Em tempos de crise econômica e isolamento social, especialista orienta com o guia definitivo para melhorar a navegação e viabilizar uma maior quantidade de acessos no seu e-commerce
Ter sua
própria loja virtual pode ser um desafio, caso você não saiba como conquistar o
público.
Para atrair
e fidelizar clientes, é preciso compreender algumas formas de garantir acesso, como, por
exemplo, fazer bom uso das redes sociais para atrair tráfego.
Além disso,
através de buscadores e social ads, você pode optar por campanhas patrocinadas.
Mas se seu desejo é gerar visitas orgânicas, o jeito é potencializar as
técnicas de SEO implementadas na sua loja. "Ter tráfego
orgânico em sua loja virtual pode fazer uma diferença enorme e contribuir muito
para o seu sucesso. Além de ser mais qualificado, você não precisa gastar com
anúncios", explica Thiago Mazeto, diretor comercial e marketing da Tray, unidade de
e-commerce da Locaweb.
A Tray, por exemplo,
possui recursos de SEO que favorecem a configuração pelo próprio lojista e
facilita a utilização do Google Shopping e Facebook Ads. Segundo o
especialista, essas estratégias de marketing se iniciam ao conhecer a sua
persona, sabendo qual conteúdo ele consome, onde consome e quais são suas
principais características e necessidades. "Com isso, é possível entender quais conteúdos, palavras-chaves e termos
que podem ser utilizados na estratégia", aponta ele.
Além disso, quando o
intuito é atrair clientes para sua loja online, é importante pensar no que pode
diminuir a taxa de abandono. E a estrutura do seu site pode ser a solução.
Mazeto aponta sete dicas para sua loja virtual:
1. A velocidade é fundamental para SEO.
Quanto mais demorar para carregar sua loja, maior será sua taxa de abandono.
2. Otimize sua loja para dispositivos
móveis.
3. Escreva meta descrições atraentes
que sua persona entenda e procure.
4. Adicione ALT tags em todas suas
imagens, isso faz com o Google entenda mais sobre suas imagens.
5. Se você possui um produto esgotado,
use o redirecionamento 301 da URL para uma nova página de produto.
6. Ofereça opções de navegação por
categoria.
7. Otimize o tamanho do seu título para
ficar entre 60 a 70 palavras.
Outra dica importante é
com relação a atratividade do conteúdo. Segundo o especialista, as páginas de
produtos precisam ter 1000 palavras em média, além de usar palavras-chave de 3
a 5 vezes. As descrições podem atrair mais clientes se tiverem casos de uso e é
muito importante abrir o espaço para avaliações de usuários. "Incluir
vídeos de pessoas usando o produto, pode fazer com que o usuário fique mais
tempo na sua loja e, consequentemente, ganhará mais relevância no Google",
explica diretor comercial e marketing da Tray.
Por fim, para conquistar
acessos, é necessário compreender que a loja virtual e a loja física não
competem entre si. Por isso, é importante explorar as vantagens do meio online
para que as duas sejam complementares. "Com o e-commerce, os benefícios
são muitos. Não há limite físico para vender, podendo chegar no Brasil todo; as
campanhas e operações são mais fáceis de metrificar; há uma maior comodidade
para o comprador; disponibilidade 24 horas; um maior alcance e menor custo de
operação; além da possibilidade de vender seus produtos em outras lojas e
marketplaces", finaliza Mazeto.
Sobre a Tray
Com uma base de mais de 11,5 mil clientes ativos e 16 anos de história, a
Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - é uma das empresas de tecnologia
brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece
produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do
país, além uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os
estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende
desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão
corporativa Tray Corp.
Para mais informações, acesse: www.tray.com.br
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