Pular para o conteúdo principal

Atividade Freelance cresce 32% no Brasil em meio à pandemia


Atividade-Freelancer-cresce-no-Brasil-pandemia

Estudo divulgado pela Workana aponta as áreas com maior demanda nos últimos meses, e quais segmentos surgem como oportunidade para os freelancers.



Um levantamento realizado pela Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, aponta que, desde o início do isolamento, cresceu em 42% o número de profissionais cadastrados na plataforma na América Latina. Apenas no Brasil, observou-se um crescimento de 32%. Em termos comparativos, o crescimento mensal até fevereiro girava em torno de menos de 10%, com média mensal de 70 mil registros. Apenas em abril, mais de 100 mil novos freelancers se registraram.

Dentre as áreas, se destacam TI & Programação, com crescimento de 100,49% no número de profissionais entre fevereiro e abril. Logo em seguida vem Finanças & Administração, com aumento de 83,83% nos registros. Em terceiro lugar aparece a área Legal, com crescimento de 59,29%. De acordo com Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana, muitas pessoas estão percebendo os benefícios do trabalho remoto e o cenário é positivo para a modalidade freelance. "Em meio às incertezas do mercado e as demissões que vêm acontecendo, o trabalho freelance pode ser uma boa oportunidade para que os profissionais encontrem bons trabalhos e possam manter sua renda, ou até mesmo complementá-la", aponta. O especialista destaca ainda que, em plataformas como a Workana em que o profissional é quem define o valor a ser cobrado pelo seu trabalho, o trabalhador é mais valorizado por ter o poder de cobrar o quanto vale por sua qualificação e experiência.

O estudo aponta, ainda, as áreas com mais demandas para profissionais no Brasil, e Legal dispara em primeiro lugar com crescimento de 92% entre fevereiro e abril, seguida por Engenharia & Manufatura, com incremento de 68,42% no número de projetos na plataforma. Schwebel analisa que as empresas, por estarem passando também por grandes mudanças, podem precisar desenvolver projetos pontuais para atender às novas demandas do mercado, e vêm encontrando na contratação freelancer uma boa maneira de cumprir as atividades com a colaboração de profissionais bem qualificados. "O freelancer se mantém em constante aprendizado, o que pode ser muito valioso para as empresas neste momento: profissionais facilmente adaptáveis, acostumados a trabalhar sob demanda e criativos podem resolver problemas trazendo soluções práticas e inovadoras", conta o especialista.

Veja abaixo as áreas com maior busca por profissionais (crescimento no Brasil)

• Legal - 95,65%

• Engenharia & Manufatura - 68,42%

• Design & Multimídia - 13,41%

• Marketing & Vendas - 12,80%

• TI & Programação - 8,67%

• Finanças & Administração - 1,92%

Por fim, Schwebel analisa que é importante que novas oportunidades devem surgir para os profissionais. "Notamos um crescimento considerável em todas as categorias da Workana, o que se deve muito também à adaptação da nova realidade em que vivemos. Isso pode contribuir de maneira muito positiva para o mercado freelance, pois mostra que as empresas não precisam se limitar a barreiras físicas para ter os melhores profissionais desenvolvendo projetos, e os profissionais têm muito mais oportunidades de trabalho em qualquer lugar do mundo", finaliza.

 

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com sete anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de um milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,2 milhões de freelancers cadastrados.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...