Pular para o conteúdo principal

De olho no Presente e no Futuro! Você já está no TikTok?


tiktok-nao-para-de-crescer-smart-business-blog

Especialista em marketing digital apresenta os diferenciais da plataforma e os segredos para quem quer se destacar na rede social que não para de crescer


Artigo escrito por: Paula Tebett

O TikTok não é uma rede social exatamente nova. Ele nasceu em 2017, lançado pela startup chinesa ByteDance, e depois de uma fusão com um aplicativo que também pertencia à empresa, mudou algumas ferramentas e adotou o formato atual. A companhia já havia testado um modelo similar no mercado do país oriental. Tratava-se de um espaço de criação de vídeos com música, o que ainda hoje é uma das funções mais utilizadas. Contudo, o TikTok está longe de ser limitado apenas a isso. Ele já é o quarto maior aplicativo em número de usuários no mundo, tem um público que não é só mais formado por jovens e sua expansão abre um novo lugar de compartilhamento de conteúdo para profissionais e empresas. Bom para o entretenimento e para os negócios.

E é fácil entender o porquê de ser um aplicativo atraente para todas as marcas. O primeiro ponto a favor é o aumento crescente de pessoas ligadas no TikTok. O período de quarentena e isolamento social por causa da pandemia de coronavírus contribui, e muito, para essa ascensão cada vez mais veloz, já que os índices de pessoas conectadas na internet, em diferentes plataformas, também aumentaram. No entanto, o aplicativo já estava em uma curva de crescimento considerável, e já era apontado como tendência para este ano. Com 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok havia ultrapassado Facebook e Instagram na contagem de downloads no ano passado. Outros fatores que favorecem a rede.

O que mais agrada no TikTok, atualmente, é o oferecimento de um enorme alcance orgânico. O aplicativo se utiliza de comunidades, com diferentes assuntos (também disponibiliza o uso de hashtags) e tipos de conteúdo possíveis, e mostra que quem chegar primeiro por lá, neste momento, vai levar a sua mensagem a um grande público. Isso explica o interesse dos influenciadores e marcas, também atraídos pelos convites do aplicativo, em garantir os seus nomes na plataforma. Não à toa, marcas gigantes como a NBA e a RedBull já entenderam o uso do TikTok. E há também espaço para micro influenciadores e anônimos que buscam chegar em outro patamar na internet.

Para isso, uma opção de muito valor à disposição dos usuários é poder compartilhar conteúdos criados em outras plataformas com o TikTok, e espalhar os vídeos deste aplicativo em outras redes sociais. Desta forma, o recurso de transmídia, que permite essa interação entre os aplicativos, favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes, e muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo. Existe a função de compartilhamento para o Instagram, por exemplo, e ainda a possibilidade de divulgar links, como os dos canais de Youtube e qualquer outro site. O TikTok também libera a transmissão de lives, de acordo com o crescimento e relevância do perfil. A ferramenta, em tempos de distanciamento entre as pessoas, é uma das formas mais usadas para debates e conversas, atualmente.


TikTok para os negócios

A própria rede social já está convidando e querendo que as marcas estejam no TikTok. É mais uma oportunidade para as empresas continuarem a atingir públicos diferentes e marcar suas posições. Dentre as opções viáveis para conteúdos produzidos por empresas, estão: vender produtos, de maneira direta, e vídeos que expliquem produtos e serviços. É sempre importante ter depoimentos de clientes, falar dos canais de comunicação e mostrar o trabalho realizado, seja em cursos, palestras, vídeos explicando serviços e produtos da empresa, por meio de podcasts ou vídeos linkados ao TikTok, uma vez que também é permitido usar trechos de áudio e vídeo gravados ou captados na internet.

Tanto para perfis pessoais ou profissionais, é importante usar os desafios que a rede propõe. O TikTok é muito pautado nos desafios, e a boa utilização da criatividade para criar conteúdos dentro dos temas que estão em alta deve gerar bom engajamento. Assim como nas outras redes, é essencial manter a regularidade de postagens, para cativar o público e mantê-lo fiel.

Já é possível encontrar no TikTok profissionais de diferentes áreas bem sucedidos na rede. Está lá gente de diversas ocupações, que vão de piloto de avião a nutricionista ou professor de inglês.

Um case que já se tornou um sucesso foi a contratação de profissionais pela Nestlé através do TikTok. A gigante do ramo dos alimentos procurou por mão de obra especializada pela rede social, e acabou contratando um diretor de marketing através das interações no TikTok.


Experiência pessoal

Para mim, o TikTok já se tornou parte integrante e fundamental do meu trabalho sobre mídias sociais, e entendo que tem que ser considerado como uma das boas novas formas de se comunicar e se posicionar na internet. Experimentei entrar na rede e em poucos dias já conseguia mais de mil e quinhentos seguidores e 10 mil curtidas em posts. Consegui viralizar um vídeo, de desafio, para quase 600 mil pessoas, organicamente, apenas me utilizando dos recursos e ferramentas da plataforma.

As pessoas que procuram o meu trabalho como especialista em mídias também perceberam que é um espaço bastante acessível para criação de conteúdo e interação ágil e direta. Uma plataforma que expõe a criatividade e pode atingir o público de maneiras diversas, de forma leve. Descobrindo os caminhos do TikTok, vai ser possível se divertir e fazer muitos bons negócios. Ele é uma força presente na internet, disputa com o Instagram em vários quesitos relacionados ao conteúdo de vídeo e pode crescer mais e mais. Por isso, a pergunta: você já fez sua conta e garantiu sua @ no TikTok?

 

Sobre a profissional

Paula Tebett é carioca, especialista em marketing digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela FACHA (jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de mais de 10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante, ministrando treinamentos em mídias sociais. Entre eles, alguns cursos sobre o aplicativo TikTok. Lançou uma série de vídeos sobre a plataforma no canal do Youtube.

Todo o material está disponível em https://www.youtube.com/user/paulatebett1.




Fonte: Redação Smart Business

 

Fale com a gente:

Redação.smartbusiness@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...