Festival reunirá mais de 50 marcas de chocolate bean to bar no Pavilhão da Bienal de 12 a 15 março! Ingressos a venda
"Quanto mais ingredientes, mais suspeito o chocolate. Para fazer um bom
chocolate, só é necessário um bom cacau”. A afirmação é da escritora e
consultora francesa Chloé Doutre-Roussel,
mundialmente conhecida como Madame Chocolat. Chloé e mais de 20 especialistas
do Brasil e do mundo estarão na segunda edição do Chocolat
São Paulo – Festival Internacional do Chocolate e Cacau,
que acontece de 12 a 15 de março no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento,
considerado o maior do setor na América Latina, já tem 20 edições realizadas
entre Bahia, Pará e São Paulo e reúne cerca de 70 expositores, sendo mais de 50
marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.
Feito com cacau fino, selecionado,
o chocolate bean
to bar (da amêndoa à barra) tem conquistado cada vez mais adeptos
no Brasil. Prova disso é a constante expansão de marcas de chocolate nesse
nicho. Estima-se que atualmente haja mais de 150, a maioria delas usando cacau
dos maiores pólos produtores do País: Pará e Bahia. Juntos, os dois estados são
responsáveis por mais de 230 mil das 252 mil toneladas de cacau produzidas no
Brasil no ano passado.
“O Chocolat Festival surgiu para fomentar a profissionalização desse
mercado relativamente novo no País. Temos, durante quatro dias, o maior evento
profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas
e produtores, uma oportunidade para discutir a industrialização, a
verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das
amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado”, pontua o
empresário Marco Lessa, idealizador do festival, eleito em 2015 e 2018 uma das
100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil pela Revista
Dinheiro Rural.
Com teor mínimo de 40% de cacau
(contra os 25% das marcas de grandes indústrias) chegando até puríssimos 100%,
os chocolates feitos a partir de amêndoas selecionadas são mais saudáveis, pois
concentram maior quantidade de flavonóides, substâncias com poderosa ação
antioxidante. Conforme recente estudo de pesquisadores italianos publicado no
periódico Frontiers
in Nutrition, esses flavonóides são capazes de gerar ganhos em
atividades cognitivas como aquisição de memórias, atenção e raciocínio.
Programação
Voltado para consumidores e
profissionais da área, o Chocolat São
Paulo espera receber 30 mil visitantes nesta segunda
edição. Durante quatro dias, além da venda de chocolates e outros derivados do
cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos
de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas
por especialistas.
Logo na entrada do pavilhão da
Bienal, o visitante cruzará o Túnel Cabruca, simulação cenográfica e sensorial
de uma plantação de cacau sob a sombra da Mata Atlântica. Será possível ver e
tocar nos frutos, pisar nas folhas secas, ouvir os sons e sentir o aroma da
floresta. Em seguida, outro espaço temático mostra a quebra do cacau, um cocho
de fermentação e até uma mini barcaça de secagem das amêndoas.
Entre os nomes de destaque desta
edição está o
chocolatier francês Patrice Chapon, que já fez sorvetes para o Palácio
de Buckingham e hoje possui cinco lojas de chocolates na França, com pontos de
venda em locais privilegiados de Paris, a exemplo das luxuosas Galerias
Lafayette e aeroporto Charles de Gaulle. No Chocolat São Paulo, Chapon ensinará
a receita da sua famosa mousse de chocolate de origem, que une sua paixão
pelos sorvetes e a expertise em chocolate bean to bar. Durante o
evento, o francês também apresentará o case da sua marca e falará sobre o
mercado de chocolates na França, integrando o ciclo de palestras batizado de Chocoday.
Outra modalidade de palestras do
Chocolat São Paulo é o Fórum do Cacau, onde especialistas trazem
importantes temas do setor. Será possível, por exemplo, aprender sobre análise
sensorial do cacau com a doutora Adriana Reis, gerente do Centro de Inovação do
Cacau (CIC), ou conhecer o modelo de negócio do café especial, apresentado em
um paralelo com o cacau pelos especialistas Pedro Ronca e Vanusia Nogueira. O
Movimento Bean
to Bar e como o produto brasileiro é visto no mercado internacional
será o tema abordado pela francesa Chloé Doutre-Roussel, autora do livro The Chocolate
Connoisseur, e pela consultora Maria Fernanda Di Giacobbe,
embaixadora do Cacau da Venezuela.
Confeitaria
Um dos pontos altos do Chocolat
São Paulo são os workshops de confeitaria que ocorrem na Cozinha Show.
Por lá, passarão renomados chefs confeiteiros, como a premiada Bel Coelho.
Apresentadora do programa Receita de Viagem, do canal Discovery TLC, Bel fará
uma sobremesa exclusiva para o evento. Diego Lozano, Bertrand Busquet, Francisco Santana, Arnor Porto,
Caio Correa, Renata Arassiro e, claro, o badalado Patrice
Chapon completam o time da Cozinha Show.
Para participar das aulas é
preciso se inscrever previamente no site www.chocolatfestival.com.
As vagas são limitadas.
O Festival agrega ainda espaço de
recreação e minicursos de confeitaria para crianças, a Cozinha Kids,
além de exposição de esculturas de chocolate no Ateliê do Chocolate Harald.
Os visitantes também poderão ter a experiência de vivenciar a história do cacau
e do chocolate através de um passeio em realidade virtual oferecido pela Dengo
Chocolates.
Ingressos
A entrada para o Chocolat São
Paulo custa R$ 20 (R$ 10 a meia-entrada para estudantes). As aulas da Cozinha
Show custam R$ 50 cada, já as palestras Fórum do Cacau ou Chocoday saem por R$
80. Há pacotes disponíveis no site para quem participar de mais de dois itens
da programação. Na compra de qualquer curso ou palestra, o visitante
ganha o ingresso para a feira. Crianças com até 4 anos de idade não pagam
entrada.
O 2º Chocolat São Paulo – Festival
Internacional do Chocolate e Cacau conta com a parceria da
Barry Callebaut, Dengo Chocolates, Harald Unique e apoio institucional do
Governo do Pará, Governo da Bahia, entre outras entidades e instituições. O
Chocolat São Paulo é uma realização da MVU Eventos, proprietária da marca para o Brasil e
exterior.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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