Pular para o conteúdo principal

8 Dicas para criar um Currículo Campeão

 

como-criar-um-curriculo-campeao-smart-business

Especialista aponta as melhores estratégias e dicas para criar o currículo perfeito e se destacar no processo de recrutamento

 

Artigo Escrito por: Débora Nesteruk

 

A busca de um emprego é um processo que geralmente demanda tempo e nem sempre é fácil, pois há muitas fases, testes e entrevistas. No entanto, há uma etapa que antecede tudo isso e que pode ser decisiva para um candidato ser ou não convidado para o processo seletivo: a análise do seu currículo/CV.

 

Para criá-lo é importante levar em consideração algumas coisas em relação ao tamanho do documento. Apresentar um CV longo demais não significa que você tenha um bom currículo, é mais importante ser direto e objetivo do que extenso. Caso contrário, é improvável que outras pessoas leiam cuidadosamente todos os detalhes, especialmente os recrutadores que recebem muitos currículos diariamente.

 

Embora o currículo seja o resumo de sua vida profissional e você queira registrar todas as coisas interessantes que fez ou esteja fazendo, algumas pessoas tendem a escrever muito sobre coisas que não são relevantes para um trabalho específico. Portanto, certifique-se de construí-lo pensando que o leitor pode não necessariamente conhecer todos os pormenores técnicos da sua função e nem ter muito tempo para analisá-lo em detalhes.

 

No entanto, não existe um modelo único para a criação de currículos, pois se trata de experiências de pessoas, e todas são diferentes. Mas vou compartilhar algumas seções que acho importante ter em um bom currículo:

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Informe seu nome, localização, e-mail e número de telefone para contato. Você também pode adicionar seu perfil no Linkedin ou link para portifólios espcíficos, se desejar.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Especifique uma área de interesse, como por exemplo: Finanças e Controladoria; Comercial e Vendas, etc.

 

RESUMO

Escreva um breve resumo sobre seu perfil, principais habilidades, aspirações e área que você gostaria de trabalhar.

 

EDUCAÇÃO

Adicione sua escolaridade, curso, detalhes da instituição que cursou, datas de início e conclusão.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Insira suas experiências anteriores começando da mais recente. Inclua o nome da empresa, função, data de início, data de término e tópicos com as principais responsabilidades e realizações.

 

HABILIDADES

Adicione idiomas, softwares / sistemas que você sabe usar, especificando o seu nível de proficiência.

 

CURSOS E CERTIFICADOS

Insira informações sobre cursos relevantes e recentes, e certificações técnicas. É importante relacionar a instituição onde realizou o curso, quantidade de horas e data de conclusão.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Use esta parte para registar algum trabalho voluntário, publicações ou outras informações relevantes sobre você que queira compartilhar.

 

 

Além disso, recomendo mais algumas dicas valiosas para a construção de seu CV:

 

       Use palavras-chave! É muito útil para a análise do recrutador ou RH.

       Não adicione muitas informações pessoais detalhadas como, por exemplo, número de documentos de identificação, estado civil ou quantidade de filhos -  isso não é relevante no processo de seleção.

       Revise a escrita para se certificar de que a linguagem está clara, e tenha cuidado com os erros de ortografia. Também esteja atento em relação a fonte utilizada para seja legível em um tamanho razoável (na dúvida utilize as fontes padrão).

       Tente formatar seu CV para que tenha entre 1 e 2 páginas - no máximo 3, se você for um profissional com muitos anos de experiência. Se possível, salve-o em formato PDF para se assegurar que não será modificado por ninguém.

       Podem haver posições e áreas que demandem algum ajuste e personalização do CV, portanto, procure conhecer o máximo possível da empresa e vaga para qual está se candidatando para criar uma versão de CV específica para cada uma.

       Profissionais das áreas de comunicação, design e imagem, por exemplo, precisarão ser um pouco mais inovadores em sua apresentação e podem ter versões diferentes de seus CVs. Use sua criatividade, apenas não torne o documento visualmente exaustivo para as pessoas que irão recebê-lo.

 

 

Lembre-se: não há certo ou errado quando se trata de construir seu currículo, mas tenha em mente de que ele é sua primeira apresentação a uma empresa. Por isso, com o uso de algumas dicas você pode torná-lo mais preciso e atraente para o mercado, e tenho certeza de que isso o ajudará em uma eventual busca ou mudança de trabalho.

 

Boa sorte!

 

Debora--Nesteruk-especialista-recrutamento-smart-business

Debora Nesteruk

Especialista em Recrutamento e Seleção.

Debora Nesteruk é formada em Relações Internacionais e Pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Nascida em São Paulo, trabalha na área de Recursos humanos há mais de 6 anos com atuação em grandes empresas no Brasil e na Europa.


 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

Comentários

  1. Parabéns pela matéria. Dicas práticas e essências, concordo muito com a Debora que não é só sobre as experiências, a forma como estão apresentadas fazem a diferença e podem significar até melhores oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Hoje em dia, com tanta competitividade no mercado, construir um currículo é bem mais do que descrever experiências, é um processo de venda pessoal! Obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando nosso site para mais matéria como esta! Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...