Pular para o conteúdo principal

Chatbot da Lenovo conquista prêmio internacional



A Lenovo Brasil foi a primeira subsidiária da multinacional a desenvolver um projeto voltado à melhoria do contato com o usuário por meio de chatbots.

Para evitar a perda de tempo dos clientes ao telefone e solucionar seus problemas com mais efetividade, a empresa encontrou na ComTodos (www.comtodos.com.br) a ferramenta ideal para desenvolver um robô integrado ao Facebook Messenger e automatizar o atendimento ao cliente. Colocada em prática no final de 2016, os índices de satisfação aumentaram de 59,3%, em maio de 2017, para 91%, atualmente.

Representado por uma simpática e prestativa urso panda fêmea batizada de “Jishu” – “tecnologia”, em chinês –, o chatbot passou a ser responsável pelo contato com o consumidor que precisa de suporte. “Ele foi pensado para economizar tempo e gerar ganho de escala, já que pode atender centenas de pessoas simultaneamente e em qualquer horário do dia”, explica Eduardo de Souza, fundador da ComTodos e responsável por criar a interface para a equipe desenvolvedora da Lenovo. “Entre os canais que estudamos utilizar, o Messenger é o que oferecia maior abrangência, por isso, decidimos usá-lo para integração”.

A ferramenta é parte do Lenovo Way, novo modelo de SAC da marca, que se baseia em atendimento personalizado e sem script, o que resultou em maior assertividade na comunicação com o consumidor. A empresa passou também por um trabalho de consultoria e orientação da ComTodos, a fim de esclarecer dúvidas e despertar novas ideias, para colocá-las em prática. Hoje, são cerca de 100 mil mensagens encaminhadas à Jishu por mês, por 10 mil clientes únicos e, dos contatos feitos, 80% são solucionados e 20% são encaminhados para analistas de suporte. A resolução de conflitos em primeiro contato da Lenovo no Brasil é de 93%.

A interface desenvolvida pela ComTodos personifica nossa identidade ao colocar as necessidades do consumidor no foco do atendimento. O modelo foi tão bem-sucedido que já foi implantado em 21 países onde atuamos na América, exceto Canadá e USA”, declara Ricardo Tiltscher, diretor de Supply Chain, Serviços e Satisfação do Cliente da multinacional.
O chatbot foi eleito o melhor projeto de 2018 pela matriz da marca. Eduardo comemora: “Foi surpreendente e uma grande vitória para nós, já que se trata de uma gigante multinacional de um segmento tão competitivo. Nunca pensei que ganharíamos esse destaque em meio a profissionais de tanta qualidade como os do mercado chinês. Isso nos abriu portas e deve render novos desafios”.


Sobre a ComTodos
Plataforma de atendimento ao cliente integrada ao Facebook Messenger, Telegram ou ao próprio site/e-commerce, aproximando consumidores e empresas. Criado em janeiro de 2016 pelo empreendedor Eduardo Souza, o software já é utilizado por mais de 30 companhias e pode ser implementado juntamente aos sistemas Freshdesk e Zendesk. www.comtodos.com.br.


Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa avaliada em US$ 45 bilhões da lista Fortune 500, com a visão de se tornar líder global em Transformações Inteligentes por meio de dispositivos inteligentes e infraestrutura que criam a melhor experiência para o usuário. A Lenovo fabrica um dos maiores portfólios de produtos de conexão do mundo, incluindo smartphones (Motorola), tablets, PCs (Thinkpad, Yoga, Lenovo Legion) e workstations, bem como dispositivos RA/RV e soluções inteligentes para casa/escritório. As soluções de data center da próxima geração da Lenovo (ThinkSystem, ThinkAgile) estão criando capacidade e poder de computação para as conexões que estão mudando os negócios e a sociedade. A Lenovo trabalha para inspirar a diferença em todos e construir um futuro mais inteligente, onde todos prosperem.




Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...