Especialista aponta as melhores estratégias para reduzir o número de compras não efetuadas no seu E-commerce
Em uma loja física a situação comum seria o cliente dizer "estou só olhando!". Esse fenômeno também acontece em lojas virtuais. Por ali, o movimento é conhecido como abandono de carrinho. Cerca de 83% das compras iniciadas são abandonadas em e-commerces no Brasil, segundo pesquisa do E-Commerce Radar.
Por
isso, a Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br),
plataforma para a criação de lojas virtuais, dá dicas para evitar que isso
aconteça.
1- Valor de frete
Muitos consumidores desistem de efetuar suas compras em lojas virtuais pelo
alto valor de frete que ocorre em determinadas regiões. É notável que quando há
alguma promoção de frete grátis, ou o frete não é cobrado por conta da região,
as plataformas dão um grande destaque para essa informação.
É muito importante pensar que não adianta reduzir o preço do produto e
compensar o valor final somando o frete. Isso dá ao cliente a sensação de que
ele foi enganado. Uma boa opção é procurar diferentes opções de frete, por
exemplo, cobrar a mais por urgência de entrega, porém oferecer alternativas
mais demoradas a um preço menor.
2- Opções de pagamento
Outro motivo de desistência de compra é a plataforma oferecer poucas opções de
pagamento para o cliente. Muitas vezes, o consumidor não é usuário do serviço
de cartão de crédito e, por isso, não consegue finalizar seu pedido.
Adicionando novas formas de pagamento ao e-commerce, pode-se fidelizar clientes
e até angariar novos públicos às suas vendas. Boletos, parcelamentos, depósitos
e transferências são boas técnicas para solucionar esse problema.
3- Problemas na navegação do site
Quando o site apresenta problemas, o cliente se desestimula a realizar a
compra. Se a plataforma tem links que não funcionam, informações desconexas e
problemas na realização do cadastro, a probabilidade de desistência da compra é
grande. Portanto, é importante assegurar que tudo no site funcione bem, para
que a venda possa ser realizada com sucesso.
4- Falta de suporte
Ainda há muita desconfiança em torno das compras online, mesmo que a
porcentagem de vendas realizadas tenha aumentado recentemente. Houve um
crescimento de 12% em 2019 comparado ao ano anterior, segundo pesquisa do site
Compre&Confie. Um serviço de suporte ao consumidor se torna, então,
indispensável para o sucesso do e-commerce.
Ferramentas que podem ajudar nesse processo são: telefone e e-mail. Respostas
instantâneas que guiem o cliente em tempo real para efetuar a compra são de
extrema utilidade e importância. Porém, se isso não for executável, o
atendimento tem que ser feito no menor espaço de tempo possível.
5 - Sites com navegação ruim para mobile
Segundo pesquisa do E-bit - site que mede reputação de lojas virtuais-, 32% das
compras online são feitas por smartphones. Por isso, tem sido cada vez mais
necessário que a plataforma se adeque aos padrões tanto para o computador,
quanto smartphone.
Existe uma demanda recorrente de clientes comprando em horários diversos e
lugares convenientes para eles, o chamado Convenience Gap. Por conta disso, os
lojistas precisam se preocupar com o desenvolvimento de vários canais de
vendas, para que o cliente consiga acessar o catálogo de produtos e ser
direcionado facilmente para a página de pagamento. Essa tendência é chamada de
omnichannel, ou seja, a presença da sua empresa em várias plataformas.
Sobre a Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas
virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e layouts, além de
parcerias com meio de pagamentos e envios. Com mais de 1.5 milhão de lojas
criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas
gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Já são mais de 20
milhões de produtos vendidos, com faturamento total dos lojistas de mais de R$
12 bi de reais.
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Fonte: Redação Smart Business
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