Pular para o conteúdo principal

Conheça as Soft Skills mais exigidas por Grandes Empresas



Possuir títulos de graduação, pós, MBA e outros cursos técnicos é importante, porém, cada vez mais passam a não ser suficientes para se destacar no mercado de trabalho. Hoje, empresas buscam outras competências, as soft skills, competências voltadas para o comportamento e personalidade.
De acordo com uma pesquisa feita pela Capgemini Digital Transformation Institute, em 2017, 60% das empresas identificavam carência de soft skills em seus funcionários.
A Descola.org, especializada em cursos online voltados para inovação, capacitação e empreendedorismo, nasceu justamente da busca pelo conhecimento não oferecido nas graduações tradicionais e trabalha para levar essas soft skills para profissionais de todo o país. A startup viu a procura por seus cursos crescer, principalmente, por parte de empresas visando capacitar seus colaboradores.
"Desde a criação da Descola.org, atendemos mais de 100 empresas procurando nossos cursos para oferecer as soft skills aos colaboradores, entre elas Natura, Boticário, Nextel, Globo e Fiat. Ao todo são mais de 10 mil alunos vindos de grande corporações. O que se percebe é uma movimentação por parte das empresas para capacitar os funcionários e não buscar essas habilidades em pessoas de fora", conta André Tanesi, CEO da Descola.org.
A edtech possui uma taxa de conclusão dos cursos de planos corporativos bem alta: entre 80% e 90%. Isso evidencia a preocupação dos profissionais em se desenvolver e permanecer em evidência num mercado cada vez mais exigente. Entre as soft skills mais buscadas em cursos da Descola.org estão:
Produtividade: Habilidade relacionada a gestão de tempo e de tarefas, como se organizar e, principalmente, como se comportar para aumentar sua produtividade no ambiente de trabalho.
Design Thinking: Uma nova forma de pensar e agir frente a um problema, desenvolve um pensamento mais amplo sobre como identificar um problema e principalmente os caminhos para resolução. Aprende-se como prototipar, testar e iterar usando o ser humano como centro do processo.
Negociação: Aprender diversas técnicas e ferramentas para que as pessoas saibam negociar melhor, é fundamental para qualquer profissional.

Apresentações: Todo mundo precisa saber apresentar, estruturar seus pensamentos, organizar seu conteúdo, ter uma boa presença de palco e saber contar histórias.

"As soft skills interferem no relacionamento interpessoal das empresas, mudando também as formas de os colaboradores interagirem entre eles e, consequentemente, na produtividade do grupo. Daqui para a frente, cada vez mais organizações buscarão essas aptidões em seus funcionários", finaliza Tanesi.


Sobre a Descola.org
A Descola.org é uma escola de cursos online sobre inovação e empreendedorismo, que leva novas habilidades para os alunos aplicarem em suas vidas ou no trabalho. Com uma linguagem própria da internet, os alunos têm a oportunidade de aprender de qualquer lugar e por qualquer dispositivo, além de receber materiais complementares que ficarão disponíveis sempre que precisar ser consultado.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...