Pular para o conteúdo principal

E-Book: Marketing para Micro e Pequenas Empresas





Caro leitor,


Ao longo destes 5 anos que tenho atuado como consultor de marketing especializado em projetos para micro e pequenas empresas, já tomei centenas de cafezinhos, conheci algumas dezenas de grandes empreendedores, e vi negócios que um dia podem se tornar referencias de empreendedorismo. Mas, o mais importante que aprendi ao longo deste período, foi entender as características e necessidades deste segmento que representa a maior fatia do universo empreendedor brasileiro.

Micro e Pequenos negócios nem sempre são criados com base no vislumbre de uma oportunidade de mercado, e sim na necessidade do empreendedor obter uma renda para o sustento familiar, por isso mesmo, na maioria dos casos esta empresa não possui nenhuma estrutura ou conceito de expansão, afinal de contas, antes de pensar em crescer, o objetivo é sobreviver. Com este cenário, a rotina do empreendedor não permite qualquer tipo de “ousadia” administrativa, como investir em ações de marketing, por exemplo, visto que um passo em falso pode fazer com que as portas tenham de ser fechadas. Além disso, nem sempre este empreendedor tem o conhecimento necessário para a gestão de um bom plano de marketing, fazendo com que a maioria das ações implantadas (quando implantadas) não produzam o efeito desejado.

Pensando nisso, desenvolvi este e-book com o objetivo de quebrar paradigmas sobre ações de marketing para micro e pequenas empresas, apresentando a essência do Marketing, e mostrando ao micro e pequeno empreendedor que é plenamente possível implantar ações eficazes no dia a dia do negócio sem a necessidade de grandes investimentos, e mesmo sem a obrigatoriedade da contratação de uma agencia, por exemplo.


Mas, como implantar ações eficazes de marketing em micro e pequenas empresas?

Pra quem ainda acredita que marketing é "coisa" só de multinacional ou de empresas com grande potencial de investimento, este e-book vai ajudar a entender melhor os múltiplos conceitos do marketing moderno, e como eles podem ser implantados em micro e pequenas empresas de um jeito criativo, pratico e acima de tudo eficaz.

Neste e-book estará a sua disposição uma série de estratégias e dicas praticas que irão lhe auxiliar na implantação e gestão de um plano de marketing viável para o seu negócio, alinhado a suas necessidades, objetivos, perfil e público alvo, seja qual for seu porte ou segmento de atuação.

O objetivo deste e-book é mostrar que para construir um negócio bem sucedido e uma marca reconhecida no mercado não é item obrigatório a presença de uma grande verba para investimento em marketing, mas sim de muito trabalho e foco por parte do empreendedor e de sua equipe.

Marketing para Micro e Pequenas Empresas é resultado das experiências e conhecimentos que adquiri nestes mais de 5 anos que atuo como consultor neste segmento, onde pude presenciar diversas histórias e situações que me ajudaram a entender as características deste mercado, e as necessidades que compõem a vida destes empreendedores que lutam pra sobreviver e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Pra quem ainda acredita que Marketing é item supérfluo, este livro vai te ajudar a entender que não estamos falando sobre “um algo a mais”, e sim sobre a sobrevivência do seu negócio.


Neste e-book você encontrará:
  • O que é marketing e qual a importância dele para o seu negócio.
  • Estratégias e Ações de Marketing voltadas para atender as necessidades, objetivos e características de micro e pequenas empresas.
  • Estudos de Casos
  • Dicas sobre como manter o marketing ativo e eficaz no dia a dia do negócio
  • Como implantar e gerenciar ações nas mídias sociais
  • Como realizar o Estudo de Mercado para conhecer mais sobre seu produto, público alvo e concorrentes.
  • E muito mais...

Este conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar micro e pequenos empreendedores a implantarem ações de marketing no dia a dia de seus negócios com praticidade, criatividade, e viabilidade de acordo as características de cada empresa.

Espero que este material possa ajudar muitos empreendedores a compreender e aplicar de forma mais alinhada os verdadeiros conceitos do marketing moderno, aproveitando todas as oportunidades presentes neste cada vez mais competitivo mercado.






Um Grande Abraço e Boa Leitura!


E-mail / Skype: leandro.2ts@hotmail.com
Twitter: @leo2ts
WhatsApp: 97972 6590
#2TS
 “Os Sonhos nos Motivam, mas são as Ideias que nos Movem”.
Deixe seu comentário a respeito do post publicado, sua opinião é muito importante para que possamos oferecer  um conteúdo cada vez mais interessante para o seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...