Pular para o conteúdo principal

O que é NFT? O Novo Mercado Bilionário da Tecnologia

 

o-que-e-nft-nova-tecnologia-digital

A tecnologia que permitiu o surgimento do Bitcoin, agora dá inicio a uma nova era bilionária para as mídias digitais

 

Todos os dias, centenas de itens digitais como imagens, vídeos, textos, músicas, jogos eletrônicos, artes, memes, entre outros, circulam este infinito que chamamos de internet. 

Apesar destes arquivos digitais estarem disponíveis para todo e qualquer usuário, como você e eu, isso não nos torna proprietários deles. É a partir deste contexto que surge a ideia do NFT, sigla para “Non-fungible Token” (“Token não-fungível”, em tradução livre). Embora este assunto tenha gerado uma série de controvérsias, a Decode, empresa de client acquisition e consulting pertencente ao grupo BTG Pactual, encontrou dados quase inacreditáveis que demonstram o constante crescimento deste mercado. 


Mas afinal, o que é um NFT?
 

Antes de responder a esta pergunta, é necessário introduzir outro conceito ligado ao surgimento desta febre: o blockchain. Basicamente, o blockchain é uma tecnologia, utilizada no comércio de criptomoedas, capaz de “guardar” informações em uma corrente permanente e infinita que se atualiza a cada segundo. Em outras palavras, este sistema permite o rastreamento da transação de alguns tipos de informação pela internet. 

O NFT é um token, ou seja, a representação digital de algo. Por ser “não-fungível”, ele não pode ser facilmente trocado, uma vez que sua posse digital e inviolável é garantida por meio do blockchain

Esse mercado começou a se formar há cerca de três anos, mas se popularizou apenas neste ano de 2021, movimentando mais de US$2.000.000.000 no primeiro trimestre, vinte vezes mais que o trimestre anterior, ainda em 2020. Essa movimentação faz sentido quando observamos os preços exorbitantes destes “produtos digitais”. Alguns exemplos são o meme ‘Doge’, o primeiro tweet do CEO do Twitter e o vídeo de um lance do astro LeBron James vendidos, respectivamente, por US$4,0 milhões, US$2,9 milhões e US$ 208 mil.

 



Boom midiático
Este assunto “experienciou” um boom midiático entre os meses de janeiro e abril de 2021, quando houve um aumento de 6.300% no volume de matérias publicadas no Brasil sobre as NFT's. Além disso, segundo a coleta de dados da Decode através do Google Ads, entre os meses de janeiro e maio de 2021, o volume de buscas no Google sobre o tópico passou de 1.600 para 110.000.

Quando voltamos nosso olhar para as redes sociais, percebemos que as reações pendem mais para o lado negativo do que o positivo. No Facebook: 
 
- 39% dos usuários fizeram piadas a respeito do assunto 
- 20% dos usuários demonstraram curiosidade/interesse pelo tema
- 15% dos usuários fizeram alguma pergunta como: "não é só tirar print?", "como funciona a blockchain?", etc.  
- 14% dos usuários acreditam que seja um esquema de "lavagem de dinheiro"  
- 12% dos usuários demonstraram indignação com o mercado de NFT's 

Caso você tenha ficado com aquela pulga atrás da orelha e queira ver a movimentação deste mercado com os seus próprios olhos, confira as 5 maiores plataformas de compra e venda de arquivos NFT: 

1ª- OpenSea (maior marketplace de NFT's) 
2ª- Rarible  (focada em arte digital) 
3ª- Rarible (focada em arte digital) 
4ª- Foundation (focada em arte digital) 
5ª- AtomicMarket (compra e venda de ativos digitais) 

Verifique também a primeira plataforma 100% brasileira de compra e venda de NFT’s: a 9Block, que conta com a participação do influencer Felipe Neto dentre seus investidores.

Não podemos negar que os NFT’s revolucionaram os mercados digital e financeiro, abrindo novos horizontes para investimentos e negociações. Com os aportes milionários de financiadores no mundo todo, as previsões garantem a consolidação dos não-fungíveis. 

 

A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.  

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...