Saiba como implantando soluções unificadas e planejamentos você pode aumentar a eficácia e produtividade do seu negócio
Mesmo com os reflexos da recessão econômica, os números do
e-commerce no Brasil não param de crescer. Segundo pesquisa Ebit/Nielsen, em
2018, o comércio eletrônico teve alta de 12% no faturamento em relação ao ano
anterior, com R$ 53,2 bilhões. Apesar do crescimento, muitos donos de
e-commerce ainda não conseguiram tornar seu negócio lucrativo, e 80% deles
abrem falência antes dos 18 meses .
Sabendo disso, a Wirecard, empresa global de soluções de
pagamento, traz algumas dicas para você parar de uma vez por todas de perder
dinheiro com sua loja online, aumentar a eficiência e tornar o e-commerce uma
grande fonte de renda. Confira!
Defina suas personas
Saber quem você quer atingir com o seu negócio é o primeiro passo
de qualquer planejamento. Isso permite que você concentre seus esforços no
lugar correto e da forma certa, sem perder dinheiro tentando atingir um público
que não é o seu. Se você tem um negócio de alimentação e quer atingir um
público fitness, por exemplo, não faz sentido nenhum oferecer alimentos
gordurosos.
No planejamento de personas, você analisa o perfil de quem você
quer atingir e cria pessoas reais. Dá até para criar um nome criativo para
elas! Cada persona tem uma maneira de agir, um jeito de pensar, interesses e
causas próprias. Portanto, antes de qualquer coisa, separe um tempo para
analisar, sozinho ou em conjunto, quem é o público alvo do seu negócio.
Divulgue seus produtos no Instagram
Redes sociais, em especial o Instagram, são meios gratuitos e que
te permitem atingir um grande número pessoas. Muitas lojas online usam o
Instagram com maestria para divulgar produtos, criar promoções e fidelizar seus
clientes. Para isso, é necessário ter as personas em mente, traçar uma
estratégia clara de comunicação e planejar de que modo a rede social será
usada. Por meio do Instagram, com pouco ou nenhum investimento, você pode ter
um grande retorno.
Aposte na análise manual de riscos
Segundo a Konduto, empresa de tecnologia antifraudes, os
e-commerces sofrem uma fraude a cada 5 segundos no Brasil. Os golpes atingem
principalmente pequenas lojas, que normalmente possuem menos experiência e uma
estrutura de segurança pouco avançada.
Por isso, a gestão de risco, ou análise antifraude, é vital para
qualquer dono de e-commerce. A maneira mais vantajosa de promovê-la é
contratando o serviço. Um time especializado em combater golpes e fraudes
aumenta a segurança do seu negócio e te deixa tranquilo para focar no que
realmente importa.
Em caso de crise, aposte na antecipação de recebíveis
Épocas de muitas vendas, como a Black Friday ou o Natal, podem
trazer problemas para negócios com estrutura menor. Afinal, aumentam
significativamente os gastos com mercadorias e frete, podendo gerar um rombo
nas contas da sua empresa.
O segredo, neste caso, é não se desesperar. A melhor maneira de
manter a saúde financeira do seu negócio em momentos de turbulência é a
antecipação de recebíveis . Ela funciona de maneira muito simples: através de
uma plataforma de pagamentos, você pode antecipar as receitas de vendas no
crédito. Ou seja, você receberá um dinheiro que já é seu, mas que ainda não
está na sua conta. É uma operação com juros muito menores que um empréstimo,
por exemplo, no qual você toma um dinheiro que não é seu de um banco e cria uma
dívida.
Unificar e digitalizar soluções de pagamento
Ter toda a vida financeira do seu negócio concentrada em um só
lugar é essencial. Além de ser mais seguro, você evita transações complexas,
facilita o planejamento e tem uma visão completa da situação da sua empresa.
Com uma solução unificada de pagamentos , você também pode integrar as finanças
do seu e-commerce e da sua loja física, controlando de verdade suas finanças.
Para mais dicas sobre gestão financeira, acesse: wirecard.com.br/blog
Sobre a Wirecard
A Wirecard (GER:WDI) é uma das plataformas digitais na área de
comércio financeiro que mais crescem no mundo. Oferecemos a empresas e
consumidores um ecossistema com valor integrado em constante expansão,
construído em todo de pagamentos digitais inovadores por meio de uma abordagem
B2B2C integrada. Esse ecossistema concentra-se nas áreas de pagamento e risco,
serviços bancários de varejo e transações, fidelidade e cupons, análise de
dados e aprimoramento da taxa de conversão em todos os canais de vendas
(online, celular e ePOS). A Wirecard opera instituições financeiras
regulamentadas em vários mercados importantes, além de deter licenças de todas
as principais redes de pagamentos e cartões. Além disso, a Wirecard está
listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (DAX and TecDAX, ISIN DE0007472060).
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Fonte: Assessoria de Imprensa
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