Pular para o conteúdo principal

Estudo revela que Microempreendedor ainda não conseguiu retomar o crescimento de seus negócios

 

estudo-sobre-micro-empresas-durante-a-pandemia

Índice SumUp do Microempreendedor revelou a maior queda no crescimento do setor nos últimos três anos no Brasil.

 

Em abril deste ano, motivado pelo novo coronavírus e o isolamento social, o segmento de micro e pequenos negócios apresentou queda de 8%, indo contra o crescimento e estabilidade alcançados nos anos de 2018 e 2019 e as boas perspectivas que existiam anteriormente para 2020. O levantamento da SumUp é o primeiro no Brasil a medir a atividade econômica e o crescimento de micro e pequenos negócios, que além de revelar o momento do setor, é um termómetro sobre o consumo do brasileiro.

"O Brasil é um país com características empreendedoras únicas. Aqui, encontramos microempresários que desenvolvem produtos e serviços diversos e que se adaptam às suas necessidades financeiras e de seus clientes. Ter um índice que auxilie a identificar a evolução das empresas nacionais amplia o acesso a informações e nos torna aptos a desenvolver soluções que contribuam para esse crescimento", explica Fabiano Camperlingo, CEO da SumUp.

Segundo Renan Pieri, Professor de Economia da EAESP-FGV e responsável por desenvolver a análise para a SumUp, "comparativamente a 2019, os meses de abril, maio e junho apresentaram a pior queda do varejo em 2020. O mês de julho foi marcado pela menor baixa do ano, o que pode significar um início de recuperação econômica gradual para o pequeno varejista. Tal dinâmica coincide com a reabertura econômica em grandes centros".

Em outubro, o Índice registrou percentual de -7%, mantendo a oscilação do período. Para Peri, "o indicador dos meses seguintes deve continuar oscilando, mas com uma projeção de melhora em relação ao auge da pandemia até aqui. Ainda assim, deve ficar abaixo de 2019 durante o ano todo.".

Para melhor compreensão deste cenário, a SumUp realizou uma pesquisa com mais de 4 mil microempreendedores para entender os impactos financeiros da Covid-19. O estudo revelou que, apesar de 57% dos respondentes já estarem com seus negócios funcionando normalmente, quase metade do número total de entrevistados ainda estão tentando se recuperar do período em que estiveram fechados, o que ajuda a compreender as oscilações constantes nas transações financeiras.

Acesse o índice na íntegra em: http://sumup.com.br/indice/

 

Índice SumUp do Microempreendedor

O Índice SumUp do Microempreendedor mede a atividade econômica de micro e pequenos negócios brasileiros. O objetivo da SumUp com o levantamento mensal é obter e fornecer ao mercado o conhecimento aprofundado sobre o setor, que tem como principal característica o potencial produtivo e empreendedor do brasileiro.

Para chegar ao termômetro do microempreendedorismo nacional, a SumUp utiliza informações do varejo que são cruzadas com seu banco de dados, desenvolvendo uma metodologia estatística para fazer a associação entre o volume transacionado por suas maquininhas de cartão e o volume de vendas do varejo.

 

Sobre a SumUp

A SumUp é uma fintech que oferece soluções financeiras, especialmente máquinas de cartão, para micro e pequenos negócios. Atualmente possui mais de 2.000 funcionários, 14 escritórios ao redor do mundo e conta com operações em 31 países. Nascida na Europa, em 2012, a fintech foi reconhecida pela revista americana Inc. como a empresa europeia com crescimento mais rápido no segmento - 14.368% entre 2013 e 2016.

No Brasil, a SumUp está presente desde 2013 com escritórios nas cidades de São Paulo e São José dos Campos, empregando 900 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIA+. Foi reconhecida em 2018 como uma empresa Great Place to Work no país. Em abril de 2016, a SumUp uniu forças com a Payleven e aumentou ainda mais sua presença de marca, principalmente no Brasil.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...