Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para montar um currículo Campeão!

Especialista aponta 5 Dicas essenciais para quem deseja criar um currículo de destaque




O currículo profissional é a primeira apresentação que um candidato faz sobre si para um recrutador, e representa a principal fonte de informações para uma pré-análise de seu perfil em um processo seletivo. No fim das contas, um CV preenchido de forma adequada é decisivo para que um profissional avance nas etapas de um recrutamento. 

Confira abaixo cinco dicas para montar um currículo campeão, segundo a plataforma de recrutamento digital Revelo.

Crie um currículo eficiente
É importante salientar seus objetivos profissionais de forma assertiva, selecionando também quais são suas qualificações que mais podem interessar ao recrutador e quais das suas experiências anteriores podem contribuir com novas oportunidades. Ao comentar sobre seu objetivo, cite metas alcançáveis e que tenham relação com o tipo de empresa para a qual você deseja trabalhar.

Qualificações e contribuições
Este é o seu momento de brilhar! Descreva de forma sucinta e clara quais são suas principais qualificações profissionais e suas aptidões para assumir a oportunidade. Descreva formação acadêmica, quais cursos fez em ordem cronológica dos mais atuais para os mais antigos - isso demonstra uma preocupação em sempre se manter atualizado. Faça também uma lista de empresas para as quais já trabalhou, descrevendo os cargos ocupados e as principais atribuições. Mas atenção ao excesso: cite apenas as qualificações e contribuições que ajudem o recrutador a entender que você é um profissional com a experiência necessária para a oportunidade. Boa parte do perfil procurado está descrito na vaga, então vale ficar de olho nisso!

Seja verdadeiro
Distorcer dados é a pior coisa que você pode fazer. Aumentar os anos de experiência, aumentar informações sobre sua qualificação ou até mesmo mentir sobre as empresas onde já trabalhou são, infelizmente, erros comuns dos candidatos. Um levantamento feito pela DNA Outplacement descobriu que 75% dos currículos enviados a recrutadores no Brasil em 2018 continham informações distorcidas. As práticas mais recorrentes de inflar o currículo são, segundo a pesquisa: o valor do salário atual ou recebido no último emprego (48%) e a fluência no inglês (41%). Seja verdadeiro com a empresa e consigo mesmo. É muito fácil descobrir esse tipo de mentira, e as práticas de checagem de currículos têm se tornado cada vez mais frequentes.

Exclua as informações desnecessárias
Evite preencher o currículo com dados pouco relevantes, como estado civil, se você tem filhos ou não, religião ou pretensão salarial. Nunca coloque foto no currículo.

Procure por canais diferenciados de recrutamento
Depois de montar um currículo eficiente, com informações enxutas e corretas sobre sua qualificação, procure por canais de recrutamento pelos quais faça sentido você enviar suas candidaturas. Mas, além disso, preocupe-se também em publicar e disponibilizar seu CV em locais que facilitem que as empresas o encontrem, como a Revelo, por exemplo. A startup tem o seu próprio banco de talentos e indica com precisão os perfis que mais se encaixam no que a companhia contratante procura.


Sobre a Revelo
Diferentemente dos sites de empregos, na Revelo não são os profissionais que têm que se candidatar às vagas oferecidas. Eles passam por um processo seletivo na plataforma e os aprovados ficam disponíveis em um marketplace online para as empresas assinantes. O objetivo da Revelo é transformar o mercado de recrutamento e seleção, buscando oferecer as melhores oportunidades para que talentos únicos dêem um salto em sua carreira. Com uma experiência superior e ajuda de Inteligência Artificial, a Revelo consegue atrair candidatos que não seriam encontrados nos modos tradicionais. Entre os principais clientes da Revelo estão: Banco Itaú, 99, Hospital Albert Einstein e Grupo Pão de Açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...