Caro
leitor,
Não
é novidade que o Brasil esteja entre os líderes mundiais no consumo de produtos
ligados a beleza e cuidados pessoais, há alguns anos o país já vem sendo
destaque neste mercado, e cada vez mais os números de consumo de nossa
população impressionam quem atua neste universo. Segundo dados do IBGE,
o país possui atualmente 9,4% do consumo mundial, ficando atrás apenas de
Estados Unidos (16,5%) e China (10,3%).
Com
um mercado cada vez mais aquecido e representando alto potencial de consumo, o Brasil
também começa a se destacar pelas inúmeras oportunidades de trabalho geradas
pelo segmento. Só pra se ter uma ideia, entre 1994 e 2014, o número de empregos
no setor cresceu 5 vezes mais do que a economia brasileira.
Segundo
recente pesquisa, os principais fatores que contribuíram para este cenário são:
Maior acesso das classes D e E aos produtos do setor, aumento do poder
aquisitivo da classe C, participação crescente das mulheres no mercado de
trabalho, maior utilização de tecnologia de ponta permitindo que os preços se
tornem mais competitivos, lançamento frequente de novos produtos, e por fim, o
aumento da expectativa de vida da população.
Entre as áreas que tem apontado maior
crescimento no número de oportunidades de trabalho neste segmento está a Venda
Direta (venda porta-a-porta) que aumentou em cerca de 750% o número de
postos de trabalho no mesmo período.
Apesar de o Brasil ser um
dos líderes mundiais quando o assunto é consumo de produtos ligados a beleza
e cuidados pessoais, podemos considerar que ainda estamos engatinhando
quando nos referimos a área de Vendas Diretas. Traçando um
comparativo, os Estados Unidos possuem atualmente cerca de 18 milhões de empreendedores
nesta área, número este que aponta para cerca de 1 em cada 7 casas americanas
estando envolvida com a venda direta de algum produto. Em contrapartida, no
Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas,
são apenas 4,5 milhões de pessoas atuando nesta área, gerando cerca de 8 mil
empregos diretos.
Segundo pesquisa realizada
pela DSA, os americanos continuam atuando nesta área porque entendem que suas
necessidades são atendidas. Entre elas: Complementação da renda familiar,
flexibilidade de horário, e acesso a produtos com descontos. Outro ponto
atrativo para quem empreende nesta área é o baixo valor de investimento
inicial, permitindo com que o risco de fracasso seja amenizado. Tanto no Brasil
como nos Estados Unidos, os pontos atrativos são similares, assim como as
empresas que possuem maior presença e impacto neste mercado.
Entre as empresas de
cosméticos que se destacam no modelo de gestão de Venda Direta, a Mary
Kay é atualmente uma das que apresenta a mais bem sucedida história no
mercado da beleza. A marca norte-americana é mundialmente conhecida pela
qualidade de seus produtos, e pela comunicação visual adotada em suas
embalagens e demais materiais. Mas, para quem empreende neste mercado, a Mary
Kay (MK) não é vista apenas como uma marca inovadora, e sim como uma
grande oportunidade pra mudar de vida.
Conheça
mais sobre a história de sucesso da marca Mary Kay:
Quando Mary Kay se aposentou,
depois de uma carreira de 25 anos de sucesso em vendas diretas, em meados
de 1963, ela decidiu escrever um livro para ajudar as mulheres a enfrentarem um
mundo de negócios completamente dominado pelos homens. Ela estava cansada de
ver homens jovens que ela havia treinado sendo promovidos antes dela. Um dia,
sentada à mesa da sua cozinha, Mary Kay fez duas listas: uma
contendo tudo de bom que as companhias para as quais ela havia trabalhado
haviam feito; outra incluindo tudo o que ela avaliava que poderiam ter feito
melhor. Quando revisou essas listas, Mary Kay percebeu que tinha criado
um plano de marketing para uma companhia dos sonhos – uma companhia que poderia
proporcionar um potencial ilimitado de sucesso pessoal e profissional.
Então, com todas as suas
economias, que totalizavam $ 5.000 dólares, e com a ajuda do seu filho Richard
Rogers, na época com 20 anos de idade, Mary Kay deu início a companhia dos
sonhos em uma sexta-feira, 13 de setembro de 1963.
Mary Kay Ash
adotou a Regra de Ouro como princípio básico da empresa, pois, para ela, a
determinação do melhor caminho a ser seguido em qualquer tipo de situação –
pessoal ou profissional – se tornaria simples tendo por base a seguinte
sentença: "Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você
mesmo". Mary Kay também acreditava que as prioridades da vida deveriam
estar balanceadas, o que significaria para ela "Fé em primeiro lugar,
Família em segundo e Carreira em terceiro".
Mary Kay
sempre incentivou a sua força de vendas independente a reconhecer as
realizações dos outros e oferecer apoio a elas. Constantemente, Mary
Kay Ash encorajava tanto os colaboradores da companhia quanto suas
Consultoras de Beleza Independentes a agirem como se cada pessoa que
encontrassem tivesse uma placa ao redor do pescoço dizendo "Faça-me Sentir
Importante". Até hoje, a Mary Kay permanece fiel aos
princípios de Mary Kay Ash.
Conquistas de Mary Kay Ash
Inúmeros
líderes de negócios, autores, políticos e acadêmicos têm reconhecido o
brilhantismo e determinação de Mary Kay Ash. Ela recebeu numerosas
premiações de prestígio ao longo de sua vida e após sua morte em 22 de novembro
de 2001.
Na
lista abaixo apresentamos algumas destas conquistas:
- Foi eleita dentre os 25 maiores líderes influentes no mundo corporativo dos últimos 25 anos pela PBS e Universidade Wharton em 2004;
- Maior mulher empreendedora da história dos Estados Unidos, segundo a Universidade de Baylor em 2003;
- Hall da Fama dos Negócios em Dallas, em reconhecimento às conquistas de sua vida,
- Prêmio de Serviço Comunitário na Conferência Nacional de Cuidados Médicos de Violência Doméstica passou, em 2002, a se chamar Prêmio Mary Kay Ash;
- Título de "A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX" concedido pela Lifetime Television em 1999;
- Título de "Mulher do Século do Estado do Texas" em 1999 Pela Câmara de Comércio das Mulheres do Texas;
- Eleita para fazer parte do Salão da Fama na Área Empresarial em 1996 pela Revista Fortune;
- "Prêmio ao Pioneirismo" em 1995, concedido pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias;
- Título de "Líder Empresarial dos anos 90" concedido em 1990 pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias;
- Prêmio do "Círculo de Honra" em 1989 concedido pela Fundação Educacional para as Vendas Diretas;
- Primeiro prêmio do "Salão da Fama Nacional de Vendas" concedido em 1989 pelos Executivos de Vendas e Marketing de Nova York;
- Uma das 25 mulheres americanas mais influentes em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts;
- Prêmio Horatio Alger "Cidadã Americana Extraordinária" em 1978.
*Informações
do site da Mary Kay
Em
resumo, os produtos e modelo Mary Kay fizeram e fazem a diferença
na vida de milhares de empreendedores ao redor do mundo. Pensando nisso,
decidimos entender melhor como esse grandioso processo acontece no dia a dia de
quem está na linha de frente da empresa, ou seja, as consultoras de venda Mary
Kay.
Para
sabermos mais sobre os bastidores do “mundo cor de rosa de Mary Kay”, em
nosso quadro de entrevistas deste mês conversamos com Cristiane Nunes, “Cris”
para os amigos, consultora de vendas da marca.
Cris
é formada em publicidade e propaganda, e antes de chegar à Mary Kay já havia
trabalhado por muitos anos na área comercial de diversas empresas, entre elas
algumas do ramo alimentício, locação de veículos, e indústria química e
farmacêutica. Em nosso bate papo, abordamos temas como as estratégias de venda
da Mary
Kay, posicionamento de mercado, concorrência, motivação, sobrevivência
na crise, preconceito sobre o modelo de vendas diretas, além de dicas valiosas
para quem pretende ingressar nesta área.
Confira nossa entrevista
completa:
2t’s – Cris, como surgiu o interesse e a
oportunidade de você se tornar uma consultora da Mary Kay? Você já possuía
algum tipo de relação com o mercado da beleza?
Cris – Na
verdade essa oportunidade já havia sido oferecida a mim há muito tempo atrás e
na época eu não aceitei, por conta do preconceito que eu tinha com o mercado de
venda direta. Depois de alguns anos
decidi fazer um curso de maquiagem, por ser algo que sempre gostei, e decidi me
cadastrar com uma marca concorrente para adquirir os produtos com desconto,
como já havia experimentado os produtos da MK
e sabia da qualidade dos mesmos decidi me cadastrar para adquirir os mesmos com
desconto também. E as vendas acabaram sendo uma consequência.
2t’s – A Mary Kay é atualmente uma das
mais famosas e importantes marcas de cosméticos do mundo. Além dos produtos de
qualidade, a MK é reconhecida por adotar uma eficaz e rentável estratégia de
consultoras que representam a empresa com uma intensidade e motivação fora do
comum. Na sua opinião, qual o grande diferencial que atrai tantas mulheres a se
tornar uma consultora Mary Kay?
Cris – É
complicado dizer que existe somente um diferencial, em MK os motivos para se tornar uma consultora podem ser vários.
A grande maioria entra por conta do
financeiro, ou para aumentar a sua renda mensal como um extra, ou até mesmo
para ser a sua renda principal. Mas, conheci mulheres que estão na MK hoje e que ganhavam salários de 15
mil reais no mercado corporativo, o que é um excelente salário, elas não
precisavam de uma renda extra, o motivo dessas mulheres não era o dinheiro e
sim ter qualidade de vida, poder ter mais tempo com suas famílias e filhos.
Em resumo, podemos dizer que os motivos
vão desde financeiro, a flexibilidade de horário, qualidade de vida, ajudar
outras pessoas, ou até mesmo os reconhecimentos que a empresa fornece que vão
desde objetos simples, até joias, viagens internacionais e o famoso carro cor
de rosa.
2t’s – Cris, com base no mercado
brasileiro de cosméticos, podemos definir que os produtos comercializados pela
Mary Kay possuem preço médio acima dos seus principais concorrentes nacionais.
Sendo assim, como a MK atua no dia a dia para manter a motivação de suas
consultoras e enfrentar a forte concorrência em um mercado com tantas opções
para o consumidor?
Cris – MK trabalha
com a fidelização de seus clientes por demonstração. Acredito que esse seja o
grande diferencial na venda.
A cliente experimenta antes de comprar,
então ela pode comprovar por si própria a qualidade e o beneficio do produto,
que é praticamente imediato, e quando ela percebe a diferença do custo X beneficio
do produto MK para o produto de outra
marca que aparentemente é mais barato, o preço deixa de ser um fator decisivo.
2t’s – A crise política e econômica
vivida atualmente pelo Brasil tem prejudicado diretamente ou indiretamente
todos os tipos de negócio, inclusive o de cosméticos. Como este cenário tem lhe
afetado no dia a dia, e quais estratégias a Mary Kay tem adotado para superar
este complexo momento?
Cris – Realmente,
todos temos sentido o efeito da crise no nosso país. Sabemos que as pessoas
estão segurando e economizando mais do que antes. Mesmo assim o nosso segmento
ainda não sentiu o impacto da mesma forma do que outros segmentos, por que por
mais que a pessoa precise economizar, ela também não vai ficar sem os seus
cuidados diários. Por exemplo, no caso de uma entrevista de emprego, a pessoa
precisa estar bem arrumada, uma maquiagem impecável, cheirosa, etc, sendo assim,
ela diminui o consumo, mas não para.
Como estratégia para contornar essa
situação a MK tem lançado promoções
exclusivas e novos produtos a cada mês. Além das vendas ainda existe a
possibilidade de ajudar outras pessoas a conhecerem a oportunidade de carreira
dentro da empresa.
2t’s – Com um leque tão abrangente de produtos,
qual o suporte que a Mary Kay oferece para as consultoras da marca no dia a
dia? Existe algum tipo de treinamento frequente ou feedback para capacitar as
equipes e melhorar os resultados?
Cris – A
empresa possui diversos canais de atendimento e suporte as suas consultoras,
além de suporte por telefone, temos o portal da consultora onde encontramos
tudo o que precisamos para aprender sobre os nossos produtos e negocio, com dicas
de vendas, dicas de cuidados com a pele e o corpo, dicas de como entender o seu
negocio, dicas de como administrar o seu dinheiro, etc.
Além do portal online contamos com
outras consultoras que já estão em níveis mais avançados na carreira que são as
nossas Diretoras de vendas, elas semanalmente programam treinamentos presenciais
para as consultoras.
2t’s – Empresas que atuam no modelo
Marketing Multinivel ainda sofrem um grande preconceito no Brasil,
principalmente pela ideia de que neste formato não é possível garantir boas
receitas ou construir uma carreira a longo prazo. Neste sentido, a Mary Kay
parece apresentar um interessante plano de carreira com boas oportunidades de
crescimento para todas as faixas de consultoras. Diga-nos, como funciona este
plano e de que forma propicia um real crescimento escalável?
Cris – Realmente
é um plano de carreira fantástico. Todos na empresa iniciam como consultores de
beleza independente, o nível de escolaridade ou conhecimento da pessoa não
interferem, todos começam da mesma forma.
Para ter uma renda em MK a pessoa pode optar em trabalhar
somente as vendas, ou iniciar uma carreira formando a sua própria equipe.
À medida que a sua equipe começa a
crescer a MK entende que você esta
dividindo o tempo que dedicaria as suas vendas para treinar e liderar pessoas,
e por isso você começa a ter oportunidades de ganhar prêmios e reconhecimentos
por esse trabalho, além da possibilidade de ganhar uma porcentagem de bônus
através das vendas e crescimento da sua equipe pessoal. A partir de 3 pessoas
na sua equipe você já começa a ganhar esses benefícios.
Quando você chega a uma equipe de 10
pessoas você entra em qualificação para se tornar uma Diretora de vendas
independente, nesse nível da carreira a pessoa tem ganhos ainda mais elevados,
tanto de bônus quanto de reconhecimentos e prêmios como viagens, joias e o
direito de utilizar o famoso carro Mary
Kay.
2t’s – Cris, nos Estados Unidos, as
empresas que atuam no modelo Marketing Multinivel representam o segmento mais
rentável do país, com faturamento que chega a casa dos bilhões. Porém, no Brasil,
este modelo ainda sofre para atrair novos profissionais. Na sua opinião, qual a
maior dificuldade para o crescimento do Marketing Multinivel por aqui?
Cris – Preconceito,
pensamento limitado, a busca pelo que é teoricamente mais seguro, etc. É mais
fácil receber e executar ordens do que sair do automático.
Infelizmente a cultura do nosso país
limita o empreendedorismo, o incentivo que temos desde a infância é que para
ser bem sucedido é necessário ter uma carteira assinada, por que é o mais
seguro, você paga FGTS e poderá se aposentar.
E sabemos que não existe nada de seguro
em um trabalho com carteira assinada. A prova está bem aí na crise que o país
está passando, temos o maior numero de pessoas desempregadas em anos. A questão
da aposentadoria então nem se fala, sabemos que é um sistema falido e que
provavelmente quando chegar à vez da nossa geração não tenha mais como se
aposentar.
2t’s – A marca Mary Kay é facilmente
identificada pela utilização da cor rosa em sua comunicação visual que vai muito
além dos produtos, chegando até os uniformes e carros utilizados pelas
consultoras mais premiadas. Em um ambiente tão feminino e delicado, como é
atualmente a presença masculina nas equipes de vendas da empresa? Você acredita
que eles enfrentam maior dificuldade pra vender do que as consultoras mulheres?
Cris – Talvez
a maior dificuldade que os homens enfrentem seja o preconceito de que MK é coisa de mulher, ou que seja algo
exclusivo para o público feminino. Piadinhas e brincadeiras de mal gosto de amigos
e familiares. Tirando isso os homens não enfrentam dificuldade alguma para
vender. Pelo contrário, por serem mais racionais eles conseguem enxergar as
oportunidades de negócio melhor até do que muitas mulheres.
2t’s – Hoje, o mercado de cosméticos voltados
para o público masculino já representa uma interessante fatia no segmento da
beleza em nosso país. Como a Mary Kay se posiciona para atender este público
que possui potencial de consumo, mas que ainda resguarda alguns conceitos
machistas?
Cris – A
MK tem uma linha exclusiva para o
publico Masculino, desde sabonete até hidratante para a área dos olhos. A
embalagem é diferenciada para alcançar o público Masculino. Além desses
produtos a MK conta com uma gama de
perfumes e colônias masculinas. Todos esses tem uma campanha diferenciada para
o seu público alvo.
2t’s – Na maioria dos casos, as
consultoras iniciam o trabalho neste modelo com o objetivo apenas de adquirir
uma renda extra, porém, tem se tornado cada vez mais comum vermos profissionais
abrirem mão de suas carreiras em outras áreas para investir 100% de seu tempo
neste mercado. Atualmente, você trabalha full time com a Mary Kay ou possui
outra carreira em paralelo? Qual sua dica pra quem precisa conciliar a rotina
em outra profissão com a de consultora MK?
Cris – Atualmente
trabalho full time com a Mary Kay.
Mas existem diversas consultoras que conciliam o seu trabalho Mary Kay com outras profissões.
O melhor em MK é isso, você pode ter flexibilidade para fazer os dois, basta
trabalhar com planejamento e programação. Organizar os seus horários e se
comprometer com o seu trabalho.
2t’s – Com o país atravessando um grave
problema de desemprego, é comum que muitas pessoas busquem uma nova fonte de renda, ainda que
seja de maneira informal. Neste cenário, a Mary Kay aparece como uma boa
oportunidade de ganhos. Para aqueles que tiveram o interesse despertado neste
momento, explique como funciona o processo de seleção de novas consultoras da
empresa, e se existe algum perfil ideal para este trabalho.
Cris – Na
verdade não existe um perfil pré definido, a pessoa só precisa querer, ter
força de vontade, disposição, vontade de trabalhar, e trabalhar com
honestidade, isso é fundamental.
2t’s – Entre todos os aspectos que
envolvem o dia a dia de uma consultora Mary Kay, o que você destaca como sendo
a melhor e a pior coisa de seu trabalho?
Cris – A
melhor parte para mim são os reconhecimentos. Trabalhei em tantas empresas em
que não ouvimos nem um obrigado pelo nosso serviço e na Mary Kay sempre tem um reconhecimento pelo seu trabalho, eles
realmente prezam a filosofia da Sra Mary
Kay Ash de faça os outros se sentirem importantes.
A pior parte pra mim são as pessoas que
não entendem o que é uma empresa de Marketing
Direto e criam preconceitos e boatos que denigrem a imagem de uma
oportunidade que poderia ajudar muitas pessoas.
2t’s – Todos sabemos que não existe uma
fórmula mágica ou receita pra se alcançar o sucesso nos negócios, mas se você
pudesse deixar uma dica pra quem está ou pretende atuar com êxito neste
segmento de mercado, qual seria?
Cris – Trabalhe
e acredite em você. Acredite no seu potencial.
2t’s – Quais seus planos a médio/longo
prazo dentro da Mary Kay? Você tem o objetivo de prosseguir no plano de
carreira da empresa ou busca outra forma de empreender no futuro?
Cris – Eu
tenho planos de seguir carreira na MK
e também tenho planos de empreender em outras áreas da Beleza também. O melhor
de MK é isso você pode ser uma
consultora para ser o que você quiser.
2t’s – Depois de conhecermos mais sobre
a Mary Kay, este ícone da indústria da beleza, e entender o dia a dia de uma
consultora da marca, defina em poucas palavras por que vale a pena representar
a MK.
Cris – Independência
financeira, trabalhar para ter lucro e não um salário, ser o seu próprio chefe,
flexibilidade de horário, e lógico poder ganhar os reconhecimentos da empresa.
Em nome do Blog 2t’s Comunicação quero agradecer a nossa entrevistada Cristiane
Nunes, consultora da Mary Kay, pela
atenção e confiança que teve por nós
durante esta entrevista.
É muito gratificante poder apresentar
para nossos leitores alguns dos segredos e estratégias que tem ajudado a
construir esta grande marca ao longo dos anos. Além disso, nos sentimos
honrados em poder contar a história desta empreendedora que enxergou na Mary Kay e no mercado da beleza uma
oportunidade para alcançar o sucesso profissional.
Tenho certeza que esta entrevista irá
quebrar muitos paradigmas, mostrando que conquistar nossos objetivos depende
muito mais de nosso esforço e capacidade do que do modelo de negócio que
decidimos atuar.
Quem
tiver interesse em entrar em contato com a consultora Cristiane Nunes, segue o
e-mail da mesma: crika02@hotmail.com
Um
Grande Abraço e Muito Sucesso!
E-mail
/ Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter:
@leo2ts
WhatsApp:
97972 6590
#2TS
“Os
Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
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