Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.
Artigo Escrito por: Marília
Cardoso
Em questão de semanas, as pessoas
simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de
negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários
de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar
as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades
definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise.
Muitos ainda alimentam a esperança
de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como
era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer
que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar
que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai
reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de reinventar a sua
empresa. E quanto antes, melhor! Por isso, listei aqui cinco passos
fundamentais para você começar a planejar a retomada imediatamente.
1 Entenda seu
novo cliente: passar várias semanas
consecutivas em isolamento social muda os hábitos e comportamentos de qualquer
pessoa. A convivência intensa com a família, a distância dos amigos e a quebra
na rotina abre espaço para muitas reflexões. Estamos passando por uma espécie
de terapia intensiva em que a vida mostra toda a sua fragilidade e nos faz
repensar. Então, se você quiser reconquistar seus antigos clientes, coloque-se
no lugar deles. Como eles eram antes da pandemia? Como eles são agora? Como
eles serão depois? Não limite-se apenas a imaginar. Ligue para eles. Converse.
Tente descobrir quais são as suas novas necessidades, desejos, angustias e
expectativas. Livre-se de julgamentos. Exerça a empatia de forma profunda a fim
de colher informações preciosas para reinventar o seu negócio.
2 Acelere a
inovação: muita gente ainda acha que
inovação é tecnologia. O fato de atender o cliente por WhatsApp ou começar a
entregar por plataformas de delivery não quer dizer que você está inovando. O
conceito de inovação vai muito além. Se olharmos a própria palavra inovação
perceberemos o prefixo “in”, que significa interno, de dentro; a palavra
“nova”, uma novidade, algo diferente; e “ação”, uma atitude. Resumindo, inovar
é desenvolver uma “nova ação de dentro para fora”. Aproveite tudo o que você
aprendeu sobre o seu “novo cliente” e crie novas formas de atendê-lo. E saia do
previsível. Não é porque todo mundo está fazendo delivery que você também tem
que fazer. O que é bom para o seu concorrente pode não ser bom para você.
Descubra o que faz sentido para o seu cliente. Como ele quer ser atendido?
3 Experimente
novos modelos de negócios: um dos
maiores erros dos empreendedores é se apaixonarem por seus produtos e serviços.
Entendo que a gente se apega mesmo às nossas “crias”, que sentimos orgulho
daquilo que oferecemos. Mas, não existe maneira mais rápida de acabar com uma
empresa do que essa. Isso porque o seu cliente muda o tempo todo - a pandemia
só acelerou isso. As necessidades e expectativas dele são alteradas o tempo
todo por diversos motivos, sejam eles sociais, econômicos ou mesmo
tecnológicos. Um empreendedor de sucesso não se apaixona pelas suas soluções,
mas sim pelas dores do seu cliente. Ele entende que é o cliente – e não o
produto/ serviço – a razão de ser de uma empresa. Então, se o cliente muda o
tempo todo, a empresa também precisa mudar. A mudança é a nova constante. Os
ciclos estão cada vez mais curtos. Quem não se adaptar às transformações, vai
ficar para trás.
4 Aposte em
novos perfis de clientes: quando a sua
empresa entende que é preciso mudar o tempo todo, entende também que ela não
existe para agradar apenas determinada categoria de cliente. Ela ganha
agilidade para testar novos produtos e serviços que podem atender necessidades
de outros perfis de clientes. Isso não quer dizer criar soluções massificadas,
que servem para todo mundo. Aliás, com o consumidor cada vez mais exigente, bem
informado e empoderado, esse é o caminho mais curto para o fracasso. Todo mundo
quer se sentir único, exclusivo, diferenciado. Então, fique atento às
oportunidades. Use e abuse da experimentação. Ninguém tem certeza de nada até
que alguém vá lá e faça. Então, apenas comece e descubra o que for preciso no
caminho - em ação e não em imaginação.
5 Invista em
marketing: por fim, uma das maiores bobagens
que vejo no mercado: ao menor sinal de queda, corte o marketing. Quem toma esse
tipo de atitude é porque simplesmente não tem a menor noção do que é um
marketing bem feito. Óbvio que talvez esse não seja o melhor momento para
investir em patrocínios com baixo retorno sobre o investimento ou mesmo em
ações de reforço de marca no longo prazo. Mas, se você quer e precisa vender
mais, só há um caminho: invista em marketing! Procure entender como o seu
cliente chega até você. Só quando você entende exatamente a jornada do seu
consumidor é capaz de separar o que funciona do que não funciona. Aposte alto
na captação de clientes. Se você não jogar iscas, jamais será capaz de pescar.
Aí, quando acordar da hibernação, será um urso magro e faminto. Pode ser que
não haja mais peixes para você...
Marília
Cardoso é sócia-fundadora da PALAS,
consultoria pioneira na implementação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
Sobre a
PALAS:
A PALAS é uma consultoria de inovação e gestão pioneira na ISO 56002, de gestão da inovação. A empresa acaba de lançar o programa Reinventa, uma consultoria online focada em ajudar pequenas e médias empresas a voltarem a faturar diante da pandemia no novo coronavírus.
A PALAS é uma consultoria de inovação e gestão pioneira na ISO 56002, de gestão da inovação. A empresa acaba de lançar o programa Reinventa, uma consultoria online focada em ajudar pequenas e médias empresas a voltarem a faturar diante da pandemia no novo coronavírus.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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