Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta os tipos de comércios que existem nos bairros de São Paulo

 

imagem-aerea-da-cidade-de-São-Paulo-2021

De padarias a criadores de gado, levantamento aponta quais os tipos de comércios que existem nos bairros da cidade de São Paulo

 

O comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do País. A Cidade de São Paulo, com seus mais de 12 milhões de habitantes, tem muita gente atuando nesse ramo da economia e, também consumindo.

A proScore, um bureau digital de crédito e authority de score, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, fez um levantamento  dos estabelecimentos comerciais da sua base de dados. Os números apontam que o bairro da Bela Vista é o campeão em padarias na Cidade, com 67. Na sequência vem a República, com 65, e Pinheiros com 60.

Já no setor farmacêutico, Santo Amaro segue na frente com 51 estabelecimentos. Moóca é o segundo colocado com 45. O Ipiranga tem 43.

 

Variedade do comércio nas regiões

Os dados apontam ainda que o bairro de Pinheiros conta com 426 locais para estacionar os carros. A Bela Vista  tem 336 estabelecimentos  e a Vila Olímpia, 276. No Centro da cidade são 202.

Os números indicam também que o centro de São Paulo tem 128 confecções de roupas; 151 lojas de ferragens e ferramentas e 646 vendedores de eletrodomésticos, áudio e vídeo.

Já no Bom Retiro, também no Centro, são 1967 confecções produzindo roupas para venda no comércio de todo o País. O bairro tem também 144 funilarias e mecânicas de veículos.

Na Consolação, são 129 estabelecimentos para instalação e manutenção elétrica. O bairro abriga ainda 414 agências de viagens.

Nos Jardins, o comércio é dominado pelas lojas de roupas e acessórios. São 899 estabelecimentos. Com um comércio movimentado, um número que chama a atenção é o de estacionamentos para veículos: 380. E na hora de matar a fome é só procurar um dos 590 restaurantes existentes naquela área. O local tem ainda 166 lojas de cosméticos, perfumes e higiene pessoal.

Indo para a Zona Norte da Capital, em Santana, são 359 confecções; 153 mecânicas e 197 lojas comercializando peças e acessórios para carros. Na Vila Maria, existem  18 serralherias e 56 fábricas de móveis de madeira. Existem 85 locais que fazem instalação e manutenção elétrica.

Na Zona Leste, mais precisamente no Brás, a confecção de roupas movimenta o comércio. São 4360 locais que produzem e vendem roupas sob medida. São outras 1090 estabelecimentos vendendo artigos de vestuário e acessórios. Na Moóca, são 221 lugares que fazem serviços de entrega rápida e 824 casas de chás e sucos.

 


Curiosidades

O levantamento apontou ainda que nos bairros Moema e Vila Mariana, na Zona Sul, existe o registro de dez locais para criação de gado para corte. Os locais registram também que duas pessoas praticam a apicultura, que é a criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geleia real, pólen e própolis. As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar, como a laranjeira. Os dois bairros têm 1442 salões de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure)

No Ipiranga, são 135 comércios de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Já no Jabaquara, 195 pessoas trabalham com o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. Na Cidade Ademar, um comerciante apenas trabalha com o serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas. No Itaim Bibi, são 140 vendedores especializados em equipamentos e suprimentos de informática. 

Percebemos no nosso levantamento que São Paulo conta com comércios que ninguém nem imagina que poderiam existir em uma  cidade industrializada e habitada por milhões de pessoas”,  disse Mellissa Penteado, sócia da proScore.

 

Sobre a proScore

A proScore Tecnologia é um bureau digital de crédito, authority de Score, especialista em Big Data e inteligência de dados, assim como motores de decisão, com objetivo de desenvolver soluções completas e customizadas focadas em negócios com qualidade, segurança e agilidade tecnológica. As informações fornecidas pela proScore auxiliam na tomada de decisão, seja no viés crédito, cobrança, fraude ou prospecção de clientes; além de sanear e enriquecer bases de dados legadas. Com mais de 20 anos de tradição no mercado brasileiro é o único bureau com capital 100% nacional. 

 

Sobre Mellissa Penteado

Formada em Administração pela PUC/SP, com especializações pela Disney Institute, Law Business School, Ohio University e Business pela University of Akron. Iniciou sua carreira no setor de fomento mercantil em 1995 até fundar a proScore Tecnologia no ano 2000, birô digital de crédito e authority de Score. Com mais de 19 anos de vivência na área administrativa e tecnológica, é CEO da empresa e em 2018 fundou o Bancoin, fintech de inclusão financeira e social especializada em desbancarizados. 

Acesse: www.proscore.com.br

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...