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Os Segredos para fazer uma Live de sucesso e “bombar” no Instagram


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Especialista aponta os passos e estratégias fundamentais para quem deseja fazer uma Live de sucesso e angariar um grande engajamento no Instagram



É cada vez mais comum a prática de transmissões ao vivo nas redes sociais com diferentes propósitos.

Porém, realizar uma live requer conhecimento e planejamento para manter a qualidade do vídeo, atrair visualizações e encorajar o engajamento de seguidores. “Para ter um resultado favorável e audiência em uma live, eu sigo os 4 passos para uma transmissão de sucesso e os 7 passos para a elaboração do roteiro, pois é muito importante saber o que você quer e para quem você quer comunicar”, afirma Tathiane Deândhela, palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio.

De acordo com a especialista, existem 4 passos iniciais para que uma live tenha sucesso:

1.     O contato visual direto é uma forma de reforçar seu argumento. Portanto se estiver fazendo a live pelo computador, olhe para a câmera. Se tiver fazendo pelo celular, olhe nos seus próprios olhos. “Essa estratégia passa a impressão de que você está olhando para os olhos das pessoas e, portanto, passa credibilidade”, afirma Deândhela.

2.     Use linguagem coloquial, como se fosse um bate-papo com um amigo. Quanto mais natural, mais agradável fica a live.

3.     Desenvolva conteúdos interessantes e que chame a atenção do maior número de pessoas.

4.     Faça um roteiro, com anotações em tópicos prontos para te guiar durante a live. “Eu desenvolvi os 7 passos para a elaboração do roteiro que faz total diferença na condução da live”, explica Deândhela.

 

O primeiro passo é chamado Efeito Silvio Santos, ou seja, é importante interagir com as pessoas logo na abertura da live, incluir um fundo musical animado (somente um trecho da música) e dar boas-vindas com o objetivo de valorizar e reconhecer o tempo que as pessoas estão investindo na sua live.

O segundo passo é falar o Tema da Live e ir revelando aos poucos o passo a passo do conteúdo. “É importante fixar o tema da live e repetir ao longo da transmissão o tema para aumentar a retenção”, ensina a especialista.

O terceiro passo é chamado de Momento da Inspiração. “A proposta é a de falar uma frase, uma história, um poema ou uma metáfora que tenha relação com o conteúdo, com o objetivo de atingir o lado emocional e gerar uma reflexão”, explica Deândhela.

O quarto passo é o Conteúdo Prático. “Geralmente eu uso a estratégia dos passos, para deixar uma comunicação mais assertiva, envolvente, inspiradora e didática, que ajuda a organizar as ideias e o conteúdo, além de gerar expectativa e segurar a audiência”, afirma Tathiane.

O quinto passo é a Chamada para a Ação. “Neste momento eu gosto de chamar as pessoas para o desafio de compartilhar, escrever o que entenderam, enviar dúvidas, mandar sugestões, por exemplo. A interação do público é muito importante e transformar a live em um bate-papo dinâmico pode enriquecer a conversa e atrair mais pessoas”, ensina Deandhela.

O sexto passo é o Recado Final. “É o momento de agradecer, falar sobre novidades, chamar para outras lives, pedir sugestões de temas, enviar brindes entre outros. É a hora de fidelizar o seu público”, afirma a especialista

O sétimo e último passo é a Despedida. “Agradecer a atenção, elogie as perguntas enviadas, a interação do público, leia os comentários em voz alta, faça com que as pessoas se sintam valorizadas”, diz Deândhela.

É importante ter uma agenda, sempre no mesmo horário, para anunciar os próximos assuntos. Isso mantém os seguidores informados e empolgados com as próximas novidades. E praticar, em frente ao espelho, pode ser uma ótima dica para ir perdendo a timidez e desenvolver a habilidade de falar em público. Afinal, quem sabe faz ao vivo, já diria o apresentador Faustão”, finaliza a especialista.


Tathiane Deândhela é palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”, que já está na 5ª edição e em junho lança “Faça o tempo enriquecer você”.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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