Pular para o conteúdo principal

Atividade Freelance cresce 32% no Brasil em meio à pandemia


Atividade-Freelancer-cresce-no-Brasil-pandemia

Estudo divulgado pela Workana aponta as áreas com maior demanda nos últimos meses, e quais segmentos surgem como oportunidade para os freelancers.



Um levantamento realizado pela Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, aponta que, desde o início do isolamento, cresceu em 42% o número de profissionais cadastrados na plataforma na América Latina. Apenas no Brasil, observou-se um crescimento de 32%. Em termos comparativos, o crescimento mensal até fevereiro girava em torno de menos de 10%, com média mensal de 70 mil registros. Apenas em abril, mais de 100 mil novos freelancers se registraram.

Dentre as áreas, se destacam TI & Programação, com crescimento de 100,49% no número de profissionais entre fevereiro e abril. Logo em seguida vem Finanças & Administração, com aumento de 83,83% nos registros. Em terceiro lugar aparece a área Legal, com crescimento de 59,29%. De acordo com Daniel Schwebel, gerente nacional da Workana, muitas pessoas estão percebendo os benefícios do trabalho remoto e o cenário é positivo para a modalidade freelance. "Em meio às incertezas do mercado e as demissões que vêm acontecendo, o trabalho freelance pode ser uma boa oportunidade para que os profissionais encontrem bons trabalhos e possam manter sua renda, ou até mesmo complementá-la", aponta. O especialista destaca ainda que, em plataformas como a Workana em que o profissional é quem define o valor a ser cobrado pelo seu trabalho, o trabalhador é mais valorizado por ter o poder de cobrar o quanto vale por sua qualificação e experiência.

O estudo aponta, ainda, as áreas com mais demandas para profissionais no Brasil, e Legal dispara em primeiro lugar com crescimento de 92% entre fevereiro e abril, seguida por Engenharia & Manufatura, com incremento de 68,42% no número de projetos na plataforma. Schwebel analisa que as empresas, por estarem passando também por grandes mudanças, podem precisar desenvolver projetos pontuais para atender às novas demandas do mercado, e vêm encontrando na contratação freelancer uma boa maneira de cumprir as atividades com a colaboração de profissionais bem qualificados. "O freelancer se mantém em constante aprendizado, o que pode ser muito valioso para as empresas neste momento: profissionais facilmente adaptáveis, acostumados a trabalhar sob demanda e criativos podem resolver problemas trazendo soluções práticas e inovadoras", conta o especialista.

Veja abaixo as áreas com maior busca por profissionais (crescimento no Brasil)

• Legal - 95,65%

• Engenharia & Manufatura - 68,42%

• Design & Multimídia - 13,41%

• Marketing & Vendas - 12,80%

• TI & Programação - 8,67%

• Finanças & Administração - 1,92%

Por fim, Schwebel analisa que é importante que novas oportunidades devem surgir para os profissionais. "Notamos um crescimento considerável em todas as categorias da Workana, o que se deve muito também à adaptação da nova realidade em que vivemos. Isso pode contribuir de maneira muito positiva para o mercado freelance, pois mostra que as empresas não precisam se limitar a barreiras físicas para ter os melhores profissionais desenvolvendo projetos, e os profissionais têm muito mais oportunidades de trabalho em qualquer lugar do mundo", finaliza.

 

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com sete anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de um milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,2 milhões de freelancers cadastrados.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...