Pular para o conteúdo principal

Dica de Livro: Quem Sabe Faz a Hora!

 

comprar-livro-cortella-quem-sabe-faz-a-hora

Novo livro do professor e filósofo Mario Sérgio Cortella traz reflexões e iniciativas para iluminar a vida de empreendedores, gestores e colaboradores em tempos pandêmicos.

 

Para Mario Sergio Cortella, nada será como antes da pandemia. Mas nem tudo, porém, será inédito. Muitas práticas, boas e ruins, irão permanecer. E é olhando para o evento que transformou o mundo e as relações profissionais que um dos pensadores mais importantes do Brasil convida os leitores a uma reflexão inspiradora sobre os dilemas do mundo do trabalho em tempos pandêmicos.

Em "Quem sabe faz a hora!", lançamento da Editora Planeta, Cortella fala para empreendedores, gestores e colaboradores sobre as competências necessárias para o enfrentamento da crise e sobre quais iniciativas farão a diferença.

No livro, Cortella discute os benefícios e dificuldades do home office, apontando a melhor forma para lidar com o gerenciamento de tempo e tarefas. Para ele, a modalidade será parte do futuro de muitas empresas. O filósofo dedica ainda um capítulo para falar sobre a importância da liderança nos tempos em que tudo acontece no mundo online, com diferentes gerações atuando juntas. Nesse cenário, Cortella busca responder perguntas como: o que é uma liderança inteligente? Como ser um líder inspirador no ambiente virtual?

Ao longo do livro, o autor apresenta temas que são fundamentais em qualquer fase da carreira, como a importância do protagonismo e de um bom planejamento para a vida profissional. Cortella desmitifica abordagens inusitadas e conceitua termos importantes para o cotidiano de empreendedores e colaboradores, como proatividade, capacidade de decisão e atendimento ao cliente.

"Quem sabe faz a hora!" é um livro decisivo para lidar com os dilemas da crise, mas também para lembrar que ela vai passar e precisaremos encarar as transformações e os desafios que o mundo pós-pandemia, cada vez mais virtual, irá proporcionar.

Desde a aceleração da globalização no inicio dos anos 1990, o mundo do trabalho não sofria um impacto tão expressivo. A pandemia do novo coronavírus alterou definitivamente as relações profissionais em todos os sentidos. A necessidade de distanciamento e isolamento adensou alguns movimentos que já vinham se desenhando antes da exposição do vírus, tal como o trabalho a distância, o uso das novas tecnologias e o fortalecimento do e-commerce. O sentido de urgência, no entanto, também demandou repensar modos de gestão e operação. Das grandes corporações aos pequenos empreendedores, todos se viram – e ainda se veem – desafiados pelos desdobramentos da pandemia. Desafios reais em tempos virtuais.

Nesse contexto, o filósofo Mario Sérgio Cortella volta o foco para o mundo do trabalho, e da forma direta e inspiradora que lhe é característica, discorre sobre as competências certas em tempos incertos. As considerações, porém, não se restringem à questão da pandemia; esta é o entorno grave, mas transitório, sem ser o horizonte! Cortella aborda questões decisivas para profissionais que ocupam posições de liderança, que respondem pela gestão e também para aqueles que têm aspirações no empreendimento de suas carreiras. Por tudo isso, "Quem sabe faz a hora!" ajudará a todos.

 


 

OPINIÃO DO EDITOR

Mais do que apresentar um amplo mix de poderosas reflexões sobre vida e trabalho em tempos pandêmicos, o novo livro de Mario Sérgio Cortella potencializa uma análise mais profunda sobre temas que sempre estiveram presentes em nosso dia a dia, como: Liderança, gestão de relações, comunicação, planejamento, empreendedorismo, protagonismo e ética.

Logo na primeira página o filósofo levanta um importante ponto de reflexão no trecho: “Não apenas o mundo do trabalho vai mudar, mas nada será como antes dessa pandemia. Nem tudo, porém, será inédito”.

Com um texto primoroso e de fácil leitura, "Quem sabe faz a hora!" nos remete a uma intensidade de questionamentos e reflexões que vão muito além do Home Office e isolamento social vividos durante a pandemia, afinal de contas, muitas das dúvidas, incertezas e sentimentos que tem se aflorado neste momento, na verdade, tem sido cultivados ao longo de nossa jornada, e não são exclusividades da pandemia.

Como lidar com essas “novas situações” e identificar as melhores iniciativas para uma tomada de decisão mais clara em nossa vida pessoal e profissional é a grande missão do livro, que em pouco mais de 170 páginas nos garante uma leitura prazerosa e reflexiva, como é comum deste que é um dos maiores pensadores desta geração e de outras gerações.

Diferente do que muitos podem imaginar, "Quem sabe faz a hora!" não é uma leitura exclusiva apenas para empreendedores ou para profissionais que atuem em cargos de liderança corporativa, mas acredito ser uma poderosa leitura para todos aqueles que buscam entender melhor como criar um caminho de maior protagonismo e iniciativa em todas as áreas da vida, considerando a construção de uma vida com ética, respeito e boa comunicação.

Para quem ainda acredita que filosofia é um assunto apenas para discussões abstratas sobre a “quem somos e para onde vamos”, Cortella apresenta um leque de situações cotidianas, que vão desde relacionamentos amorosos até a gestão de equipes de trabalho, que nos permite entender melhor nossas relações como sociedade e indivíduos, e cima de tudo, como podemos manter uma rotina de evolução que nos permita um contínuo crescimento, por meio de competências certas, mesmo em tempos cada vez mais incertos.

Fica aqui a dica do Editor sobre uma Leitura poderosa e valiosa para quem busca ser protagonista da sua jornada.

 

 

Ficha técnica:

Título: Quem sabe faz a hora!

Autor: Mario Serio Cortella

176 páginas

R 44,90

 

 

Sobre o autor:

Mario Sergio Cortella nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina, no interior do Paraná. Quando tinha 13 anos, mudou-se com os pais, o irmão e a irmã para São Paulo, onde está até hoje, faz mais de meio século. Nessa cidade, casou-se, tem dois filhos e uma filha, e estes se desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia, fez mestrado e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela, se aposentou como professor-titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais e redes sociais (com mais de 10 milhões de seguidores); autor, até 2020, de 46 livros publicados no Brasil e no exterior.

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...