Pular para o conteúdo principal

5 Empreendedoras Negras que você precisa conhecer

 

Adriana-Barbosa-fundadora-Feira-Preta-Preta-Hub

Conheça as 5 Empreendedoras que são referências inspiradoras para o universo dos negócios

 

Comemorando o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de resistência feminina, conheça 5 personalidades empreendedoras que fazem um trabalho de base por meio de seus negócios. Todas são agentes de transformação que representam milhares de mulheres que, com suas lutas, inspiram e impactam de forma significativa um todo, assim como Tereza de Benguela.

 

Adriana Barbosa

 

Adriana-Barbosa-Fundadora-Feira-Preta

Adriana Barbosa
Foto: Marcus Steinmeyer

 

Adriana Barbosa, criou há 20 anos o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, a Feira Preta. O projeto que reúne, anualmente, milhares de pessoas foi construído a partir da urgência de conquistar espaços e construir pontes para a liderança negra dentro de diversos segmentos do mercado.

Atualmente, também, com sua versão online, o Marketplace Feira Preta reúne milhares de figuras empreendedoras que vem neste suporte a oportunidade de evidenciar suas potências por meio de produtos e serviços e, em contrapartida, possibilitam um diálogo voltado para a valorização da criatividade, inventividade, identidade e cultura preta.

Para além da questão racial, a Feira Preta que inicialmente partia da premissa de empreender por necessidade, hoje reafirma uma configuração de cenário desmistificando os estereótipos que perpassam a população negra, visto que esta tem em seu DNA a potencialidade e excelência de atuar com propósito e reconhecimento.

 

Fernanda Ribeiro

 

Fernanda-Ribeiro-Fundadora-Conta-Black

Fernanda Ribeiro
Foto: Larissa Isis

 

Fernanda Ribeiro é co- fundadora da Conta Black - hub de serviços financeiros e de consumo, que tem como propósito promover o empoderamento financeiro de pessoas desbancarizadas. Ao lado de seu marido, Sérgio All, Fernanda tem como base sólida a democratização do acesso ao sistema financeiro e, a partir dele, viabilizar um cenário transformador para aqueles que, até então, eram invisíveis para os grandes bancos.

Focada em derrubar os muros que impedem tantos de avançar financeiramente, ela objetiva ampliar o acesso à serviços financeiros sem burocracia, com inclusão e educação financeira.

 


Gabriela Chaves

Gabriela-Chaves-Empreendedorismo-Negro

Gabriela Chaves
Foto: Mônica Silva

 

Gabriela Chaves é economista, fundadora e CEO da NoFront - Empoderamento Financeiro, plataforma de educação financeira. A fim de ensinar educação financeira para a população negra e periférica, Chaves criou uma metodologia inédita a partir de músicas de RAP do Racionais MC’s. Para isso, ela criou, em 2018, a plataforma NoFront - Empoderamento Financeiro, onde oferta o Curso ‘Educação Financeira Sem Neurose’. Tendo formado mais de 4.800, o ‘Educação Financeira Sem Neurose' traz aprendizados sobre padrões de consumo, ostentação e consumo consciente, técnicas de negociação e quitação de dívidas, economia na prática, mecanismos de planejamento e metas financeiras, além de descobrir seu novo parceiro nas realizações de sonhos: o investimento.

Comemorando três anos de existência, a NoFront surgiu a partir do legado e contexto das mulheres negras do século XIX, que tinham em suas narrativas o trabalho e superação como passe para prosperidade a partir da coletividade, que liberta não só individualmente, mas, também, o todo. Dessa forma, Gabriela fundamenta a NoFront, como uma ferramenta social antirracista, educativa, emancipatória e de resgate à disciplina e educação financeira, além de mostrar para os seus alunos que eles são, exclusivamente, protagonistas de suas trajetórias.

 

 

Patrícia Ramos

Patrícia Ramos
Foto: Divulgação

 

Com apenas 21 anos e com quase 5 milhões de seguidores, Patrícia Ramos esbanja bom humor e simpatia pelas redes sociais. Conhecida pelo bordão "E aí, Terra", ela ganha a internet por compartilhar seu dia a dia com conteúdos voltados ao evangelho, autoestima e casamento. Além de ser influenciadora digital, ela também se destaca como empreendedora com o e-commerce de roupas Collection By Paty.

Após viralizar na internet, em 2020, com o vídeo no TikTok 'Deve ser muito ruim não gostar de mim e não poder me chamar de feia', as vendas na Collection By Paty aumentaram em 1.000%. Com a fama, o e-commerce precisou passar por uma reestruturação para atender a demanda. Hoje, a página soma mais de 70 mil seguidores e vende 400 peças por mês.

 

 

 

Juliana Oliveira

Juliana-Oliveira-Oliver-Assessoria-de-Imprensa
 Juliana Oliveira
Foto: Beatriz Pereira

 

Juliana Oliveira é jornalista, assessora de imprensa e fundadora da Agência Oliver Press - boutique de comunicação especializada em estratégia corporativa e relações públicas, com pauta central voltada à diversidade e inovação. Há 6 anos no mercado, a Oliver vem construindo um cenário de transformação pelas premissas que Juliana aponta como base: múltiplos olhares, plurais, que geram uma revolução social, não só no mundo de RP, mas nas estruturas sociais como um todo.

Com uma gestão 100% feminina, a Oliver é um instrumento de empoderamento, independência e emancipação. Uma agência que tem como iniciativa promover visibilidade, educar e inspirar jovens mulheres para que pensem nas suas carreiras como líderes do futuro.

 

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...