Pular para o conteúdo principal

5 Dicas de Como abrir seu próprio Negócio sem Investimento Externo



CEO E cofundador da MaxMilhas destaca principais dicas e estratégias para quem quer abrir seu próprio negócio sem investimento externo



Criada em 2013 e sem nenhum investimento externo, a MaxMilhas, plataforma que vende passagens aéreas com desconto, é, hoje, um dos maiores cases de bootstrapping do país. Com mais de 3 milhões de passagens aéreas emitidas só desde a criação, pode-se dizer que a startup mineira alcançou um dos maiores sonhos dos empreendedores de plantão: crescer e consolidar seu negócio com recursos próprios.


Mas como os empreendedores que estão criando suas startups podem trilhar o mesmo caminho da empresa? Para ajudar nessa questão, Max Oliveira, CEO e cofundador da MaxMilhas, traz 5 dicas para quem deseja ingressar em um negócio sem investimento externo. Confira!

1. Tenha o cliente como foco do seu negócio
A primeira dica para quem deseja seguir o caminho em bootstrapping é ter o foco total e absoluto no cliente. Nenhuma empresa quer atender mal seu cliente, é claro, mas poucas entendem de fato a dor que ele sente para oferecer realmente uma solução para conquistar esse potencial cliente. Aqui, a preocupação, bom atendimento e cuidado acontecem desde o primeiro contato até o pós venda. É importante acompanhar de perto as avaliações nas redes sociais, manter o atendimento por telefone 24 horas por dia, todos os dias da semana, respondemos prontamente às solicitações.

2. Crie suas táticas de acordo com o estágio da sua empresa
Crescer sem investimento externo pode parecer impossível e, sinceramente, é. No entanto, se você pensar muito nisso, não fará nada. Não se preocupe tanto em escalar algo enquanto sua empresa é pequena. Seguir em bootstrapping exige muito esforço do time inicial. Às vezes, será necessário fazer algo manualmente - quando chegar esse momento, faça. Não se preocupe em fazer uma coisa que não funciona em larga escala, pois pode ser esse detalhe que vai levar seu negócio para frente.

3. Seja desconfiado e aja rápido
Ser empreendedor é ser também muito intuitivo e ouvir sua intuição é fundamental nesse universo. Aprendemos a ser desconfiados e, principalmente, a transformar isso em ação. Em casos de crescimento sem investimento, normalmente, a intuição do empreendedor funciona muito bem. Às vezes, na ausência de informações certeiras, recursos, testes e medições, a intuição mostra o caminho.

4. Chute a caixa
Falar "pensar fora da caixa" já é dentro da caixa, né? Mas crescer sem investimento exige muita criatividade, principalmente no início. Por exemplo, na MaxMilhas, criamos o Dia Mundial das Milhas (6 de janeiro), data de lançamento da empresa. Criar um dia para seu negócio é criar mais um assunto sobre você.

5. Vá o máximo possível em bootstrapping
Mesmo sendo difícil, vá ao máximo possível sem auxílio externo. Entendam bem, não estou falando para você não pegar um investimento caso ele apareça. No início da MaxMilhas, seguimos sem investidor porque não conseguimos, e não porque não queríamos. Recebemos vários "nãos", principalmente nesse começo. Mas, depois que passou um tempo, refleti sobre o porquê estava procurando investimento naquele estágio. Teria sido, com certeza, antes da hora certa. Primeiro, é necessário achar market fit do seu negócio, ser minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro do investidor para crescer. Portanto, se seu negócio resolver um problema realmente grande e se seu time tiver o foco no cliente e na sua boa experiência desde o início, vá o máximo possível em bootstrapping.


Sobre MaxMilhas
Lançada em 2013 em Belo Horizonte (MG), a MaxMilhas é uma plataforma inovadora, que vende passagens aéreas mais econômicas e já ultrapassou a marca de 3 milhões de passagens emitidas. Vencedora do prêmio Info Start 2013 como Startup do Ano, juntou-se em 2014 ao Programa Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2015, foi listada entre as 15 empresas mais inovadoras pela Exame.com e, em 2016, recebeu o Prêmio Experiência do Consumidor, da TrackSale. Integrou o programa da Endeavor em 2017 e, no mesmo ano, foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards. Em 2018, foi listada entre as 100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho, pelas revistas Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A MaxMilhas também é a atual vencedora do Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação.
 

Para mais informações sobre a MaxMilhas, acesse: www.maxmilhas.com.br



Fonte: Assessoria de Imprensa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...