Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para se destacar em uma Entrevista Online

 

como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego-online-2021

Especialista destaca as principais estratégias que você deve utilizar para se preparar para processos seletivos à distância. 



Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou essencial e, mesmo com o avanço da vacinação, muitas empresas já planejam manter o modelo. Com isso, os processos seletivos também tiveram que se adaptar a essa nova realidade fazendo com que recrutadores e candidatos se encontrassem virtualmente, em muitos casos, desde o primeiro contato até a contratação.

Pensando em auxiliar candidatos que venham a se submeter a esse  formato que vem se tornando cada vez mais comum, Patricia Suzuki, CHRO da Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, separou cinco dicas de preparação para uma entrevista online. Confira:

 

 

Arrume-se como se estivesse indo à entrevista pessoalmente

A vestimenta e o cuidado com a apresentação é algo importante na avaliação do candidato. Escolha uma roupa que usaria para ir à entrevista presencial, levando em conta o perfil da empresa. Algumas exigem um traje mais formal, outras podem ser mais descontraídas, chapéus e óculos escuros, em todos os casos não são recomendados. Mesmo estando em casa, esses detalhes não devem ser desconsiderados. Além disso, é importante ter cuidado para não exagerar na maquiagem, pois no vídeo ela pode ficar muito mais intensa. Independente da modalidade a forma como se apresenta fala sobre você.

 

 

Escolha o ambiente da entrevista com atenção

O local onde será realizada a entrevista deve ser escolhido com cuidado para que seja possível uma comunicação clara. Um ambiente com o mínimo de barulho possível é o ideal para que não haja interrupções que atrapalhem tanto a concentração do candidato e/ou do entrevistador. O ambiente também precisa estar organizado, além disso, tome cuidado com a iluminação, pois será preciso que as pessoas consigam te ver bem. Se possível, combine a iluminação natural com a artificial.

 


 

Aprenda sobre as ferramentas utilizadas para a videoconferência

Com a popularização das entrevistas online, muitas empresas utilizam plataformas de videoconferência, já que estas oferecem várias vantagens, entre elas, facilitar o trabalho dos recrutadores que podem realizar a entrevista no dia, horário e ambiente que desejarem.

Para que os recrutadores e candidatos não encontrem dificuldades com o software ou app de videoconferência, vale a pena aprender sobre ele com antecedência. É importante identificar as funcionalidades da ferramenta para saber, por exemplo, como fazer chamadas de vídeo e reuniões em grupo, silenciar, mudar o plano de fundo de forma personalizada e  ainda como interromper o vídeo após o término da entrevista.

No caso do candidato, assim que a entrevista on-line for agendada, é importante que ele pergunte sobre o software que será utilizado. Assim, poderá aprender sobre os recursos oferecidos pelo aplicativo e, se o entrevistador pedir algum comando, como compartilhar uma tela, por exemplo, não terá dificuldade. Além disso, saber mexer na ferramenta com antecedência evitará um possível atraso por dificuldades de acesso.

 

 

Teste os equipamentos com antecedência para não atrapalhar a pontualidade

Prepare com antecedência todos os equipamentos: se for usar um computador ou notebook, verifique a câmera, microfone, software de videoconferência e áudio e veja se está tudo funcionando bem. Uma dica é fazer uma videoconferência com um amigo ou parente para fazer os testes necessários. Assim, se alguma coisa apresentar problema, poderá corrigir a tempo. A mesma regra é válida se for usar o smartphone. Nesse caso, além desses cuidados, é preciso pensar em um suporte para colocá-lo, afinal, segurar o aparelho por horas não é o ideal, além de não ter uma boa estabilidade e enquadramento. Seguir essa dica auxiliará também a manter a pontualidade, afinal assim como no presencial ser pontual é algo que chama atenção dos recrutadores.

 

 

Garanta uma boa conexão com a internet e evite distrações

Sem a internet você não conseguirá fazer a entrevista de trabalho por videoconferência. Então, o candidato deve garantir que ela esteja funcionando. Se for usar a internet residencial, veja se os cabos estão conectados e se o Wi-Fi está com um bom sinal. No caso de o sinal estiver fraco, vale a pena trocar de lugar e ir para um que tenha sinal mais forte. Os dados móveis também precisam estar em um local em que peguem bem. Nesse caso, vale checar como anda o seu pacote de dados, até porque corre o risco da entrevista ser interrompida pelo fim do seu pacote. Se possível, vale a pena se garantir com uma conexão por cabo e deixar os dados móveis preparados caso a conexão caia. Além disso, é importante evitar distrações como abrir outras abas durante a conversa e conferir as notificações do celular. No momento da entrevista é preciso estar 100% focado, afinal isso também é avaliado.

 

 

Depois de seguir esses passos, a especialista reforça que é preciso se preparar para a entrevista online da mesma forma caso fosse presencial, afinal, a parte mais importante é demonstrar as suas capacidades e o quanto está apto para a vaga desejada. 

Pesquise sobre a empresa para estar preparado para o momento da  entrevista e fazer as perguntas certas e entender sobre o negócio e cultura organizacional, entenda como poderá contribuir para a organização. Esteja pronto para responder perguntas sobre suas experiências anteriores, com exemplos das suas conquistas e resultados alcançados e também como os seus conhecimentos e habilidades poderão ajudar a organização. Reflita sobre essas questões com antecedência e seja natural nas suas respostas. A entrevista de trabalho online pode ser bem tranquila e garantir uma oportunidade de emprego, mas para isso, é preciso estar preparado”,  alerta Patricia.

 

 

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 700 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas. A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

 

 

 
 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

O que muda no MEI para 2021

  Alteração nos valores do DAS e lista de atividades excluídas são apenas algumas das alterações realizadas no MEI em 2021   A modificação no salário mínimo acarretou em pequenas mudanças para os MEIs neste ano. De acordo com o Serasa Experian , em 2021 o país bateu recorde no número de abertura de novos negócios. “ Ao se formalizar, o Microempreendedor Individual recebe diversos benefícios. No entanto, assim como todos, estes profissionais também possuem seus deveres”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, que completa “Os MEIs precisam pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. O que determina o valor da cobrança é a atividade exercida ”. Em 2021, os valores referentes ao DAS sofreram um aumento. Com o salário mínimo subindo, os impostos também foram reajustados. Verifique os novos valores: Prestação de serviços = R$ 60,00 Indústria e comércio = R$ 56,00 Comércio e serviços = R$ 61,0...

Empreendedor cria Consultoria de Negócios onde cliente paga o Quanto Quiser!

  CEO e Fundador da Clínica de Negócios lança campanha para democratizar o acesso a Consultoria para Micro e Pequenos Empreendedores   Quanto você pagaria por uma sessão de consultoria que promete ajudar no crescimento do seu negócio? É com esta proposta que o CEO e Fundador da Clínica de Negócios , Leandro Olímpio, lança no mercado seu mais novo projeto de fomento e apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. Com uma metodologia exclusiva e modelo de atendimento similar ao das clínicas médicas, a Clínica de Negócios chega ao mercado para revolucionar o jeito de levar conhecimento Empreendedor para quem mais precisa. Segundo a assessoria de imprensa da Olímpio Business Consultancy , o novo braço da consultoria terá maior foco de atendimento na grande parcela de informais, micro e pequenos empreendedores, além daqueles que estão iniciando no sonho de ter o próprio negócio e precisam de orientação e apoio. Para Leandro Olímpio, idealizador do projeto, o ...

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...