Pular para o conteúdo principal

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

 

Livro-Cientista-do-Marketing-Digital-Dener-Lippert

Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.

 

Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital?

Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital, e fundador da V4 Company, assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os mesmos, no entanto, o meio pelo qual eles se concretizam é digital. Ou seja, o objetivo é impulsionar vendas por meio da internet. Para isso, o responsável por essa área dentro do negócio precisa atuar de maneira estratégica. E é exatamente esta a proposta principal do livro.

Por meio de seu método exclusivo (V4) que apresentado de forma detalhada ao longo do livro, o Cientista do Marketing Digital traz como base a ruptura do paradigma de que Marketing Digital trata-se apenas de postagens “bonitinhas” no Instagram, ou a criação de uma campanha de anúncios no Google. Na verdade, o livro oferece em sua essência uma constante reflexão sobre o papel do profissional de Marketing, que na maioria dos casos, sejam eles agências ou outro modelo de negócio, tem seu maior esforço de trabalho focado apenas no operacional, e não no estratégico. Segundo Dener Lippert, a definição de trabalho operacional é algo “mão na massa”, um tipo de trabalho que precisa ser executado exaustivamente e depende muito da mão de obra que se tem à disposição. No livro, ele cita um exemplo: “Imagine uma fábrica, quantas pessoas podem fazer o mesmo trabalho dentro de uma linha de produção?”. Muitas. Como sempre, há uma grande oferta de pessoas capazes de executar uma tarefa – que é sempre a mesma – dentro de uma linha de produção, a rotatividade costuma ser alta. Isso naturalmente faz com que o trabalho seja pouco remunerado. Não é que ele não tenha valor, mas é a lei básica de oferta e demanda. Quanto mais pessoas estiverem interessadas naquela vaga, mais baixo será o salário oferecido, afinal, é fácil encontrar alguém para preenchê-la”, completa o empreendedor em trecho do livro.

Dener ainda reforça outro ponto importante do trabalho operacional: “Em geral trata-se de algo pouco escalável. O teto desse tipo de serviço repetitivo são suas horas de trabalho. A escala neste caso depende apenas do volume, e não da qualidade, e quando isso acontece na área de marketing, o resultado tende a ser devastador para o cliente. Campanhas a toque de caixa, sem preocupação com o resultado gerado, por exemplo, torna o trabalho substituível e desvalorizado”, afirma.

Segundo Dener, a solução para este problema está em focar no estratégico ao invés de apenas no operacional. “Empresas que miram o estratégico trabalham de maneira inteligente. Elas estudam as necessidades do cliente e, a partir daí, criam estratégias para gerar mais resultados (ou seja, vendas) e ter mais valor. Não são facilmente substituídas, pois executam um trabalho realizado por poucos profissionais”, complementa em trecho do livro.

Portanto, para o escritor e empreendedor, quem tem interesse em vender precisa se tornar esse profissional mais estratégico, um verdadeiro Cientista do Marketing Digital, deixando de lado os “achismos” e focando em números e analises aprofundadas no âmbito estratégico. O marketing para ter valor de verdade, precisa de pensamento crítico científico e não somente de ferramentas prontas nas quais você só foca em replicar o modo de fazer.

 

 

Dener-Lippert-fundador-V4-Company-Marketing-Digital

NOSSA OPINIÃO SOBRE O CIENTISTA DO MARKETING DIGITAL – Dener Lippert

Com uma leitura dinâmica e repleta de cases, o Cientista do Marketing Digital nos ajuda a entender os fundamentos básicos por trás do Marketing Digital, indo desde a desmitificação do termo, até as estratégias mais inteligentes para potencializar o crescimento do seu negócio pela internet.

Abrindo de forma detalhada o método exclusivo da V4 Company, Dener descreve o passo a passo por trás de cada pilar que constitui a estratégia digital bem sucedida de uma empresa, sendo: Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção. Com foco nestas etapas, o escritor apresenta cases de sucesso e valiosas dicas sobre como realizar a implantação dentro do seu negócio, seja qual for seu segmento ou porte.

Outro ponto que nos chamou atenção durante a leitura do livro Cientista do Marketing Digital foi a constante reflexão critica com o escritor realiza sobre o atual mercado de empresas que atuam com a prestação de serviços de Marketing Digital, sejam elas agências, consultorias, etc. Neste caso, vimos como fundamental o entendimento que o mercado realmente está saturado de “ferramenteiros”, ou seja, profissionais que estão conectados apenas no operacional, e que reproduzem ações e ferramentas já utilizadas em outros cenários, sem qualquer compromisso com o perfil do cliente ou mesmo com o resultado final. Neste caso, Dener define qual o melhor modelo de trabalho para empresas que desejam se destacar neste universo, e reforça a importância do trabalho estratégico.

Em resumo, o livro apresenta uma série de reflexões, dicas praticas, estratégias, cases de sucesso, e muito conteúdo para que você possa conhecer mais afundo o mercado de Marketing Digital, e acima de tudo, como utilizá-lo a favor do seu negócio ou empresa.

Para quem este livro é indicado? Apesar de ser uma espécie de guia para profissionais especializados em Marketing e Comunicação, acredito que o livro Cientista do Marketing Digital pode ser uma leitura importante também para empreendedores e profissionais que vejam neste bilionário mercado da internet uma possibilidade de aumentar suas vendas ou promover a criação de um negócio 100% digital.

O Cientista do Marketing é um livro dedicado a todos aqueles que não se conformam com as fórmulas prontas, e que estão em busca dos segredos para conseguir vender para mais pessoas, mais vezes, e pelo maior valor, como é a promessa que o livro cumpre com excelência.

 

SAIBA MAIS SOBRE DENER LIPPERT

Fundador da V4 Company, assessoria de marketing que conta com mais de cem escritórios por todo o Brasil e com mais de quinhentos profissionais cientistas do marketing para alavancar os resultados de diversos negócios. Atualmente, a assessoria com quase uma década de história ajuda mais de mil empresas em vinte países a aprimorar seu processo de vendas por meio da internet.

Dener está no mercado de marketing digital desde os 14 anos e durante toda a sua vida o seu principal foco foi dominar as melhores técnicas para gerir um negócio de maneira eficiente e produzir o máximo de resultados para os seus clientes. O autor contribui também como palestrante e mentor, apresentando conteúdos estratégicos sobre growth, gestão, marketing digital e empreendedorismo, tendo a experiência de compartilhar seu conhecimento dentro de empresas como Dell, Gestão 4.0, ActionCoach, entre outras.

 

Instagram Dener Lippert

https://www.instagram.com/denerlippert/?hl=pt-br

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

Outback implementa serviço de reservas de mesas para clientes

  Rede de restaurantes passa a oferecer serviço onde o cliente poderá entrar na fila de espera sem sair de casa.   Os restaurantes Outback Steakhouse e Abbraccio acabaram de anunciar a implantação de uma facilidade digital muito pedida por seus clientes: agora é possível reservar mesa de forma online ou colocar o nome na lista de espera digital mesmo antes de chegar aos restaurantes, até antes de sair de casa. Os serviços, criados pela Tagme , já estão disponíveis em todos os mais de 100 restaurantes da marca no Brasil, em mais de 40 cidades. Ao utilizar o benefício, o cliente pode acompanhar o status de evolução de sua posição na lista de espera e receberá um aviso via SMS assim que a mesa estiver pronta. Para utilizar a facilidade, basta acessar o link disponível na bio dos perfis oficiais no Instagram (@OutbackBrasil e @AbbraccioRestaurante). As reservas também podem ser feitas diretamente pelo Google, buscando o nome do restaurante. " Em pesquisas recentes tivemos...