Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta os tipos de comércios que existem nos bairros de São Paulo

 

imagem-aerea-da-cidade-de-São-Paulo-2021

De padarias a criadores de gado, levantamento aponta quais os tipos de comércios que existem nos bairros da cidade de São Paulo

 

O comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do País. A Cidade de São Paulo, com seus mais de 12 milhões de habitantes, tem muita gente atuando nesse ramo da economia e, também consumindo.

A proScore, um bureau digital de crédito e authority de score, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, fez um levantamento  dos estabelecimentos comerciais da sua base de dados. Os números apontam que o bairro da Bela Vista é o campeão em padarias na Cidade, com 67. Na sequência vem a República, com 65, e Pinheiros com 60.

Já no setor farmacêutico, Santo Amaro segue na frente com 51 estabelecimentos. Moóca é o segundo colocado com 45. O Ipiranga tem 43.

 

Variedade do comércio nas regiões

Os dados apontam ainda que o bairro de Pinheiros conta com 426 locais para estacionar os carros. A Bela Vista  tem 336 estabelecimentos  e a Vila Olímpia, 276. No Centro da cidade são 202.

Os números indicam também que o centro de São Paulo tem 128 confecções de roupas; 151 lojas de ferragens e ferramentas e 646 vendedores de eletrodomésticos, áudio e vídeo.

Já no Bom Retiro, também no Centro, são 1967 confecções produzindo roupas para venda no comércio de todo o País. O bairro tem também 144 funilarias e mecânicas de veículos.

Na Consolação, são 129 estabelecimentos para instalação e manutenção elétrica. O bairro abriga ainda 414 agências de viagens.

Nos Jardins, o comércio é dominado pelas lojas de roupas e acessórios. São 899 estabelecimentos. Com um comércio movimentado, um número que chama a atenção é o de estacionamentos para veículos: 380. E na hora de matar a fome é só procurar um dos 590 restaurantes existentes naquela área. O local tem ainda 166 lojas de cosméticos, perfumes e higiene pessoal.

Indo para a Zona Norte da Capital, em Santana, são 359 confecções; 153 mecânicas e 197 lojas comercializando peças e acessórios para carros. Na Vila Maria, existem  18 serralherias e 56 fábricas de móveis de madeira. Existem 85 locais que fazem instalação e manutenção elétrica.

Na Zona Leste, mais precisamente no Brás, a confecção de roupas movimenta o comércio. São 4360 locais que produzem e vendem roupas sob medida. São outras 1090 estabelecimentos vendendo artigos de vestuário e acessórios. Na Moóca, são 221 lugares que fazem serviços de entrega rápida e 824 casas de chás e sucos.

 


Curiosidades

O levantamento apontou ainda que nos bairros Moema e Vila Mariana, na Zona Sul, existe o registro de dez locais para criação de gado para corte. Os locais registram também que duas pessoas praticam a apicultura, que é a criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real, pólen e própolis. As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar, como a laranjeira. Os dois bairros têm 1442 salões de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure)

No Ipiranga, são 135 comércios de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Já no Jabaquara, 195 pessoas trabalham com o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Na Cidade Ademar, um comerciante apenas trabalha com o serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas. No Itaim Bibi, são 140 vendedores especializados em equipamentos e suprimentos de informática. 

Percebemos no nosso levantamento que São Paulo conta com comércios que ninguém nem imagina que poderiam existir em uma  cidade industrializada e habitada por milhões de pessoas”,  disse Mellissa Penteado, sócia da proScore.

 

Sobre a proScore

A proScore Tecnologia é um bureau digital de crédito, authority de Score, especialista em Big Data e inteligência de dados, assim como motores de decisão, com objetivo de desenvolver soluções completas e customizadas focadas em negócios com qualidade, segurança e agilidade tecnológica. As informações fornecidas pela proScore auxiliam na tomada de decisão, seja no viés crédito, cobrança, fraude ou prospecção de clientes; além de sanear e enriquecer bases de dados legadas. Com mais de 20 anos de tradição no mercado brasileiro é o único bureau com capital 100% nacional. 

 

Sobre Mellissa Penteado

Formada em Administração pela PUC/SP, com especializações pela Disney Institute, Law Business School, Ohio University e Business pela University of Akron. Iniciou sua carreira no setor de fomento mercantil em 1995 até fundar a proScore Tecnologia no ano 2000, birô digital de crédito e authority de Score. Com mais de 19 anos de vivência na área administrativa e tecnológica, é CEO da empresa e em 2018 fundou o Bancoin, fintech de inclusão financeira e social especializada em desbancarizados. 

Acesse: www.proscore.com.br

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...