Pular para o conteúdo principal

5 Dicas de Como abrir seu próprio Negócio sem Investimento Externo



CEO E cofundador da MaxMilhas destaca principais dicas e estratégias para quem quer abrir seu próprio negócio sem investimento externo



Criada em 2013 e sem nenhum investimento externo, a MaxMilhas, plataforma que vende passagens aéreas com desconto, é, hoje, um dos maiores cases de bootstrapping do país. Com mais de 3 milhões de passagens aéreas emitidas só desde a criação, pode-se dizer que a startup mineira alcançou um dos maiores sonhos dos empreendedores de plantão: crescer e consolidar seu negócio com recursos próprios.


Mas como os empreendedores que estão criando suas startups podem trilhar o mesmo caminho da empresa? Para ajudar nessa questão, Max Oliveira, CEO e cofundador da MaxMilhas, traz 5 dicas para quem deseja ingressar em um negócio sem investimento externo. Confira!

1. Tenha o cliente como foco do seu negócio
A primeira dica para quem deseja seguir o caminho em bootstrapping é ter o foco total e absoluto no cliente. Nenhuma empresa quer atender mal seu cliente, é claro, mas poucas entendem de fato a dor que ele sente para oferecer realmente uma solução para conquistar esse potencial cliente. Aqui, a preocupação, bom atendimento e cuidado acontecem desde o primeiro contato até o pós venda. É importante acompanhar de perto as avaliações nas redes sociais, manter o atendimento por telefone 24 horas por dia, todos os dias da semana, respondemos prontamente às solicitações.

2. Crie suas táticas de acordo com o estágio da sua empresa
Crescer sem investimento externo pode parecer impossível e, sinceramente, é. No entanto, se você pensar muito nisso, não fará nada. Não se preocupe tanto em escalar algo enquanto sua empresa é pequena. Seguir em bootstrapping exige muito esforço do time inicial. Às vezes, será necessário fazer algo manualmente - quando chegar esse momento, faça. Não se preocupe em fazer uma coisa que não funciona em larga escala, pois pode ser esse detalhe que vai levar seu negócio para frente.

3. Seja desconfiado e aja rápido
Ser empreendedor é ser também muito intuitivo e ouvir sua intuição é fundamental nesse universo. Aprendemos a ser desconfiados e, principalmente, a transformar isso em ação. Em casos de crescimento sem investimento, normalmente, a intuição do empreendedor funciona muito bem. Às vezes, na ausência de informações certeiras, recursos, testes e medições, a intuição mostra o caminho.

4. Chute a caixa
Falar "pensar fora da caixa" já é dentro da caixa, né? Mas crescer sem investimento exige muita criatividade, principalmente no início. Por exemplo, na MaxMilhas, criamos o Dia Mundial das Milhas (6 de janeiro), data de lançamento da empresa. Criar um dia para seu negócio é criar mais um assunto sobre você.

5. Vá o máximo possível em bootstrapping
Mesmo sendo difícil, vá ao máximo possível sem auxílio externo. Entendam bem, não estou falando para você não pegar um investimento caso ele apareça. No início da MaxMilhas, seguimos sem investidor porque não conseguimos, e não porque não queríamos. Recebemos vários "nãos", principalmente nesse começo. Mas, depois que passou um tempo, refleti sobre o porquê estava procurando investimento naquele estágio. Teria sido, com certeza, antes da hora certa. Primeiro, é necessário achar market fit do seu negócio, ser minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro do investidor para crescer. Portanto, se seu negócio resolver um problema realmente grande e se seu time tiver o foco no cliente e na sua boa experiência desde o início, vá o máximo possível em bootstrapping.


Sobre MaxMilhas
Lançada em 2013 em Belo Horizonte (MG), a MaxMilhas é uma plataforma inovadora, que vende passagens aéreas mais econômicas e já ultrapassou a marca de 3 milhões de passagens emitidas. Vencedora do prêmio Info Start 2013 como Startup do Ano, juntou-se em 2014 ao Programa Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2015, foi listada entre as 15 empresas mais inovadoras pela Exame.com e, em 2016, recebeu o Prêmio Experiência do Consumidor, da TrackSale. Integrou o programa da Endeavor em 2017 e, no mesmo ano, foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards. Em 2018, foi listada entre as 100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho, pelas revistas Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A MaxMilhas também é a atual vencedora do Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação.
 

Para mais informações sobre a MaxMilhas, acesse: www.maxmilhas.com.br



Fonte: Assessoria de Imprensa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...