Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para montar um currículo Campeão!

Especialista aponta 5 Dicas essenciais para quem deseja criar um currículo de destaque




O currículo profissional é a primeira apresentação que um candidato faz sobre si para um recrutador, e representa a principal fonte de informações para uma pré-análise de seu perfil em um processo seletivo. No fim das contas, um CV preenchido de forma adequada é decisivo para que um profissional avance nas etapas de um recrutamento. 

Confira abaixo cinco dicas para montar um currículo campeão, segundo a plataforma de recrutamento digital Revelo.

Crie um currículo eficiente
É importante salientar seus objetivos profissionais de forma assertiva, selecionando também quais são suas qualificações que mais podem interessar ao recrutador e quais das suas experiências anteriores podem contribuir com novas oportunidades. Ao comentar sobre seu objetivo, cite metas alcançáveis e que tenham relação com o tipo de empresa para a qual você deseja trabalhar.

Qualificações e contribuições
Este é o seu momento de brilhar! Descreva de forma sucinta e clara quais são suas principais qualificações profissionais e suas aptidões para assumir a oportunidade. Descreva formação acadêmica, quais cursos fez em ordem cronológica dos mais atuais para os mais antigos - isso demonstra uma preocupação em sempre se manter atualizado. Faça também uma lista de empresas para as quais já trabalhou, descrevendo os cargos ocupados e as principais atribuições. Mas atenção ao excesso: cite apenas as qualificações e contribuições que ajudem o recrutador a entender que você é um profissional com a experiência necessária para a oportunidade. Boa parte do perfil procurado está descrito na vaga, então vale ficar de olho nisso!

Seja verdadeiro
Distorcer dados é a pior coisa que você pode fazer. Aumentar os anos de experiência, aumentar informações sobre sua qualificação ou até mesmo mentir sobre as empresas onde já trabalhou são, infelizmente, erros comuns dos candidatos. Um levantamento feito pela DNA Outplacement descobriu que 75% dos currículos enviados a recrutadores no Brasil em 2018 continham informações distorcidas. As práticas mais recorrentes de inflar o currículo são, segundo a pesquisa: o valor do salário atual ou recebido no último emprego (48%) e a fluência no inglês (41%). Seja verdadeiro com a empresa e consigo mesmo. É muito fácil descobrir esse tipo de mentira, e as práticas de checagem de currículos têm se tornado cada vez mais frequentes.

Exclua as informações desnecessárias
Evite preencher o currículo com dados pouco relevantes, como estado civil, se você tem filhos ou não, religião ou pretensão salarial. Nunca coloque foto no currículo.

Procure por canais diferenciados de recrutamento
Depois de montar um currículo eficiente, com informações enxutas e corretas sobre sua qualificação, procure por canais de recrutamento pelos quais faça sentido você enviar suas candidaturas. Mas, além disso, preocupe-se também em publicar e disponibilizar seu CV em locais que facilitem que as empresas o encontrem, como a Revelo, por exemplo. A startup tem o seu próprio banco de talentos e indica com precisão os perfis que mais se encaixam no que a companhia contratante procura.


Sobre a Revelo
Diferentemente dos sites de empregos, na Revelo não são os profissionais que têm que se candidatar às vagas oferecidas. Eles passam por um processo seletivo na plataforma e os aprovados ficam disponíveis em um marketplace online para as empresas assinantes. O objetivo da Revelo é transformar o mercado de recrutamento e seleção, buscando oferecer as melhores oportunidades para que talentos únicos dêem um salto em sua carreira. Com uma experiência superior e ajuda de Inteligência Artificial, a Revelo consegue atrair candidatos que não seriam encontrados nos modos tradicionais. Entre os principais clientes da Revelo estão: Banco Itaú, 99, Hospital Albert Einstein e Grupo Pão de Açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...