bilhão de usuários. 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...