Caro
leitor,
Seja
o seu negócio uma referencia de mercado, ou uma pequena marca dentro de um segmento
gigantesco, a Reinvenção deve fazer parte de sua rotina, assim como todas as
demais atividades que você precisa lidar no dia a dia do negócio.
Estar
atento ao movimento do mercado e principalmente aos hábitos e desejos do
consumidor moderno é um passo fundamental para todos que buscam o crescimento e
consolidação de um negócio. Mas não apenas isso, sair da zona de conforto para
encontrar novas soluções em todas as áreas do empreendimento deve ser encarada
como uma missão de sobrevivência do negócio, afinal de contas, enquanto você se
“delicia” com a vista do topo da montanha, seus concorrentes trabalham firme
pra te tirar de lá.
Se
em tempos “normais” a concorrência em alguns mercados
chega a ser canibalesca, imagine então em tempos de crise, onde a maioria dos
consumidores some do mapa, e aqueles poucos restantes com dinheiro no bolso são
expostos a centenas de oportunidades e possibilidades das mais diversas.
A concorrência
mudou, e não estou me referindo apenas ao seu concorrente mais próximo, ou mais
direto, nesta nova Era de tecnologia e conectividade, qualquer um, em qualquer
lugar pode fazer frente ao seu negócio. E por favor, não venha nos dizer que
seu negócio é único, pois, a não ser que você tenha criado algo realmente fora
da caixa, acredite, muitas outras empresas e até autônomos estão fazendo a
mesma coisa que você neste exato momento, e talvez, até conquistando melhores
resultados.
Em
meio a tantos desafios para fazer uma marca/negócio crescer e se consolidar no
mercado de forma eficaz e rentável, a flexibilidade do empreendedor em aceitar
novas ideias e reinventar seu negócio sempre que necessário se tornou uma característica
fundamental pra quem almeja alcançar o sucesso. Afinal de contas, Inovar
não é exclusividade apenas de quem está no vermelho, hoje se tornou uma
necessidade de todo empreendedor que deseja ter seu negócio reconhecido e
valorizado pelo mercado.
Pensando
nisso, decidi elaborar uma lista com 5 Passos que considero essenciais
para todo empreendedor que acredita estar em um momento de necessidade de
Reinvenção
do Negócio. Sabemos que este não é um processo simples, muito pelo
contrário, mas se for bem executado poderá tirar sua empresa de um lugar comum
ou problemático e leva-la para um novo patamar, conquistando clientes e
mercados que antes não estavam no seu radar.
Confira
nossa lista e entenda como seu negócio pode ser Reinventado:
CONHEÇA O MERCADO
O primeiro
passo é o mais fundamental e essencial de todos: Conheça o seu Mercado!
Como disse anteriormente, você deve abandonar a ideia de que (apenas você) está
fazendo algo realmente incrível. Com tantas empresas e empreendedores lutando
dia a dia para alcançar o sucesso, é evidente que tem muita coisa nova sendo
feita por aí. Por isso mesmo, vá ao mercado e pesquise o que seus principais concorrentes
diretos e indiretos estão utilizando como ferramentas para conquistar e
fidelizar clientes. Além disso, não se contente apenas com uma pesquisa no Google,
mude sua estratégia, converse com clientes (tenha uma feedback com eles),
visite feiras, vá até seus concorrentes pra ver tudo de perto,
saiba o que as empresas do exterior estão fazendo de diferente, enfim, saia da
sua zona de sabedoria e busque por mais informações para construir seu
posicionamento. Outro ponto importante é compreender quais os hábitos e desejos
de consumo deste novo consumidor, e como ele tem atuado no momento da decisão
de compra, escolhendo pela marca A ao invés da marca B. Com base em todo este
cenário você já conseguirá vislumbrar inúmeras novas oportunidades de mercado,
e entendendo melhor como alcançar cada uma delas de forma satisfatória.
ENCONTRE UM NOVO NICHO
Esqueça
a ideia de querer agradar a todos!
Quando
olhamos o mercado como um todo, na maioria das vezes, buscamos por tentar
morder a maior fatia do “bolo”, porém, o grande erro desta estratégia é que a “fatia
mais bonita” também é a mais visada pelos concorrentes, e com isso, surge uma
grande guerra de preços e anúncios, onde quase sempre aqueles que possuem mais
dinheiro e estrutura acabam levando a fatia do bolo. Mas, e se mudarmos esta
estratégia, e ao invés de buscarmos o maior pedaço e sair apenas com migalhas, buscássemos
um pedaço menor e ficássemos com ele todo? Este é o conceito de segmentação
de mercado, onde focamos nossos esforços em nichos específicos,
possibilitando a criação de produtos, serviços e diferenciais que atendam
diretamente as necessidades e desejos de consumo daquele público alvo. Por
exemplo, ao invés de investir em uma agência de modelos convencional, criar uma
agência voltada apenas ao público infantil ou Plus Size é uma estratégia de
nicho, tirando sua marca do mercado mais competitivo e inserindo dentro de um
segmento com alto potencial, mas que ainda não possui marcas especializadas
atendendo. Encontrar um nicho e atende-lo de forma satisfatória tornando-se
referencia é uma das estratégias mais inteligentes para micro e pequenas
empresas otimizar esforços e atingir objetivos.
CRIE ALGO NOVO
Criar
um novo produto ou serviço não é uma das tarefas mais simples em um negócio.
Por isso mesmo, não se prenda no conceito de “novo” como algo que ainda não foi
inventado, afinal de contas, essa estratégia de inovação pode demandar mais
tempo e recursos do que sua empresa possui no momento. Mas, não abandone esta
ideia, apenas comece a olhar por um novo ângulo, pensando no “novo” como algo
melhorado. Por exemplo, pense em levar seus produtos/serviços até o consumidor
de forma que ele não precise ir até seu estabelecimento para realizar as
compras, agregar comodidade e conveniência é uma alternativa inteligente para
melhorar seus serviços e criar algo novo para seu público. Outra ideia é a de
agregar serviços ao que você já realiza, buscando solucionar mais de um
problema do seu público alvo. Por exemplo, um salão de beleza que oferece no
mesmo espaço manicure, pedicure, massagista e cabeleireira. Não necessariamente
você precisa contratar todos estes profissionais, mas tenha tudo em seu leque de
trabalho para oferecer aos clientes que tenham interesse, e aí, abra seu espaço
como uma “locação” de serviços. Entenda, inovar não precisa ser apenas criar
algo novo, e sim melhorar algo que já é feito pela maioria.
TENHA UM DIFERENCIAL
Como
já disse em diversos pontos deste post, enquanto você acredita que está fazendo
algo incrível, o mercado está criando algo para te superar! Por isso mesmo, é
fundamental que o empreendedor tenha como meta a inovação e os diferenciais
competitivos. Desta forma, estará sempre em busca de novas possibilidades para
conquistar e fidelizar clientes, não permitindo que seu negócio entre em uma
perigosa zona de conforto. Para criar um poderoso diferencial competitivo vale
pensar em todas as ferramentas do seu negócio, e como cada uma delas poderia
ser algo relevante para o consumidor optar pela sua marca no momento da tomada
da decisão de compra. Atendimento, delivery, novos sabores, novos serviços
agregados, experiências satisfatórias, estes são apenas alguns dos pontos que
podem ser trabalhados para a criação de diferenciais competitivos de marca.
APOSTE NO MARKETING
Depois
de fazer todo o dever de casa para entender melhor como seu negócio pode ser
reinventado, agora faz todo o sentido investir em ações e estratégias de marketing
que impulsionem tudo que você projetou e está desenvolvendo no dia a dia da sua
empresa. Para a realização deste trabalho é importante que haja pessoas qualificadas
na elaboração do Plano de Ações, tornando todo o processo mais eficaz, criativo
e rentável. Vale salientar que o Marketing não é a solução para os problemas do
seu negócio, mas trata-se de uma importante ferramenta que irá auxiliar na
divulgação, ganho de visibilidade, e valorização de marca, o que posteriormente
refletirá na conquista de novos clientes e oportunidades de mercado.
Espero
que este post tenha lhe ajudado e possa ajudar muitos empreendedores a
entenderem como seus negócios podem ser reinventados de forma criativa,
rentável e acima de tudo sustentável.
Um
Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe
seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante
para que possamos oferecer um conteúdo cada vez mais interessante para o seu
dia a dia.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos