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As Oportunidades e Desafios do Delivery de Comida em 2021


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 Conversamos com empresários referências no mercado de Delivery de comida para conhecer os desafios e oportunidades do segmento para 2021

 

Completando pouco mais de 1 ano do início de nossa rotina de lockdowns, restrições, e fechamentos que mudou completamente o dia a dia dos negócios pelo mundo todo, não rentam dúvidas, a pandemia alterou muitos hábitos e comportamentos dos brasileiros.

Um deles foi o hábito de pedir comida por aplicativo.  Segundo recente estudo da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, que analisou as despesas dos usuários com os três principais aplicativos de entregas (Rappi, Ifood e Uber Eats), os gastos com delivery cresceram 149% no último ano, com o mês de dezembro de 2020 representando um aumento de 187%.

A “digitalização” dos negócios, ou seja, a entrada de modelos tradicionais do mercado no universo de vendas online, já era algo que estava em processo no país há algum tempo, principalmente desde a chegada dos aplicativos de entrega. Porém, a pandemia de Covid-19 acelerou o crescimento do sistema de delivery, além de expandir as opções de vendas de produtos, indo muito além das pizzarias e restaurantes. Hoje, é possível, encontrar diversas categorias de produtos disponíveis em plataformas de entrega, isso sem mencionarmos o BOOM de e-commerces e Marketplaces que deram vasão as lojas físicas que estavam fechadas temporariamente.

O setor viu em meio a maior crise sanitária do século, uma nova oportunidade de expansão dos negócios. Segundo estudo realizado pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a pandemia o uso do sistema de entregas passou de 54% para 66% do empresariado brasileiro, e estima-se um aumento de cerca de 94% nas vendas diretas por aplicativos.

Apesar dos números que refletem um setor aquecido para novos negócios, o mercado se mantém fragilizado economicamente, devido o atual cenário do país, o que apresenta uma série de desafios para quem empreende na área.

Para entendermos melhor este atual momento de crescimento, e ao mesmo tempo desafios do mercado de delivery de comidas, reunimos um valioso time de empresários com vasta experiência e referência no segmento para conhecermos de perto como está sendo a realidade deste mercado diante da pandemia.

Neste bate papo super especial conhecemos mais sobre a rotina, desafios, oportunidades e visão de futuro para o mercado de deliverys de comida.

 

Confira as entrevistas completas:

 

 

Reginaldo Espósito – Sócio Fundador Pizzaria Vila das Castanheiras

  

Quais os maiores desafios no dia a dia do Delivery de Comida?

Um dos grandes desafios é fazer de fato uma gestão de clientes eficientes (CRM), conhecer seu cliente, sua família, seus gostos e SURPREENDER.

Passar confiança desde todo preparo até a entrega é outro grande desafio, mas oportunidades não faltam para isso, desde as divulgações até quando surgem os problemas e,  é aqui que precisamos atuar com pessoalidade, rapidez, empatia e resolver de qualquer maneira o problema. Pra mim, é nestas horas que conhecemos a essência de uma empresa... Quando surgem problemas com o seu produto ou serviço e a atitude dela.

Outro grande desafio hoje é encontrar prestadores de serviço com softwares que atendem nossa demanda como, por exemplo, App's, softwares de gestão, etc... Infelizmente o mercado é muito carente de softwares bons neste sentido e o que temos são bons tiradores de pedidos e não bons gestores de negócios, infelizmente.

 

Qual você considera como o seu principal diferencial para se destacar em um mercado tão competitivo?

Nosso diferencial é que consideramos que desde o momento da compra do maquinario, da matéria prima que são os insumos, até das bebidas, imaginamos com alegria a felicidade de nossos clientes consumindo aquilo, seja sozinho, seja com a família, com os amigos, não imaginamos apenas vender algo, mas sim transmitir amor, felicidade, bons momentos, risadas, registros em fotos marcantes. Sabe,  acredito muito que isso segue nos meus produtos quando enviamos para meus clientes, seja consumindo no nosso salão, seja dentro da casa dele (e penso... entramos na casa dele, lugar sagrado, da família, dos amigos) e assim nossa equipe  faz tudo com muito carinho, respeito e, tenho certeza que também estamos abençoando aquela família e somos abençoados por isso.

 

Você acredita que "comer em casa" será uma tendência ainda mais forte daqui em diante, ou apenas o reflexo do nosso atual momento?

Acredito sim, isso será cada vez mais comum, abrindo espaço para outros negócios inclusive que antes não tinham Delivery. Aumentando muito no caso de hortifrutes, supermercados, comida japonesa, etc. 

 

Qual a dica mais valiosa que você deixa para quem está iniciando a jornada no universo do empreendedorismo, mais especificamente no ramo de alimentação em modelo Dark Kitchen (Apenas Delivery)?

Se organizem, façam conta, gestão é importantíssimo, não se iludam com grandes números. Muito cuidado com players de Delivery Ifood, UberEats, etc...  São ferramentas incríveis, mas em nenhum negócio a dependência de um único canal dá certo, diversifique com: App próprio, redes sociais, telefone, WhatsApp, etc.

Ficha técnica do produto é importantíssimo para você saber até onde pode ir com seu preço e manter o produto padronizado.

E participe ativamente desde a compra até a lavagem da louça. Vocês não irão se arrepender. 

Como diz um amigo meu: "rapaz você conta até as azeitonas...".

 

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A VILA DAS CASTANHEIRAS

Parceiro de longa data de nossas reuniões de pauta aqui na redação do Smart Business, a Vila das Castanheiras é um exemplo de foco no cliente e na excelência em tudo que se propõem a fazer. Com um cardápio que agrada todos os gostos, desde os mais tradicionais até aqueles que preferem uma combinação mais exótica, a Vila das Castanheiras tem compromisso com a qualidade, e mais ainda, com a satisfação dos clientes! Fica a dica pra uma noite de pizza...

 

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Jhonathan Ferreira – Fundador Brasileirinho

 

Quais os maiores desafios no dia a dia do Delivery de Comida?

Visto que a Brasileirinho Delivery é uma rede de franquias com diversas unidades, nosso desafio constante, que se torna também nossa missão, é manter um alto padrão de qualidade. As principais atividades que envolvem esse nosso objetivo são: manter um cardápio com box bem elaborados, comprar insumos frescos e de qualidade, e por isso as compras são feitas sempre localmente, envolvendo também a preparação do box, que é feita no momento em que o cliente faz seu pedido, e não menos importante, a logística para essa refeição chegar até a casa ou trabalho desse consumidor, para que eles recebam tudo bem fresquinho e com qualidade.

 

Qual você considera como o seu principal diferencial para se destacar em um mercado tão competitivo?

Nosso diferencial, está, antes de mais nada, no nosso compromisso em oferecer uma diversidade gastronômica exaltando a culinária brasileira. Oferecemos uma refeição com uma embalagem inovadora e prática, que pode ser consumida em qualquer lugar, com comidas tipicamente brasileiras que remetem ao conforto do lar e que trazem aquela memória afetiva de comida feita em casa. Além, de claro, ser uma refeição preparada na hora e com ingredientes de qualidade.

 

Você acredita que "comer em casa" será uma tendência ainda mais forte daqui em diante, ou apenas o reflexo do nosso atual momento?

O delivery faz parte do cotidiano brasileiro há muito tempo, por entender e acreditar nele como uma tendência desde muito antes do nosso momento atual foi que apostamos nesse modelo na criação da marca em 2013. O que acreditamos que possa ter acontecido foi uma consolidação e aderência ainda mais forte nesse sistema de entrega nos últimos anos. Estamos vivendo na era digital, onde as coisas acontecem de forma mais rápida e prática e isso também se aplica ao sistema de delivery, foi também pensando nisso que desenvolvemos embalagens modernas e avançadas que permite aos nossos clientes um consumo prático e dinâmico, seja em casa, no trabalho, no carro, ou em qualquer lugar.

 

Qual a dica mais valiosa que você deixa para quem está iniciando a jornada no universo do empreendedorismo, mais especificamente no ramo de alimentação em modelo Dark Kitchen?

Acredito ser muito importante se associar à uma marca de valor, ou seja, marcas com princípios orientadores, possuindo um know how vasto a ser transmitido a todos os empreendedores, inclusive aos que estão iniciando sua jornada na área. É uma via dupla, a empresa gera no empreendedor uma identificação com a marca e seus valores, incentivando que este aperfeiçoe sua atuação, seus conhecimentos teóricos e também a prática.

 

NOSSA EXPERIÊNCIA COM O BRASILEIRINHO

Confesso que sempre tive curiosidade e vontade de conhecer os box do brasileirinho, afinal de contas, a proposta sempre me chamou atenção, principalmente pela praticidade oferecida pela caixinha que permitia uma boa refeição em qualquer lugar, inclusive no transporte público, carro, etc... Será que funciona? Tivemos nossa experiência recentemente com a marca, e para nenhuma surpresa, a combinação é PERFEITA! Pra quem olha pra caixinha e acha que vai ficar com fome, fica a dica, esse box é mágico... Depois que você abre não para mais de sair comida! Garante uma refeição BEMMM caprichada. Mas, mais do que destacar o ótimo custo-benefício, é fundamental ressaltar o sabor e harmonia dos ingredientes que se deixam evidente toda a preocupação com a qualidade e experiência do cliente... Fica a dica para um almoço que cabe no bolso e conquista o paladar (Já está em nosso cardápio para as próximas reuniões de pauta).

 

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Raphael Bonzanini – CEO Cloud Foods 

(Cozinha desenhada exclusivamente para Dark Kitchen)

 

Quais os maiores desafios no dia a dia do Delivery de Comida?

O dia a dia de uma dark kitchen é muito dinâmico. Em meio à chegada de insumos durante todo o dia, limpeza constante dos postos de trabalho e a diversidade de pratos disponíveis ao cliente, a operação deve estar muito ajustada para entregar o produto com qualidade e no menor tempo possível. Desenhar a dinâmica dos processos, desde pré-preparo até a finalização e expedição do pedido, é fundamental para ter a agilidade necessária para competir nesse mercado extremamente competitivo. Esses processos operacionais devem ser desenhados não somente para ter agilidade, mas também otimizar os recursos, diminuindo os custos e buscando ter uma margem saudável.

Com a alta do dólar e a inflação dos preços dos insumos, que aconteceu nos últimos meses, comprar bem tornou-se obrigação. Renegociar condições de pagamento e preços com fornecedores, bem como prospectar outras alternativas de itens que pesam nos custos, como proteínas e embalagens, é prática constante no dia a dia da gestão da cozinha.

Tudo isso deve sempre ser feito pensando no cliente, no momento em que ele recebe o seu pedido, na experiência desde escolher o item no cardápio até saborear a comida. O afastamento social, que completou mais de um ano, obrigou milhares de restaurantes que antes atendiam apenas presencialmente a estarem presentes online. O mercado de delivery de comida cresceu de maneira exorbitante nos últimos doze meses, assim como também aumentou a oferta de novos restaurantes. Isso tornou o mercado competitivo de uma maneira saudável, pois no final, quem escolhe o restaurante que vende mais é o cliente.

 

Qual você considera como o seu principal diferencial para se destacar em um mercado tão competitivo?

A qualidade da comida é o nosso principal diferencial. Buscamos ter excelência em todos os quesitos, como tempo de entrega, preço e pós-venda, pois cada detalhe faz a diferença. Mas, se a comida é boa e o preço é justo, o cliente pede novamente. Conseguir um cliente novo é difícil e caro, por isso, ter uma filosofia de retenção de clientes e maior reincidência de pedidos é uma das principais estratégias da Cloud Foods. Com o lançamento do nosso aplicativo Cloud Foods, o consumidor pode escolher entre yakisobas, pokes, temakis e marmitas em um único pedido. Assim, além de atender diversos gostos no mesmo pedido, o cliente tem várias opções para pedir mais vezes dentro de cada mês do que pediria se só pudesse escolher dentre yakisobas, por exemplo.

 

Você acredita que "comer em casa" será uma tendência ainda mais forte daqui em diante, ou apenas o reflexo do nosso atual momento?

Na década de 50, o cirurgião plástico Maxwell Maltz percebeu que seus pacientes levavam 21 dias para se acostumar às mudanças provocadas por cirurgias de amputações ou reconstruções faciais. Daí surgiu a teoria dos 21 dias para algo novo se tornar um hábito. Outros estudos indicaram prazos maiores, como o do psicólogo Jeremy Dean, que concluiu que um hábito novo é formado após uma média de 66 dias. Considerando que já passamos um ano vivendo essa realidade, acredito que muito do que mudamos se tornou hábito e muitos deles vieram para ficar. Pedir comida por delivery é um dos hábitos que tendem a crescer cada vez mais. A noção do tempo fica diferente quando estamos em home-office e parar para cozinhar será cada vez menos uma opção, pois toma muito tempo desde preparar a refeição até lavar as louças. Isso tudo aliado aos preços cada vez mais competitivos da comida no delivery, ao meu ver, fortalecerá cada vez mais esse mercado.

 

Qual a dica mais valiosa que você deixa para quem está iniciando a jornada no universo do empreendedorismo, mais especificamente no ramo de alimentação em modelo Dark Kitchen?

Acredito que o maior aprendizado dessas duas décadas empreendendo que posso compartilhar é a constante reflexão sobre as tendências e como seu negócio deve estar preparado para se adaptar a elas. A Cloud Foods surgiu da reflexão sobre os altos custos que tinha nos restaurantes com salão: aluguel alto para ter um bom ponto comercial, manutenção de mobiliário, mão de obra e equipamentos ociosos etc. Todos esses fatores levaram à conclusão de que não fazia sentido ter tantos custos para um faturamento cada vez menos expressivo proveniente das vendas no salão frente a possibilidade de ter uma cozinha dedicada ao delivery, com custos muito mais baixos e cujo faturamento vinha sempre crescendo mês a mês. Para refletir sobre seu negócio, é preciso se afastar um pouco do dia a dia da empresa e olhar de fora para dentro, de perspectivas diferentes, a percepção do cliente, dos colaboradores, dos parceiros comerciais. Isso torna a inovação mais factível e certa. Em uma realidade em constante mutação e com um futuro incerto, tais reflexões podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

NOSSA EXPERIÊNCIA COM A CLOUD FOODS

A Cloud Foods é pioneira no ramo de Dar Kitchens, que abriu o mercado para outras que passaram a atuar no mesmo segmento. Criada e idealizada pelo empresário Raphael Bonzanini, a Cloud Foods possui 6 marcas que funcionam na mesma cozinha e produzem refeições para entrega. Tivemos a oportunidade de conhecer o cardápio destas 6 empresas, e vivenciamos a experiência dos benefícios e vantagens de atuar em um modelo de Dark Kitchen. Com tudo extremamente fresco e bem preparado, todos os pratos conquistaram nossa equipe, e reforçam que este é um modelo fadado ao sucesso!

 

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Fonte: Redação Smart Business

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