Pular para o conteúdo principal

Estudo revela as 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros durante a pandemia


Marcas-mais-lembradas-pandemia-coronavirus-brasil

Grupo Croma divulga estudo com o ranking das marcas mais lembradas na opinião dos brasileiros durante a pandemia e como o posicionamento positivo tem influenciado o desejo de compras no período.


O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em oito ondas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. Analisando o comportamento de compra dos brasileiros, uma das perguntas refere-se ao posicionamento positivo das marcas frente à pandemia. Com exclusividade, o Instituto Croma Insights em parceria com pesquisa on line Toluna lança o ranking das 100 marcas mais lembradas. Após esta colocação, todas as marcas tiveram a mesma menção e foram posicionadas em ordem alfabética. 

Itaú (1º) foi a mais lembrada na pesquisa, com um desempenho social e empreendedor a instituição vem divulgando facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários. Ambev (2º) continua no ranking entre as três mais posicionadas, por conta da grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública e Magalu (3º) pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores Magalu, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos. Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas. 

Analisadas e separadas por segmentos a pesquisa ainda revela: Na alimentação  Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com mais impacto positivo, já no setor de bebidas Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem. As três instituições financeiras mais posicionadas de acordo com a pesquisa foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda (fashion) Havaianas, Nike e Adidas foras às instituições mais lembradas pelos brasileiros. O setor de higiene e limpeza foi liderado por marcas que lideram o mercado de venda a porta a porta e que criaram incentivos e distribuição de produtos de higiene e limpeza para população e rede pública hospitalar, são elas: Natura, O Boticário e Avon. 

As indústrias mais citadas nas pesquisas foram: Vale Gerdau e Suzano. Ypê, Unilever e Omo foram as mais lembradas no segmento de limpeza, destaque para as marcas que em tempo recorde conseguiram produzir grandes quantidades de álcool gel para distribuição gratuita em áreas de vulnerabilidade e hospitais. Comunicação destaque para Globo, SBT e Bandeirantes pela cobertura e informação sobre o novo Coronavírus Covid-19. Os aplicativos de serviços foram os que mais cresceram nesta quarentena e os mais lembrados positivamente na pesquisa foram: Ifood, Uber e 99 Taxi. E por fim, as marcas de varejo mais lembradas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia

Gustavo Lima (60º)  foi a celebridade mais bem colocada da lista e foi lembrado positivamente, vale ressaltar que o cantor foi o primeiro a encabeçar as doações  através das "lives" se transformar esta ação em um grande viral. O que deu destaque para marcas como o streaming YouTube (30º) e  Pic Pay (35º) por patrocinar e ajudar a arrecadação das doações com os QRCodes. A apresentadora Xuxa (70º) foi lembrada pela grande doação em dinheiro para compra de respiradores artificiais para o Rio de Janeiro.


Confira a lista completa das marcas.



Sobre o Grupo Croma
O Grupo Croma se dedica ao design de inovações em três unidades de negócios: CONSULTING & TECH: soluções ágeis em projetos de consultoria e inovação tecnológica. RESEARCH & DATA ANALYTICS: instituto de pesquisa e análises avançadas. EXPERIENCE & GROWTH: jornadas de capacitação e eventos. Com a missão de oferecer soluções para qualquer desafio de negócios, o Grupo Croma atua em diversos países e atende diferentes segmentos, sendo responsável por transformações significativas e resultados comprovados.


Sobre Edmar Bulla
Edmar Bulla é fundador do Grupo Croma, que oferece design de inovação. Graduado pela ESPM possui especializações em Neurociência e Comportamento pela PUCRS e em Marketing Digital por Harvard, além de formações em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições regionais e globais. Coautor do livro Líderes de Marketing, é professor e palestrante convidado em eventos no Brasil e exterior. Bulla é apaixonado por conduzir processos de transformação em grandes empresas.

Conheça mais em www.cromasolutions.com.br





Fonte: Redação Smart Business

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...