Visitamos os melhores coworkings de São Paulo para lhe apresentar o que cada espaço tem de melhor em um dos mercados mais competitivos da cidade.
Uma rápida busca no Google é o suficiente para nos depararmos com mais de 300 opções de coworkings apenas na cidade de São Paulo. Ao todo, segundo o Censo Coworking Brasil 2019, estudo que mapeia o mercado, a capital paulista possui mais de 380 espaços conhecidos, crescimento de 25% em relação ao último levantamento.
Com inúmeros diferenciais e custos mensais mais baixos em comparação com a locação de tradicionais salas comerciais em prédios corporativos, os coworkings surgiram como uma ótima opção para quem está em busca de um espaço de trabalho, e não quer ter que lidar diariamente com todos os custos e tarefas comuns aos escritórios.
Diferente do que muita gente imagina sobre os coworkings, foi se o tempo em que os espaços eram “reduto” apenas de empresas em inicio de atividade, startups aventureiras e profissionais liberais. Hoje em dia, grandes players de diversos mercados optaram por manter equipes em coworkings, justamente como forma de otimizar recursos, melhorar a qualidade de vida dos funcionários, e potencializar o desempenho de seus funcionários com a gestão de departamentos específicos em cada espaço.
Entre os principais diferenciais oferecidos pelos coworkings, encontramos ainda no estudo Censo Coworking Brasil 2019:
· 78% dos coworkings oferece endereço fiscal
· 45% possui comércio de alimentação
· 25% vende bebidas alcoólicas
· 98% possui salas de reuniões equipadas
Além disso, a grande maioria dos espaços oferece copa para refeições, cozinha, salas de jogos, áreas ao ar livre (jardins ou terraços), água e cafés inclusos nos planos, impressora compartilhada, e outros itens menos comuns como academia, vestiário, espaços de beleza e relaxamento, etc.
OS EFEITOS DA PANDEMIA
Com a pandemia do Coronavírus e posterior isolamento social, muitos coworkings precisaram se reinventar neste período, visto que a maioria das empresas alocadas sofreu impacto negativo em seu faturamento, o que refletiu na necessidade de ajustes a contratos, flexibilização de pagamentos, entre outras ações para minimizar a saída de negócios.
Porém, com a retomada das atividades ainda em caráter lento, e respeitando todas as medidas de segurança e higienização, os coworkings já começam a sentir o mercado se aquecer, principalmente com o retorno de clientes que estavam em Home Office, e com a chegada de novos players que viram nos coworkings a oportunidade de reduzir custos de locação e otimizar processos internos de trabalho.
COMO ESCOLHER O COWORKING PERFEITO PARA O SEU NEGÓCIO
Com cada vez mais ofertas de espaços na cidade, escolher um coworking “pra chamar de seu” pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. As inúmeras opções que vão desde grandes multinacionais do segmento até espaços mais modestos, produz um imenso conflito para o aspirante a coworker.
Foi pensando nisso, e para lhe ajudar a economizar alguns dias pesquisando espaços pela cidade, que nós do Smart Business nos unimos na realização de um grande projeto: Elencar os MELHORES COWORKINGS DE SÃO PAULO.
ESCOLHA DOS MELHORES COWORKINGS DE SÃO PAULO
Para chegarmos a seleção com os 10 melhores Coworkings de São Paulo, realizamos uma pré seleção com base em comentários, indicações, e experiências de clientes postadas pela internet. Com base nessas informações, e levando em consideração a localização, e estrutura de cada espaço, conseguimos reduzir nossa seleção para pouco mais de 20 coworkings.
Para a segunda etapa do projeto, realizamos visitas para o famoso “Day Use” em cada um dos espaços, vivenciando de perto o dia a dia de um coworker, e usufruindo dos principais diferenciais de cada coworking para contar a vocês o que cada um tem de melhor, e auxiliar na sua decisão pelo espaço ideal.
Após esta etapa, conseguimos elencar aqueles que mais nos surpreenderam, e apresentam diferenciais suficientes para receberem o Selo de Excelência Smart Business na categoria Coworkings.
Importante: A ordem de publicação dos espaços não está relacionada com ranking, pois entendemos que a escolha do “Melhor” é uma questão muito individual. A publicação considerou a data de visitação como fator para a ordem.
Vamos a lista:
Marca da rede Regus, o Spaces Berrini oferece uma grande diversidade de diferenciais, entre eles: Academia, vestiário com chuveiros, locação de patinetes e bicicletas elétricas para os clientes, carregador para carro elétrico, estacionamento, Rooftop para eventos, sala de jogos, e espaço pet friendly.
Além disso, o espaço oferece um mix de áreas compartilhadas, salas privativas, e semi privativas ideais para bate papos, networking e reuniões mais rápidas e informais.
Nossa Experiência: Em nossa visita conhecemos todos os detalhes do confortável prédio, próximo a estação Berrini. As áreas integradas permitem o contato direto com todos os coworkers, facilitando a conexão e networking entre negócios. Além disso, com decoração que mistura o despojado e formal, com toques modernos em uma composição clean, o Spaces Berrini atende a necessidade de todos os segmentos de negócio. Selecionado por nossa equipe como um grande player e referência no segmento, a experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$745,00 Mês/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$821,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$1030,00 Mês/por pessoa
*Os planos e
valores variam de acordo a unidade (Condições Especiais se aplicam)
Endereço Visitado: Rua Irmã Gabriela, 51 - Cidade Monções
Localização: A poucos metros da Estação Berrini da CPTM
Telefones: 11 3797-6000
E-mail: recepcao.berrini@spacesworks.com
Com 12 unidades que fazem parte da rede, o Vip Office oferece ao todo mais de 5.000 posições de trabalho, dedicadas para escritórios privativos.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Lounge e recepção que impressionam logo na entrada do prédio, salas que oferecem privacidade ímpar com ótimo isolamento acústico, café, restaurante, varanda, copa e refeitório, além de papelaria em todos os andares com scanner e impressora.
Nossa Experiência: O Vip Office oferece ao cliente uma experiência de alto nível em privacidade. Com decoração clean e moderna, o espaço possui ambiente mais formal e elegante, perfeito para quem busca um tom de mais sobriedade para o seu dia a dia e imagem corporativa. Em um ambiente que atende as necessidades de todos os profissionais e segmentos, o Vip Office proporciona experiência de espaço compartilhado com a sensação de exclusividade vip. Selecionado por nossa equipe como um grande player e referência no segmento, a experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Sala Privativa: á partir de R$1.200,00 Mês/por pessoa
Endereço Visitado: Alameda Santos, 1165 – Jardim Paulista
Localização: Próximo à estação Brigadeiro do metrô
Telefones: 11 4081-3001
E-mail: comercial@vipoffice.com.br
Com 6 unidades na cidade de São Paulo, o Co.W. tem entre seus coworkers algumas das maiores empresas de tecnologia do país, completando um mix de negócios dos mais variados nas unidades.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Estacionamento, auditórios, áreas de convivência, sala de jogos, copa, e uma aconchegante “praça” para dar aquela despressurizada, e imenso pé direito que oferece amplitude para todos os escritórios.
Nossa Experiência: O Co.W apresenta uma experiência completa que atende as necessidades desde autônomos que precisam de espaços compactos de trabalho, até grandes empresas que precisam de amplos espaços para suas equipes. A decoração do Co.W reflete com exatidão a criação de um ambiente descontraído, leve, jovem (tem um escorredor gigante na entrada), informal, mas que ao mesmo tempo propõem profissionalismo e networking de alto impacto, ideal para todos os segmentos e portes de negócios. Selecionado por nossa equipe como um grande player e referência no segmento, a experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$670,00 Mês/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$960,00 Mês/por pessoa
· Sala VIP: á partir de R$1.920,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$2.110,00 Mês/2 Lugares
*Os planos e valores variam de acordo a unidade (Especifico para a unidade Berrini)
Endereço Visitado: Rua Jaceru, 225 – Vila Gertrudes
Localização: Próximo à estação Morumbi da CPTM
Telefones:
E-mail:
Com 2 unidades na cidade de São Paulo, YOUW Coworking se destaca no cenário da Faria Lima com seu prédio icônico. Por dentro, o coworking atende em sua maioria, negócios voltados aos segmentos de arquitetura, decoração, design, e tecnologia.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Pé direito duplo que proporciona maior amplitude as salas privativas, decoração moderna e pensada em cada detalhe, com um mix de rústico e elegante em perfeita sintonia, incluindo mesas feitas com madeira de demolição, e muitas plantas que dão leveza e tranquilidade ao ambiente, além de rooftop para eventos e momentos de despressurização com vista para a Faria Lima.
Nossa Experiência: O amplo pé direito do YOUW proporciona maior conexão com o ambiente como um todo, permitindo que o coworker não se sinta “preso” em uma caixa. Os 9 andares são divididos em salas privativas, espaços compartilhados, e semi privativas, além de pontos de encontro para cafés e reuniões rápidas/informais. Selecionado por nossa equipe como player de destaque no segmento com localização privilegiada, a experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$600,00 Mês/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$850,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$2.100,00 Mês/2 Lugares
Endereço Visitado: Av. Brigadeiro Faria Lima 1755
Localização: Próximo ao Metrô Faria Lima
Telefones: 4240-2100
E-mail: falecom@youw.com.br
Localizado a poucas quadras do metrô Faria Lima, o Workof oferece a seu público um ambiente com áreas compartilhadas e privativas em perfeita harmonia e com foco em uma decoração mais formal e intimista.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Salas com isolamento acústico, espaço aconchegante com móveis altamente confortáveis, áreas de convivência, janelas em todos os espaços, inclusive nas mesas compartilhadas, sensor de temperatura, além de sistema para abertura automática das portas para coworkers por meio do smartphone.
Nossa Experiência: Apesar da decoração em tons mais formais, a tecnologia está presente em todos os detalhes do Workof, principalmente no sistema de entrada que permite ao coworker acessar o espaço apenas usando o smartphone, sem a necessidade de contato humano. Além disso, as amplas janelas oferecem a todos os ambientes maior claridade e sensação de bem estar para um dia de trabalho. Por mais que a decoração possa remeter a segmentos de maior sobriedade como advogados e contadores, o Workof atende a todas as áreas de negócios. Selecionado por nossa equipe como player de destaque no segmento com localização privilegiada, a experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$750,00 Mês/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$1.000,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$1.100,00 Mês/por pessoa
Endereço Visitado: Av. Brig. Faria Lima, 1656 - 6º andar
Localização: Próximo ao Metrô Faria Lima
Telefones: 11 - 3181–0331
E-mail: contato@workof.com.br
Com duas unidades, uma delas no bairro do Campo Belo, o Tato Coworking foge do tradicional eixo Paulista-Faria Lima, sendo uma opção atraente para os moradores do Campo Belo e região, próximo ao aeroporto de Congonhas.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Salas privativas com grandes janelas, iluminação natural por todos os ambientes, érea externa para descompressão, acesso 24hs, copa com café, chá e água inclusos, além de sala de reunião e estúdio fotográfico que pode ser locado individualmente por hora.
Nossa Experiência: A iluminação natural e composição com inúmeras plantas cuidadosamente espalhadas pelo espaço, proporcionam a sensação de estar ao ar livre, mesmo dentro do escritório. O mix de tons mais rústico, aliado aos itens mais modernos e cleans que compõem a decoração, ajudam a dar o ar de sofisticação e informalidade que fazem do Tato Coworking um ambiente agradável, simpático, e leve para um dia produtivo de trabalho para todos os tipos de negócios e empreendedores. Selecionado por nossa equipe como player fora do eixo Faria Lima-Paulista, atendendo a uma oportunidade de coworkers que desejam trabalhar mais perto de casa, inclusive indo a pé ou de bicicleta para o espaço. A experiência de “Day Use” atendeu todas as expectativas com excelência.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$399,00 Mês/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$696,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$2.497,00 Mês
Endereço Visitado: Rua Cristóvão Pereira, 1626 – Campo Belo
Localização: 6 minutos do aeroporto de Congonhas
Telefones: 11 9 9476-6018
E-mail: info@tatocoworking.com.br
Com 3 unidades, o Coworking São Paulo atende as necessidades e desejos de todos os perfis de negócios e empreendedores, indo desde empresas de tecnologia, até advogados e administradores.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Salas privativas com lousas brancas forrando as paredes, alta capacidade de personalização de salas, espaço para eventos, áreas compartilhadas, privativas e semi privativas para rápidas reuniões, sala de descanso, estacionamento, e acesso inteligente.
Nossa Experiência: Com localização privilegiada a poucos passos do metrô Brigadeiro, o Coworking São Paulo oferece a seus clientes uma estrutura capaz de atender as mais diferentes demandas de negócios. Com decoração moderna e móveis extremamente confortáveis, o dia de trabalho se torna produtivo e agradável. Selecionado por nossa equipe como player que se destaca dentro de uma das áreas mais concorridas da cidade.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$850,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$3.100,00 Mês
Endereço Visitado: Alameda Santos, 415 10º andar
Localização: Próximo ao metrô Brigadeiro
Telefones: 11 4810-5650
E-mail: adm@coworkingsaopaulo.net
O Opus Offices Center oferece aos clientes um ambiente adequado para todo o profissional que está em busca de um coworking com temática mais formal e relacionada a segmentos de alta performance, como por exemplo, advocacia, tecnologia, contabilidade, seguros, e mercado financeiro como um todo.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Refeitório e copa, internet de altíssima velocidade, presença de equipe de suporte a T.I, salas privativas, semi privativas, e de reunião, televisores acompanhando as noticias sobre a bolsa e negócios, atendimento das 08hs as 20hs , além de área compartilhada com ótima estrutura de trabalho.
Nossa Experiência: Localizado praticamente na porta da estação Fradique Coutinho, o Opus Offices Center atende em sua maioria empresas e empreendedores ligados ao mercado financeiro e tecnologia. Mesmo com todo o volume de negócios sendo realizado no local, o ambiente oferece um clima tranquilo, leve, e muito bem iluminado pelas imensas janelas que fazem da luz natural um ótimo refresco para o dia de trabalho. Com muito conforto e decoração moderna, o espaço conquista pelas tonalidades leves e mais formais, ideais para a rotina de trabalho. Selecionado por nossa equipe como player que se destaca pela sua localização estratégica e ambiente confortável e formal para negócios.
Planos e Valores:
· Estação Fixa: á partir de R$1.085,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$4.400,00 Mês/ 4 Posições de trabalho
Endereço Visitado: R. Fradique Coutinho, 50, 3º andar
Localização: Encostado no metrô Fradique Coutinho
Telefones: 011 3087-6996
E-mail: contato@opus-oc.com
Com duas unidades localizadas na região da Vila Madalena/Pinheiros, o Estação Coworking é a materialização de seu slogan “uma Home pra chamar de Office”. Com ambiente típico de uma casa paulistana, o espaço atende principalmente profissionais que buscam por um ambiente mais descontraído e informal para um dia de trabalho.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Possibilidade de trabalhar em áreas compartilhadas no jardim ao ar livre, amplas salas de reuniões, além de salas privativas com iluminação natural.
Nossa Experiência: No Estação Coworking tivemos a sensação de um dia de trabalho fora de São Paulo. Com um jardim que amplia nossa relação com a natureza e produz sentimento de bem estar e prazer, nem parecia que estávamos trabalhando. Durante nossa visita vimos muita gente chegando de bermuda, chinelo, pegando o notebook e sentando em uma cadeira ao ar livre, demonstrando que se trata do espaço perfeito para quem deseja sair do modelo tradicional de escritórios e buscar uma alternativa mais descontraída e informal, mas sem abrir mão da produtividade e conforto. Selecionado por nossa equipe como player que se destaca por oferecer uma proposta mais leve para um dia de trabalho.
Planos e Valores:
· Estação Rotativa: á partir de R$615,00 70 Horas/por pessoa
· Estação Fixa: á partir de R$935,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: Sob Consulta
Endereço Visitado: Rua dos Macunis, 68
Localização: Próximo ao Metrô Faria Lima
Telefones: 11 3032.0402
E-mail: contato@estacao.co
Localizado em uma região que combina a agitação dos negócios em meio a bairros residências de alto padrão, o Bucc Coworking atende a todos os perfis e necessidades de coworkers, indo desde empreendedores quem buscam por uma mesa para um dia de trabalho, até empresas com demandas para salas privativas.
Entre os principais diferenciais do espaço, podemos destacar: Estacionamento, grande jardim central com acomodações para expediente, copa com refeitório, amplas salas de reuniões, além de área compartilhada com porta corrediça com vista para o jardim.
Nossa Experiência: O Bucc coworking promove uma mistura harmoniosa de itens dignos de museu, como celulares, televisores, videogames, telefones, entre outros itens que fazem parte da historia e mostram a evolução tecnológica das últimas décadas, com um ambiente elegante, confortável, e com a conexão perfeitamente alinhada com o jardim. Um dia de trabalho no Bucc te oferece uma imersão em distintos ambientes, mas sempre sem abrir mão da produtividade.
Planos e Valores:
· Estação Fixa com gaveteiro: á partir de R$1.000,00 Mês/por pessoa
· Sala Privativa: á partir de R$3.500,00 Mês/ de 1 a 6 pessoas
Endereço Visitado: AV. Pedroso de Morais, 2120
Localização: Próximo a Estação Cidade Universitária
Telefones: 11 2476-8843
E-mail: comercial@bucc.com.br
Esta matéria foi elaborada com o objetivo de apresentar ao leitor nossa experiência de consumo, e indicar espaços que consideramos ótimas opções na categoria. A escolha do coworking ideal é uma questão individual, onde diferentes fatores podem ser prioritários ou não para cada necessidade e estilo de empreendedor/empresa.
Esperamos que esta matéria possa lhe ajudar a identificar a melhor opção para seu estilo de vida e negócio.
Praticamente todos os espaços oferecem itens como: Cabines telefônicas individuais com isolamento acústico, chá, café, atendimento telefônico personalizado (mediante contratação) e contratação de serviços de escritório virtual.
Fonte: Redação Smart Business
Fale com a gente:
Redação.smartbusiness@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos