Pular para o conteúdo principal

8 Dicas para criar um Currículo Campeão

 

como-criar-um-curriculo-campeao-smart-business

Especialista aponta as melhores estratégias e dicas para criar o currículo perfeito e se destacar no processo de recrutamento

 

Artigo Escrito por: Débora Nesteruk

 

A busca de um emprego é um processo que geralmente demanda tempo e nem sempre é fácil, pois há muitas fases, testes e entrevistas. No entanto, há uma etapa que antecede tudo isso e que pode ser decisiva para um candidato ser ou não convidado para o processo seletivo: a análise do seu currículo/CV.

 

Para criá-lo é importante levar em consideração algumas coisas em relação ao tamanho do documento. Apresentar um CV longo demais não significa que você tenha um bom currículo, é mais importante ser direto e objetivo do que extenso. Caso contrário, é improvável que outras pessoas leiam cuidadosamente todos os detalhes, especialmente os recrutadores que recebem muitos currículos diariamente.

 

Embora o currículo seja o resumo de sua vida profissional e você queira registrar todas as coisas interessantes que fez ou esteja fazendo, algumas pessoas tendem a escrever muito sobre coisas que não são relevantes para um trabalho específico. Portanto, certifique-se de construí-lo pensando que o leitor pode não necessariamente conhecer todos os pormenores técnicos da sua função e nem ter muito tempo para analisá-lo em detalhes.

 

No entanto, não existe um modelo único para a criação de currículos, pois se trata de experiências de pessoas, e todas são diferentes. Mas vou compartilhar algumas seções que acho importante ter em um bom currículo:

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Informe seu nome, localização, e-mail e número de telefone para contato. Você também pode adicionar seu perfil no Linkedin ou link para portifólios espcíficos, se desejar.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Especifique uma área de interesse, como por exemplo: Finanças e Controladoria; Comercial e Vendas, etc.

 

RESUMO

Escreva um breve resumo sobre seu perfil, principais habilidades, aspirações e área que você gostaria de trabalhar.

 

EDUCAÇÃO

Adicione sua escolaridade, curso, detalhes da instituição que cursou, datas de início e conclusão.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Insira suas experiências anteriores começando da mais recente. Inclua o nome da empresa, função, data de início, data de término e tópicos com as principais responsabilidades e realizações.

 

HABILIDADES

Adicione idiomas, softwares / sistemas que você sabe usar, especificando o seu nível de proficiência.

 

CURSOS E CERTIFICADOS

Insira informações sobre cursos relevantes e recentes, e certificações técnicas. É importante relacionar a instituição onde realizou o curso, quantidade de horas e data de conclusão.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Use esta parte para registar algum trabalho voluntário, publicações ou outras informações relevantes sobre você que queira compartilhar.

 

 

Além disso, recomendo mais algumas dicas valiosas para a construção de seu CV:

 

       Use palavras-chave! É muito útil para a análise do recrutador ou RH.

       Não adicione muitas informações pessoais detalhadas como, por exemplo, número de documentos de identificação, estado civil ou quantidade de filhos -  isso não é relevante no processo de seleção.

       Revise a escrita para se certificar de que a linguagem está clara, e tenha cuidado com os erros de ortografia. Também esteja atento em relação a fonte utilizada para seja legível em um tamanho razoável (na dúvida utilize as fontes padrão).

       Tente formatar seu CV para que tenha entre 1 e 2 páginas - no máximo 3, se você for um profissional com muitos anos de experiência. Se possível, salve-o em formato PDF para se assegurar que não será modificado por ninguém.

       Podem haver posições e áreas que demandem algum ajuste e personalização do CV, portanto, procure conhecer o máximo possível da empresa e vaga para qual está se candidatando para criar uma versão de CV específica para cada uma.

       Profissionais das áreas de comunicação, design e imagem, por exemplo, precisarão ser um pouco mais inovadores em sua apresentação e podem ter versões diferentes de seus CVs. Use sua criatividade, apenas não torne o documento visualmente exaustivo para as pessoas que irão recebê-lo.

 

 

Lembre-se: não há certo ou errado quando se trata de construir seu currículo, mas tenha em mente de que ele é sua primeira apresentação a uma empresa. Por isso, com o uso de algumas dicas você pode torná-lo mais preciso e atraente para o mercado, e tenho certeza de que isso o ajudará em uma eventual busca ou mudança de trabalho.

 

Boa sorte!

 

Debora--Nesteruk-especialista-recrutamento-smart-business

Debora Nesteruk

Especialista em Recrutamento e Seleção.

Debora Nesteruk é formada em Relações Internacionais e Pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Nascida em São Paulo, trabalha na área de Recursos humanos há mais de 6 anos com atuação em grandes empresas no Brasil e na Europa.


 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

Comentários

  1. Parabéns pela matéria. Dicas práticas e essências, concordo muito com a Debora que não é só sobre as experiências, a forma como estão apresentadas fazem a diferença e podem significar até melhores oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Hoje em dia, com tanta competitividade no mercado, construir um currículo é bem mais do que descrever experiências, é um processo de venda pessoal! Obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando nosso site para mais matéria como esta! Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...

Outback implementa serviço de reservas de mesas para clientes

  Rede de restaurantes passa a oferecer serviço onde o cliente poderá entrar na fila de espera sem sair de casa.   Os restaurantes Outback Steakhouse e Abbraccio acabaram de anunciar a implantação de uma facilidade digital muito pedida por seus clientes: agora é possível reservar mesa de forma online ou colocar o nome na lista de espera digital mesmo antes de chegar aos restaurantes, até antes de sair de casa. Os serviços, criados pela Tagme , já estão disponíveis em todos os mais de 100 restaurantes da marca no Brasil, em mais de 40 cidades. Ao utilizar o benefício, o cliente pode acompanhar o status de evolução de sua posição na lista de espera e receberá um aviso via SMS assim que a mesa estiver pronta. Para utilizar a facilidade, basta acessar o link disponível na bio dos perfis oficiais no Instagram (@OutbackBrasil e @AbbraccioRestaurante). As reservas também podem ser feitas diretamente pelo Google, buscando o nome do restaurante. " Em pesquisas recentes tivemos...