Pular para o conteúdo principal

5 Empreendedoras Negras que você precisa conhecer

 

Adriana-Barbosa-fundadora-Feira-Preta-Preta-Hub

Conheça as 5 Empreendedoras que são referências inspiradoras para o universo dos negócios

 

Comemorando o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de resistência feminina, conheça 5 personalidades empreendedoras que fazem um trabalho de base por meio de seus negócios. Todas são agentes de transformação que representam milhares de mulheres que, com suas lutas, inspiram e impactam de forma significativa um todo, assim como Tereza de Benguela.

 

Adriana Barbosa

 

Adriana-Barbosa-Fundadora-Feira-Preta

Adriana Barbosa
Foto: Marcus Steinmeyer

 

Adriana Barbosa, criou há 20 anos o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, a Feira Preta. O projeto que reúne, anualmente, milhares de pessoas foi construído a partir da urgência de conquistar espaços e construir pontes para a liderança negra dentro de diversos segmentos do mercado.

Atualmente, também, com sua versão online, o Marketplace Feira Preta reúne milhares de figuras empreendedoras que vem neste suporte a oportunidade de evidenciar suas potências por meio de produtos e serviços e, em contrapartida, possibilitam um diálogo voltado para a valorização da criatividade, inventividade, identidade e cultura preta.

Para além da questão racial, a Feira Preta que inicialmente partia da premissa de empreender por necessidade, hoje reafirma uma configuração de cenário desmistificando os estereótipos que perpassam a população negra, visto que esta tem em seu DNA a potencialidade e excelência de atuar com propósito e reconhecimento.

 

Fernanda Ribeiro

 

Fernanda-Ribeiro-Fundadora-Conta-Black

Fernanda Ribeiro
Foto: Larissa Isis

 

Fernanda Ribeiro é co- fundadora da Conta Black - hub de serviços financeiros e de consumo, que tem como propósito promover o empoderamento financeiro de pessoas desbancarizadas. Ao lado de seu marido, Sérgio All, Fernanda tem como base sólida a democratização do acesso ao sistema financeiro e, a partir dele, viabilizar um cenário transformador para aqueles que, até então, eram invisíveis para os grandes bancos.

Focada em derrubar os muros que impedem tantos de avançar financeiramente, ela objetiva ampliar o acesso à serviços financeiros sem burocracia, com inclusão e educação financeira.

 


Gabriela Chaves

Gabriela-Chaves-Empreendedorismo-Negro

Gabriela Chaves
Foto: Mônica Silva

 

Gabriela Chaves é economista, fundadora e CEO da NoFront - Empoderamento Financeiro, plataforma de educação financeira. A fim de ensinar educação financeira para a população negra e periférica, Chaves criou uma metodologia inédita a partir de músicas de RAP do Racionais MC’s. Para isso, ela criou, em 2018, a plataforma NoFront - Empoderamento Financeiro, onde oferta o Curso ‘Educação Financeira Sem Neurose’. Tendo formado mais de 4.800, o ‘Educação Financeira Sem Neurose' traz aprendizados sobre padrões de consumo, ostentação e consumo consciente, técnicas de negociação e quitação de dívidas, economia na prática, mecanismos de planejamento e metas financeiras, além de descobrir seu novo parceiro nas realizações de sonhos: o investimento.

Comemorando três anos de existência, a NoFront surgiu a partir do legado e contexto das mulheres negras do século XIX, que tinham em suas narrativas o trabalho e superação como passe para prosperidade a partir da coletividade, que liberta não só individualmente, mas, também, o todo. Dessa forma, Gabriela fundamenta a NoFront, como uma ferramenta social antirracista, educativa, emancipatória e de resgate à disciplina e educação financeira, além de mostrar para os seus alunos que eles são, exclusivamente, protagonistas de suas trajetórias.

 

 

Patrícia Ramos

Patrícia Ramos
Foto: Divulgação

 

Com apenas 21 anos e com quase 5 milhões de seguidores, Patrícia Ramos esbanja bom humor e simpatia pelas redes sociais. Conhecida pelo bordão "E aí, Terra", ela ganha a internet por compartilhar seu dia a dia com conteúdos voltados ao evangelho, autoestima e casamento. Além de ser influenciadora digital, ela também se destaca como empreendedora com o e-commerce de roupas Collection By Paty.

Após viralizar na internet, em 2020, com o vídeo no TikTok 'Deve ser muito ruim não gostar de mim e não poder me chamar de feia', as vendas na Collection By Paty aumentaram em 1.000%. Com a fama, o e-commerce precisou passar por uma reestruturação para atender a demanda. Hoje, a página soma mais de 70 mil seguidores e vende 400 peças por mês.

 

 

 

Juliana Oliveira

Juliana-Oliveira-Oliver-Assessoria-de-Imprensa
 Juliana Oliveira
Foto: Beatriz Pereira

 

Juliana Oliveira é jornalista, assessora de imprensa e fundadora da Agência Oliver Press - boutique de comunicação especializada em estratégia corporativa e relações públicas, com pauta central voltada à diversidade e inovação. Há 6 anos no mercado, a Oliver vem construindo um cenário de transformação pelas premissas que Juliana aponta como base: múltiplos olhares, plurais, que geram uma revolução social, não só no mundo de RP, mas nas estruturas sociais como um todo.

Com uma gestão 100% feminina, a Oliver é um instrumento de empoderamento, independência e emancipação. Uma agência que tem como iniciativa promover visibilidade, educar e inspirar jovens mulheres para que pensem nas suas carreiras como líderes do futuro.

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o significado dos 150 Termos mais utilizados no mundo corporativo

Conheça os significados dos 150 termos mais utilizados no ambiente corporativo e nunca mais fique sem graça nas reuniões. O mundo empresarial é repleto de termos, siglas e conceitos exclusivos, na grande maioria em inglês, que são amplamente utilizados no dia a dia das empresas. Mas, para muitos iniciantes, o vocabulário pode causar confusão, fazendo com um simples e-mail, telefonema, ou reunião possa se tornar em uma situação muita constrangedora e negativa para seu negócio ou carreira. Para ajudar quem ainda se depara com siglas e conceitos corporativos muitas vezes parecem não fazer sentido, o site da Forbes lançou um super glossário com mais de 245 termos presentes no mundo dos negócios, e nós da Smart Business, compilamos a lista apresentando os 150 que são mais comuns no dia a dia, e que devem começar a fazer parte de seu vocabulário à partir de agora.   Confira a lista completa:   A AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial ...

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

5 Passos para reinventar sua empresa durante o Coronavírus

Especialista aponta 5 passos para empreendedores que precisam reinventar seus negócios para sobreviverem após a Quarentena.   Artigo Escrito por: Marília Cardoso Em questão de semanas, as pessoas simplesmente desapareceram das ruas. Diante dos decretos de fechamento de negócios não essenciais, como supermercados e drogarias, milhões de empresários de outros segmentos se viram de mãos atadas e obrigados a simplesmente baixar as portas. Sem faturamento, milhares já encerraram as atividades definitivamente. Isso porque estamos apenas no começo dessa crise. Muitos ainda alimentam a esperança de que o vírus desapareça tão rápido quanto surgiu e que tudo volte a ser como era antes. No entanto, especialistas de vários setores são unânimes ao dizer que seremos obrigados a criar um “novo normal”. Sendo assim, não adianta pensar que você vai ficar hibernando como um urso por dois ou três meses e depois vai reabrir as portas como se nada tivesse acontecido. É hora de re...

5 Razões para a sua empresa não investir em um Aplicativo

Apesar dos Apps estarem relacionados à boa parte do nosso dia a dia, especialista explica porque eles podem não ser a melhor estratégia para o seu negócio.   De acordo com o relatório “Global Apps Trends”, da Adjust – empresa de segurança cibernética -, o Brasil é o segundo País que mais cresce no mercado de aplicativos, atrás apenas da Indonésia.  Mas será que essa é uma estratégia que dá certo em qualquer negócio?. Embora esse canal seja amplamente utilizado no mundo e traga resultados consistentes para uma série de empresas, isso não quer dizer que ele faça sentido para qualquer modelo de negócio, seja pelo nicho de atuação, seja pelo público-alvo da empresa, entre outros fatores. É o que alerta o sócio-diretor da agência de marketing digital ROCKY, Luiz Fernando Ruocco. Acostumado a receber demandas de desenvolvimento de aplicativos, Ruocco sempre convida seus clientes a fazerem essa reflexão antes de lançarem mais um app no mundo. “ Não existe c...

Como Calcular quanto preciso de Investimento no meu Negócio?

  E specialista aponta dicas valiosas na hora de montar sua proposta para conquistar um investidor e alavancar o crescimento do seu negócio   * Artigo Escrito Por: Fabiany Lima   No mercado nacional e internacional, o que mais nos deparamos é com investimentos em startups e empresas de inovação em números redondos: R$ 400 mil, R$ 500 mil, um milhão... Tais número "cabalísticos" são os mais frequentemente pedidos por empreendedores que costumam buscar por aportes. Mas, mais do que pensar em um "número mágico", o que esses empresários devem se preocupar é em definir onde esse montante será aplicado e como. Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem e, infelizmente, acabam não recebendo respostas precisas. E aí que moram muitas frustrações em rodadas de investimentos. Quando uma pessoa ou grupo tem um valor a ser aplicado e resolve fazê-lo em startup, é necessário que se tenham garantias mínimas de que o valor será propriamente usado. E, com esse ob...