Pular para o conteúdo principal

O que é NFT? O Novo Mercado Bilionário da Tecnologia

 

o-que-e-nft-nova-tecnologia-digital

A tecnologia que permitiu o surgimento do Bitcoin, agora dá inicio a uma nova era bilionária para as mídias digitais

 

Todos os dias, centenas de itens digitais como imagens, vídeos, textos, músicas, jogos eletrônicos, artes, memes, entre outros, circulam este infinito que chamamos de internet. 

Apesar destes arquivos digitais estarem disponíveis para todo e qualquer usuário, como você e eu, isso não nos torna proprietários deles. É a partir deste contexto que surge a ideia do NFT, sigla para “Non-fungible Token” (“Token não-fungível”, em tradução livre). Embora este assunto tenha gerado uma série de controvérsias, a Decode, empresa de client acquisition e consulting pertencente ao grupo BTG Pactual, encontrou dados quase inacreditáveis que demonstram o constante crescimento deste mercado. 


Mas afinal, o que é um NFT?
 

Antes de responder a esta pergunta, é necessário introduzir outro conceito ligado ao surgimento desta febre: o blockchain. Basicamente, o blockchain é uma tecnologia, utilizada no comércio de criptomoedas, capaz de “guardar” informações em uma corrente permanente e infinita que se atualiza a cada segundo. Em outras palavras, este sistema permite o rastreamento da transação de alguns tipos de informação pela internet. 

O NFT é um token, ou seja, a representação digital de algo. Por ser “não-fungível”, ele não pode ser facilmente trocado, uma vez que sua posse digital e inviolável é garantida por meio do blockchain

Esse mercado começou a se formar há cerca de três anos, mas se popularizou apenas neste ano de 2021, movimentando mais de US$2.000.000.000 no primeiro trimestre, vinte vezes mais que o trimestre anterior, ainda em 2020. Essa movimentação faz sentido quando observamos os preços exorbitantes destes “produtos digitais”. Alguns exemplos são o meme ‘Doge’, o primeiro tweet do CEO do Twitter e o vídeo de um lance do astro LeBron James vendidos, respectivamente, por US$4,0 milhões, US$2,9 milhões e US$ 208 mil.

 



Boom midiático
Este assunto “experienciou” um boom midiático entre os meses de janeiro e abril de 2021, quando houve um aumento de 6.300% no volume de matérias publicadas no Brasil sobre as NFT's. Além disso, segundo a coleta de dados da Decode através do Google Ads, entre os meses de janeiro e maio de 2021, o volume de buscas no Google sobre o tópico passou de 1.600 para 110.000.

Quando voltamos nosso olhar para as redes sociais, percebemos que as reações pendem mais para o lado negativo do que o positivo. No Facebook: 
 
- 39% dos usuários fizeram piadas a respeito do assunto 
- 20% dos usuários demonstraram curiosidade/interesse pelo tema
- 15% dos usuários fizeram alguma pergunta como: "não é só tirar print?", "como funciona a blockchain?", etc.  
- 14% dos usuários acreditam que seja um esquema de "lavagem de dinheiro"  
- 12% dos usuários demonstraram indignação com o mercado de NFT's 

Caso você tenha ficado com aquela pulga atrás da orelha e queira ver a movimentação deste mercado com os seus próprios olhos, confira as 5 maiores plataformas de compra e venda de arquivos NFT: 

1ª- OpenSea (maior marketplace de NFT's) 
2ª- Rarible  (focada em arte digital) 
3ª- Rarible (focada em arte digital) 
4ª- Foundation (focada em arte digital) 
5ª- AtomicMarket (compra e venda de ativos digitais) 

Verifique também a primeira plataforma 100% brasileira de compra e venda de NFT’s: a 9Block, que conta com a participação do influencer Felipe Neto dentre seus investidores.

Não podemos negar que os NFT’s revolucionaram os mercados digital e financeiro, abrindo novos horizontes para investimentos e negociações. Com os aportes milionários de financiadores no mundo todo, as previsões garantem a consolidação dos não-fungíveis. 

 

A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.  

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...