Pular para o conteúdo principal

8 Motivos para contratar uma Consultoria de Negócios

motivos-para-contratar-consultoria-smart-business


Especialista na gestão de Micro e Pequenas Empresas lista os 8 principais Motivos para contratar uma consultoria de negócios

 


A constante busca por inovação é essencial para toda empresa que deseja se consolidar com sucesso no mercado, principalmente as micro e pequenas. Neste cenário, muitos empreendedores buscam nas consultorias e mentorias uma alternativa para agregar conhecimentos e experiências que sejam valiosas para levar o negócio a um novo patamar.

Quebrando a imagem de que consultorias de negócio são “coisas caras” e dispensáveis, as micro e pequenas empresas tem optado de forma frequente pela contratação de consultores e especialistas que com uma visão estratégica e profissional ofereçam um novo horizonte de oportunidades para o crescimento sustentável do negócio.

Pensando nisso, listei 8 motivos que considero os principais para que uma empresa, de qualquer segmento ou porte, realize a contratação de uma consultoria profissional para a gestão do próprio negócio.

Confira a lista:

1 – CUSTO-BENEFÍCIO
Diferente do que muita gente imagina, contratar uma consultoria pode representar uma grande economia não apenas de dinheiro, mas também de tempo e demais recursos. A maioria dos empreendedores ainda tem a imagem de o trabalho do consultor ser algo supérfluo, e consequentemente caro demais. A diferença é que um consultor experiente e qualificado irá desenvolver ações e estratégicas que impulsionarão o negócio em um curto espaço de tempo, e de maneira economicamente sustentável. No final das contas, o custo é bem menor do que optar pela contratação de um profissional CLT, visto os encargos tributários, e principalmente o tempo investido para que o contratado possa entender o negócio, se adequar a rotina da empresa, e apresentar resultados expressivos.


2 – FOCO NOS RESULTADOS
A experiência adquirida ao longo da carreira permite que o consultor seja mais assertivo na definição e efetivação das estratégias e ideias para o negócio, gerando uma grande economia de dinheiro, mão de obra e tempo. É comum que em um momento de dificuldade do negócio ou no desejo de expandir a empresa, o empreendedor comece a colocar em pratica diversas iniciativas que ele acredita serem interessantes. O problema é que nem sempre essas são as melhores estratégias, e além disso, a forma como serão executadas faz toda a diferença na hora de alcançar os resultados desejados. Quando você contrata um consultor está trazendo para dentro da sua empresa um profissional capacitado, que já esteve diante de inúmeras situações no mercado, e que pode de forma pratica e eficaz te apresentar os melhores caminhos para um resultado consolidado.


3 – NOVOS CONHECIMENTOS
Em meio a tantas burocracias e problemas comuns ao dia a dia de qualquer negócio é difícil o empreendedor se manter atualizado sobre novas tecnologias, tendências, e estratégias que podem ajudar no crescimento da empresa. Um dos principais benefícios em contar com uma consultoria especializada está em receber constantemente informações relevantes para o negócio. Por exemplo, sempre que iniciamos um novo projeto realizamos um amplo Estudo Mercadológico, onde apresentamos ao empreendedor inúmeras informações sobre mercado, satisfação do cliente, hábitos de consumo, tendências, analises dos concorrentes, e posicionamento de marca. Na maioria das vezes, estas informações estão fora do radar do empreendedor, mas são essenciais para quem deseja crescer e alcançar um novo patamar. Além disso, nossos conhecimentos e feeling permitem que esses dados e informações sejam transformados em ideias, estratégias e objetivos a serem alcançados em um curto espaço de tempo, e sempre respeitando a viabilidade financeira e perfil de cada negócio.

 
4 – SUPORTE NA TOMADA DE DECISÕES
Com o auxilio de informações, experiência e conhecimentos de um especialista, o processo de tomada de decisões dentro do negócio se torna mais qualificado e assertivo, economizando tempo, investimento e dores de cabeça. Por exemplo, há algum tempo tivemos um cliente que estava em processo de expansão e buscava um ponto comercial para a segunda unidade de sua loja. Com nossa consultoria foi possível auxilia-lo no estudo geográfico dos dois pontos que ele estava em dúvida, e antecipadamente criamos um plano estratégico de marketing local para divulgar o negócio de maneira orgânica. O planejamento e conhecimento foram essenciais neste case. Quando o contrato de locação foi assinado já estávamos com o projeto de marketing e comunicação prontos, o que representou uma grande economia de possíveis gastos com propaganda mal direcionada.


5 – NETWORKING
Mais do que cartões de visita ou telefones em uma planilha de Excel, uma consultoria de alto nível pode colocar sua empresa em contato direto com empresas e potenciais negócios que irão acelerar o crescimento de sua marca em poucos passos. Ao longo de nossa jornada nos relacionamos diariamente com pessoas ligadas a imprensa, formadores de opinião, e potenciais clientes que podem impulsionar um negócio com algumas ligações e e-mails. Uma boa rede de contatos proporciona maior velocidade nos resultados e coloca marcas até então desconhecidas em circuitos de grande visibilidade e potencial.


6 – VISÃO GERAL DO NEGÓCIO
Nós da Olímpio Business Consultancy estamos acostumados a trabalhar com diversos tipos de negócios e empreendedores, sempre entendendo as necessidades, objetivos e perfil de cada empresa. O que funcionou para uma loja de sapatos, pode não funcionar para um e-commerce de comida saudável, por exemplo. Por isso, não existe uma fórmula engessada que nos garanta sucesso. Tudo é fruto de muito estudo, aplicação, metodologia e acompanhamento constante para mensurar os resultados e alterar os percursos. O mais importante é sempre ter uma visão geral do negócio, não ficando restrito apenas a estratégias de marketing e divulgação do negócio. Quando iniciamos nossas atividades percebemos que muitos clientes precisavam de um algo mais do que apenas ações de marketing, era necessário entender o negócio como um todo, indo desde o Business Plan até a prospecção de parceiros estratégicos. Por isso, mudamos nosso posicionamento, acrescentamos serviços focados nas etapas iniciais das empresas, e hoje atuamos com maior foco em todos os departamentos que são essenciais para o crescimento da empresa, como: Gestão de Pessoas, Treinamentos de Vendas, Finanças, Comercial, Mídia, Produto, etc.


7 – EXPERIÊNCIA
Este é com certeza o fator preponderante para a contratação de uma consultoria de negócios, afinal de contas, a experiência e conhecimentos adquiridos pelo consultor ao longo de sua carreira serão essenciais para ajudar na identificação de problemas e construção de soluções praticas para a empresa. Porém, experiência não é sinônimo de tempo de mercado, e mesmo consultorias mais jovens podem apresentar resultados mais promissores do que marcas de maior tempo no mercado, de acordo a necessidade e perfil de cada negócio. No final, o que vale mesmo é como a experiência daquela consultoria será relevante para o crescimento da sua empresa.


8 – PLANEJAR O FUTURO
Em geral, uma consultoria é contratada para solucionar um problema especifico ou auxiliar no crescimento e desenvolvimento do negócio durante um período pré determinado. A diferença é que uma consultoria qualificada se preocupa em deixar um legado dentro de cada empresa, permitindo que mesmo após sua saída, seja mantida uma estrutura de trabalho para o contínuo desenvolvimento do negócio.


Como já mencionei anteriormente, não existe uma fórmula mágica ou garantia de que uma consultoria é a chave para sucesso de qualquer negócio do dia pra noite. Mas, uma boa empresa e consultores qualificados que consigam entender as necessidades e perfil da sua empresa podem, com tempo e ajuda do empreendedor, lhe apresentar as melhores oportunidades para que seu negócio cresça de maneira exponencial e sólida!



consultoria-de-negocios-pequenas-empresas-smart-business


QUEM SOMOS
A Olímpio Business Consultancy oferece um leque de ferramentas e diferenciais perfeitos para ACELERAR o DESENVOLVIMENTO de PMEs dos mais diversos segmentos e nichos de mercado.  e segmentos a construir uma história de sucesso, sempre com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável.

Por meio de uma metodologia com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável, nos destacamos por criar soluções estratégicas de negócio e branding, sempre alinhado as necessidades e objetivos de cada empresa no que nomeamos como os pilares do Business Plan: Marketing, Comunicação, Mídia, Gestão Pessoal, Comercial e Novos Negócios. Mais que identificar problemas, a Olimpio Business Consultancy oferece um amplo olhar sobre cada característica do negócio como um todo.


AGENDE UMA VISITA
11 97972-6590


Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...