Em meio a mudanças em ambas
plataformas e queda no alcance orgânico, especialistas e empresários discutem
sobre qual a melhor rede social para empresas
De acordo com o Sebrae, o Instagram
é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500
milhões de contas. A rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas
por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com o
perfil de mais de 1.400 grandes marcas. Desta forma, o Facebook tem diminuído
seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento. Diante
desses dados, surge o questionamento: afinal, como identificar qual é a melhor rede social para a minha empresa?
As pesquisas indicam uma grande
migração de usuários do Facebook para o Instagram, contudo é
necessário ter em mente que talvez a saída não seja migrar de mídia, mas sim,
entender a estratégia e a finalidade de cada plataforma, já que, cada uma conta
com particularidades que, se utilizadas e adaptadas da melhor forma, conseguem
atingir resultados exponenciais. Caso não seja possível trabalhar as duas
redes, escolha e priorize aquela que faça mais sentido para marca.
Particularidades do Facebook
O formato de visualizar os
conteúdos no Facebook é diferente do Instagram. Nesta plataforma, na
maioria das vezes, os textos apresentam uma finalidade de reflexão, já que as
pessoas costumam consumir mais notícias e artigos. Desta forma, entende-se que
no Facebook
é interessante realizar publicações mais detalhadas, em que o destaque
principal não seja a imagem, mas sim o conteúdo textual, como por exemplo, o
comunicado de um novo posicionamento da sua marca, ou até mesmo uma parceria.
Além disso, o Facebook permite o
compartilhamento de links de sites e blogs, recursos esses que o feed do Instagram
não permite. Por exemplo, se você possui um blog, é possível compartilhar o
link de um post do seu blog em sua página do Facebook, levando
automaticamente leitores para conhecerem o seu site. Outro recurso favorecido
pelo Facebook
são os vídeos. Os criadores de conteúdo já garantiram muitos benefícios, pois a
plataforma possibilita acrescentar intervalos durante os vídeos, com a intenção
de monetiza-los.
Os grupos do Facebook, por exemplo,
são outra finalidade muito interessante e que o Instagram não apresenta
em sua plataforma. Neles, além da monetização, é possível realizar debates e
divulgar cursos online. Em geral, o Facebook pode ser mais utilizado
para compartilhamento de link, vídeos mais longos, textos e discussões.
Estratégias consistentes para o
Instagram
O Instagram surgiu
justamente com o intuito de ser uma mídia social mais visual e voltada para
compartilhamento de fotos instantâneas. Um dos pontos fortes da plataforma é um
conteúdo mais humano, a fim de aproximar as marcas dos clientes - embora no
último ano o Instagram também tenha crescido muito como um canal de venda.
Atualmente, humanizar sua marca é
muito importante para gerar empatia nos consumidores. Por isso, existem muitas
maneiras de explorar o Instagram para esta finalidade. Uma
delas é mostrar os bastidores da sua empresa, comemorações de datas especiais,
entre outras ideias que transmitam transparência aos seus seguidores.
Além disso, outro ponto são os
influenciadores, que fazem parte das estratégias das grandes marcas e estão
mais presentes no Instagram do que no Facebook. Os stories são um ponto
muito mais forte no Instagram e, por isso, o trabalho com os influenciadores acaba
tornando-se mais intenso, já que é por meio desta rede social que estes
criadores de conteúdo divulgam produtos e apresentam métricas às empresas
parceiras.
Ao final, o interessante é
entender que ambas as redes sociais contam com benefícios para a sua marca, por
isso tenha muita cautela sobre as suas decisões, pois elas dependem muito do
seu modelo de negócio. O importante é saber traçar estratégias consistentes
para cada uma das plataformas, criando conteúdos que sejam realmente relevantes
para obter o melhor alcance possível.
Luiz Fernando Natal é Head de
Marketing da Nuvemshop, plataforma de
e-commerce líder na América Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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