Pular para o conteúdo principal

Pesquisa revela que 75% dos brasileiros mentem nos currículos


Salário anterior e fluência em inglês são mentiras mais frequentes, segundo levantamento da DNA Outplacement



O desemprego ficou em 11,6% no último trimestre de 2018, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, 
segundo o IBGE. Devido à escassez de oportunidades e ao aumento da competitividade no mercado de trabalho, 
muitos profissionais recorrem a práticas impróprias, como inserir dados falsos no currículo a fim de ganhar destaque. 
Um levantamento feito pela DNA Outplacement (www.dnaoutplacement.com/br) aponta que 75% dos currículos 
enviados aos “RHs” das empresas em 2018 no Brasil continham informações distorcidas.

A pesquisa, realizada durante seis meses com 500 empresas, revela quais as principais mentiras encontradas nos CVs. 

Elas referem-se ao valor do salário atual – ou recebido no último emprego – (48%) e à fluência no inglês (41%). 
O tempo inativo e o grau de escolaridade e cursos realizados são outros tópicos deturpados nos currículos, 
por 12% e 10% dos profissionais, respectivamente.

O estudo identificou que a prática é comum tanto entre quem está entrando no mercado de trabalho quanto 

entre os que possuem  carreira consolidada e estão em processo de recolocação. 
“As razões são diferentes, mas ocorre entre os diversos níveis profissionais. Os jovens normalmente não 
colocam tanto peso na elaboração de seu currículo, enquanto executivos e gerentes se agarram à urgência 
em conseguir uma nova oportunidade para cometer essa irregularidade”, explica Hugo Liguori, 
Diretor Regional da DNA.

Ele ainda reforça que a perda de credibilidade e o nome “manchado” no mercado são alguns dos prejuízos, 

caso um head hunter ou departamento de RH descubra os dados falsos no documento – 
o que vai dificultar ainda mais a procura por uma nova ocupação e será uma marca irreversível na carreira.

Ferramentas contra currículos fake

Do outro lado da história, as empresas têm incorporado no dia a dia ferramentas e estratégias que 

ajudam a detectar competências  técnicas e soft skills (traços da personalidade) durante o processo 
de recrutamento e evitar contratar os mentirosos. 
“Um exemplo é o assessment, questionário muito utilizado para identificar conhecimentos, 
habilidades e atitudes dos candidatos para desempenhar o cargo e que também os ajuda
 no autoconhecimento, identificando pontos fortes e fracos para desenvolver 
ao longo da vida profissional”, diz Liguori.

E não são apenas os brasileiros que precisam de um direcionamento. A DNA fez o mesmo levantamento

 em outros países da América do Sul e constatou que a frequência de informações mentirosas
 no CVs é de 85% na Colômbia, 78% no Peru e 72% no Chile.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...