Pular para o conteúdo principal

Chatbot da Lenovo conquista prêmio internacional



A Lenovo Brasil foi a primeira subsidiária da multinacional a desenvolver um projeto voltado à melhoria do contato com o usuário por meio de chatbots.

Para evitar a perda de tempo dos clientes ao telefone e solucionar seus problemas com mais efetividade, a empresa encontrou na ComTodos (www.comtodos.com.br) a ferramenta ideal para desenvolver um robô integrado ao Facebook Messenger e automatizar o atendimento ao cliente. Colocada em prática no final de 2016, os índices de satisfação aumentaram de 59,3%, em maio de 2017, para 91%, atualmente.

Representado por uma simpática e prestativa urso panda fêmea batizada de “Jishu” – “tecnologia”, em chinês –, o chatbot passou a ser responsável pelo contato com o consumidor que precisa de suporte. “Ele foi pensado para economizar tempo e gerar ganho de escala, já que pode atender centenas de pessoas simultaneamente e em qualquer horário do dia”, explica Eduardo de Souza, fundador da ComTodos e responsável por criar a interface para a equipe desenvolvedora da Lenovo. “Entre os canais que estudamos utilizar, o Messenger é o que oferecia maior abrangência, por isso, decidimos usá-lo para integração”.

A ferramenta é parte do Lenovo Way, novo modelo de SAC da marca, que se baseia em atendimento personalizado e sem script, o que resultou em maior assertividade na comunicação com o consumidor. A empresa passou também por um trabalho de consultoria e orientação da ComTodos, a fim de esclarecer dúvidas e despertar novas ideias, para colocá-las em prática. Hoje, são cerca de 100 mil mensagens encaminhadas à Jishu por mês, por 10 mil clientes únicos e, dos contatos feitos, 80% são solucionados e 20% são encaminhados para analistas de suporte. A resolução de conflitos em primeiro contato da Lenovo no Brasil é de 93%.

A interface desenvolvida pela ComTodos personifica nossa identidade ao colocar as necessidades do consumidor no foco do atendimento. O modelo foi tão bem-sucedido que já foi implantado em 21 países onde atuamos na América, exceto Canadá e USA”, declara Ricardo Tiltscher, diretor de Supply Chain, Serviços e Satisfação do Cliente da multinacional.
O chatbot foi eleito o melhor projeto de 2018 pela matriz da marca. Eduardo comemora: “Foi surpreendente e uma grande vitória para nós, já que se trata de uma gigante multinacional de um segmento tão competitivo. Nunca pensei que ganharíamos esse destaque em meio a profissionais de tanta qualidade como os do mercado chinês. Isso nos abriu portas e deve render novos desafios”.


Sobre a ComTodos
Plataforma de atendimento ao cliente integrada ao Facebook Messenger, Telegram ou ao próprio site/e-commerce, aproximando consumidores e empresas. Criado em janeiro de 2016 pelo empreendedor Eduardo Souza, o software já é utilizado por mais de 30 companhias e pode ser implementado juntamente aos sistemas Freshdesk e Zendesk. www.comtodos.com.br.


Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa avaliada em US$ 45 bilhões da lista Fortune 500, com a visão de se tornar líder global em Transformações Inteligentes por meio de dispositivos inteligentes e infraestrutura que criam a melhor experiência para o usuário. A Lenovo fabrica um dos maiores portfólios de produtos de conexão do mundo, incluindo smartphones (Motorola), tablets, PCs (Thinkpad, Yoga, Lenovo Legion) e workstations, bem como dispositivos RA/RV e soluções inteligentes para casa/escritório. As soluções de data center da próxima geração da Lenovo (ThinkSystem, ThinkAgile) estão criando capacidade e poder de computação para as conexões que estão mudando os negócios e a sociedade. A Lenovo trabalha para inspirar a diferença em todos e construir um futuro mais inteligente, onde todos prosperem.




Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...