Pular para o conteúdo principal

5 Dicas Infalíveis para evitar carrinhos abandonados no seu site

 

dicas-para-eliminar-carrinhos-abandonados-do-e-commerce-smart-business

Especialista aponta as melhores estratégias para reduzir o número de compras não efetuadas no seu E-commerce

 

Em uma loja física a situação comum seria o cliente dizer "estou só olhando!". Esse fenômeno também acontece em lojas virtuais. Por ali, o movimento é conhecido como abandono de carrinho. Cerca de 83% das compras iniciadas são abandonadas em e-commerces no Brasil, segundo pesquisa do E-Commerce Radar. 

Por isso, a Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para a criação de lojas virtuais, dá dicas para evitar que isso aconteça.

1- Valor de frete
Muitos consumidores desistem de efetuar suas compras em lojas virtuais pelo alto valor de frete que ocorre em determinadas regiões. É notável que quando há alguma promoção de frete grátis, ou o frete não é cobrado por conta da região, as plataformas dão um grande destaque para essa informação.

É muito importante pensar que não adianta reduzir o preço do produto e compensar o valor final somando o frete. Isso dá ao cliente a sensação de que ele foi enganado. Uma boa opção é procurar diferentes opções de frete, por exemplo, cobrar a mais por urgência de entrega, porém oferecer alternativas mais demoradas a um preço menor.

2- Opções de pagamento
Outro motivo de desistência de compra é a plataforma oferecer poucas opções de pagamento para o cliente. Muitas vezes, o consumidor não é usuário do serviço de cartão de crédito e, por isso, não consegue finalizar seu pedido.

Adicionando novas formas de pagamento ao e-commerce, pode-se fidelizar clientes e até angariar novos públicos às suas vendas. Boletos, parcelamentos, depósitos e transferências são boas técnicas para solucionar esse problema.

3- Problemas na navegação do site
Quando o site apresenta problemas, o cliente se desestimula a realizar a compra. Se a plataforma tem links que não funcionam, informações desconexas e problemas na realização do cadastro, a probabilidade de desistência da compra é grande. Portanto, é importante assegurar que tudo no site funcione bem, para que a venda possa ser realizada com sucesso.

4- Falta de suporte
Ainda há muita desconfiança em torno das compras online, mesmo que a porcentagem de vendas realizadas tenha aumentado recentemente. Houve um crescimento de 12% em 2019 comparado ao ano anterior, segundo pesquisa do site Compre&Confie. Um serviço de suporte ao consumidor se torna, então, indispensável para o sucesso do e-commerce.

Ferramentas que podem ajudar nesse processo são: telefone e e-mail. Respostas instantâneas que guiem o cliente em tempo real para efetuar a compra são de extrema utilidade e importância. Porém, se isso não for executável, o atendimento tem que ser feito no menor espaço de tempo possível.

5 - Sites com navegação ruim para mobile
Segundo pesquisa do E-bit - site que mede reputação de lojas virtuais-, 32% das compras online são feitas por smartphones. Por isso, tem sido cada vez mais necessário que a plataforma se adeque aos padrões tanto para o computador, quanto smartphone.

Existe uma demanda recorrente de clientes comprando em horários diversos e lugares convenientes para eles, o chamado Convenience Gap. Por conta disso, os lojistas precisam se preocupar com o desenvolvimento de vários canais de vendas, para que o cliente consiga acessar o catálogo de produtos e ser direcionado facilmente para a página de pagamento. Essa tendência é chamada de omnichannel, ou seja, a presença da sua empresa em várias plataformas.

Sobre a Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e layouts, além de parcerias com meio de pagamentos e envios. Com mais de 1.5 milhão de lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Já são mais de 20 milhões de produtos vendidos, com faturamento total dos lojistas de mais de R$ 12 bi de reais.

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...