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8 Motivos para contratar uma Consultoria de Negócios

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Especialista na gestão de Micro e Pequenas Empresas lista os 8 principais Motivos para contratar uma consultoria de negócios

 


A constante busca por inovação é essencial para toda empresa que deseja se consolidar com sucesso no mercado, principalmente as micro e pequenas. Neste cenário, muitos empreendedores buscam nas consultorias e mentorias uma alternativa para agregar conhecimentos e experiências que sejam valiosas para levar o negócio a um novo patamar.

Quebrando a imagem de que consultorias de negócio são “coisas caras” e dispensáveis, as micro e pequenas empresas tem optado de forma frequente pela contratação de consultores e especialistas que com uma visão estratégica e profissional ofereçam um novo horizonte de oportunidades para o crescimento sustentável do negócio.

Pensando nisso, listei 8 motivos que considero os principais para que uma empresa, de qualquer segmento ou porte, realize a contratação de uma consultoria profissional para a gestão do próprio negócio.

Confira a lista:

1 – CUSTO-BENEFÍCIO
Diferente do que muita gente imagina, contratar uma consultoria pode representar uma grande economia não apenas de dinheiro, mas também de tempo e demais recursos. A maioria dos empreendedores ainda tem a imagem de o trabalho do consultor ser algo supérfluo, e consequentemente caro demais. A diferença é que um consultor experiente e qualificado irá desenvolver ações e estratégicas que impulsionarão o negócio em um curto espaço de tempo, e de maneira economicamente sustentável. No final das contas, o custo é bem menor do que optar pela contratação de um profissional CLT, visto os encargos tributários, e principalmente o tempo investido para que o contratado possa entender o negócio, se adequar a rotina da empresa, e apresentar resultados expressivos.


2 – FOCO NOS RESULTADOS
A experiência adquirida ao longo da carreira permite que o consultor seja mais assertivo na definição e efetivação das estratégias e ideias para o negócio, gerando uma grande economia de dinheiro, mão de obra e tempo. É comum que em um momento de dificuldade do negócio ou no desejo de expandir a empresa, o empreendedor comece a colocar em pratica diversas iniciativas que ele acredita serem interessantes. O problema é que nem sempre essas são as melhores estratégias, e além disso, a forma como serão executadas faz toda a diferença na hora de alcançar os resultados desejados. Quando você contrata um consultor está trazendo para dentro da sua empresa um profissional capacitado, que já esteve diante de inúmeras situações no mercado, e que pode de forma pratica e eficaz te apresentar os melhores caminhos para um resultado consolidado.


3 – NOVOS CONHECIMENTOS
Em meio a tantas burocracias e problemas comuns ao dia a dia de qualquer negócio é difícil o empreendedor se manter atualizado sobre novas tecnologias, tendências, e estratégias que podem ajudar no crescimento da empresa. Um dos principais benefícios em contar com uma consultoria especializada está em receber constantemente informações relevantes para o negócio. Por exemplo, sempre que iniciamos um novo projeto realizamos um amplo Estudo Mercadológico, onde apresentamos ao empreendedor inúmeras informações sobre mercado, satisfação do cliente, hábitos de consumo, tendências, analises dos concorrentes, e posicionamento de marca. Na maioria das vezes, estas informações estão fora do radar do empreendedor, mas são essenciais para quem deseja crescer e alcançar um novo patamar. Além disso, nossos conhecimentos e feeling permitem que esses dados e informações sejam transformados em ideias, estratégias e objetivos a serem alcançados em um curto espaço de tempo, e sempre respeitando a viabilidade financeira e perfil de cada negócio.

 
4 – SUPORTE NA TOMADA DE DECISÕES
Com o auxilio de informações, experiência e conhecimentos de um especialista, o processo de tomada de decisões dentro do negócio se torna mais qualificado e assertivo, economizando tempo, investimento e dores de cabeça. Por exemplo, há algum tempo tivemos um cliente que estava em processo de expansão e buscava um ponto comercial para a segunda unidade de sua loja. Com nossa consultoria foi possível auxilia-lo no estudo geográfico dos dois pontos que ele estava em dúvida, e antecipadamente criamos um plano estratégico de marketing local para divulgar o negócio de maneira orgânica. O planejamento e conhecimento foram essenciais neste case. Quando o contrato de locação foi assinado já estávamos com o projeto de marketing e comunicação prontos, o que representou uma grande economia de possíveis gastos com propaganda mal direcionada.


5 – NETWORKING
Mais do que cartões de visita ou telefones em uma planilha de Excel, uma consultoria de alto nível pode colocar sua empresa em contato direto com empresas e potenciais negócios que irão acelerar o crescimento de sua marca em poucos passos. Ao longo de nossa jornada nos relacionamos diariamente com pessoas ligadas a imprensa, formadores de opinião, e potenciais clientes que podem impulsionar um negócio com algumas ligações e e-mails. Uma boa rede de contatos proporciona maior velocidade nos resultados e coloca marcas até então desconhecidas em circuitos de grande visibilidade e potencial.


6 – VISÃO GERAL DO NEGÓCIO
Nós da Olímpio Business Consultancy estamos acostumados a trabalhar com diversos tipos de negócios e empreendedores, sempre entendendo as necessidades, objetivos e perfil de cada empresa. O que funcionou para uma loja de sapatos, pode não funcionar para um e-commerce de comida saudável, por exemplo. Por isso, não existe uma fórmula engessada que nos garanta sucesso. Tudo é fruto de muito estudo, aplicação, metodologia e acompanhamento constante para mensurar os resultados e alterar os percursos. O mais importante é sempre ter uma visão geral do negócio, não ficando restrito apenas a estratégias de marketing e divulgação do negócio. Quando iniciamos nossas atividades percebemos que muitos clientes precisavam de um algo mais do que apenas ações de marketing, era necessário entender o negócio como um todo, indo desde o Business Plan até a prospecção de parceiros estratégicos. Por isso, mudamos nosso posicionamento, acrescentamos serviços focados nas etapas iniciais das empresas, e hoje atuamos com maior foco em todos os departamentos que são essenciais para o crescimento da empresa, como: Gestão de Pessoas, Treinamentos de Vendas, Finanças, Comercial, Mídia, Produto, etc.


7 – EXPERIÊNCIA
Este é com certeza o fator preponderante para a contratação de uma consultoria de negócios, afinal de contas, a experiência e conhecimentos adquiridos pelo consultor ao longo de sua carreira serão essenciais para ajudar na identificação de problemas e construção de soluções praticas para a empresa. Porém, experiência não é sinônimo de tempo de mercado, e mesmo consultorias mais jovens podem apresentar resultados mais promissores do que marcas de maior tempo no mercado, de acordo a necessidade e perfil de cada negócio. No final, o que vale mesmo é como a experiência daquela consultoria será relevante para o crescimento da sua empresa.


8 – PLANEJAR O FUTURO
Em geral, uma consultoria é contratada para solucionar um problema especifico ou auxiliar no crescimento e desenvolvimento do negócio durante um período pré determinado. A diferença é que uma consultoria qualificada se preocupa em deixar um legado dentro de cada empresa, permitindo que mesmo após sua saída, seja mantida uma estrutura de trabalho para o contínuo desenvolvimento do negócio.


Como já mencionei anteriormente, não existe uma fórmula mágica ou garantia de que uma consultoria é a chave para sucesso de qualquer negócio do dia pra noite. Mas, uma boa empresa e consultores qualificados que consigam entender as necessidades e perfil da sua empresa podem, com tempo e ajuda do empreendedor, lhe apresentar as melhores oportunidades para que seu negócio cresça de maneira exponencial e sólida!



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QUEM SOMOS
A Olímpio Business Consultancy oferece um leque de ferramentas e diferenciais perfeitos para ACELERAR o DESENVOLVIMENTO de PMEs dos mais diversos segmentos e nichos de mercado.  e segmentos a construir uma história de sucesso, sempre com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável.

Por meio de uma metodologia com foco em inovação, otimização de processos, e crescimento economicamente sustentável, nos destacamos por criar soluções estratégicas de negócio e branding, sempre alinhado as necessidades e objetivos de cada empresa no que nomeamos como os pilares do Business Plan: Marketing, Comunicação, Mídia, Gestão Pessoal, Comercial e Novos Negócios. Mais que identificar problemas, a Olimpio Business Consultancy oferece um amplo olhar sobre cada característica do negócio como um todo.


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Fonte: Assessoria de Imprensa


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