![]() |
Foto de Priscila Zocchio |
Fundadora da Rede DME investe em rede de capacitação, empoderamento e networking para acelerar o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio” no país.
De acordo ao GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, tendo sua última e mais recente edição em 2018, o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, ou seja, aqueles com menos 42 meses de existência. Outro dado importante que consolida este crescimento no país está na recente pesquisa que aponta que as mulheres já são maioria no número de novos negócios abertos no Brasil.
Mesmo com crescimento exponencial nos últimos anos, e toda a representatividade que vem sendo conquistada dia a dia no universo empreendedor brasileiro, o empreendedorismo feminino ainda enfrenta inúmeros obstáculos e preconceitos muito peculiares, indo desde a dupla jornada de trabalho (casa e empresa), até a desconfiança de muita gente sobre a capacidade de mulheres liderarem negócios (Sim, isso ainda acontece em 2021).
Como forma de apoio e fomento ao empreendedorismo feminino, tem sido cada vez mais importante o surgimento de Redes e Grupos que ajudam mulheres empreendedoras a não somente divulgar seus produtos e gerar novos negócios, mas principalmente, capacitar por meio de conhecimento, amadurecimento, confiança e networking.
Pensando nisso, nossa equipe conversou com Denise Marques, a Ex-comissária de bordo que largou a profissão para começar a empreender, e logo se viu liderando a RedeDME Mulheres Empreendedoras, startup que busca ser referência como rede que conecta, desenvolve e alavanca negócios liderados por mulheres.
Neste bate papo super especial conhecemos um pouco mais sobre a trajetória de Denise, fundadora da Rede, assim como os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino, e principalmente sobre como a Rede DME vem fazendo a diferença na vida de muitas empreendedoras.
Siga o Perfil da Rede DME no Instagram!
Confira a entrevista completa:
Denise, você tem uma trajetória muito interessante até chegar ao empreendedorismo, conte-nos um pouco sobre sua carreira profissional até chegar a Rede DME, e como surgiu a ideia da rede de fomento e apoio ao empreendedorismo feminino?
Sou ex-comissária de bordo e exerci a profissão durante alguns anos. Após deixar a aviação, comecei a empreender (fiz de tudo um pouco rsrsrs). Deixei a carreira para ter mais tempo junto a minha família, que é o meu maior empreendimento!
Após minha saída da aviação, fiz cursos na área da beleza e confeitaria, e acabei optando por trabalhar com os meus queridos bolos!!! Durante essa caminhada, precisava de um local onde eu pudesse divulgar meus produtos, então comecei a perceber que outras mulheres também tinham essa dor.
A Rede começou com a intenção de divulgar produtos/serviços e principalmente contar histórias, porque acredito muito que por trás de todo produto, há uma incrível mulher.
Procuro fomentar a alavancagem de outras mulheres por meio da Rede e da minha expertise em Fidelização e Encantamento ao Cliente.
Pretendo ajudar a transformar mulheres que me rodeiam e me acompanham nessa jornada.
Sempre estive perto de mulheres corajosas e dispostas a voar!
Quais os maiores desafios que você enfrentou no começo de sua jornada empreendedora? Se hoje você pudesse voltar no tempo, e dar uma dica a você mesma, qual dica daria?
Entre os maiores desafios que enfrentei no começo da minha jornada empreendedora posso listar:
1- A Falta de conhecimento
2- Saber planejar e quando deixar de planejar e partir para a ação
3- Conciliar profissional e pessoal, quem é mãe vai me entender rsrsrs
4- Defender o diferencial do meu produto
5- Muitas empreendedoras criam seu negócio à sua imagem e no meu caso não foi diferente! Você pode até querer fazer tudo sozinha, mas precisará delegar tarefas se quiser que seu negócio escale. Então bora admitir que você não consegue fazer tudo sozinha?
Eu tive que admitir rsrsrs
Dica:
Estude sempre o mercado de atuação.
Compartilhe a sua ideia e não espere a aprovação do outro. O sonho é seu!
#fiacaadica
Hoje, no Brasil, as mulheres já são a maioria entre aqueles que iniciam um novo negócio, evidenciando a força do empreendedorismo feminino. Como você vê essa estatística, e na sua opinião, qual a maior dificuldade para as mulheres, especificamente, na hora de gerenciar o próprio negócio?
Afinal, lugar de mulher também é nos negócios, e elas estão, mas sabemos que a dificuldade ainda é grande.
O primeiro e mais comum é a capacidade de conciliar a vida pessoal com o negócio. A criação dos filhos, dar atenção ao marido, cuidar da casa e ainda administrar um negócio é muito desafiador para a mulher.
E ainda estamos na batalha contra o preconceito, pois em algumas situações é exigido que ela ateste sua capacidade de empreender e oferecer um serviço ou produto de qualidade a todo tempo.
Para quem ainda não conhece o trabalho da Rede, explique-nos sobre como funciona a Rede DME e como ela tem ajudado mulheres a potencializar seus negócios?
Somos uma rede que apoia, divulga e capacita.
Hoje a Rede DME é essa locomotiva que não para. Nossos três pilares são: Conexão, Networking e desenvolvimento.
Propósito: Ser referência como Rede que Conecta, desenvolve e Alavanca as Mulheres.
Dentro da Rede temos nossas líderes (Facilitadoras), cujas missões são as de apoiar e desenvolver mulheres no âmbito profissional e pessoal.
As líderes serão responsáveis pelo núcleo de desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras.
O intuito é que elas se sintam apoiadas, incentivadas e principalmente mais preparadas em diversos segmentos (marketing, vendas, finanças etc) por suas líderes.
Um de nossos produtos e que têm ajudado muito a potencializar seus negócios são as Feiras, onde essas mulheres expõem seus produtos e serviços. E consequentemente geram vendas e muito networking .
Agora não está acontecendo, justamente por causa da Pandemia e tivemos que inovar, onde foi realizado online.
A partir de junho a Rede será um modelo de franquia, ou seja, a líder irá representar a rede DME na sua cidade.
A nossa líder será referência, irá contribuir, engajar, fornecer conteúdos e ser o elo entre mulheres que queiram alavancar seus negócios.
Eu como fundadora da Rede levanto a bandeira do empoderamento feminino, pois acredito que através dele as mulheres se tornam donas das suas próprias vidas. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade.
Como tem sido para a Rede DME superar este momento de pandemia e praticamente paralisação da economia? Qual sua perspectiva para 2021?
A palavra chave é "inovação". Acredito que todos nós vamos ter que dançar conforme a música. Inovar principalmente na forma que oferecemos nossos produtos.
Acabamos de sair de um ano muito difícil. Realmente, 2020 virou o mundo de cabeça para baixo! Se em 2019 alguém tivesse dito que o ano seguinte seria marcado por uma pandemia, talvez não teríamos acreditado, não é mesmo?
Ainda mais porque 2020 começou com um clima de otimismo e retomada econômica.
E agora já estamos em 2021...mas como bons brasileiros desistir jamais rsrsrs
O momento ainda é de cautela, mas precisamos continuar, mesmo que seja em passos de formiga. E isso só será possível através do conhecimento, ou seja, capacitação dentro da área de seu interesse para que seu negócio sobreviva com tantos altos e baixos.
Para que tudo volte a prosperar, é preciso muito preparo (analisar o mercado e principalmente identificar oportunidades), tendo muita disciplina, ajustar e melhorar sempre.
Muitos empreendedores(as) são forjados na ideia de “Nunca Desista dos Seus Sonhos”, mas sabemos que nem sempre o caminho tomado é o correto, e infelizmente muita gente acaba perdendo muito tempo e dinheiro com estratégias e negócios que não tem futuro. Na sua opinião, quando é a hora de desistir de uma ideia e buscar outra alternativa para o negócio?
Saber quando pivotar pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, principalmente se as finanças estão no vermelho.
Ter lucro é a base do negócio. Mas que fique claro que desistir de uma ideia, não é a mesma coisa que desistir do teu negócio. Continue com o seu negócio e injete novas ideias!
Quais os planos para o futuro da Rede DME?
Ahhhh muitos! rsrsrs
Ser a maior Rede do Brasil que capacita e empodera mulheres a construírem sua vida pessoal e profissional a partir de seus sonhos.
Qual a dica mais valiosa para uma mulher que está iniciando no universo empreendedor?
Escolha uma área com a qual tenha afinidade. Pois, como já falei anteriormente, você é o seu produto!
"Você é única e esse é o seu Poder!"
Denise Marques
Quer ler mais matérias como essa?
Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!
Fonte: Redação Smart Business
Fale com a gente:
redacao.smartbusiness@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado por sua visita ao nosso site! Sua opinião e comentários são fundamentais para que possamos produzir novos conteúdos