Pular para o conteúdo principal

Como recuperar uma empresa à beira da Falência

como-tirar-uma-empresa-da-falencia-smart-business

Advogado especialista explica que erros geralmente estão na gestão do negócio, mas se aplicada uma solução correta, é possível reverter quadro antes da perda total. 

 


A economia é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um país, no entanto não é possível dizer que os negócios brasileiros dependem exclusivamente disso para que sejam lucrativos. Além da moeda, que precisa ir bem para alavancar os empresários, existem outras questões, especialmente na administração de negócios que podem resultar na falência de empresas se mal gerenciadas.

Quando a empresa está nesta situação por conta desses motivos, é preciso aceitar ou trabalhar arduamente da recuperação dela. Além de dinheiro, uma equipe dedicada e que entenda os processos de cada setor, pode ser o diferencial para o que as coisas voltem a dar certo.

Daniel Toledo, advogado da Toledo e Advogados Associados, especializado em direito internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio fundador do grupo Loyalty Consultoria Internacional, explica que embora a economia seja importante, não é o único determinante para o sucesso. "O primeiro item a ser analisado em uma empresa que está à beira de um processo de falência é a estrutura. É necessário saber quais foram os motivos para chegar nesse momento. Muitas vezes, o erro pode estar relacionado a gastar mais do que consegue faturar, grandes endividamentos, talvez inadimplência, onde houve erro de gestão do departamento jurídico, na cobrança, alguma inexperiência do administrador ou decisões erradas", relata.

O decreto de falência pode ser considerado um último suspiro, mas nesse período há tempo para fazer uma intervenção financeira imediata ou se preparar para os problemas que acompanham a condição, uma vez que há impactos em relação a crédito e consequentemente na vida pessoal. Alguns fatores serão apurados para concluir o caso. Será analisado se houve má gestão, má fé, se realmente foi um fator de mercado ou concorrência que gerou essa quebra.

Daniel explica que saber se uma empresa pode ser recuperada ou não depende da avaliação de quem vai receber essa empreitada. "O primeiro passo da avaliação é notar principalmente qual é a estrutura da empresa, seja administrativa, financeira, os passivos e ativos, quem são os credores, onde foram cometidos os erros e entender se essa organização  pode ser modificada a ponto de se recuperar e ter resultados positivos", afirma o advogado.

Há um grande número de pedidos de recuperação de empresas brasileiras, em razão de falta de crédito para investir em tecnologia, marketing, desenvolvimento, novas estruturas e até treinamento. Para o consultor, isso acontece porque os empresários utilizam o próprio capital de giro, parte do lucro, para simular uma instituição financeira quando oferecem parcelamentos e crediário para os consumidores.  “Muitos gestores notam que estão em um caminho perigoso antes de ser algo sem volta. Por esse motivo, contar com uma consultoria especializada, e que possui uma visão técnica, é essencial para essa evolução”, conclui Toledo.

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante, sócio fundador do grupo Loyalty Consultoria Internacional.

Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br
Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 64 mil seguidores    https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.






Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...