Pular para o conteúdo principal

Chocolat Festival volta a São Paulo em março

Chocolat-Fetsival-Pavilhão-Ibirapuera-Smart-Business

 Festival reunirá mais de 50 marcas de chocolate bean to bar no Pavilhão da Bienal de 12 a 15 março! Ingressos a venda

 


"Quanto mais ingredientes, mais suspeito o chocolate. Para fazer um bom chocolate, só é necessário um bom cacau”. A afirmação é da escritora e consultora francesa Chloé Doutre-Roussel, mundialmente conhecida como Madame Chocolat. Chloé e mais de 20 especialistas do Brasil e do mundo estarão na segunda edição do Chocolat São Paulo – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece de 12 a 15 de março no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento, considerado o maior do setor na América Latina, já tem 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo e reúne cerca de 70 expositores, sendo mais de 50 marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Feito com cacau fino, selecionado, o chocolate bean to bar (da amêndoa à barra) tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Prova disso é a constante expansão de marcas de chocolate nesse nicho. Estima-se que atualmente haja mais de 150, a maioria delas usando cacau dos maiores pólos produtores do País: Pará e Bahia. Juntos, os dois estados são responsáveis por mais de 230 mil das 252 mil toneladas de cacau produzidas no Brasil no ano passado.

 “O Chocolat Festival surgiu para fomentar a profissionalização desse mercado relativamente novo no País. Temos, durante quatro dias, o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores, uma oportunidade para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado”, pontua o empresário Marco Lessa, idealizador do festival, eleito em 2015 e 2018 uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil pela Revista Dinheiro Rural.
 
Com teor mínimo de 40% de cacau (contra os 25% das marcas de grandes indústrias) chegando até puríssimos 100%, os chocolates feitos a partir de amêndoas selecionadas são mais saudáveis, pois concentram maior quantidade de flavonóides, substâncias com poderosa ação antioxidante. Conforme recente estudo de pesquisadores italianos publicado no periódico Frontiers in Nutrition, esses flavonóides são capazes de gerar ganhos em atividades cognitivas como aquisição de memórias, atenção e raciocínio.


chocolat-festival-pavilhao-ibirapuera-smart-business-blog

Programação
Voltado para consumidores e profissionais da área, o Chocolat São Paulo espera receber 30 mil visitantes nesta segunda edição. Durante quatro dias, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas.

Logo na entrada do pavilhão da Bienal, o visitante cruzará o Túnel Cabruca, simulação cenográfica e sensorial de uma plantação de cacau sob a sombra da Mata Atlântica. Será possível ver e tocar nos frutos, pisar nas folhas secas, ouvir os sons e sentir o aroma da floresta. Em seguida, outro espaço temático mostra a quebra do cacau, um cocho de fermentação e até uma mini barcaça de secagem das amêndoas.

Entre os nomes de destaque desta edição está o chocolatier francês Patrice Chapon, que já fez sorvetes para o Palácio de Buckingham e hoje possui cinco lojas de chocolates na França, com pontos de venda em locais privilegiados de Paris, a exemplo das luxuosas Galerias Lafayette e aeroporto Charles de Gaulle. No Chocolat São Paulo, Chapon ensinará a receita da sua famosa mousse de chocolate de origem, que une sua paixão pelos sorvetes e a expertise em chocolate bean to bar. Durante o evento, o francês também apresentará o case da sua marca e falará sobre o mercado de chocolates na França, integrando o ciclo de palestras batizado de Chocoday.

Outra modalidade de palestras do Chocolat São Paulo é o Fórum do Cacau, onde especialistas trazem importantes temas do setor. Será possível, por exemplo, aprender sobre análise sensorial do cacau com a doutora Adriana Reis, gerente do Centro de Inovação do Cacau (CIC), ou conhecer o modelo de negócio do café especial, apresentado em um paralelo com o cacau pelos especialistas Pedro Ronca e Vanusia Nogueira. O Movimento Bean to Bar e como o produto brasileiro é visto no mercado internacional será o tema abordado pela francesa Chloé Doutre-Roussel, autora do livro The Chocolate Connoisseur, e pela consultora Maria Fernanda Di Giacobbe, embaixadora do Cacau da Venezuela.


Confeitaria 
Um dos pontos altos do Chocolat São Paulo são os workshops de confeitaria que ocorrem na Cozinha Show. Por lá, passarão renomados chefs confeiteiros, como a premiada Bel Coelho. Apresentadora do programa Receita de Viagem, do canal Discovery TLC, Bel fará uma sobremesa exclusiva para o evento. Diego Lozano, Bertrand Busquet, Francisco Santana, Arnor Porto, Caio Correa, Renata Arassiro e, claro, o badalado Patrice Chapon completam o time da Cozinha Show. 

Para participar das aulas é preciso se inscrever previamente no site www.chocolatfestival.com. As vagas são limitadas.
 
O Festival agrega ainda espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças, a Cozinha Kids, além de exposição de esculturas de chocolate no Ateliê do Chocolate Harald. Os visitantes também poderão ter a experiência de vivenciar a história do cacau e do chocolate através de um passeio em realidade virtual oferecido pela Dengo Chocolates.


Ingressos
A entrada para o Chocolat São Paulo custa R$ 20 (R$ 10 a meia-entrada para estudantes). As aulas da Cozinha Show custam R$ 50 cada, já as palestras Fórum do Cacau ou Chocoday saem por R$ 80. Há pacotes disponíveis no site para quem participar de mais de dois itens da programação.  Na compra de qualquer curso ou palestra, o visitante ganha o ingresso para a feira. Crianças com até 4 anos de idade não pagam entrada.

O 2º Chocolat São Paulo – Festival Internacional do Chocolate e Cacau conta com a parceria da Barry Callebaut, Dengo Chocolates, Harald Unique e apoio institucional do Governo do Pará, Governo da Bahia, entre outras entidades e instituições. O Chocolat São Paulo é uma realização da MVU Eventos, proprietária da marca para o Brasil e exterior.

Mais informações: www.chocolatfestival.com


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...