Pular para o conteúdo principal

O que Esperar do Mercado Imobiliário em 2021?

 

o-que-esperar-do-mercado-imobiliário-em-2021-Smart-Business

Especialista aponta as principais tendências e perspectivas para o Mercado Imobiliário em 2021

 

* Artigo Escrito por: José Luiz Camarero Neto


O ano já começou e, apesar de todas as áreas da economia terem sido impactadas pela pandemia, algumas já demonstram sinais de recuperação. É verdade que ainda há muitas incertezas sobre como será este ano, mas as expectativas são de que 2021 seja um dos melhores para o mercado imobiliário.

Segundo dados divulgados em novembro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, o setor acumulou um aumento de 8,4% nas vendas de imóveis novos nos primeiros nove meses de 2020, apesar da recessão. Essa notícia é bastante animadora para quem desejava comprar o apartamento em 2020, mas optou por adiar a realização desse sonho por conta da insegurança que o atual cenário causou mundialmente.


O último ano começou bastante positivo para o setor imobiliário. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), de janeiro a maio de 2020, o total de financiamentos atingiu R$ 34 bilhões em crédito, alta de 23,2% em comparação com o mesmo período do ano de 2019. Quando houve o decreto da pandemia, algumas medidas foram tomadas para que o mercado não fosse impactado negativamente. Uma delas foi a queda gradual da taxa Selic, na qual os bancos e demais instituições financeiras se baseiam para estipular os juros das linhas de crédito. Essa é uma estratégia muito eficaz para estimular o consumo e, assim, fortalecer a economia. No início do ano, a taxa estava 4,25%aa, em dezembro chegamos ao menor patamar histórico, 2%aa. Isso impactou positivamente o setor, pois os juros dos financiamentos acompanharam a queda, tornando a compra ainda mais acessível e atrativa.

Outro destaque animador foi o lançamento do programa habitacional Casa Verde e Amarela para substituir o Minha Casa Minha Vida. Juros mais baixos e nova divisão entre as faixas de renda são as principais mudanças, além da possibilidade de regularização fundiária e reformas em residências já existentes. O Casa Verde e Amarela pretende atender 1,6 milhão de famílias até 2024, isso demonstra as facilidades e oportunidades oferecidas pelo novo programa.

A pandemia não impactou apenas a economia, como também nossos hábitos de consumo e, principalmente, a forma como nos relacionamos com a nossa moradia. O isolamento fez com que ficássemos mais tempo no lar e, com isso, percebemos a importância da praticidade e do conforto. Houve um aumento na procura por imóveis maiores, espaços para o home office, com varandas, um novo olhar para o paisagismo e inclusive uma mudança de grandes centros para o interior. Essas alterações trouxeram novas necessidades em termos de moradia. Como consequência, tem-se optado por imóveis com diferenciais que possam nos oferecer mais segurança e comodidade.

Enfim, baseado na crescente do último ano, o mercado imobiliário terá uma fase excelente em 2021 e oferecerá opções bastante atrativas e condições facilitadas para que o sonho da casa própria se torne real. Com juros mais baixos, novo programa habitacional e novos empreendimentos, certamente será possível encontrar um que ofereça todo o conforto necessário e sem prejudicar o orçamento.

* José Luiz Camarero Neto é Diretor Executivo do grupo Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial‍

 

 

Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

 

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa revela que 47% dos profissionais negros não se sentem parte das empresas em que trabalham

  Estudo do Indeed e do Instituto Guetto revela ainda que mais da metade dos entrevistados já sentiu discriminação racial no ambiente de trabalho   Todo funcionário busca se sentir bem em seu ambiente de trabalho, afinal é onde, na maioria das vezes, ele passa a maior parte do seu tempo. No entanto, isso nem sempre acontece. A falta de um senso de pertencimento na empresa está ligada a diversos fatores, um deles é a discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed em parceria com o Instituto Guetto, 47.8% dos entrevistados não têm um senso de pertencimento nas empresas em que trabalham atualmente ou trabalharam.  O levantamento feito com 245 profissionais negros para saber suas percepções sobre práticas de RH e o mercado de trabalho atual revelou ainda que 41% dos entrevistados acreditam que ser reconhecido e ter suas contribuições valorizadas ajuda nesse processo de ter um senso de pertencimento na empresa. Dado que demonstra que as companhias precis...

Dica de Livro: O Líder de A a Z

  Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.   Manter-se atualizado, no mundo atua l, é um verdadeiro desafio. As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação. Em “O Líder de A a Z” , livro que Marcelo Simonato , especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de a...

Você sabe o que é Business Intelligence? Conheça como ele tem ajudado a aumentar a eficiência de empresas

Gestores estão usando tecnologias de Business Intelligence para decifrar uma grande quantidade de dados que auxiliam na tomada de decisões estratégicas A eficiência é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. A transformação digital é vista como uma iniciativa estratégica, e ferramentas de Business Intelligence (BI) evoluíram para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo seus investimentos em dados. Segundo um estudo elaborado pela International Digital Centre (IDC), o universo digital está dobrando a cada dois anos e deve atingir 44 trilhões de gigabytes em 2020 no mundo todo. Cerca de 60% dos dados do planeta estão em países mais desenvolvidos, mas a proporção deve se inverter com o tempo, especialmente com o volume de dados gerados por países como Brasil, China, Índia e México. Utilizar esses dados em soluções de gestão e produção empresarial é uma fórmula de sucesso para empresas que utilizam BI como forma de obter informações demográficas e...

Jingle Requeijão Vigor – Sucesso dentro e fora do Pote

Caro leitor, Considero os Jingles uma das formas mais criativas e inteligentes da Publicidade e Propaganda. Porém, neste blog mesmo já disse por várias vezes que ultimamente não tenho visto bons jingles produzidos na publicidade brasileira, não sei bem o motivo para a queda de rendimento neste segmento nas agencias, mas infelizmente a maioria dos comerciais atuais prefere investir em tecnologia e celebridades do que em uma boa musica que grude igual chiclete na mente na consumidor. Porém, para minha surpresa e alegria, nestas ultimas semanas tenho me deparado e divertido com um grande Jingle produzido para o “Requeijão Vigor”. Com certeza você também já deve ter visto este comercial, e agora mesmo já deve estar cantando um trechinho dessa música que gruda no ouvido. Diferentemente da maioria dos poucos Jingles que vinham sendo produzidos ultimamente, o “Requeijão Vigor” conseguiu conciliar uma melodia leve e ritmada, com uma letra divertida e com rimas nos luga...

Dica de Livro: Cientista do Marketing Digital

  Empreendedor especializado em Marketing Digital publica livro com os segredos e métodos para uma estratégia de sucesso para o seu negócio na internet.   Você sabe o que é Marketing Digital? Com toda a certeza você já deve ter ouvido este termo uma dezena de milhares de vezes nos últimos anos, mas, afinal de contas, o que significa Marketing Digital? Diferente do que muitos “gurus” da internet tentam te convencer vendendo seus cursos milagrosos, Marketing Digital é bem mais do que simplesmente colocar sua empresa no Google ou criar uma conta no Instagram. Segundo Dener Lippert, escritor do livro Cientista do Marketing Digital , e fundador da V4 Company , assessoria de marketing que conta com mais de quinhentos profissionais e milhares de clientes atendidos em seus quase 10 anos de atividade, o Marketing é, antes de tudo, venda: Se ela não existir, o Marketing falhou. E, quando você pensa em marketing digital, precisa entender que os pilares do marketing continuam os ...