Conheça 5 dicas que podem fazer a diferença na hora de cativar um cliente e convencê-lo que seu negócio é a melhor opção
Existem
atualmente no Brasil mais de 120 milhões de celulares com acesso à internet.
Desses, 98% possuem o aplicativo do WhatsApp instalado. Os números
mostram o potencial que as vendas via chat-commerce possuem, mas é claro que
não basta apenas ter potencial. É necessário ter um canal de qualidade no
contato com seus clientes. Pensando nisso, a OmniChat, empresa líder
no segmento de chat-commerce, traz cinco táticas para aumentar a taxa de
conversão nas vendas por aplicativos de conversa de um comércio.
"Diferente do que muitos pensam,
vender via WhatsApp não é só montar catálogo e esperar que as coisas funcionem.
É necessário transmitir confiança ao consumidor, respondendo suas dúvidas e
tendo um canal que se mostre seguro da primeira mensagem até a finalização da
compra, sem esquecer da importância de um suporte até a chegada do produto na
residência do consumidor", diz Mauricio Trezub, CEO da OmniChat.
Confira abaixo as 5 táticas selecionadas pela Omnichat:
1. Mande mensagens, não spam:
Muitos acham
que criar um grupo e falar com o maior número de pessoas ao mesmo tempo ou
disparar fotos a uma grande quantidade de contatos é a melhor forma de se
vender algo, mas o que mais cativa os clientes é a mensagem certa, na hora
certa. Enviar uma mensagem personalizada com cupom de desconto a quem se
cadastrou no site ou contatar sua base de clientes em datas comemorativas com
uma mensagem especial são maneiras mais eficientes de gerar conversão. Além
disso, informações sobre pagamentos e rastreio são sempre bem-vindas a quem
realizou uma compra.
2. Se for usar bots, teste-os:
Quem nunca se envolveu em uma conversa com bots que não levou a nada e nem a lugar nenhum? Isso é completamente desagradável e afasta o consumidor. Caso deseje utilizar robôs em suas conversas, certifique-se de que ele está pronto para diversas situações e também deixe claras as opções possíveis. Se houver integração com um atendente humano, mostre ao consumidor o processo de transição para que ele sempre saiba com quem está conversando. Além disso, é necessário que as mensagens programadas estejam de acordo com a linguagem da empresa.
3. Tenha atendentes treinados e dispostos:
Quando um
cliente busca o WhatsApp é porque ele tem dúvidas ou quer suporte na venda.
Empurrar o consumidor ao site ou não auxiliá-lo da maneira devida, trazendo
opções, opiniões ou conteúdos que auxiliem na tomada de decisão só fará com que
ele se afaste da plataforma. Treinar a equipe para dar instruções claras e
lidar com adversidades como falta de estoque de um determinado produto é o
mínimo que se deve fazer para vender no WhatsApp com uma excelente taxa de conversão.
4. Utilize os recursos do WhatsApp:
Todo mundo
ama emojis, figurinhas, fotos e vídeos, desde que sejam usados da maneira
correta. Adicionar esses elementos em uma conversa juntamente com um bate-papo
fluído, sem abusar da intimidade, pode tornar a experiência do consumidor
agradável e memorável, fazendo com ele que não só compre, mas que retorne em
outras oportunidades para adquirir os produtos de sua loja.
5. Tenha agilidade no atendimento:
Velocidade é
o que todos esperam no atendimento. Quando a resposta inicial passa de 10
minutos, a taxa de conversão cai de 17% para 2%. É claro que nem sempre
compensa um atendimento 24 horas por dia ou sete dias por semana, mas, em caso
de mensagens fora do horário de atendimento, é necessário mostrar de forma
clara ao consumidor os horários em que ele pode ser atendido. E, durante esse
horário, atender rapidamente e com qualidade é o mínimo esperado pelo
consumidor.
"Adotando essas práticas, é bem
provável que a taxa de conversão das vendas via WhatsApp do seu comércio
aumente consideravelmente. A jornada pelo atendimento nas mídias
conversacionais também exige que a empresa esteja sempre em atualização,
testando novas possibilidades e colhendo os resultados", conclui
Mauricio.
Sobre a OmniChat
A OmniChat é uma startup líder em chat-commerce no Brasil. Fundada em 2016, em
Curitiba, pelos empreendedores Mauricio Trezub e Flávio Negrão, a empresa conta
com mais de 10 mil vendedores utilizando a sua solução e já ajudou mais de 300
marcas no relacionamento com seus clientes, entre elas, Arezzo, O Boticário,
Leroy Merlin, Swarovski, Marisa, Schutz, Hering, entre outras. Mais informações
em: www.omni.chat/
Fonte: Redação Smart Business
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