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Motorhomes conquistam consumidores em busca de Sofisticação e Qualidade de Vida

 

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Em entrevista exclusiva com Júlio Lemos, co-fundador da Estrella Mobil Motorhomes, conhecemos os segredos deste mercado e da marca que comemora aumento de mais de 80% da procura por veículos na fábrica

 

 

Com o home office cada vez mais em alta no Brasil, muitos começam a pensar em adotar um novo estilo de vida que contemple trabalho e casa com mais qualidade e bem estar, e por que não, sem o compromisso de ter um endereço fixo.

Para aqueles que amam viajar e que sentiram uma enorme sensação de encarceramento domiciliar durante a quarentena, os veículos recreativos, mais conhecidos como motorhomes, viraram uma tendência que veio para ficar no país. Além de confortáveis e democráticos, podendo se adaptar a vários bolsos, são uma ótima opção para quem deseja desbravar o mundo com segurança e sofisticação. Afinal, é uma casa sobre quatro rodas, com todos os utensílios de uma residência comum: cama, mesa, banheiro, chuveiro (com água quente), internet. E com o diferencial de não ter local fixo! Ou seja, dá para fazer o home office de qualquer lugar.

Com um mercado aquecido pelo crescimento do interesse dos brasileiros pelo nomadismo digital, a Estrella Mobil Motorhomes, fábrica localizada em Santa Branca, no interior de São Paulo, que produz veículos recreativos personalizados, desde 2017, reflete o bom momento do mercado e comemora uma marca histórica, quando o número de vendas aumentou 80% em 2020.

A pandemia foi apenas um facilitador para o aumento da procura dos motorhomes aqui na fábrica. Muitas pessoas tinham o sonho de ter um destes veículos, mas pensavam ser algo impossível de acontecer. Achavam que não cabiam no bolso ou acreditavam que as obrigações na cidade não permitiriam desfrutar bem do veículo. De 2020 para cá essa visão começou a mudar e nosso negócio decolou”, explica Julio Lemos, um dos fundadores da empresa.

Segundo um levantamento realizado pela empresa no início do ano, houve uma forte mudança no perfil de viajantes de motorhome ao longo dos anos: enquanto em 2018 os aposentados lideravam o ranking com 80%, em 2021, pessoas mais jovens que começaram a trabalhar de forma remota já eram 35% do total de vendas na fábrica. “Percebemos que essa mudança no perfil tem muita conexão com o novo estilo de vida do brasileiro: com a pandemia, as pessoas perceberam que é possível trabalhar estando em qualquer lugar, seja dentro ou fora de um escritório, à beira da praia ou no pé da serra. Hoje, unir o útil ao agradável é o que faz os motorhomes serem tão procurados no Brasil”.

 

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Para conhecermos mais a fundo sobre este mercado que promete ser uma das grandes tendências para os próximos anos, e entender os diferenciais que fazem da Estrella Mobil a referência em qualidade e sofisticação do segmento, conversamos com Júlio Lemos, co-fundador da empresa em uma bate papo exclusivo.

 

 

Confira e entrevista completa:

 

Júlio, conte-nos um pouco mais sobre a trajetória de fundação da empresa. Como surgiu a ideia do negócio?

A Estrella Mobil Motorhomes foi criada em 2017, mas desde 1998 nós criamos veículos especiais, ou seja, sempre criamos veículos para grandes indústrias como Mercedes, Volvo, Embaer e Natura, fazendo projetos específicos para eles e fins comerciais, seja para treinamento ou vendas de produtos – então isto nos deu um know-how muito grande no desenvolvimento de diversas soluções utilizando materiais diferenciados, como sistemas de abertura para ganhar espaço etc., foi aí que ganhamos conhecimento para começar a fabricar os motorhomes.

Por conta da crise de 2015/2016, a procura pelos motorhomes caiu naquele período, então tivemos que nos reinventar e buscar novos modelos de negócios para trabalhar, exatamente para não deixarmos a qualidade do que sempre produzíssemos cair e, acima de tudo, não deixarmos de lado essa paixão que temos no desenvolvimento e produção.

Como gostamos de viajar de carros, percebemos que o Brasil é muito carente de fabricantes de motorhomes, então todos tinham o mesmo estilo, padrões e até equipamentos (muitos deles acabam adaptando os utensílios de casa para os carros), e foi aí que percebemos uma grande oportunidade de entrar no ramo com o know-how que tínhamos com os carros especiais e os equipamentos do ramo.

Quando foi em 2016 para 2017, fiz uma imersão muito grande nesse mundo do motorhomes, pesquisando fabricantes europeus, estudos de materiais resistentes e, finalmente, em 2017, montamos nosso primeiro modelo Rigel. O pessoal curtiu bastante e temos tido um retorno muito bom em relação aos motorhomes.

 

 

Sabemos que toda jornada empreendedora é repleta de grandes obstáculos. Analisando sua trajetória até aqui, quais considera como os maiores desafios desde o plano de negócios até o momento atual?

Até o momento, a maior dificuldade que temos é para mostrar a nossa força, ou seja, o que podemos fazer e qualidade dos nossos carros, já que o mercado dos motorhomes no Brasil são

compostos de fabricantes já bem antigos e conceituados. Nosso maior desafio foi conseguir desenvolver um carro pensando em ter até mais que as concorrentes que tinham o maior tempo no mercado. Nós conseguimos inovar bastante, principalmente pelo fato de não ter vindo de outras indústrias de motorhome, então conseguimos inovar bastante, trazer soluções e materiais novos – o que atraiu bastante nosso público.

 

 

Sua empresa atua em um mercado muito específico e com um consumidor que em geral possui de alto poder aquisitivo, ou seja, trata-se de um cliente exigente e que sabe valorizar o que é bom para ele e família. Como funciona o processo de captação destes clientes? Quais estratégias de marketing e comercial vocês utilizam no dia a dia do negócio?

Sim, é um mercado bem específico, mas não digo que são pessoas com alto poder aquisitivo, mas sim, pessoas que realmente sabem o que querem, que se preocupam com a qualidade dos equipamentos. Para gente poder captar este público tivemos que trabalhar com diversos meios de marketing e comercial. Então usamos muito a internet e as mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube, aqui somos bem famosos porque fazemos um tour mostrando o interior dos carros). Mas, o que tem dado bastante resultado é o feedback dos nossos clientes, o famoso boca-boca. Para este negócio, é muito importante ser indicado. Hoje, um cliente meu, com carro novo e andando por aí, aonde ele para, seja no camping ou em qualquer outro lugar, acaba fazendo propaganda positiva nossa – o que tem trazido outras pessoas adquirindo motorhomes conosco!

 


Como foi sua experiência neste mercado durante o período mais intenso da pandemia? Quais estratégias e ações utilizaram para a sobrevivência e crescimento do negócio?

Assim como qualquer outro empreendedor, no início foi difícil pois não sabíamos como ia ser. Não sabíamos se íamos parar por uma ou duas semanas, um mês... Se nós fossemos pensar que íamos ficar mais de um ano parados, íamos ficar loucos! Mas, focamos no nosso trabalho, nos nossos carros, mantivemos nossas divulgações para mostrar lançamentos e produtos. Estamos seguindo rigorosamente os protocolos de higiene para as visitas aqui em nossa fábrica exatamente para mostrar uma oportunidade para as pessoas viajarem em segurança mesmo em período de pandemia.

 

 

Para quem está começando a se interessar por este estilo de vida, qual o investimento médio para a aquisição de alguns dos modelos produzidos pela sua marca?

O valor gira em torno de R$ 380 mil (considerando valor do carro do zero e montagem personalizada de acordo com os gostos e preferências do cliente). Entretanto, hoje temos versões aqui na Estrella a partir de R$180 mil reais (também considerando o valor do carro e montagem). O preço varia de acordo com o modelo, carroceria etc. O valor médio de um motorhome para 04 pessoas varia a entre R$370 a R$380 mil.

 

 

Sabemos que este é um mercado bilionário em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Mas, qual o tamanho deste mercado de consumo hoje no Brasil? Como você analisa o atual cenário e as perspectivas para o futuro dos motorhomes no país?

O cenário dos veículos recreativos no Brasil vem crescendo desde os anos 80 – quando as pessoas iam com mais frequência para a praia ou campo no final de semana. Com a pandemia, houve um impulso maior das pessoas quererem ter uma casa sobre rodas para viajar quando e na hora que quiser. Na fábrica da Estrella Mobil Motorhomes, no ano de 2020, tivemos um aumento de 80% nas vendas – isso já mostra claramente o quanto o consumo tem aumentado.

Além disso, o perfil de viajantes também mudou. O que antes era consumido apenas por pessoas mais madura e aposentados, hoje pessoas com 40 anos e os que trabalham no estilo home-office perceberam a oportunidade de aliar trabalho e viagem em um único lugar: dentro dos motorhomes!

O Brasil é um país rico de paraísos naturais e tem um grande polo turístico, por isso o futuro dos motorhomes em nosso país tende a se tornar ainda maior!

 

 

Quais você considera como os principais diferenciais do seu produto/serviço em comparação com o mercado?

Segurança, conforto, sofisticação e personificação dos motorhomes. Todos os modelos da Estrella Mobil Motorhomes passam por testes rigorosos de segurança (desde o veículo em sí como baterias, pedais, freios etc.), quanto os próprios objetos internos, como TV, frigobar, máquina de lavar, chuveiro etc. Todos os equipamentos que usamos nos veículos são próprios para motorhome. Além disso, temos carros hoje com autonomia de energia, então carros sempre focados em autonomia, praticidade e versatilidade dos motorhomes.

 

 

Quais os próximos passos para o futuro do negócio?

Estamos estruturando ainda mais a empresa e focados em ganhar escala, ou seja, acertando nossa parte (começamos apenas com 1 modelo, agora já estamos indo para o 4º modelo).

Para encerrar nossas entrevistas, sempre costumamos pedir ao entrevistado que deixe uma dica que considera a mais valiosa para quem está iniciando na jornada empreendedora, qual seria sua dica?

A dica mais valiosa que posso deixar é: faça aquilo que você goste, que te atraia, que você consuma e que você veja o potencial de consumo e que você consiga entregar um diferencial, tanto o serviço, como produto. É um caminho para que você tenha sucesso!

 

 

Julio Lemos

Formado em Engenharia Aeronáutica e Espacial, tem mais de 18 anos de experiência em projetos e desenvolvimento de veículos especiais. Já realizou projetos para grandes empresas como Mercedes, Volvo e Embraer. Hoje é um dos fundadores da Estrella Mobil Motorhomes, empresa especializada em veículos recreativos e personalização de motorhomes.

 

Sobre a Estrella Mobil

A Estrella Mobil é uma empresa fabricante de Motorhomes (veículos Recreativos) estabelecida sobre um know-how de mais de 20 anos em projeto e construção de Veículos Especiais e na experiência vinda da Indústria Aeronáutica por parte de seus fundadores. Com base na experiência de seu time, a Estrella-Mobil pode oferecer produtos com tecnologia e design avançados que estão na vanguarda graças às excelentes técnicas de construção adotadas.

 

Saiba Mais: https://www.estrella-mobil.com.br/

 

 

 

 

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Fonte: Assessoria de Imprensa

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