Conheça as 5 Empreendedoras que são referências inspiradoras para o universo dos negócios
Comemorando o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de resistência feminina, conheça 5 personalidades empreendedoras que fazem um trabalho de base por meio de seus negócios. Todas são agentes de transformação que representam milhares de mulheres que, com suas lutas, inspiram e impactam de forma significativa um todo, assim como Tereza de Benguela.
Adriana Barbosa
Adriana Barbosa
Foto: Marcus Steinmeyer
Adriana Barbosa, criou há 20 anos o maior evento de cultura e
empreendedorismo negro da América Latina, a Feira Preta. O projeto
que reúne, anualmente, milhares de pessoas foi construído a partir da urgência
de conquistar espaços e construir pontes para a liderança negra dentro de
diversos segmentos do mercado.
Atualmente, também, com sua versão online, o Marketplace Feira Preta reúne
milhares de figuras empreendedoras que vem neste suporte a oportunidade de
evidenciar suas potências por meio de produtos e serviços e, em contrapartida,
possibilitam um diálogo voltado para a valorização da criatividade,
inventividade, identidade e cultura preta.
Para além da questão racial, a Feira Preta que inicialmente partia
da premissa de empreender por necessidade, hoje reafirma uma configuração de
cenário desmistificando os estereótipos que perpassam a população negra, visto
que esta tem em seu DNA a potencialidade e excelência de atuar com propósito e
reconhecimento.
Fernanda Ribeiro
Fernanda Ribeiro
Foto: Larissa Isis
Fernanda Ribeiro é co- fundadora da Conta Black - hub de
serviços financeiros e de consumo, que tem como propósito promover o
empoderamento financeiro de pessoas desbancarizadas. Ao lado de seu marido,
Sérgio All, Fernanda tem como base sólida a democratização do acesso ao sistema
financeiro e, a partir dele, viabilizar um cenário transformador para aqueles
que, até então, eram invisíveis para os grandes bancos.
Focada em derrubar os muros que impedem tantos de avançar financeiramente, ela objetiva ampliar o acesso à serviços financeiros sem burocracia, com inclusão e educação financeira.
Gabriela Chaves
Gabriela Chaves
Foto: Mônica Silva
Gabriela Chaves é economista, fundadora e CEO da NoFront -
Empoderamento Financeiro, plataforma de educação financeira. A fim de ensinar
educação financeira para a população negra e periférica, Chaves criou uma metodologia inédita a partir de músicas de RAP do
Racionais MC’s. Para isso, ela criou, em 2018, a plataforma NoFront - Empoderamento
Financeiro, onde oferta o Curso ‘Educação Financeira Sem Neurose’. Tendo formado mais de 4.800, o
‘Educação Financeira Sem Neurose' traz aprendizados sobre padrões de consumo,
ostentação e consumo consciente, técnicas de negociação e quitação de dívidas,
economia na prática, mecanismos de planejamento e metas financeiras, além de
descobrir seu novo parceiro nas realizações de sonhos: o investimento.
Comemorando três anos de existência,
a NoFront surgiu a partir do legado e contexto das mulheres negras do século
XIX, que tinham em suas narrativas o trabalho e superação como passe para
prosperidade a partir da coletividade, que liberta não só individualmente, mas,
também, o todo. Dessa forma, Gabriela fundamenta a NoFront, como uma ferramenta
social antirracista, educativa, emancipatória e de resgate à disciplina e
educação financeira, além de mostrar para os seus alunos que eles são,
exclusivamente, protagonistas de suas trajetórias.
Patrícia Ramos
Foto: Divulgação
Com apenas 21 anos e com quase 5 milhões de seguidores,
Patrícia Ramos esbanja bom humor e simpatia pelas redes sociais. Conhecida pelo
bordão "E aí, Terra", ela ganha a internet por compartilhar seu dia a
dia com conteúdos voltados ao evangelho, autoestima e casamento. Além de ser
influenciadora digital, ela também se destaca como empreendedora com o
e-commerce de roupas Collection By Paty.
Após viralizar na internet, em 2020,
com o vídeo no TikTok 'Deve ser muito ruim não gostar de mim e não poder me
chamar de feia', as vendas na Collection By Paty aumentaram em 1.000%. Com a
fama, o e-commerce precisou passar por uma reestruturação para atender a
demanda. Hoje, a página soma mais de 70 mil seguidores e vende 400 peças por
mês.
Juliana Oliveira
Foto: Beatriz Pereira
Juliana Oliveira é jornalista,
assessora de imprensa e fundadora da Agência Oliver Press - boutique de
comunicação especializada em estratégia corporativa e relações públicas, com
pauta central voltada à diversidade e inovação. Há 6 anos no mercado, a Oliver
vem construindo um cenário de transformação pelas premissas que Juliana aponta
como base: múltiplos olhares, plurais, que geram uma revolução social, não só
no mundo de RP, mas nas estruturas sociais como um todo.
Com uma gestão 100% feminina, a
Oliver é um instrumento de empoderamento, independência e emancipação. Uma
agência que tem como iniciativa promover visibilidade, educar e inspirar jovens
mulheres para que pensem nas suas carreiras como líderes do futuro.
Quer ler mais matérias como essa?
Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fale com a gente:
redacao.smartbusiness@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos