Pular para o conteúdo principal

Manicure supera preconceito e se torna empresária de sucesso na web


historia-de-sucesso-Ana-Paula-Villar-manicure

Empresária superou todos os preconceitos e estereótipos para inspirar milhões de mulheres com seus cursos, serviços, palestras, e canal de sucesso no Youtube.



Foi de maneira despretensiosa que Ana Paula Villar descobriu o que iria mudar a sua vida: a manicuração. Mãe de dois filhos e moradora de Rocha Miranda, Zona Norte do Rio, Villar trabalhava em um escritório de contabilidade e para complementar sua renda vendia hambúrguer em um trailer, além de oferecer serviço de buffet.

Um dia, quando teve ajuda de uma amiga para fazer massas das coxinhas que vendia, Ana Paula quis retribuir o gesto e fez suas unhas. E foi aí que tudo mudou: no dia seguinte toda vizinhança já queria ser atendida por ela. Hoje, aos 44 anos, Villar se torna a manicure mais amada do Brasil conquistando 1 milhão de seguidores em apenas 5 anos de canal no Youtube. Além de sua força na internet, a empresária tem um ateliê para atendimento no Rio de Janeiro, onde oferece todos os serviços da área e atende sozinha com horários concorridíssimos, viajando o Brasil e o exterior ministrando cursos e congressos. Mas para quem pensa que ela quer parar por aqui, se engana:

“São anos de muito trabalho, muito choro, um cansaço sem fim, e muitas dificuldades que tive que enfrentar. A sensação é de realização, mas com a certeza de que minha missão ainda não chegou ao fim. É uma mistura de alegria, orgulho da minha profissão e de vitória. Essa marca é muito sonhada por todos os criadores de conteúdo em geral e tenho a certeza que ajudei a dar uma cara nova ao nicho das manicures. É uma vitória minha e de toda a ‘manicurada’ que sofre junto comigo diariamente com a desvalorização do mercado. Estamos crescendo cada vez mais e sei que alcançaremos o que desejamos e merecemos”, conta.

Como em quase tudo na vida, a trajetória até aqui não foi fácil. Além das dificuldades que toda profissão requer, Villar teve que superar situações de preconceito, discriminação e descaso: “Infelizmente vivemos numa realidade onde sempre vai haver gente que se acha melhor que os outros. Me orgulho muito de carregar essa bandeira que tem o sinônimo de representatividade. Sou negra, de origem humilde, filha de empregada doméstica, mãe solteira, gorda e me orgulho muito de quem eu sou. Mas muitas vezes quando estou em lugares nobres, percebo nos olhares e cochichos a expressão: ‘Quem é ela?’,‘Ela é famosa?’. Algumas pessoas ainda fingem que não me veem ou só se aproximam porque fuxicaram minhas redes sociais e viram que tenho números bons. Isso entristece, mas aí lembro que se estou ali, foi porque mereci, porque conquistei condições de estar e assim vou vivendo”, desabafa. 

A empresária, que chegou a falir e teve que recomeçar do zero, conta que sofreu descaso também por parte de marcas e profissionais, que faziam contratos abusivos ou duvidavam de sua capacidade: “Reprovavam o meu jeito espontâneo de ser, de falar, de vestir, e isso foi muito triste. As pessoas em volta não acreditam que vai dar certo, sofri com a exploração de marcas e pessoas que se aproveitaram do simples fato de sermos pobres, talentosos e sonhadores. Mas em contrapartida foi incrível receber a aceitação do público, que às vezes nem era da área. Quebrei tabus literalmente e mostrei que não precisava fazer a ‘bonitinha’, para mostrar a grande profissional que sou. Fui dia a dia derrubando essas barreiras e conquistando meu espaço.

Mais do que ser admirada por tantas pessoas e colegas de profissão, Villar se tornou ícone de inspiração e exemplo de superação. Todos os dias recebe depoimentos de fãs de todo o Brasil que tiveram acesso as suas aulas gratuitas no Youtube e se motivaram a melhorarem como profissionais e buscarem crescer se reinventando como ela sempre fez: “Antes de inspirar, acho que elas se identificam comigo e com a minha história. Muitas meninas pobres se tornam mães muito cedo e acabam tendo que trabalhar e abrir mão dos estudos e assim estacionam ou muitas vezes mudam de sonho. Quando vêem toda a minha trajetória, elas têm a certeza que também podem mudar de vida, crescer profissionalmente e também como pessoa, mesmo sendo de origem humilde,. O que mais recebo nas redes sociais ou escuto quando tenho a oportunidade de estar com elas, é que de alguma forma mudei a vida e a visão delas, seja com um post, um vídeo, um story isso é sensacional, incrível, me emociono muito.”


1 milhão merece comemoração

Para celebrar a conquista, Villar e sua equipe decidiram realizar ações comemorativas para assim contemplarem as manicures, fãs e patrocinadores que os acompanharam nesta trajetória até aqui. No dia 27 de julho houve o lançamento de um sorteio no Instagram da empresária, onde os participantes vão concorrer a vários produtos do segmento. O resultado desta ação será divulgado no dia 10 de agosto, em uma live especial no canal da Villar no Youtube. Será um programa ao vivo e totalmente interativo com música, demonstração de design de unhas, convidados e outras surpresas. A live ainda terá um caráter de solidariedade, o público e parceiros poderão doar donativos que serão doados a Casa Crescendo, uma instituição em Colégio que ajuda crianças carentes.


Mais sobre Ana Paula Villar:

A carioca Ana Paula Villar virou manicure acidentalmente. Foi ganhando elogios pelas unhas que fazia e quando se deu conta sua popularidade foi se espalhando tanto pelo bairro, que houve a necessidade de chamar algumas outras manicures para trabalharem na garagem de sua casa. À medida que a demanda ia crescendo e sua equipe também, Ana Paula Villar começou a sonhar com um salão maior.

Nessa etapa, seu filho mais velho, designer gráfico teve ideia de mostrar na internet os desenhos artísticos incríveis que saíam daquela garagem, o que aumentou a procura em todos os lugares do Rio. Como o atendimento era feito por ordem de chegada, as pessoas vinham de todo o lugar madrugar na porta de sua casa. O salão existia, mas o que público queria mesmo era aquela unha perfeita que viam na internet. Mesmo o salão abrindo às 9h, 5h da manhã já existiam pessoas em pé, brigando pela vaga e às 9h já tinham de 10 a 20 pessoas em pé no portão.

Ana Paula via o poder de atração e marketing, deu um passo maior do que a perna ao sair da garagem sem capital e ir para um salão enorme, com empréstimos, ela construiu o maior salão do bairro com uma estrutura incrível e uma equipe de quase 20 profissionais. Em um ano ela quebrou e se afundou em dívidas e problemas para manter aquele salão. Ela não tinha tempo de ser "a dona" porque era a manicure mais procurada, então mesmo ela acordando e indo dormir de madrugada, não sobrava tempo para administrar o caixa. Teve 3 salões funcionando ao mesmo tempo, parecia o auge da carreira quando as dívidas a fizeram retroceder, reconhecer seu fracasso e recomeçar DO ZERO.

Em 2015, ouvindo rumores do surgimento de blogueiras e influenciadoras digitais, Villar e sua equipe tiveram a ideia de criar um canal de manicure diferente de tudo que havia no Youtube. Cheio de risadas, fofocas e histórias, unindo assim, a didática impecável da Villar com o entretenimento entre a manicure e a cliente. A maior missão da Villar hoje é VALORIZAR a profissional manicure, que antes foi desvalorizada diante de outros profissionais da área da beleza. A manicure era motivo de descaso, renda extra, bico e a Villar mostrou que é possível viver e sustentar uma família inteira sendo manicure, mostrou que dá para ganhar muito dinheiro fazendo unha.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...