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As Maiores Vantagens de uma Assessoria de Imprensa para o seu Negócio

 

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Referência em assessoria de imprensa aponta os principais benefícios e vantagens de contar com os serviços de produção de conteúdo para veículos de imprensa como forma de acelerar o crescimento de sua empresa e fortalecer o branding 

 

 

Se você ainda acredita que os serviços de uma assessoria de imprensa são importantes apenas para grandes empresas, ou que se trata de um investimento exclusivo para multinacionais e assim sendo estão muito acima de suas possibilidades como empreendedor e marca, prepare-se para rever seus conceitos!

Em nossa entrevista especial, conversamos com Paulo Pandjiarjian, jornalista com 25 anos de experiência e que tem atuado em diversas áreas da comunicação corporativa ao longo de sua carreira, sendo atualmente uma das maiores referências do país no assunto.

Com uma biografia invejável, Paulo vem construindo uma sólida jornada acumulando conquistas como jornalista, pós-graduado em Jornalismo Aplicado e Gestão Empresarial, Escritor, Palestrante, Mentor, Ghost Writer, e expertises em Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Relações Governamentais.

Ao ser perguntado sobre minha trajetória até aqui, sempre questiono: “quantos gigabytes de espaço o portal tem para a matéria?” Brincadeiras à parte, considero ter trilhado um caminho interessante e especial. Mas sempre aberto a percorrer e descobrir novas trilhas! Há que se dizer que sempre fui um jornalista com um perfil bastante diferenciado, por ter tido em minha formação anterior a graduação em Química pela Universidade de São Paulo, além da própria graduação na Cásper Líbero, a mais tradicional escola de jornalismo do Brasil”, completa Paulo.

Segundo o jornalista, a formação mais técnica ligada à Química lhe permitiu desenvolver um perfil mais executivo nas funções jornalísticas, levando-o a ocupar posições de liderança em termos de gestão, e optar por criar e desenvolver a própria empresa de Comunicação Empresarial, a Pan Brasil.

Ao longo de minha carreira atuando em importantes organizações, formei o que hoje chamo de Patrimônio de Relacionamento e ocupei diversas e interessantes posições como Consultor Empresarial, Chefe de Gabinete da Subprefeitura da Vila Mariana, Head de Relações Institucionais e Governamentais, Diretor Geral, Diretor de Comunicação Corporativa, Diretor de Relações Institucionais, Diretor de Comunicação e Marketing, Ombudsman, Assessor da Presidência, Chefe de Gabinete da Presidência e Assessor de Imprensa”, afirma o jornalista e empreendedor.

Sobre a criação de sua empresa de comunicação corporativa, a Pan Brasil, Paulo destaca: “A ideia de criar a Pan Brasil Comunicação Empresarial surgiu naturalmente da solicitação dos membros do meu Patrimônio de Relacionamento por consultoria na área de Comunicação Corporativa e Assessoria de Imprensa”, complementa.

Para entendermos melhor sobre o papel da assessoria de imprensa e sua importância no dia a dia das empresas, independente de seu segmento, porte, ou status de negócio, exploramos todas as vertentes da comunicação corporativa em um bate papo especial que busca mostrar as grandes vantagens de se contratar um serviço de assessoria de imprensa, e como ele pode alavancar o crescimento do seu negócio agregando valor, credibilidade, confiança e poder de branding.

 

 

Confira a entrevista completa:

 

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Paulo Pandjiarjian - Fundador da Pan Brasil

 
 

Paulo, na sua opinião, qual o maior desafio na rotina de uma assessoria de imprensa?

Existem vários desafios na área e rotina da Assessoria de Imprensa, especialmente para aquelas de tamanho mais reduzido e que preferem dar um tratamento especial aos clientes, como a nossa. Um dos grandes desafios, é claro, é a prospecção de clientes.

Quando falo de Marketing, sempre faço a comparação entre a galinha e o pato. O pato coloca o ovo andando, em silêncio e, portanto, nunca no mesmo lugar. A galinha coloca o ovo sempre no mesmo lugar e faz o maior escarcéu do mundo. Por isso, a importância do Marketing e da divulgação do seu produto. Logo, as empresas têm um grande budget para o seu Departamento de Marketing. Em contrapartida, o convencimento da importância da Assessoria de Imprensa tem mais a ver com credibilidade e isenção. É sempre melhor ter alguém de credibilidade falando de você, de seus produtos e serviços do que você mesmo. E, comparativamente ao Marketing, os valores investidos em uma Assessoria de Imprensa são muito menores.

 

 

Um dos grandes desafios das assessorias de imprensa está em mensurar resultados para seus clientes, visto que nem sempre é fácil identificar a origem de novos negócios mediante a exposição de uma matéria, por exemplo. No seu caso, como esse resultado é obtido? De que forma o cliente consegue “tangibilizar” o retorno do investimento em assessoria de imprensa?

A forma de mostrar aos clientes os resultados alcançados é fazer o que costumávamos chamar de centimetragem dos veículos. Calculávamos a área ocupada por aquela matéria e comparávamos com o que seria gasto em publicidade para ter aquele mesmo espaço no jornal ou em veículos eletrônicos.

Vou relatar um exemplo pessoal. Quando estive Diretor de Relações Institucionais da ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, acumulei também a Diretoria de Comunicação Corporativa por 10 meses. Nesse período, tivemos um retorno de mídia na faixa de R$ 180 milhões, já que especialmente a Rede Globo nos procurava semanalmente para falarmos sobre índices do varejo de shopping.

 

 

Com sua vasta experiência no mercado, qual você acredita ser a maior vantagem de se contratar os serviços de uma assessoria de imprensa? Você concorda que este serviço já deixou de ser coisa só multinacional ou ainda trata-se de um serviço inacessível para a maioria das empresas?

A maior vantagem em contratar os serviços de uma Assessoria de Imprensa são todas...rsrs Reiterando o fato de que o investimento com Assessoria de Imprensa ser muito menor que o de Marketing e a credibilidade que é ter um terceiro respeitado por todos (veículos de Comunicação) falando de você e não você mesmo, vale a pena investir em Assessoria de Imprensa para qualquer tamanho de negócio. Em última análise, quem fará a divulgação acontecer é o trabalho do jornalista que, lá na ponta, está cuidando daquele cliente. As grandes agências, que têm grandes clientes, acabam contratando jornalistas para tratar especificamente de uma conta grande ou um grupo de pequenas contas. Logo, o pequeno empresário pode contratar o serviço de Assessorias de Imprensa de pequeno porte, por um valor desejável, e alcançar bons resultados. É preciso aqui lembrar aquela máxima da Comunicação: “quem não é visto não é lembrado”.

Hoje em dia, uma boa empresa de assessoria de imprensa pode ser contratada por valores que variam de R$1.500 a R$3.500 por mês, sempre levando em conta que cada projeto e cliente é um projeto personalizado, ou seja, desenvolvido conforme as necessidades, objetivos, demandas e características de seu mercado, público e marca. Além disso, também existem profissionais autônomos e freelancers que trabalham como assessores, e que oferecem serviços por um custo mais acessível, ainda que o resultado não seja o mesmo. Em geral os projetos são desenvolvidos ao longo de 6 meses, mas o período e modelo de pagamentos pode variar de acordo com cada assessoria. 

 

 

Qual você acredita ser a característica mais importante para uma assessoria de imprensa entregar resultados acima da expectativa?

Um dos segredos de qualquer serviço de assessoria ou consultoria é sempre encantar o cliente, com entregas acima das expectativas. A publicação de uma matéria ou a veiculação de uma entrevista dependem de muitos fatores que, muitas vezes, fogem da responsabilidade do repórter que preparou o material. Portanto, conta muito um ótimo Relacionamento com a Imprensa, conhecimento do próprio cliente e suas peculiaridades, uma ótima redação de texto e, claro, muita criatividade para chamar atenção justamente daqueles pontos que podem interessar ao público leitor ou telespectador de um determinado veículo. O jornalista procura informação de importância e qualidade para o seu público. Por mais importante que reputemos o tema do nosso cliente, é o jornalista abordado que tem de ver importância nele.

 A forma que um Assessor de Imprensa se relaciona com o jornalista das redações é o “press release”, texto que dá ao jornalista das redações o “teaser” da matéria e o incita a querer conhecer mais do tema. Logo, um mesmo “release” pode ser escrito de diversas maneiras diferentes, conforme o veículo a que se destina.

Outro ponto importante está em manter um ótimo relacionamento profissional com a Imprensa.

O jornalista das redações dos veículos deve encontrar no Assessor de Imprensa um profissional competente, ético, rápido e constante. E, claro, com fontes e conteúdos importantes.

 

 

Paulo, sabemos do grande número de releases que diariamente chegam às redações dos veículos de imprensa, e o alto nível de competitividade que é estar presente em um deles. Conte-nos, quais os segredos para conseguir espaço em um veículo de grande alcance?

 Há sempre alguns segredos para conseguir espaço em veículos de grande alcance.

Quando de se trata de Imprensa Escrita, eu gosto muito de trabalhar com a autoria de artigos.

Existe o espaço editorial, que abrange as notícias de todos os naipes e o espaço opinativo, em que são publicados artigos dos próprios articulistas do veículo ou de articulistas externos.

Normalmente, se acontece uma tragédia ou alguma notícia de impacto econômico muito significativo, é requerido mais espaço editorial para a cobertura daquelas matérias e muitas outras que estavam previstas podem cair, ou seja, retiradas da pauta. Mas normalmente os espaços editoriais sofrem menos impacto e, portanto, são mais perenes. Passar a ser articulista de um grande veículo ou fonte de jornalistas é um dos melhores caminhos para estar sempre em evidência na Imprensa.

 

 

Como você vê o atual momento do mercado de assessorias de imprensa, visto que a revolução digital provocou uma intensa mudança no modelo de trabalho de todos os negócios?

Todos temos de nos manter up to date com a nova mercadologia. Cada vez mais, o mundo informativo tem migrado do papel e televisivo para o digital. Os principais veículos, no passado, eram os jornais de grande circulação, emissoras de rádio e canais de televisão. Após o advento da internet, o site passou a ter importância e, na sequência, redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, You Tube e LinkedIn. Mais recentemente, o Tik Tok tem sido um fenômeno de aceitação. Novas carreiras surgiram na rabeira desse sucesso como blogueiros, youtubers e, agora, tiktokers. Logo, uma Assessoria de Imprensa tem de considerar todos esses públicos a serem atingidos, cada um com características bem definidas e diferentes. Essa é uma reinvenção diária!

 

 

Atualmente, estamos vivendo um momento único em nossas vidas profissionais e pessoais, devido a pandemia. Como esse novo cenário tem afetado o dia a dia das assessorias? E qual a maior lição que você tem tirado deste período?

A atual pandemia do SARS COVID-2 afetou, sem sombra de dúvidas, todos os negócios, de qualquer setor. Em certo grau, a diminuição da atividade econômica em geral atinge as assessorias de imprensa e todo o setor de Comunicação. Mas a Imprensa está ávida de informação de boa qualidade e isso garante a importância do setor. Os profissionais de assessoria de imprensa já estavam mais acostumados a ter performance em home office. Isso porque já se trabalhava em home office pelo menos um dia na semana e, muitas vezes, era necessário trabalhar fora da base para cobrir uma feira ou evento. Eu mesmo tive uma parceira – Claudete Cotrim – que se notabilizou até na Imprensa, pois seu escritório estava montado dentro do seu carro, com todas as facilidades eletrônicas para produzir releases e matérias de qualquer lugar. Hoje, o mundo é assim. O jornalista consegue produzir uma matéria completa apenas com um celular nas mãos! E a maior lição que fica de tudo isso é a resiliência e perseverança! Amanhã, será sempre um novo dia!

 

 

Falando um pouco mais sobre Mídias Sociais, vemos que elas democratizaram o acesso de marcas ao grande público. Antigamente, para conseguir publicar uma campanha, por exemplo, era necessário você contratar uma agência para a produção de propagandas em jornais, revistas, outdoors, etc... Hoje em dia, tudo está a um clique, ou de um vídeo aula do Youtube. O problema deste novo mercado é que em muitos casos, marcas de credibilidade disputam espaço na atenção do consumidor com uma enxurrada de falsas promessas e produtos duvidosos. Você acredita que esta democratização tem trazido mais benefícios ou problemas para a comunicação das marcas?

Como já adiantamos, a presença em redes sociais hoje é imprescindível. O que muda é que, com as ferramentas disponíveis hoje, uma pequena empresa pode apresentar uma estratégia de divulgação tão boa e efetiva quanto as maiores e melhores empresas de seu segmento. A isso podemos chamar de democratização da informação. E toda democratização é bem-vinda e temos de aceitar a chamada dor do crescimento que isso acarreta. Atualmente, a inteligência estratégica e conhecimento técnico dos algoritmos das redes sociais conta mais que grandes e gordas quantias de dinheiro. Alguns números mostram como o mundo digital está mudando a percepção das pessoas.

Recente pesquisa do Mercado Livre em 2020, trouxe alguns resultados interessantes. A cada 10 compradores digitais, 2 compraram pela primeira vez on-line, 1 manteve a compra on-line e 6 aumentaram as compras on-line. A mesma pesquisa mostrou que o e-commerce está crescendo em todas as categorias e que as pessoas ficam cada vez mais on-line. Imaginem, então, o impacto que isso representa na utilização das redes sociais, ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social.

 

 

No seu penúltimo Livro: Engage For Business você foca na construção de relacionamentos/networking como impulsionador de negócios. Na sua opinião, o networking é a ferramenta mais forte para o dia a dia de um empreendedor? O quanto ele deve se dedicar na construção de seus "contatos", e como aproveitar o melhor de cada um deles?

Há quase quatro anos, faço parte de um grupo que nasceu com o nome de Engage for Business e hoje se chama HUB ONE.

HUB ONE é um ecossistema de geração de negócios que reúne profissionais com alta influência no mercado e de diversas áreas do conhecimento, empresas e países. Temos como missão conectar excelentes negócios e parcerias entre os membros, promover uma experiência colaborativa inesquecível, inspirar ideias, conectar emocionalmente as pessoas e compartilhar conhecimento para agregar máximo valor a nossos membros, sempre com foco em relacionamentos de longo prazo. Para isso nos utilizamos dos preceitos da Teoria das Redes Colaborativas.

Ainda enquanto chamava-se Engage for Business, o grupo desenvolveu e realizou a ideia do lançamento de um livro, que apresentou o seguinte título “Engage ForBusiness: como superconectores aceleram negócios por meio de redescolaborativas”. O livro ENGAGE for Business explora o universo corporativo e revela como fazer negócios em rede e de forma colaborativa pode surpreender e alavancar os resultados.

 

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin recebe das mãos de Paulo Pandjiarjian seu livro "Engage for Business", ao lado do Presidente da UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara e da Presidente do CEAME - Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, Dalva Christofoletti Paes da Silva, em evento  da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. 

 

A obra revela a poderosa força que as redes trazem para a colaboração em negócios, demonstrando-se uma ferramenta para superar os desafios que o mercado e a vida impõem. Um novo tempo pede uma nova atitude, sendo assim, cada entrega de projeto, planejamento, estratégia, implementação criativa e operação inteligente requer uma equipe que colabore entre si e em rede, para surpreender com resultados jamais antes atingidos. Refletindo sobre essa dinâmica, um time de profissionais de sucesso reuniu as melhores experiências, em exemplos práticos, para oferecer ao leitor exatamente o que precisa, por meio do livro.

O networking é tão importante, ao longo da carreira e vida profissional que, anteriormente, classifiquei-o como meu “Patrimônio de Relacionamento” e isso, como dizem “não tem preço”!

Mas quero aproveitar esse espaço nobre para informar, em primeira mão, que meu novo livro “GBG: Global Business Group: histórico, cases de sucesso, desafios e oportunidades do M&A no Brasil” deverá ser lançado virtualmente no mês de maio de 2021.

É claro que vamos convidar os amigos do Portal Smart Business e esperamos não só que se façam presentes, mas que possam fazer uma resenha do livro para conhecimento dos visitantes do portal!

 

 

Com sua expertise e percepção de mercado tendo contato com inúmeras empresas, empreendedores, profissionais e negócios ao longo da carreira, qual você considera a dica mais valiosa para quem está iniciando uma jornada empreendedora?

O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. Você pode ganhar muito dinheiro com algo que você não gosta de fazer ou ganhar pouco dinheiro com algo que você ama. Mas o ideal é que você possa fazer algo que gosta, ter uma ótima performance e ganhar um bom dinheiro. Tendo isso em mente, é importante fazer, se possível, uma pesquisa de mercado para acertar os nichos a serem atingidos pelos produtos ou serviços da empresa. Investir com segurança e estar em constante movimento de pivotagem também. Mas você pode perguntar: “e o que é pivotar”? É criar uma ideia, fazer um modelo, testá-lo rapidamente em grupos de controle e ir melhorando o produto ou serviço a cada rodada de análise. Isso, em poucas palavras, é o conceito de pivotagem. E, num país como o nosso, ter muita resiliência, perseverança e inteligência. Imprescindível unir a experiência de quem entende do negócio com a expertise de quem entende do mercado e das novas tecnologias. É esse verdadeiro caldo de cultura que fará do novo negócio um sucesso! De preferência, descobrindo e desenvolvendo um anseio que o próprio consumidor ainda nem se deu conta.

 

 

Qual você considera o maior diferencial competitivo da Pan Brasil?

Eu diria que o maior diferencial competitivo que temos é sempre estarmos buscando o que está descrito como Visão de nossa empresa: “Ser uma agência de Comunicação Corporativa 360º, aprendendo com o passado, trabalhando no presente e construindo um futuro melhor.”.

Temos sempre de procurar ser “agentes da mudança” e nos prepararmos a cada dia para o futuro.

Vamos, portanto, aos negócios!

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A PAN BRASIL

A Pan Brasil Comunicação Empresarial procura oferecer ao mercado um leque abrangente de soluções na área macro de Comunicação Empresarial.

 

Entre os serviços, encontram-se:

Comunicação Corporativa; Assessoria de Imprensa; Edição de Jornais, Revistas e Livros; Trabalhos com Edição de Jornais, Revistas e Livros, também desenvolvimentos e criamos Capas para Livros e Revistas; Gestão de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, You Tube; Construção de Sites; Cartão Digital; Criação de Vídeos; Relações Públicas; Relações Institucionais; Relações Governamentais; Mestre de Cerimônias; Apresentador de TV; Organização de Eventos; Projetos de Marketing; e Relacionamento com o Mercado

 

Toda essa gama de serviços ficou mais clara ao mercado no momento que anunciamos que a Pan Brasil estava de cara nova, com um site renovado, no dia 16 de dezembro do ano passado. E isso só foi possível pela excepcional parceria que formatamos com o jovem e competente profissional Vágner Craveiro, da WEBINFOR, que nos assessorou na construção do novo site e nos assessora em nossas ações nas Redes Sociais. É como sempre dizemos:

“Juntos, somos mais fortes”.

 

Acesse  Site: www.panbrasil.com.br

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO ENGAGE FOR BUSINESS

 

ENGAGE for Business, lançado pela editora Literare Books International.

 

Na obra, é possível compreender a importância e influência das redes e do desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo entre os profissionais, para conquistar grandes resultados. Ou seja, é necessário depositar uma confiança maior nas relações pessoais, pois pensando no outro e tendo em mente que será necessário ir além das relações habituais entre clientes e fornecedores. Os escritores destacam o valor de compartilhar riscos e recursos, a junção de habilidades e capacidades, possibilitando, assim, o entendimento de uma dimensão virtual superior, com acesso aos mercados novos ou mais amplos, adquirindo mais conhecimento e conquistando muitos resultados. São aprendizados individuais específicos que se complementam, formando uma comunicação líquida e de fácil entendimento a todos os públicos. Com informações autênticas e efetivas, que engajam e contagiam os profissionais a tomarem consciência que só assim tornarão suas empresas mais fortes e perenes. Participando, cada vez mais, de maneira colaborativa, com dedicação e afinco, o modo ENGAGE de fazer negócios chegou para ficar.

 

Link para a compra do livro pela AMAZON:
https://www.amazon.com.br/dp/8594551851/

 

 

SAIBA MAIS SOBRE PAULO PANDJIARJIAN

Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Aplicado e Gestão Empresarial, Escritor, Palestrante, Mentor, Ghost Writer, com 25 anos de expertises em Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Relações Governamentais.

 

Principais atividades em Comunicação Corporativa:

 

*Assessoria de Imprensa em clientes como Instituto YIESIA de Governança Corporativa e Compliance, ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário, IBV – Instituto Brasileiro do Vestuário, UNIVESTUÁRIO – Universidade Virtual do Vestiário, Hinode Cosméticos, IDCC – Instituto para o Desenvolvimento da Cultura do Crédito, ANDECRED – Associação Nacional dos Credores da União, Estados e Municípios, União Cultural Brasil Estados Unidos, ANEFAC

Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, ASSOCIL – Plano Odontológico Empresarial, ONG Curucutu Parques Ambientes; Instituto de Idiomas Yázigi;

*Diretor de Redação e dono do jornal de bairro Jornal do Centro;

*Editor de revistas como Magazine, do Sincoelétrico – Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos no Estado de São Paulo; Sincofarma, do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo; Mercado, da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; ALSHOP Notícias, da

Associação Brasileira de Lojistas de Shopping;

*Editor de livros como “Preparando o Brasil do Novo Milênio” e “Os agentes do crescimento sustentado”, ambos de Miguel Ignatios, então Presidente da ADVB;

*Escritor corporativo, com o capítulo “WorldSkills São Paulo 2015: exemplo de colaboração e multiculturalismo internacional” no livro Engage for Business;

*Mestria de Cerimônias em mais de 500 eventos empresariais;

*Apresentador dos programas de televisão TV ADVB e ALSHOP Notícias.

 

 

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Fonte: Redação Smart Business

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